13 receitas de requeijão caseiro melhores que os industrializados

As receitas de requeijão caseiro são um verdadeiro sucesso. Preparar suas próprias receitas em casa é uma opção bem econômica, além de permitir que sua criatividade inove nos ingredientes usados e, consequentemente, nos sabores obtidos no final. Se você quer conhecer um pouco mais sobre essas possibilidades, confira agora 13 opções de receitas de requeijão caseiro. Acompanhe.

1. Requeijão caseiro fácil

O requeijão é mais um dos derivados do leite presente na mesa dos brasileiros diariamente. O motivo é o sabor marcante e sua textura cremosa. Aqui, ensinaremos você a preparar diversas receitas de requeijão caseiro, começando por uma bem rápida e prática de fazer, já que leva apenas quatro ingredientes e fica pronto em menos de 20 minutos.

 

2. Requeijão cremoso caseiro

Se você quer testar essa receita, ela é mais uma bem simples e deliciosa. Parece que foi comprado no mercado! Uma dica é deixar o leite coalhar bem, formar o soro e separar ele todo. Esse procedimento vai deixar a textura ideal e uma maior cremosidade no requeijão.

3. Requeijão caseiro de ricota

Essa é uma das receitas de requeijão caseiros mais diferentes, já que a base dela é a ricota, que deve ser utilizada ainda fresca, para bater junto com os outros ingredientes até formar a pasta que queremos, na consistência ideal. Ela tem um rendimento bem melhor do que o requeijão feito a partir do leite integral. 

4. Requeijão caseiro de corte

Essa versão é um pouco diferente das outras receitas de requeijão caseiro, já que a apresentação é mais sólida, em barra. Para esse tipo de requeijão de corte, o ideal é que você utilize o leite de saquinho, ou leite tipo A. Se você decidiu testar aí na sua casa , separe alguns litros de leite e outros ingredientes bem fáceis, que você provavelmente já tem no armário.

5. Requeijão caseiro tipo catupiry

Essa é uma das receitas de requeijão caseiro mais saborosas, já que é totalmente natural e sem muitos ingredientes. O resultado faz sucesso por onde passa, incrementando suas receitas favoritas. Aproveite e para experimentar agora mesmo.

6. Requeijão caseiro de mandioca

Sem dúvidas, essa é uma das receitas de requeijão caseiro mais surpreendentes. Já imaginou mandioca, alho e cebola unidos para formar um requeijão? Se ficou curioso, confira toda a lista de ingredientes e prepare agora mesmo. É tudo bem simples no passo a passo dessa receita.

7. Requeijão caseiro de tofu

O preparo dessa receita envolve um ingrediente que nem todo mundo gosta. Mas se você ainda não experimentou, se dê uma chance e descubra sabores sensacionais com o tofu. Para melhorar, o preparo desse requeijão é moleza: separe todos os ingredientes da lista e depois…. Basta bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo e está prontinho.

8. Requeijão caseiro com leite desnatado

Muita gente busca versões mais saudáveis do requeijão, sem toda a gordura do leite integral. Isso é perfeitamente possível, mas você precisará acrescentar o amido de milho para garantir a textura e a cremosidade da sua receita de requeijão. 

9. Requeijão caseiro de kefir

Essa é a receita mais caseira que você vai encontrar, isso porque ela utiliza o kefir como base. Se você tem ou sabe onde conseguir esse ingrediente, aproveite e reserve um tempinho para preparar. O resultado é delicioso e levemente azedinho, por conta do kefir. Experimente uma receita para lá de saudável e muito nutritiva.

10. Requeijão caseiro light

Aqui temos mais uma das receitas de requeijão caseiro menos calórica que as versões mais tradicionais. Indicada para quem não quer sair da dieta ou está em busca de uma alimentação mais saudável. Os ingredientes são bem simples: leite desnatado, ricota e sal. Pode não ser tão cremoso quanto os que levam leites comuns, mas já te garante uma boa opção de lanche saudável.

11. Requeijão caseiro com vinagre

O vinagre é um dos ingredientes mais comuns na preparação de receitas de requeijão caseiro. No entanto, aqui terá o papel de deixar tudo mais leve e com sabores menos acentuados. Fica ideal para utilizar em receitas onde o requeijão não precisa brilhar tanto, conferindo muito equilíbrio ao prato.

12. Requeijão caseiro de castanha-de-caju

Essa é uma opção especial para os veganos, que não querem ficar sem um bom requeijão. Sua base é feita de castanha-de-caju, polvilho azedo, vinagre de maçã, água, sal e levedura de cerveja. O resultado bem parecido com o tradicional, só que muito mais saudável e nutritivo.

13. Requeijão caseiro sem lactose

Essa é mais uma receita que serve para os veganos ou por quem busca uma opção mais saudável de requeijão. Nessa receita você só vai precisar de tofu, azeite, biomassa de banana e sal. Fica uma delícia e com baixo custo.

 

Gostou das nossas receitas de requeijão caseiro para nunca mais precisar comprar industrializado?

As receitas de requeijão caseiro deixam qualquer prato muito mais saboroso; além disso, é perfeito com um pão quentinho, torradas e molhos. Como vimos, é bastante versátil e tem opção para todos os gostos. Escolha quais são suas favoritas e prepare agora mesmo. Só não se esqueça de compartilhar o resultado conosco nos comentários aqui embaixo.