12 receitas de comidas indígenas para experienciar a gastronomia mais antiga do Brasil

Não há dúvida que a cultura indígena deixou fortes influências no que vivemos hoje. Além de uma infinidade de costumes, religiões e palavras, a culinária ganha destaque como uma das principais marcas desse povo. Por isso, uma forma de conhecer e homenagear essa cultura, é vivenciar dentro da sua cozinha parte dessas comidas indígenas típicas dos primeiros habitantes do Brasil. Confira agora 12 deliciosas receitas para você aproveitar.

1. Açaí na tigela com banana

O açaí tem origem indígena, mas as preparações sofreram modificações ao longo dos anos. Em alguns estados, o açaí está presente nas principais refeições; em outros, é uma das sobremesas mais consumidas. Se você ainda não está acostumado com esse alimento, uma boa opção é começar pela receita doce. Pensando nisso, que tal preparar seu açaí na tigela em casa?

Você vai precisar da polpa da fruta congelada, um pouco mel, uma banana nanica (de preferência congelada) e granola. Use sempre a função pulsar do seu liquidificador para conseguir a textura ideal. Se quiser incrementar ainda mais essa receita, use a criatividade nos complementos, como leite condensado, frutas ou o que quiser.

2. Pamonha de milho verde

Pamonha é uma receita presente em quase todas as famílias. O que muita gente não sabe é que é uma das comidas indígenas que foram incorporadas na alimentação dos brasileiros ao longo dos séculos. Saiba que é possível preparar em casa e ainda aproveitar para fazer outras receitas com a versatilidade do milho. Fazer pamonha não é muito difícil, mas é um processo demorado. Convide a família para ajudarem nessa preparação.

3. Mingau de tapioca

Nas receitas de comidas indígenas, é sempre muito comum encontrarmos a tapioca. No entanto, além das tapiocas tradicionais que conhecemos, existe uma outra receita dentre as comidas indígenas que aderimos como brasileiras: o mingau de tapioca. É uma sobremesa muito simples e rápida, além de muito gostosa e com ingredientes saudáveis.

Para fazer o mingau, você precisará de tapioca granulada, leite fervente, gemas de ovos, leite de coco, leite em pó desnatado, açúcar demerara (ou outro de sua preferência), coco ralado e chocolate meio amargo. Se você quer um docinho sem culpa, essa pode ser uma ótima pedida, principalmente em dias frios.

4. Beiju de mandioca

Essa é uma das comidas indígenas que não são tão usuais pela população, mas sem dúvidas é uma opção saudável de lanche. Para substituir a goma de tapioca, que possui alto índice glicêmico, você pode usar mandioca ralada. Você só precisará descascar e ralar o aipim, temperar com sal e levar para a frigideira, da mesma maneira que você faria com os grãos de tapioca. Agora, é só preparar com seu recheio preferido, sem culpa.

5. Bolo de milho

Não é segredo para ninguém a infinidade de receitas que você consegue fazer a partir do milho. Além de barato e saudável, rende receitas doces e salgadas, que certamente agradam todos os paladares. Para preparar um bolo delicioso, você precisará de leite de coco, óleo, os ovos, açúcar, fubá e o milho. Siga todas as dicas para obter um bolo fofinho e muito saboroso.

6. Pato no tucupi

Tradicionalmente encontrado na região norte do país, as comidas indígenas utilizam bastante o tucupi. Se você quer se aventurar nessa receita cheia de sabor, tenha em mãos um pouco de chicória, pimenta-de-cheiro, alho, cebola, açúcar cristal, pimentão verde, limão, sal, pimenta-do-reino, o pato e o tucupi. Certamente você vai se impressionar com o sabor marcante desse prato.

7. Paçoca de banana da terra

Para preparar essa receita saborosa e surpreender seus convidados, você precisará de poucos ingredientes. Comece cozinhando a banana da terra até que fique ao ponto de amassar. Em seguida, refogue a cebola no azeite com uma pitada de cúrcuma. Logo depois, acrescente banana da terra já cozida e amassada, água, pimentão amarelo, pimentão vermelho, tempero verde, leite de coco e azeite de dendê. Finalize com um pouco de sal e coco fresco.

8. Moqueca de peixe

Se você quer um prato mais elaborado dentre as comidas indígenas, eis uma boa pedida. A moqueca de peixe exige uma série de ingredientes e dedicação. Por isso, separe a quantidade de merluza sem espinhas que pretende utilizar, pimenta-do-reino, sal, dentes de alho, suco de limão, cebolas, pimentão verde, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomates, azeite de dendê, azeite de oliva, leite de coco, salsinha, cebolinha e coentro. Agora, siga o passo a passo para saborear essa iguaria para lá de saborosa.

9. Paçoca de carne seca

Esse prato é mais simples, e mais delicioso do que você imagina. Os ingredientes desse prato são à base de farinha de mandioca e carne seca. Você encontrará mais facilmente na região nordeste do país, mas com certeza será sucesso em qualquer lugar que você esteja. Separe a carne seca já dessalgada, manteiga, mandioca e cebola. A preparação é tão simples que você vai querer fazer sempre.

10. Tacacá

Se você já conhece ou quer conhecer o tucupi, essa é mais uma receita que tem esse ingrediente como grande destaque. Para prepara-lo, além desse ingrediente, você deve separar camarão limpo, dentes de alho, chicória, pimenta-de-cheiro, manjericão, polvilho azedo, sal e água. O preparo do prato consiste em três etapas, siga todas as dicas e aproveite a explosão de sabor, com gostinho de brasilidade.

11. Pirão

Tipicamente brasileiro, o pirão é uma das comidas indígenas mais queridas pelos apaixonados por pratos quentes. A base é farinha de mandioca e é utilizado, principalmente, para acompanhar peixes, carnes, e outras receitas. Em uma panela, aqueça um caldo natural de sua preferência e, aos poucos, vá polvilhando a farinha de mandioca até chegar na consistência desejada. Tempere com sal, salsinha ou cebolinha.

12. Moqueca de peixe com banana da terra

Para finalizar, a junção de duas receitas que retratam bem a tradições das comidas indígenas. Separe as postas de peixe de sua preferência, sem espinhos, banana da terra e faça camadas com tomates, cebolas, colorau, peixe, bananas da terra, novamente os tomates, cebolas e, por fim, tempere com sal e azeite. Agora, basta tampar a panela em fogo médio e aguardar o cozimento do peixe. Acerte o sal e junte as folhas de coentro ou salsinha.

Gostou de conhecer mais pratos que retratam as comidas indígenas?

Você também ficou com água na boca? Se você já fez alguma dessas receitas, compartilhe conosco as suas impressões. Agora, se quer indicar um novo prato com comidas indígenas, nos conte abaixo no campo dos comentários. Aguardamos seu contato.