Receitas vegetarianas: 35 refeições sem carne e cheias de sabor!

Entrar para o grupo do vegetarianismo está cada vez mais comum hoje em dia. Embora, muitos se confundem o que consiste a dieta vegetariana da vegana, uma coisa é certa: os dois excluem o consumo da proteína animal.

Um movimento bem bacana que vem acontecendo para iniciar esse desapego é que ao menos uma vez na semana a alimentação seja baseada apenas com proteínas vegetais no prato, ou seja, a famosa segunda sem carne.

Pra quem está no modo automático e come carne todos os dias, pode aparentar uma ideia “estranha” se fartar com uma refeição vegetariana. Mas olha, o que não falta são inspirações gastronômicas por aí! Agora, se você já faz parte desse time e vive procurando ideias novas para preparar em casa, fique tranquilo!

Trouxemos um cardápio que incluem sugestões deliciosas para sair do básico e que pedem repeteco. Vamos conferir?

1. Churrasco vegetariano

Veja a receita deliciosa de espetinho vegetariano para nunca mais se sentirem excluídos no churrasco dos amigos. O palito é composto por tofu com shoyu, pedaços de abobrinha, cubos de cebola roxa, tomate cereja e rodelas de palmito. A dica é servir com um molho agridoce a base de tahine, mostarda Dijon e mel. Basta levar a grelha e se deliciar à vontade!

2. Hambúrguer vegetariano

Essa receita é perfeita para diminuir o consumo de carne e ainda comer um sanduíche delicioso. O hambúrguer artesanal de vegetais tem como base a quinoa, abobrinha e cenoura ralada. A liga é feito com ovo e um pouco de farinha de rosca. O resultado é de dar água na boca e tem uma textura mega suave.

3. Strogonoff vegetariano

Nessa versão a proteína animal é substituída por um time pra lá de saboroso: cogumelos, alho poró, pimentões, azeitonas e tomate. A verdade é que essa receita é deliciosa e super versátil. Dá pra adaptar de acordo com os vegetais que você gosta e tem em casa. O segredinho é caprichar no temperinho, por isso abuse de mostarda Dijon, extrato de tomate, vinho tinto e cheiro verde.

4. Strogonoff de grão de bico

Trouxemos mais uma versão desse prato já que ele faz tanto sucesso por aqui! Porém, a estrela da vez é o grão de bico. Os ingredientes são um pouco diferentes, já que o preparo não leva creme de leite, mas sim leite vegetal e amido de milho. Vale a pena conferir esse strogonoff delicioso e vegano!

5. Kibe vegetariano

Se você gosta dessa especialidade árabe e quer conhecer uma versão diferenciada e assada, não deixe de provar essa daqui. Fica bem molhadinho e temperado, e pra melhorar, tem berinjela e cenoura como ingredientes principais.

6. Risoto vegetariano

Esse risoto tem como protagonista a couve flor e nem por isso se torna sem graça. O vegetal é visto em três texturas: em grãos para formar o arroz, em pedaços para dar suculência e em fatias finas grelhadas para dar crocância no final. Tudo isso com um toque de leite de coco e curry, ou seja, super temperado!

7. Almoço vegetariano

Aqui, temos um PF digno de boteco! A receita conta três acompanhamentos super práticos e gostosos: tofu empanado no fubá, feijão com beterraba e farofa de proteína texturizada de soja.

8. Escondidinho vegetariano

A opção vegetariana desse prato é acompanhado por um recheio bem caprichado, que é um refogado de berinjela, abobrinha, pimentão vermelho, azeitona e cebola. Além disso, também ganha um molho de tomate fresco que levam sabor e suculência.

9. Cuscuz marroquino

Prático, rápido e fácil, esses são os atributos de uma receita para o dia a dia, concordam? E esse cuscuz marroquino tem tudo isso e muito mais! O tempero é tão carregado que não precisa de mais nada além dele: cenoura, cebola, salsão, salsinha, hortelã, pimenta, sal, limão siciliano e um toque de castanhas.

10. Patê vegetariano

O patê é um coringa na geladeira, pois combina com pães, saladas, torradas, legumes e tudo mais. Essa receita conta com três versões para quebrar o seu galho: cebola caramelizada, cenoura defumada e tomate tostado.

11. Salpicão vegetariano

O grão de bico é um ótimo ingrediente para entrar na mesa dos vegetarianos. Nessa receita, ela entra como base desse salpicão, feito também com repolho roxo, cenoura, maçã, uva passa, amêndoas e maionese de abacate. Já deu para notar que rende uma salada mega saborosa, não é mesmo?

12. Cachorro quente vegetariano

Quem acha que esse sanduíche é sempre igual é porque não conhece essa receita com cenouras! Sim, é um Not Dog, ou seja, cachorro quente vegetariano com molho de tomate e pimentão. Essa versão as cenouras são marinadas no shoyu, óleo de gergelim, alho picado, cominho, pimenta caiena e páprica.

13. Curry vegetariano

Comida indiana são sempre fortes, aromáticas e coloridas. Esse curry tem tudo isso e um sabor impecável! Para isso, a receita conta com um toque de gengibre, limão miliciano, mel, leite de coco, cenoura, pimentão, ervilhas tortas e, claro, curry indiano.

14. Lasanha vegetariana

Que tal preparar uma lasanha bem diferente? Nessa receita o molho fica por conta de diversos legumes. A montagem é a mesma: massa fresca de lasanha, molho e queijo. Essa é uma opção bem saudável e cheia de cor para sua próxima refeição!

15. Bobó vegetariano

Esse é um super prato para servir em ocasiões especiais, fica tão lindo na mesa. A adaptação ficou simplesmente deliciosa! A dica é utilizar o palmito pupunha, no lugar dos camarões, que é um alimento mais saudável e dá uma bela saciada.

16. Moqueca de vegetais

Receita simples, feita em menos de meia hora e que agrada todos os tipos de paladar. O prato fica irresistível com esses ingredientes deliciosos: banana da terra, caju, palmito pupunha, pimentão, cebola, manteiga de garrafa, farinha biju, pimenta dedo de moça, azeite de dendê, leite de coco, cebolinha e coentro a gosto.

17. Paella vegetariana

A paella é a receita espanhola mais conhecida no mundo. Nesta versão, nada comum, tem apenas vegetais para acompanhar o sabor do arroz com açafrão. Por isso, você vai precisar de cebola, alho, pimentão, caldo de legumes, tomates, azeitona, alcachofra em conserva, salsinha, páprica, cominho em pó, pimenta caiena e folhas de louro.

18. Ragu de cogumelos

A maioria das receitas com ragu são feitas com linguiça, mas essa de cogumelos é de apaixonar! Para isso, você vai precisar de todos os tipos de cogumelos do mercado como o castanho, paris e shitake. Para dar mais aroma adicione vinho branco, caldo de legumes e salsinha. E se quiser uma textura mais cremosa adicione nata ou creme de leite fresco. Sirva com uma polenta bem suculenta e pronto!

19. Espaguete de cenoura com molho funghi

Se existe a famosa versão com abobrinha, porque não adaptar com a cenoura, certo? A dica dessa receita é cortar a cenoura em tiras finas e compridas. E para acompanhar não poderia faltar um molho bem potente, só que aqui é de cogumelos com tomate.

20. Torta de cebola

Essa torta é tão linda que rouba a cena em qualquer mesa! Ela é uma adaptação francesa da tarte tatin (massa folhada), só que aqui com cebola e funcho caramelizado. Para dar mais sabor à esse recheio adicione coentro em grãos, tomilho fresco, sal, pimenta do reino e queijo parmesão.

21. Espaguete com berinjela

As massas são sempre bem vindas para quem é vegetariano! Por isso, um delicioso molho não pode faltar no acervo de receitas. Esse é bem especial, pois tem berinjela assada, tomate pelado e ramos de manjericão. Sério, não dá para perder!

22. Feijoada vegetariana

A feijoada vegetariana não poderia faltar em nossa lista. E essa daqui é carregada de legumes e tofu defumado, que dão um banho de sabor e sustância nas versões carnívoras. A receita também leva coco fresco, extrato de tomate e o toque de coentro. E de brinde tem um molho apimentado perfeito para acompanhar essa feijuca do final de semana!

23. Lámen vegetariano

O lámen é um prato oriental que tem como estrela um caldo pra lá de especial! A receita utiliza bastante ingredientes japoneses como folha de kombu, shitake, óleo de gergelim, missô, saque e shoyu. Os acompanhamentos são bem versáteis, mas a escolha desse foram: cogumelos shimeji salteados, ovo cozido, cebolinha, brócolis no vapor e gergelim.

24. Lanche vegetariano

Ter uma receita de sanduíche natural é sempre bom para os dias corridos ou para aquele lanche mais caprichado. Esse daqui possui um creme azedo a base de creme de leite fresco, limão, sal e zaatar. E o recheio é quase um X-tudo vegetariano: abacate, cogumelo, pepino, queijo minas, tomate e cebola roxa.

25. Sanduíche de jaca louca

Todo mundo conhece aquele lanche de carne louca que tem na casa da vó e festa junina! Agora, chegou a versão vegetariana feito com carne de jaca. O segredinho é preparar ela bem e temperar com bastante ervas e especiarias.

26. Sanduíche de Falafel

O bolinho de falafel nada mais é que uma mistura de grão de bico e molho de tahine. Essa comida árabe é uma excelente opção para quem não come carne animal. Simples e fácil de fazer e que no sanduíche vai bem em diversas refeições!

27. Canelone de abobrinha

Nessa receita, as fatias finas da abobrinha substitui a massa tradicional de canelone e o recheio fica por conta de um purê de batatas temperado. Cubra com o molho de tomate, leve ao forno e se delicie!

28. Ensopado de legumes

Tagine é um prato cozido feito com legumes e alguma carne. Mas essa é uma opção vegetariana pra ninguém botar defeito! Afinal, tem couve flor, abobrinha e abóbora japonesa nessa suculência toda. O que não falta são especiarias como: semente de coentro, cominho, cúrcuma, louro, canela, mel e folhas de coentro.

29. Batata recheada vegetariana

Aprenda a fazer uma batata recheada vegetariana. É uma ótima opção de prato único que é super rápida de preparar. A combinação desse recheio é incrível, pois tem rúcula, tomate fresco, queijo e requeijão cremoso. Aposto que vai deixar o pessoal de casa com água na boca!

30. Salsicha vegetariana

Para quem gosta de aprender coisas novas, vai curtir essa versão de salsicha vegetariana. Essa também é uma ótima receita para acrescentar em sua feijoada. A preparação leva cebola, alho, maçã, cogumelos, ervas, mel, feijão branco, grão de bico e farinha de trigo. É tão saborosa que vai ter gente pedindo bis!

31. Torta vegetariana

Torta no liquidificador é barato, saboroso e super fácil! A versão vegetariana possui um recheio nutritivo com um refogado de alho, cebola, cenoura, ervilha, milho, azeitonas, tomate e páprica defumada. É só levar ao forno e pronto!

32. Nuggets vegetariano

Sabe aquelas receitas que funcionam para tudo? Essa é assim. Pode ser entrada, pode ser prato único e até um refeição completa. O nuggets vegetariano é riquíssimo em nutrientes, pois a sua base contém apenas vegetais. Tem grão de bico, cenoura, milho, brócolis, pimentão, alho e cebola. Tudo isso com muito tempero e truques para deixar com textura semelhante ao tradicional.

33. Polpetone vegetariano

O preparo é bem simples, já que só é preciso cozinhar a abóbora, moldar e assar. O polpetone é feito com cabotiá, recheado com queijo de búfala, empanado com farinha de linhaça e envolvido com molho de tomate. O resultado é uma casquinha crocante por fora e por dentro aquela cremosidade gostosa que a gente adora!

34. Batata rosti

É saborosa, diferente e arranca elogios de todo mundo! A receita utiliza poucos ingredientes mas possuem muitas técnicas desde o modo de preparo até como fritar na frigideira. Mas vale a pena aprender e ter em mãos uma receita para diversificar o seu cardápio!

35. Ratatouille

Pimentões, berinjela, abobrinha, cenoura, tomate e cebola fazem parte dessa fornada de vegetais. Tudo isso com um molho caseiro sabor nota dez! O Ratatouille é uma ótima opção para datas festivas e olha que nem precisa ter restrição alimentar para atacar!

Sao tantas opções que fica difícil escolher uma só, não é verdade? Por isso, busque manter algumas opções anotadas para quando estiver sem ideias ou para experimentar algo novo. Afinal, ja é um ótimo passo para iniciar uma vida saudável e uma alimentação cheia de nutrientes!