7 receitas de teppanyaki para você cozinhar igual ao restaurante

O teppanyaki é um prato popular japonês que é feito sobre chapas de ferro para cozinhar os ingredientes. Nos restaurantes, é comum que os alimentos sejam feitos na frente dos clientes, de acordo com o menu escolhido, o que se tornou um grande atrativo para os japoneses na hora de comer: ver as habilidades do chefe preparando a refeição.

As receitas do teppanyaki podem variar bastante, mas em geral, elas são feitas a partir de uma proteína como carne bovina, frango, peixe, camarão e outros frutos do mar. Entre os ingredientes, é comum ter vegetais diversos como brócolis, cebola, cenoura, abobrinha, pimentão, repolho, cogumelos e broto de feijão, conhecido como moyashi. No Japão, muitos restaurantes utilizam a carne de Kobe para prepará-lo. Para fazer em casa, não é necessário um aparato tão grande, pode ser um grill, chapa de ferro ou até mesmo em uma frigideira.

Experimentou este prato em um restaurante e ficou curioso para prepará-lo em casa? Nunca provou mas tem vontade de fazer? Então veja estas 5 receitas selecionadas de teppanyaki com ingredientes variados para você se arriscar na sua cozinha:

1. Receita de teppanyaki de carne

Nesta receita, você aprenderá a fazer um teppanyaki na chapa e ele leva repolho, pimentão amarelo, pimentão vermelho e pimentão verde, cenoura, cogumelos shitake, broto de feijão e brócolis. A carne escolhida foi o filé-mignon, aproximadamente 400g, que é temperada com pimenta do reino e sal. A preparação é feita no wok, cozinhando os vegetais com um pouco de manteiga, para depois serem temperados com um pouco de hondashi, óleo de gergelim e sal. A carne é cozinhada na chapa com manteiga e os legumes são dispostos por cima no final.

2. Receita de teppanyaki de salmão

Já nesta receita, o salmão é a escolha, ao invés da carne e para fazer ela, você precisará de 2 cebolas grandes em pétalas, 300g de brócolis ninja cortado em fatias, 250g de repolho fatiado, 2 cenouras fatiadas, 200g de vagem cortadas em pedaços médios, 1 pimentão vermelho ou amarelo cortado em quadrados ou em tiras, 300g de broto de feijão e 5g de gengibre ralado. Para temperar o salmão será necessário 1 colher de chá de páprica, 1 colher de chá de açafrão, 2 colheres de sopa de shoyu e o gengibre ralado. Os legumes são grelhados na chapa temperados com shoyu e por último, o salmão.

3. Receita de teppanyaki de filet mignon

Esta receita leva o filé-mignon como base para o teppanyaki. Ele é temperado com sal e pimenta e os legumes escolhidos foram o repolho, cenoura, cebola, pimentão vermelho, pimentão verde e broto de feijão.

4. Receita de teppanyaki de salmão simples e prática

5. Receita de teppanyaki de frango com legumes

Nesta receita de teppanyaki, você aprenderá uma versão com mais legumes, ela leva pimentão vermelho, pimentão verde, cogumelos, abobrinha, aspargos, cebola, brotos de soja, shoyu e peito de frango. Confira no vídeo o passo a passo

Agora você já sabe como preparar teppanyaki em casa

Neste artigo, você acompanhou as principais receitas para cozinhar diferentes variações do prato japonês teppanyaki. Seja utilizando uma chapa ou uma frigideira, com elas você poderá começar a se arriscar na cozinha. Está pronto para começar?