Receitas de vatapá: 7 opções incríveis para você experimentar em casa

As receitas de vatapá têm a cara do Brasil, não é mesmo? No entanto, a verdadeira origem desse prato ainda não é totalmente esclarecida. As teses mais comuns são de que o vatapá é uma comida afro-brasileira ou, então, uma criação totalmente baiana. Independentemente do local de surgimento, o fato é que em todo o país, especialmente na região norte e nordeste, o vatapá é um dos queridinhos dos brasileiros. Confira agora a seleção que preparamos.

1. Receita de vatapá

A diversidade culinária é algo bem interessante, como você vai ver no passo a passo indicado. Não existem versões certas ou erradas deste prato. Nessa versão, em especial, não há o camarão como um dos ingredientes. No entanto, nem por isso o prato é ruim. Muito pelo contrário, essa receita é deliciosa e você confere clicando no vídeo.

2. Receita de vatapá de frango

As receitas de vatapá de frango são mais comuns nos estados de São Paulo e também no Amapá. No entanto, para os apaixonados por esse prato, em qualquer lugar é possível preparar e consumir sem moderação. O frango desfiado faz a função de uma espécie de recheio, deixando ainda mais saborosa a mistura.

3. Receita de vatapá de pão

As receitas de vatapá de pão são ainda mais simples de preparar. Pode escolher pães amanhecido ou mesmo os frescos; vai dar certo de qualquer jeito e funciona como um perfeito substituto para a farinha de trigo. Capriche nas pimentas se você aprecia um prato bem picante; por outro lado, saiba que é possível retirar também e pode substituir por pimentão, por exemplo, caso você não goste.

4. Receita de vatapá baiano

A receita de vatapá baiano é muito difundida em várias partes do Brasil (e olha, podemos arriscar que em várias partes do mundo também!). Esse vatapá é prático e você pode fazer várias adaptações. Os ingredientes que você vai precisar são: tomate, cebolas, alho, salsa, amendoim torrado, farinha de trigo, leite de coco, azeite de dendê, camarão, sal e pimentão a gosto. O modo de fazer está detalhado no vídeo.

5. Receita de vatapá de camarão

A receita de vatapá de camarão dá ênfase para esse ingrediente, que é tão apreciado quanto saboroso. O melhor de tudo é que mesmo para quem é iniciante na cozinha, as receitas de vatapá são bem fáceis e práticas. Tudo o que você vai precisar é uma boa reunião de família ou amigos para compartilhar essa delícia. Não perca mais tempo e corra já para a cozinha.

6. Receita de vatapá paraense

As receitas de vatapá são as mais diversas e a principal razão é a regionalização desse prato, que é a cara do Brasil. Os ingredientes da receita de vatapá paraense são basicamente os mesmos, mas o passo a passo você precisa conferir clicando no vídeo abaixo.

7. Receita de vatapá caruru

Como vimos, a culinária do Brasil é muito diversificada e ganha referências de diversas partes do mundo. Além dos deliciosos vatapás que você acabou de conferir, o vídeo abaixo ensina como preparar um incrível caruru, um prato feito com quiabo, camarão e com origens africanas.

Você já conhecia toda essa variedade de receitas de vatapá?

Dependendo de onde você mora, as receitas de vatapá podem ter variações únicas. Tudo isso é resultado de um país repleto de diversidades, costumes e culturas. Porém, a pluralidade culinária só contribui para uma riqueza extensa de sabores, texturas e prazeres da gastronomia. Se você curtiu as nossas receitas ou quer compartilhar uma receita sua, comente nos campos aqui embaixo. Aguardamos o seu contato.