Receitas de sunomono: as 8 melhores para usar esse aperitivo japonês

As receitas de sunomono são sucesso em qualquer tipo de entrada para os pratos de origem oriental. A base de ingredientes para preparação desta iguaria é composta por, majoritariamente, pepino japonês, vinagre e açucar. Entretanto, existem algumas variações que você pode adaptar para surpreender seus convidados ou clientes. Graças ao sabor marcante e agridoce, essa é uma aposta certa em dias quentes ou frios. Confira.

1. Sunomono simples

Se você nunca comeu ou nunca preparou nenhuma das receitas de sunomono, o sunomono simples é muito fácil e rápido de preparar. Tenha pepinos em mãos, corte-os em rodelas bem finas e tempere com sal. Os outros ingredientes são vinagre de arroz e açúcar, que devem ser levados ao fogo. Em seguida, misture os pepinos cortados e leve tudo para a geladeira para servir gelado com gergelim. O sabor é maravilhoso e as crianças costumam adorar.

2. Conserva de sunomono

Além das receitas tradicionais de sunomono que servem como entrada em restaurantes orientais, essa preparação em conserva também é incrivelmente saborosa. Os ingredientes principais são basicamente os mesmos; o pepino japonês cortado em fatias bem finas, gergelim, vinagre de arroz, sal e açúcar. O segredo para uma boa conserva é esperar pelo menos 12 horas após a preparação para depois consumir.

3. Sunomono com vinagre de maçã

Como vimos, tradicionalmente as receitas de sunomono são preparadas com vinagre de arroz. Todavia, aqui o prato da culinária japonesa é preparado com a utilização do vinagre de maçã, que é mais docinho, mas não perde a sua acidez. A preparação também é um pouco diferente e envolve a desidratação do pepino com sal. O resultado é surpreendente e fica ainda mais acentuado se passar algumas horas na geladeira.

4. Sunomono econômico

Se você quer gastar pouco, mas preparar um bom sunomono, preste atenção nessa receita. Cuidado para não ferventar a mistura dos ingredientes na panela, já que pode alterar o gosto da sua receita. Por isso, prepare o molho agridoce, feito com vinagre de arroz e açúcar, somente até desaparecer os cristais. Aproveite para finalizar com um peixe branco para obter o melhor da cozinha japonesa sem gastar muito.

5. Sunomono com gergelim torrado

Se você é fã de gergelim torrado, o preparo fácil dessa receita de sunomono vai agradar seu paladar. Isso porque, além do contraste agridoce no pepino japonês, o show fica por conta da finalização com gergelim torrado, que tem um sabor para lá de intenso. É muito refrescante para ser consumido no verão; o melhor é que ele dura (e fica cada dia melhor) vários dias se for conservado na geladeira.

6. Sunomono com gergelim preto e branco

Como vimos acima, o sunomono é uma receita tipicamente oriental, mas está cada vez mais restaurantes especializados nesse tipo de culinária nas cidades brasileiras. A salada de pepino agridoce servida com gergelim preto ou branco é muito refrescante e deliciosa. Por isso, prepare o sunomono fatiando o pepino japonês, prepare a mistura de vinagre branco, sal e açúcar e pode carregar na finalização com gergelim preto e branco. É de dar água na boca.

7. Sunomono com kani

No Japão, é muito comum que as receitas de sunomono venham acompanhadas de outros ingredientes. Essa, em especial, traz um ingrediente delicioso para compor também o sunomono: o kani. No entanto, os acréscimos são opcionais; por isso, pode abusar na cenoura, no nabo, polvo, camarão, salmão, no atum, diversos tipos de algas e muito mais. A sugestão é servir com shoyu para melhor harmonização dos aromas e sabores.

8. Sunomono com limão siciliano

Para finalizar nossa seleção de receitas de sunomono, arrisque-se utilizando o limão siciliano como um dos ingredientes para obter um sabor bem especial. O preparo leva o básico: pepino japonês, vinagre de arroz, sal e açúcar. O prato pode ser consumido por até cinco dias, devendo ser conservado na geladeira. O difícil é durar…

Prepare o paladar: você vai ficar apaixonado por essas receitas de sunomono

O preparo das receitas de sunomono são simples e sem muitas variações; por isso, é facilmente combinada com outras receitas ou acompanhamentos. Experimente essa entrada e adicione-a ao seu cardápio culinário! Só não se esqueça de comentar conosco qual é a sua receita favorita.