Receitas de picadinho: 30 opções para fazer o clássico PF brasileiro

O picadinho, com certeza, está no topo das comidas mais consumidas pelos brasileiros. Afinal, é um prato que não pode faltar em um restaurante carioca, nos botecos pelo Brasil e também na nossa mesa do dia a dia.

O tradicional feito com carne é o mais queridinho do menu. Mas o que não faltam são opções vegetarianas, veganas, orientais e até com peixe. Portanto, não tem desculpas para não apreciar um bom picadinho viu?
Se você também curte reaproveitar aqueles restos de vegetais e proteínas existentes na geladeira, esse pode ser o prato perfeito para a ocasião. Por isso, vem conferir as melhores receitas de picadinho que estão quentinhas te esperando:

1. Picadinho de carne

A receita da Rita Lobo segue a linha tradicional do PF brasileiro, ou seja, o famoso picadinho carioca. Além da declaçagem de suco de limão e do toque de molho inglês, também tem uma técnica especial com os cubos da carne para engrossar o molho, chamada singer. Ficou curioso? Confira o passo a passo no vídeo e se delicie com essa refeição digna de restaurante!

2. Picadinho de carne moída

Tem picadinho de carne moída, sim! E esse é daqueles bem fáceis que salvam qualquer almoço do dia a dia. O segredinho da culinarista é um só: grelhar bem a proteína para que soltem todo aquele líquido interno até ficarem bem sequinhos e dourados. O outro diferencial é que essa versão não contém quase nada de água por conta dos cubos de tomate e do tempero caseiro. Tá esperando o quê para dar play no vídeo? Vem ver!

3. Picadinho de filé mignon

O que comentar sobre esse picadinho na cerveja? É uma receita prática, rápida, por conta do filé mignon, e de uma frigideira só. A bebida alcoólica promove aquele sabor mais intenso e, ao mesmo tempo, deixa o molho mais encorpado. Já o tempero ficam por conta da cebola, alho, alho poró, cenoura, tomate cereja e um bouquet garni. Experimente e se encante com o sabor desse picadinho!

4. Picadinho de contra filé

A escolha por contra filé não muda quase nada no modo de preparo desse picadinho. Porém, esse possui um tempero diferente por conta do bacon, molho inglês, páprica doce, tomilho e o suco de limão. Basta grelhar as proteínas, fazer um refogado caprichado e unir tudo no final. Enfim, é uma opção deliciosa, clássica e fácil de fazer!

5. Picadinho de acém

A carne de acém também é uma ótima pedida para esse prato! Por conta disso, é preciso de um tempo de cozimento maior e, consequentemente, um molho mais encorpado. Esse leva cebola, alho, vinho tinto, extrato de tomate, folha de louro, tomilho e caldo de carne. A finalização é ainda melhor, pois tem cubos de abóbora, ervilhas, pimenta biquinho e cebolinha. Ficou com água na boca? Faça em casa!

6. Picadinho de fraldinha

Nessa receita a carne de fraldinha é cortada em cubos e seladas no azeite com sal e pimenta do reino. O preparo é feito cozinhando a carne com cebola, alho, molho inglês, batatas, ervas e bastante água. E é assim: você piscou, tá pronto!

7. Picadinho de alcatra

Tem restinho de alcatra por aí? Aproveite para preparar esse picadinho fácil com tempero pronto Sazon (caldo de carne). E o truque por aqui é engrossar o “caldo” com amido de milho diluído em água. É tão prático que chega a ser surpreendente no resultado final!

8. Picadinho de fígado

Essa é uma receita que ensina vários truques para preparar um delicioso prato com carne de fígado. A proteína recebe vários procedimentos antes de ser levada ao fogo. Mas um que chama muita atenção é o uso do leite para amaciar a carne. Antes disso, recebe um time caprichado de temperos: limão, alho, pimenta do reino, sal e chimichurri. O picadinho também leva cebola, pimentão e tomates sem semente. Vale a pena testar em casa!

9. Picadinho de picanha

Quer fazer um picadinho com uma carne especial? Experimente essa receita diferente que leva apenas três ingredientes: cubos de picanha, farinha de trigo e cerveja preta. O resultado final é um sabor malte levemente adocicado, com a cor bem intensa e a proteína bem suculenta. O preparo também acompanha uma farofa de banana da terra e castanha do pará pra lá de saborosa!

10. Picadinho de patinho

Esse picadinho de patinho é super suculento e conta com um modo de preparo bem simples. A carne é polvilhada com farinha de trigo e grelhada na mesma panela do restante do processo. O molho fica por conta da manteiga, cebola ralada, alho picado, vinho tinto, tomate pelado e água. Confira o vídeo e aprenda o passo a passo dessa receita deliciosa!

11. Picadinho gratinado

Essa já é uma versão para quem adora comidas gratinadas! Diferente da maneira tradicional que leva molho branco e tudo mais, aqui leva rodelas de batatas, manteiga derretida e queijo gruyére. Basta seguir as orientações do preparo do picadinho e levar ao forno por aproximadamente dez minutos.

12. Picadinho de carne ao molho madeira

A receita do ex Masterchef Leo Young contempla um picadinho francês, ou melhor, o famoso bife bourguignon. O cozimento demanda um bom refogado da carne e também de um delicioso caldo de vinho tinto, bouquet garni e caldo de carne. Experimente porque é pura suculência!

13. Picadinho de carne com batata

Que tal uma receita digna para saborear com a família? É o que essa receita da Tastemade Brasil ensina: um cozido de músculo bovino com batatas, cenouras, vagem e couve manteiga. Não dá para perder, hein!

14. Picadinho de carne com abóbora

Quer uma receita nutritiva, saborosa e fácil de preparar? Fique de olho nesse cozido que leva abóbora, músculo bovino, espinafre, alho, cebola roxa, azeite e caldo de vegetais. É uma opção com sabor tão marcante que não tem como não se apaixonar na primeira garfada!

15. Picadinho com catchup e mostarda

O diferencial desse picadinho para os anteriores está no modo de preparo que contém mais processos e tempo de execução. Além da carne marinada no molho inglês, vinho tinto, pimenta do reino e tomilho, a comida também leva uma mistura de cenoura com cerveja preta reduzida. Tudo isso fará parte do “molho” do picadinho que também conta com o toque de catchup e mostarda. Para compor essa delícia gastronômica, pode-se preparar uma farofa de banana, que é adocicada e harmoniza muito bem com o prato!

16. Picadinho com conhaque

Essa é uma receita que combina os cubos da carne com bacon grelhado, um refogado de alho&cebola e um toque de conhaque. A bebida dá um sabor especial ao preparo com a técnica da flambagem. Já a finalização é feita com um pouquinho de água, molho shoyu e gotas de molho inglês. Façam porque é de se apaixonar no primeiro contato!

17. Picadinho de carne com creme de leite

Esse é um prato que aparenta muito um strogonoff de carne, mas que possui um sabor completamente
diferente. Os cubos de alcatra são refogados na cebola, depois cozidos no caldo de carne e finalizados com creme de leite e milho. Ele também é perfeito para acompanhar aquele arroz branco bem soltinho e batata palha. Vale a pena experimentar!

18. Picadinho de carne cremoso

O ex Masterchef André Pionteke ensina a preparar um picadinho cremoso bem diferente. Afinal, para otimizar o tempo na cozinha, ele utilizou um pouco de maionese para trazer essa textura final à receita. A receita também é uma ótima opção para dar fim as sobras de geladeira com um delicioso prato. Aproveite!

19. Picadinho com café

Esse é um picadinho pra lá de diferentão, mas que fica extremamente saboroso! Sabe qual é o segredo? O cozimento da carne no café! Esse detalhe pode aparentar estranho, mas é o que faz toda a diferença no sabor, na cor e na textura final. A receita também leva músculo bovino, cenoura, cebola, alho poró, batatas, ervas para o bouquet garni, alho e farinha de trigo.

20. Picadinho com legumes

Aprenda como fazer um almoço maravilhoso com essa receita de picadinho de carne com legumes, farofa de cebola caramelizada e abóbora assada. A preparação do picadinho conta com um time reforçado de ingredientes e temperos, entre eles temos: o contra filé, farinha de trigo, tomate, alho, cebola, cenoura, mandioquinha, pimentões, cominho, pimenta caiena, cravos, tomilho, extrato de tomate e água. Viu como ele é caprichado? Dê o play e confira todas as dicas!

21. Picadinho a jardineira

Esse nada mais é que aquele clássico picadinho que a gente faz em casa, ou seja, aquele que contém pedaços de carne, cenoura, batata, vagem e tudo o que você mais gosta. O tempero também é bem básico, como o alho, a cebola, o caldo de carne e o extrato de tomate. E claro, que o acompanhamento não poderia ser outro que o bom e velho arroz branco.

22. Picadinho oriental

Essa é uma receita inspirada na culinária asiática, ou seja, até a preparação é feita na panela Wok. Confira a lista de ingredientes: contra filé, abobrinha, pimentão, cogumelos Paris, pimenta dedo de moça, cebola roxa, alho, gengibre, cebolinha, amendoim torrado, vinagre de arroz, shoyu, amido de milho, água e óleo de gergelim. É uma versão deliciosa e que, com certeza, agradará os seus convidados!

23. Picadinho vegetariano

Que tal uma receita vegetariana com ares indianos? É o que acontece nessa receita que mescla o leite de coco e as especiarias que perfumam a casa toda! A sustância desse prato fica por conta da batata doce, abóbora cabotiá, couve flor e grão de bico cozido. É um prato rico em sabor, ideal para um jantar temático e especial!

24. Picadinho de frango

Quem disse que picadinho só se faz com carne bovina? Essa receita é a prova que o filé de frango dá um show nesse preparo brasileiro! O modo de cozimento não foge quase nada das versões anteriores que levam um bom caldo e bastante complementos. Veja a lista de ingredientes: bacon, peito de frango, pimenta do reino, sal, cenoura, batata, sachê de tempero para legumes, água fervente e cheiro verde.

25. Picadinho de carne de porco

O picadinho é uma receita tão versátil que a carne de porco não poderia ficar de fora dessa lista, correto? E nessa receita da Rita Lobo o prato leva lombo de porco, cubos de abacaxi, pimentão e folhas de couve. Essa mistura pode aparentar “esquisito”, mas o que não falta é combinações maravilhosas por aqui. Afinal, também tem shoyu, pimenta dedo de moça, óleo de gergelim e gengibre. Dê o play e confira essa mágica acontecendo tudo na panela Wok!

26. Picadinho na panela de pressão

Sim, chegou a vez da panela de pressão fazer o picadinho por você! A receita é tão fácil que em menos de uma hora você preparou e saboreou tudinho. O preparo na panela de pressão leva azeite, carne, cebola, alho, pimentão, páprica, azeitona, milho, molho de tomate, farinha de trigo, água, batata e cenoura. O ideal é optar por uma carne mais rígida como acém, coxão mole, patinho e entre outros.

27. Picadinho de peixe

Esse picadinho de peixe é daqueles carregados de tempero baiano! Tem cebola, pimentões de todas as cores, alho, pimenta de cheiro, cheiro verde, azeite de dendê e leite de coco. Gostou dessa equipe de temperos? Então vem ver todo o passo a passo!

28. Picadinho vegano

Aprenda a fazer um picadinho de “carne moída” a partir da proteína texturizada de soja. A receita possui um molho a base de tomate, batata, cenoura e bastante pimenta. O resultado é de comer com os olhos e que irão deixar todos com água na boca!

29. Picadinho light

Essa é uma versão de picadinho para comer sem culpa e sem passar vontade! Confira a lista de ingredientes: carne magra, cebola, alho, tomate sem pele e sem sementes, tomilho fresco, caldo de carne, azeite, sal e pimenta do reino. O prato ainda acompanha um chips de banana pra ninguém botar defeito!

30. Picadinho de pernil

Esse picadinho de carne suína é perfeito para variar o cardápio de sua casa! O preparo é feito com pernil, abobrinha, cebola, alho e um time caprichado de temperos. Mas o encontro do mel com o suco de limão é o que traz o frescor para esse prato. Vale a pena experimentar!

O picadinho é uma dessas receitas super versáteis que todo mundo tem que ter no caderninho! Afinal, dá para alterar os ingredientes, substituir os temperos e acrescentar outros vegetais de acordo com que você tiver em mãos (ou na geladeira). Ela é elegante o suficiente para entrar em um jantar com convidados e, ao mesmo tempo, é pratica para o dia a dia. Portanto, aproveite essas receitas e se encante com o sabor do seu picadinho!