Receitas rápidas: 10 opções para uma refeição de última hora

Hora de comer, agenda apertada, visita de última hora, preguiça de cozinhar. Enfim, não importa o motivo! Mas tem dias que tudo o que precisamos é uma refeição rápida e sem muita enrolação.

Sabemos que fazer pratos elaborados exige tempo. Por isso, saber solucionar isso de uma forma saudável sem depender de comidas congeladas ou uma besteirinhas da despensa é ótimo.

Com isso, elaboramos uma lista com comidas e lanches criativos para servir feito em pouquíssimo tempo. Muito melhor que qualquer macarrão instantâneo ou delivery, você pode economizar e ainda ter uma comidinha caseira.

Para que você conheça algumas opções, basta conferir abaixo e escolher o coringa da vez:

1. Macarrão de forno

Quando a receita é diferente, tudo o que mais desejamos é ir logo para cozinha e testar se vai dar certo!

Essa é daqueles comidas que de início você dúvida, mas que no final se torna um coringa para as refeições. E sabe o que é melhor? É um preparo dois palitos e mega fácil!

A receita segue a linha de um macarrão bolonhesa, mas em uma versão bem diferente. O principal é prestar atenção na montagem porque de resto é só levar pro forno.

E o melhor de tudo é que a massa e a carne moída vão crús, ou seja, o próprio molho cozinha deixando mega cremoso. Afinal, o amido ajuda bastante a equilibrar   a consistência do prato.

Quer se divertir cozinhando? Experimente essa inovação na cozinha e deixe as crianças muito mais contentes com essa apresentação criativa!

2. Pizza de liquidificador

Nos dias mais preguiçosos tudo o que queremos é pedir um delivery ou “preparar” algo do freezer, certo? Porém, apresentamos uma pizza mais rápida que qualquer dessas alternativas.

As etapas são simples. E por tão fácil as crianças vão amar entrar nessa brincadeira. Por isso, inicie com todos os ingredientes sobre a bancada e leve pro liquidificador apenas os líquidos. Assim que der o ponto homogêneo é finalizar com a farinha de trigo. O bom que é uma massa totalmente substituível por produtos integrais e naturais.

O negócio é prático mesmo! Colocou na assadeira é só rechear, pois todo o preparo vai crú para o forno. Parece mágica, não é?

Adicione um toque de gergelim para dar um charme no visual e garantir uma textura no paladar

O resultado é uma pizza fininha, borda crocante e recheio suculento. E ainda feito  no conforto de sua casa!

3. Lanche de forno

Há varias formas de fugir do tradicional pão com mortadela ou derivados. Mas essa ideia aqui, deixarão todos de queixo caído. E também com bastante água na boca.

A vantagem é que o lanche agrada todo mundo porque é possível dividir os recheios em quadrantes. Essa também é uma ótima forma para dar uma esvaziada na geladeira. Seja criativo e invente umas misturas diferentes.

O segredo é amassar as fatias de pão para dar a aparência de uma massa lisa e facilitar na montagem. Para não tostar de mais e dar uma levantada de sabor adicione um molho de manteiga e alho.

Fatie do jeito que preferir e aproveite!

4. Macarrão de uma panela só

Se você é do tipo de pessoa que foge da cozinha por preguiça da louça suja, temos a receita certa. Esse é o prato onde o macarrão e o molho cozinham juntos. É o tipo de preparo em que a massa é feita na mesma panela de única vez.

Comparada ao modo tradicional, esse fica mais cremoso e mais saboroso, já que a massa cozinha direto no molho.

Você pode fazer com outras opções que dá super certo. Porém, na caprese os ingredientes foram o penne, molho de tomate, folhas frescas de manjericão, mussarela de búfala, tomate cereja, cebola e alho.

Cubra os ingredientes com água e espere terminar de cozinhar. Rápido, não é mesmo?

É uma comida caseira econômica feito com ingredientes que tem em qualquer geladeira de casa. Fica bom e funciona mesmo!

5. Sopa de batata com salsicha

Essa sopa é para acabar com a fome em pouquíssimo tempo! Além de saborosa, é uma refeição bem nutritiva.

Você pode fazer com cubos de linguiça, pedacinhos de carne ou frango e até com croutons ao invés de salsichas e bacon. Ela sozinha também fica espetacular!

O preparo é rápido, já que o processo é feito como um caldo de legumes. Nesse caso, é só refogar as batatas com alguns legumes e deixar cozinhar até elas ficarem bem al dentes. Coloque seu processador ou mixer para trabalhar e sirva logo em seguida. Afinal, sopa boa é ela bem quentinha.

6. Arroz com linguiça

Quando a gente pensa em um almoço, o arroz é um ingrediente indispensável. Mas preparar o arroz e outros acompanhamentos leva tempo, não é mesmo?

Nada melhor do que juntar tudo em uma panela e fazer um risotão bem caprichado.

Essa receita varia bastante, você pode colocar salsicha ou linguicinha. Mas é obrigatório cozinhar o arroz junto, para pegar todo o gostinho da proteína. É uma ótima opção pra dar fim a qualquer sobra de carne que estiver dando sopa por aí. Pode ser aquela carne de panela que você não aguenta mais ver na frente, por exemplo.

Nessa versão, a escolha da linguiça, batatas e cenouras agilizam a execução por ter um cozimento mais rápido. E fica uma refeição completíssima, pois já engloba tudo em um prato só.

Almoço rápido, farto, gostoso é esse daqui mesmo!

7. Ovos à Parmegiana

Essa é a verdadeira comidinha express. Cai como uma luva para os dias em que a correria é tanta e a falta de tempo nos leva a comer algo rapidinho. Sem abrir mão, claro, de comer bem e saudavelmente!

O ovo à Parmegiana, pode ser servido com a gema mole ou não. É uma espécie de um cozido, só que no molho de tomate temperado com alho, sal e coberto com queijo mussarela.

Você escolhe o modo de servir: pode comer de colher, na própria frigideira,  comer com os dedos, se lambuzar e se jogar com vontade. O ovo é um ingrediente eclético, vai do despretensioso ao  pomposo, como essa receita aqui.

É um um verdadeiro banquete pronta em apenas 10 minutos. Vale a pena experimentar!

8. Peixe no papilote

Se é você é do time que não despensa um frutos do mar ou segue a linha vegetariano, pode anotar essa receita em sua lista de prioridades.
A melhor invenção dos últimos tempos foi o cozimento no papilote, que também pode ser no papel alumínio. É prático, rápido, fica fresquinho e não dá trabalho algum. Perfeito para aqueles dias que chegamos em casa e ainda precisamos finalizar uma outra tarefa, não é?

Tudo o que você precisa é preparar seu assado dentro do pacote, ou seja, coloque apenas a peça de peixe temperado e pronto. O bacana é incrementar com outros ingredientes como cebola, dentes de alho, batatas, cenouras, brócolis, berinjela e por aí vai. Dessa forma se tem uma refeição completa em apenas uma fornada.

A única espera é o tempo de forno, em torno de 20 minutos, porque o resto é só aguardar e ser feliz com essa opção mega equilibrada.

9. Omelete de forno

O ovo merece todo o nosso respeito! Afinal ele serve  como base de inúmeros outros pratos, como quiches, panquecas, bolos, suflês, crepes, molhos e tudo mais.

Ele é tão versátil que pode ser frito, cozido duro ou mole, mexido, poché ou empanado. Mas uma forma que ninguém dispensa é o omelete, que agora ganha proporções diferentes.

O omelete de travessa é ideal para alimentar uma família ou um grupo de amigos. A receita rende bastante e ovo todos sabem que sustenta mais que qualquer proteína animal.

O preparo é feito em uma vasilha. Adicione todos os ingredientes que achar necessário para a sua omelete. Se quiser algo mais farto, abuse de milhos, ervilhas, tomates, embutidos e legumes picados. Aqui, não tem limites! Como dizem, é ao gosto do freguês.

Garanta firmeza com um pouquinho de farinha de trigo e leve ao forno por aproximadamente trinta minutos.

O pior é que cada minuto é uma tentação à parte, o cheirinho se espalha como se fosse um perfume pela casa. E depois de pronto, vem outra tortura. Mas essa a gente aceita sem receio nenhum!

10. Carne moída com batata

Não poderíamos finalizar a nossa lista sem uma comidinha de vó, que o aroma chega a vir da porta.
O melhor é que esse prato aparenta que demorou horas para fazer, porém é mega rápido. É o tempo das batatas e a cenoura cozinharem para que a refeição esteja pronta.

Sem contar que essa receita rende que é uma maravilha. O gostinho especial do molho vem da carne moída e os temperos, deixando tão (mas tão!) saboroso.

Dias corridos são comuns na vida de muitas pessoas e conhecer essas sugestões rápidas é interessante. Até mesmo, é uma forma nova de aprender preparos diferentes que saem do trivial arroz, feijão e batata frita.
Por isso, não tenha medo de se aventurar na cozinha. Uma refeição rápida não é sinônimo de comida ruim. Muito pelo contrário, pode ser uma experiência saborosíssima!