10 melhores receitas de ragu de linguiça para comer rezando

Ter algumas receitas coringas no seu acervo culinário é essencial para aquele almoço elaborado no final de semana, não é mesmo?
O molho de linguiça é uma ótima saída para essas ocasião. Afinal, ele é versátil, fácil e econômica. Alias, é uma maneira inteligente para dar fim aos restinhos de geladeira como, os pedacinhos de cebola, salsão, linguiça e o vinho da noite anterior.

Aprenda como fazer ragu de linguiça utilizando o que você tem em casa e em poucos minutos. Confira a lista abaixo e escolha a sua favorita:

1. Ragu de linguiça

A participante Deb do Masterchef ensina a preparar um risoto de açafrão fácil com um ragu de linguiça pra lá de saboroso. Apesar de ser uma receita simples, o tempo de cocção do molho é um pouco mais longo, ou seja, é necessário cozinhar por aproximadamente uma hora para encorpar bem. Confira a lista de ingredientes: linguiça sem pele e bem soltinha, azeite, cebola, alho, salsão, cenoura ralada, vinho tinto, tomate pelado, ervas frescas, sal, pimenta do reino e água.

2. Ragu de linguiça simples

Para fazer essa receita você precisará de dois tipos de cebola: a roxa e a tradicional. A escolha da linguiça é livre, ou melhor, pode ser aquele restinho que você tem em casa ou a que mais curte. O modo de preparo é bem fácil, pois é só fazer um bom refogado com o embutido, adicionar uma dose de vinho tinto, ervas frescas e por fim a pasta de tomate. O segredo para tirar a acidez do “molho” é adicionar um colher de chá de açúcar ou pedaços de cenoura. Não deixe de experimentar!

3. Ragu de linguiça toscana

Esse é um ragu muito versátil e pode ser utilizado de diversas formas. O que altera é a quantidade de tomate adicionada que pode deixar o molho mais denso ou um pouco mais líquido. Nesse caso, o embutido entra em cena para acompanhar um delicioso pão francês com vinagrete. E claro, que a pimenta dedo de moça não poderia faltar!

4. Ragu de linguiça calabresa

A escolha da linguiça é muito importante para a preparação do ragu. Afinal, existem as apimentadas, as tradicionais, as temperadas, com ervas e tudo mais. Nessa receita, o chef optou por um linguiça calabresa temperada, ou seja, já vem com aquele combo básico de sal, alho e pimenta do reino. Portanto, a lista de ingredientes é bem curtinha e não leva nenhum tipo de gordura. O truque é cozinhar essa delícia em fogo bem baixo, sem pressa, para que toda a gordura do embutido derreta e não fique aquela poça no resultado final. Deglace com limão, adicione as ervas, a polpa de tomate e deixe curtir até ficar um molho bem bonito, concentrado e com um vermelho bem intenso.

5. Ragu de linguiça Blumenau

Confira esse time que vão todos juntos para a panela: uma linguiça defumada, cebola, alho, cenoura, azeite e molho de tomate. Como o preparo é extremamente prático, sobra tempo para cozinhar uma deliciosa massa curta, o rigatoni. Deu água na boca só de imaginar o resultado desse prato italiano? Faça em casa e se delicie à vontade!

6. Ragu de linguiça na pressão

Quer um preparo rápido, fácil e com ingredientes acessíveis? Experimente essa versão feita na panela de pressão que fica pronto em menos de meia hora. O modo de preparo não tem mistério: basta refogar a cebola, o alho, a linguiça debulhada e o manjericão por cinco minutos e depois despejar os líquidos. Aqui, o trio é formado por vinho branco, molho de tomate e caldo de legumes. Não dá para perder, hein!

7. Ragu de linguiça especial

Já pensou em preparar um ragu de Ossobuco e linguiça artesanal com deglaçagem de cerveja? Esse é um prato mega saboroso e com gostinho de quero mais! O modo de preparo exige tempo, ou melhor, horas no fogo. Mas nem por isso a torna uma receita difícil, pois exige um único segredinho: criar um bom fundo na panela com a carne empanada na farinha de trigo. Já os temperos ficam por conta do clássico meripoix, ervas à vontade e um bom extrato de tomate.

8. Molho ragu de linguiça

Sabe aquele prato que abraça e que só trás felicidade? É essa receita aqui: massa fresca com ragu de linguiça. O preparo não é dos mais rápidos, mas compensa pelo sabor, textura e pelo produto final. Afinal, não tem nada melhor que um molho de tomate caseiro com um leve frescor da cachaça. Ficou curioso? Confira o passo a passo clicando na receita!

9. Polenta com ragu de linguiça

Outro acompanhamento que harmoniza muito bem com o ragu de linguiça é a polenta cremosa. O modo de preparo da polenta fica bem mais rápido se você tiver um caldo de legumes pronto e a farinha de polenta pré pronta. A escolha da linguiça é o que chama atenção por aqui, o chef utiliza a de pernil. Vale a pena apostar nessa refeição!

10. Macarrão com ragu de linguiça

O preparo é dividido em duas partes: uma para o molho de tomate e o outro para a linguiça. Ambas são muito fáceis de preparar e unidas no final. A receita utiliza ingredientes simples: aquela linguiça de churrasco, tomate pelado, extrato de tomate, vinho tinto, alho e uma pitada de açúcar. A dica é retirar um pouco da gordura da panela antes de deglaçar com o vinho. E ainda é servido com um spaghetti que também não tem segredos para cozinhar.

O interessante é que você pode variar nos acompanhamentos, como por exemplo, com nhoque, purê de batatas, no molho da lasanha e até naquele recheio de escondidinho. Uma ótima dica é mante-lo congelado para quando bater a vontade de comer algo diferente. E você já experimentou ragu de linguiça? Compartilhe com a gente a sua receita ou a foto desse preparo italiano!