Receitas fitness: 46 opções para comer bem o dia inteiro

Aderir uma alimentação saudável não é sinônimo de comer “mal” ou abrir mão do fast-food, doces, massas e pães. Pelo contrário, é saber quais alimentos ingerir e como trabalhar eles da melhor forma.

Por isso, o cardápio fitness é uma ótima opção para deixar a rotina mais produtiva. Nessa dieta, é possível encontrar receitas que une sabor e saúde. A grande característica é substituir os produtos industrializados como, por exemplo, a farinha de trigo e o açúcar branco por ingredientes funcionais.

E olha que não é difícil, viu? A nossa seleção tem de tudo do café da manhã caprichado à sobremesa para o almoço de família. Então, continue conosco e veja 46 receitas para manter a balança em dia:

1. Bolo fitness

Bolo de fubá é uma paixão nacional, não é verdade? Portanto, sua versão “light” é indispensável nessa lista. A relação de ingredientes é curta e o preparo é vapt-vupt, ou seja, misturou tá pronto. Além das substituições, o bolo ainda ganha um toque cítrico da laranja.

2. Bolo de banana fit

Se você está procurando um bolo prático e que leva poucos ingredientes, fique de olho nessa receita. Esse bolo de aveia com banana não leva farinha de trigo e nenhum tipo de açúcar.

3. Bolo de cenoura fit

Esta receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate é feito inteiramente no liquidificador e não contém glúten e lactose. Os ingredientes são 100% funcionais, leva farinha de painço, aveia em flocos e polvilho doce.

4. Bolo de caneca fit

Se você gosta de receitas práticas, experimente esse bolo fit de limão feito na caneca e microondas. O farelo de aveia cai como uma luva na massa e a cobertura com leite em pó é de lamber os dedos.

5. Bolo de chocolate fit

Além de ser fofinho, que é uma das características que a gente adora, o sabor dele é delicioso e não fica um bolo seco. A massa é super nutritiva por conta da farinha de arroz e o açúcar demerara. A cobertura é uma ótima opção para bolos, e leva leite vegetal e cacau em pó, o que reduzem muito as calorias comparada à receita tradicional.

6. Bolo de laranja fit

Além deste bolo ficar super molhadinho, ainda leva ingredientes que trazem benefícios para a saúde. E olha que não perde em nada para um bolo tradicional com farinha de trigo!

7. Bolo de tapioca fit

A tapioca granulada é um ingrediente coringa para compor refeições saudáveis. Esse bolo fica super cremoso e leva leite de coco, ovos, coco ralado sem açúcar, açúcar saudável, leite desnatado e fermento em pó.

8. Bolo de milho fit

Esse é um outro bolo cremoso que lembra a clássica pamonha. Os ingredientes dessa receita são: ovos, milho, leite de coco, farelo de aveia, adoçante saudável e fermento em pó.

9. Bolo fit de maçã

Receita fácil de bolo integral de maçã aromatizado com especiarias feito a base de aveia e amido de milho. A mistura desses dois ingredientes é essencial para que ele fique fofinho. O preparo é feito em três etapas, primeiro você mistura os ingredientes secos, depois processa os molhados e aí junta os dois, bem simples.

10. Bolo de amendoim fit

Que tal preparar um bolo com um gostinho especial, fácil de ser feito e que ainda seja fit? A cada bocada você pode aproveitar um bolo de amendoim digno de confeitaria.

11. Muffin de banana fit

A textura é maravilhosa, não leva nada de açúcar e sim, é fácil de fazer! A massa possui o tom e o sabor do cacau em pó com mel e conta com pedacinhos de chocolate meio amargo. Irresistível, não é mesmo?

12. Café da manhã fitness

Posso te garantir que essas duas sugestões de café da manha preguiçoso vai ser um dos queridinhos de sua casa! A primeira é um pão de queijo fake feito no microondas, recheado com creme de ricota e finalizado na sanduicheira. A outra é o clássico pão com ovo, só que de um jeito especial. Vale a pena conferir!

13. Mingau de aveia fit

O mingau é bem versátil, pois pode ser saboreado no lanche, no pré-treino, na ceia, você é quem manda! A combinação desse mingau conta com aveia em flocos, claras, adoçante stevia, proteína Whey, canela e pedaços de banana.

14. Panqueca fit

O segredo dessa panqueca com massa de banana é amassar bem. A canela, mesmo sendo opcional, garante um sabor todo especial para esse docinho fit.

15. Crepioca fit

Essa receita é bem completa, pois além da crepioca, ensina-se a hidratar a farinha de tapioca. Tudo fica pronto em um piscar de olhos e pode ser recheada com o que você tiver na sua geladeira. Aqui, os ingredientes escolhidos foram a banana, canela e mel.

16. Pão de queijo fit

Esse é uma versão de pão de queijo sem glúten porque utiliza o polvilho doce que é feito da mandioca. Também leva chia, manteiga ghee e queijo frescal ralado na massa. É uma receita tão simples que você pode até fazer com as crianças.

17. Pão de queijo de frigideira fit

Se você está querendo economizar algumas horinhas se aventure nessa versão de frigideira que é mega saborosa. Apesar de fit, não perde nada em sabor, apenas em calorias. Você vai precisar de ovo, tapioca, queijo minas e queijo amarelo curado. Você pode acrescentar outros ingredientes como sementes chia, farinha de amêndoas, pedaços de castanhas, linhaça ou qualquer outro tempero.

18. Pão de frigideira fit

Esta receita de pão de frigideira possui um preparo de quinze minutos. Você precisa apenas de um garfo, um prato fundo para fazer a massa e uma frigideira para “assar”. Este pão de frigideira fit leva aveia, fubá, polvilho doce e psyllium ou farinha de linhaça. O bom é que não leva ovo e por isso não possui aquele sabor de omeletão, mas sim de um delicioso pão saudável e nutritivo.

19. Pão de batata doce fit

Esse é um verdadeiro lanche fitness, pois garante a energia que você precisa antes do treino. Prepare a massa conforme indica o passo a passo na receita e leve para assar por vinte minutos, em fogo alto.

20. Biscoito fit

Esses biscoitos de banana e aveia levam apenas quatro ingredientes: banana, aveia em flocos, essência de baunilha e canela em pó. Eles são ricos em fibra e potássio, contém zero açúcar industrializado e possui poucas calorias. É um ótimo lanchinho de emergência para aqueles momentos em que a fome vem com tudo!

21. Pizza fit

A pizza é um prato amado por grande parte dos brasileiros. E não é por menos, não é? Essa delícia é feita com batata-doce, farinha de quinoa e uns temperos secretos, tudo para incrementar a sua dieta fitness.

22. Coxinha fitness

Essa é uma deliciosa coxinha sem massa, ou seja, sem glúten e rica em proteínas para você comer sem peso na consciência! A receita leva frango refogado, creme de ricota e farinha de linhaça. É só moldar, empanar, levar ao forno e devorar tudo!

23. Sanduíche natural fit

Ele é um lanchinho rápido, que mata bem a fome e tem um sabor inconfundível! O recheio de frango conta com outros complementos e o creme de ricota é o que dá liga à essa mistura.

24. Patê de frango fit

O patê é uma ótima alternativa para um petisco de última hora, pois não dá muito trabalho, não tem muito segredo e muita gente gosta do seu sabor. Aqui, a cenoura e o iogurte entram em cena para incrementar o gostinho da pasta.

25. Patê de atum fit

Essa receita é bem fácil de preparar e utiliza o requeijão zero gordura. É uma ótima opção pra comer quando bate aquela fome e não quer enfiar o pé na jaca.

26. Sopa de legumes fit

Que tal preparar uma sopa de legumes caprichada? O resultado é um caldo nutritivo e super temperado! Além disso, você pode incrementar com os ingredientes que tiver na sua geladeira.

27. Omelete fit

Esse omelete no tomate é uma receita simples e rápida. Ela é ideal para comer antes de praticar exercícios. Mas também pode ser uma opção saudável para o café da manhã ou lanche da tarde.

28. Torta de frango fit

Essa torta de liquidificador leva iogurte, farinha de aveia, azeite, fermento, sal, pimenta do reino e frango desfiado. O contraste de texturas faz com que esse salgado fique uma delícia!

29. Torta de legumes fit

Já aqui o grande segredo é preparar um recheio bem caprichado. Nesse caso, a escolha foram pela abobrinha, cenoura, pimentão e tomate. A massa também conta com um sabor especial do caldo de legumes. O resultado é tão gostoso que nem parece que esse é um prato fitness!

30. Torta de atum fit

Essa é uma outra opção de torta que possui uma massa bem diferente, pois no lugar da farinha entra feijão cozido, amaranto em flocos e ovos. Se você não é muito fã de atum ou quer simplesmente variar o sabor, você pode usar a base desta torta com outros recheios.

31. Couve flor gratinada fit

Já pensou em fazer aquela couve flor de uma forma diferente e rápida? Os ingredientes para dar cremosidade ao prato é a mistura do cream-cheese, requeijão e queijo cottage. Se quiser adicione um pouco de orégano e azeite. Depois de montado é só levar ao microondas e apreciar esse acompanhamento à vontade!

32. Nhoque de batata doce fit

A batata doce é o principal ingrediente desse prato italiano. Para dar liga você pode utilizar o amido de milho, polvilho doce ou farinha de arroz. A dica é servir a massa com o tradicional molho de tomate caseiro. É uma alternativa nutritiva para quem não abre mão de uma massa durante a semana!

33. Almôndegas fit

A carne moída é um alimento coringa, pois garante ótimas receitas com esse item. A combinação com temperos e especiarias deixam a proteína leve e saudável. É ideal para aqueles dias que você está sem ideias, pois dá para variar com macarrão ou como acompanhamento do PF.

34. Fricassê de frango fit

Essa versão com menos calorias leva um molho diferente do tradicional fricassê. Tem ricota, cream-cheese e cenoura como ingredientes principais. E claro, que o recheio de frango não poderia faltar!

35. Hambúrguer caseiro fit

O hambúrguer caseiro é feito de patinho e itens bacanas para a saúde como a tapioca e a chia. Fácil de fazer, super saboroso e ainda é mega saudável!

36. Lasanha fit

Já imaginou uma lasanha sem massa, com o mesmo sabor de uma lasanha comum? A substituição é feita por fatias de palmito pupunha e fica incrível!

37. Strogonoff fit

Quer aprender como fazer um strogonoff mais light? Temos a receita ideal para você: strogonoff fit com batata doce! Essa receita é feita com iogurte natural e fica uma delícia!

38. Molho branco fit

Sabemos que o molho branco é super calórico, não é mesmo? Mas com essa opção inteligente é possível preparar essa delícia de uma forma mais saudável. Aqui, o molho é feito com uma base de inhame e alguns temperos. Vale a pena conferir!

39. Abobrinha recheada fit

Esse prato é um queridinho na culinária brasileira. Só que nessa versão light, tudo é refogado com óleo de coco e possui um recheio de carne moída com arroz integral pra lá de saboroso!

40. Sobremesa fit

Essa é uma sobremesa fit de comer com os olhos! Possui um preparo fácil, light e sem açúcar. Experimente essa delicioso pudim de coco e chocolate com ingredientes acessíveis e saudáveis.

41. Brigadeiro fit

Tem como não amar uma receita de brigadeiro que é deliciosa e ainda por cima saudável? Essa versão utiliza proteína Whey, adoçante, leite, cacau em pó, achocolatado diet e leite em pó.

42. Brownie fit

Por conter somente ingredientes integrais do reino vegetal, como chia, farinha de aveia, açúcar mascavo, óleo de coco e cacau em pó, ele é repleto de gorduras saudáveis! E sabendo que esse brownie não engorda e nem faz mal, o seu sabor fica ainda mais especial.

43. Cookies fit

Aprenda a fazer um cookies fitness de uma forma simples e saudável. A receita é livre de glúten e por isso utiliza farinhas naturais. O melhor é que ainda possuem gotas de chocolate zero açúcar em meio à massa.

44. Doce de banana fit

Que tal um doce de banana super fácil de fazer e sem adição de açúcar? Afinal, esse é um ingrediente que quase todos temos em casa. Você também vai precisar de água, cacau em pó e canela.

45. Sorvete de banana fit

Se você buscava um sorvete caseiro mais saudável, simples de fazer e delicioso, você vai adorar essa receita! Sacie esse desejo com esta preparação que leva banana, iogurte natural, mel e chia.

46. Geladinho fit

Essa é uma ótima dica para os dias quentes: geladinho de frutas vermelhas e detox. Nas duas opções de frutas, você utiliza poucos ingredientes e tempo na cozinha, pois fica pronto rapidinho!

Para quem procura uma maior qualidade de vida, o primeiro passo é buscar uma alimentação saudável. Com essas opções, com certeza, você vai obter ótimos resultados!