8 melhores receitas de temaki para você preparar em casa e se deliciar

Você já deve saber que o temaki é um prato típico do Japão, mas não é uma tradição muito antiga. Segundo a história, o surgimento do temaki teve seus primeiros registros na década de 70. No Brasil, a iguaria chegou pouco tempo depois e as receitas de temaki já ganharam versões bem brasileiras. Que tal conhecer algumas delas para você preparar aí no conforto da sua casa, sem precisar sair e comprar e viver um dia de cozinha oriental? Confira.

1. Temaki de salmão

A combinação principal das receitas de temaki envolve o salmão. Essa nova forma de apresentação é quase um sushi gigante, já quer os ingredientes usados no preparo do sushi e do temaki são os mesmos. Se você quer um temaki bem oriental, aposte nessa receita que não tem erro. É importante ficar atento com o frescor do salmão, pois assim o sabor será muito mais gostoso.

 

2. Temaki Filadélfia

Essa é mais uma das receitas de temaki bem tradicionais, principalmente aqui no Brasil. Os ingredientes são bem simples: a alga nori, arroz, salmão, cream cheese e cebolinha. O cream cheese entra em cena para incrementar essa receita básica, mas deliciosa. Porém, é muito importante ter cuidado no preparo do arroz; um erro nesse ingrediente pode deixar o resultado do seu temaki não tão gostoso quanto poderia.

3. Temaki Skin

Se você é iniciante como degustador da culinária oriental, mas não tem muita familiaridade com peixes crus, o ideal é que você experimente essa receita de temaki, que leva o recheio feito com pele de salmão grelhado (ou frito, em alguns lugares). O resultado é bem gostoso, crocante e atrai milhares para a comida japonesa. Uma dica valiosa é não molhar o arroz com o shoyu, e apenas o recheio. Dessa forma, o resultado será bem melhor e não fica tudo caindo enquanto você come. 

4. Temaki Califórnia

Se você está buscando uma das receitas de temaki que não levem salmão, essa é uma boa dica. Aqui, você pode incrementar com frutas e pepinos. A receita tradicional leva manga, pepino e kani. Claro que sempre é possível fazer variações, então você pode criar como preferir. O importante é preparar de um jeito que você, seus familiares ou amigos aprovem!

5. Temaki Hot

O temaki hot é uma adaptação totalmente brasileira das receitas de temaki. Em algumas festas ou restaurantes especializados, já existe a opção de cada um montar o seu temaki com seus recheios e formas de preparo favoritos. É uma ideia muito bacana, já que permite que você experimente diversas variações, ou até mesmo crie a sua personalizada. Quem sabe faz tanto sucesso quanto o temaki hot, não é mesmo?

6. Temaki de kani

Essa é outra opção que agrada muitos paladares, já que o kani é bem saboroso e bem tradicional nessa culinária. Mesmo tendo uma lista curtinha de ingredientes e bem simples, o resultado fica bem gostoso e é um dos preferidos das crianças. Por ter um tempero e um sabor bem sutil, essa receita é bem aceita por muita gente.

7. Temaki de shimeji

Para variar nas receitas de temaki, o shimeji também pode ser uma opção bem saborosa e nutritiva para você usar no preparo do seu temaki e deixar os peixes de lado. O ideal é que você prepare os cogumelos com bastante tempero; isso vai dar um toque especial de sabor aos seus temakis. Sabe o que é melhor? Você consegue preparar essa receita em poucos minutos, ideal para os dias mais corridos.

8. Temaki vegano

Existem algumas opções de receitas de temaki para os veganos. Essa é mais uma ótima opção para quem quer um temaki de legumes. O preparo é bem mais simples, já que os ingredientes usados para esse recheio são mais fáceis de serem cortados do que o salmão e não precisam ser grelhados ou fritos.

9. Temaki de atum

Essa é a última das nossas receitas de temaki e, por isso, separamos uma bem gostosa. Como o próprio nome já diz, o recheio principal é o atum e o arroz. Novamente, você pode adaptar com algum molho de sua preferência. Mas, caso ainda não tenha muita prática na montagem dos temakis, é só seguir o passo a passo da receita que dará tudo certo.

Gostou da nossa seleção de receitas de temaki para você fazer no conforto da sua casa?

Depois de conferir essas receitas de temaki você já deve ter percebido que é muito fácil preparar diversos temakis saborosos, nutritivos e bem baratos. Lembre-se que as versões japonesas são bem mais simples do que a maiorias das encontradas aqui no Brasil, levando apenas alga, arroz, legumes, como a cenoura ou peixes, como o salmão no preparo.

Mas, como brasileiros que somos, vamos aproveitar a criatividade na composição das adaptações. Escolha as suas receitas favoritas para preparar agora mesmo. Só não se esqueça de compartilhar com a gente nos comentários abaixo.