Receitas

Comidas de festa junina: descubra 40 receitas salgadas e doces

O mês de junho é muito esperado por aqueles que amam as comidas de festa junina. Se você estiver organizando uma, saiba que há inúmeras receitas que podem ser servidas no seu evento.

Você pode usar as comidas mais comuns como o milho verde cozido, a pamonha, o curau e o pinhão. Para adoçar a boca dos seus convidados, a canjica, o bolo de milho e a maçã do amor são bem tradicionais e não tem erro na hora de servir.

Se você quiser inovar, faça uma festa junina diferente, onde você poderá servir cachorro-quente, caldos, pastéis, espetinhos de carne e um delicioso rocambole de frango e mandioca. Na mesa de doces sirva a mandiocada, os brigadeiros de milho verde e batata doce e uma maravilhosa torta de amêndoa.

40 receitas de comidas de festa junina com salgados e doces

O mais importante é fazer os seus convidados se sentirem em uma verdadeira festa junina. Por isso, acompanhe as opções que selecionamos para você. Veja quais são as mais interessantes para você destacar a sua mesa de festa junina.

1. Milho verde cozido

É difícil ver uma festa junina sem o milho verde cozido. Inclusive, a maioria dos pratos servidos em festas juninas tem o milho como ingrediente principal ou secundário. Portanto, esse prato não pode faltar na sua festa junina.

2. Milho na brasa com manteiga temperada

Outra opção para servir o milho é fazendo na brasa com manteiga temperada. Você também pode acrescentar castanha e cebolinha para dar um toque a mais. Os convidados irão se deliciar.

3. Canjica

Esse é um dos doces preparados exclusivamente para as festas juninas e se torna quase que um prato obrigatório nesses eventos. Pode ser servido com ou sem amendoim, que mesmo assim, seus convidados vão amar do mesmo jeito.

4. Quentão

É claro que a bebida mais famosa das festas juninas não pode faltar no seu evento. Podendo ser servida com ou sem álcool, ela é ótima para esquentar e animar os convidados.

5. Vinho quente

O vinho sempre é uma excelente opção de bebida, mais ainda quando é servido quente, respeitando uma tradição antiga das festas juninas. É bem mais suave do que o quentão, mas tão delicioso quanto.

6. Cocada

Outra opção querida nas festas juninas é a cocada. Ela pode ser servida de diferentes formas, desde a tradicional cocada branca até acrescentando maracujá e outras frutas. Independente de qual versão você escolher, vai fazer bastante sucesso na sua festa.

7. Pamonha

Muito servida nas festas juninas, a pamonha também é um prato típico do nordeste. Muito simples de fazer, basta apenas que você tenha milho, açúcar, sal e leite de coco. Para servi-la, você precisa envolvê-la em palhas inteiras para fazer as trouxinhas.

8. Pipoca salgada

A pipoca faz a alegria da criançada e dos adultos também. Além disso, é uma das opções mais baratas e rápidas para servir em uma festa junina. Pode ter certeza que no fim da festa não vai sobrar nada.

9. Curau

O curau é um prato típico mineiro e muito tradicional nas festas juninas. Super simples de fazer, você apenas vai precisar de milho, leite, manteiga e leite condensado. Por cima você pode jogar a canela em pó para dar o toque final.

10. Bolo de milho

O bolo de milho pode ser servido em qualquer época, mas ele sempre será a cara de festa junina. Ele deve ser servido bem quentinho e a massa precisa estar macia para deixar seus convidados maravilhados.

11. Canjica de milho verde

A canjica de milho verde é uma variação de curau e é bastante conhecida na região nordestina. Geralmente, a canjica de milho verde é servida no café da manhã, mas cai super bem na sua festa junina.

12. Cachorro-quente

O cachorro quente não pode faltar nas festas infantis. Na festa junina também faz bastante sucesso com a criançada. Ele é muito fácil e rápido de fazer, além de ser prático na hora de servir os seus convidados.

13. Paçoca

Uma das mais tradicionais comidas típicas da festa junina e que não pode faltar é a paçoca. Ela pode ser servida redonda ou quadrada e você nem precisa colocar a mão na massa, já que é muito fácil encontrá-la pronta.

14. Biscoito de polvilho

O biscoito de polvilho é uma tradição do sul de Minas e muito característico nas festas juninas. Pode ser usado como distração para as crianças, já que é algo que elas conhecem bem. Você pode comprar os biscoitos prontos, facilitando na hora de organizar a festa.

15. Pipoca caramelizada

Para variar com a pipoca tradicional, você pode servir a pipoca caramelizada que vai fazer a alegria das crianças. Opção simples, barata e prática, ela não pode faltar na mesa da sua festa junina.

16. Maçã do amor

Não existe festa junina sem maçã do amor. Além de deliciosa, a maçã do amor também agrega bastante na decoração da festa. Ela deve ser servida no palito e a sua casca precisa ser bem crocante.

17. Pé de moleque

O pé de moleque pode ser comprado pronto em grandes quantidades, o que o torna mais fácil e prático na hora de servi-lo para os seus convidados. O doce é bem característico de festa junina.

18. Maria-mole

A Maria-mole permite ser servido de diferentes formas. É um doce simples de ser feito e pode ser servido com a cobertura de coco queimado ou calda de chocolate. Excelente opção para oferecer às crianças.

19. Quindim

Quase todo mundo gosta de quindim e é um doce bem tradicional de festa junina. Você pode servi-lo em pequenas porções que serão adequadas para uma pessoa ou fazer no formato de bolo para deixar que as pessoas se sirvam.

20. Arroz doce

Esse é um tipo de doce típico de uma festa junina. A receita é simples e leva poucos ingredientes. O cravo e a canela dão o toque especial e proporciona um cheiro maravilhoso que vai encantar seus convidados. Não esqueça de servi-lo bem quentinho.

21. Bolo/broa de fubá

O bolo e a broa de fubá são característicos de uma festa junina. A broa fica ainda mais gostosa com coco ralado. É só colocar na mesa e deixar para seus convidados se servirem à vontade.

22. Caldos

Se estiver em uma região fria, considere servir caldos, já que é uma excelente opção para a sua festa junina. Você pode fazer sabores variados como mandioca e feijão e são maravilhosos para deixar seus convidados bem alimentados.

23. Pastéis

Que tal oferecer pastéis quentinhos para os seus convidados? Aproveite para servi-lo com recheios variados como carne moída, frango desfiado, queijo e napolitano. Ele é muito fácil de fazer, já que existem opções de massas prontas de pastel.

24. Espetinhos de carne

Os espetinhos sempre foram excelentes opções para servir em festas e também podem ser oferecidos em uma festa junina. Fáceis de fazer, os espetinhos devem agradar a todos os seus convidados.

25. Amendoim salgado

Quer uma opção barata e prática? Sirva amendoim salgado para os seus convidados, pois muitos deles gostam bastante e é uma ótima escolha para saborear tomando um quentão ou um vinho quente.

26. Pinhão cozido / assado na chapa

Prato típico do sul e do sudeste do país, o pinhão pode ser consumido assado, cozido ou na chapa. Algumas pessoas gostam de usá-lo em receitas de doces. O mais importante é que ele é um prato bem servido em festas juninas.

27. Mandiocada

A mandiocada é um doce que mistura leite de coco e queijo minas. Uma boa opção para servir na sua festa junina e fugir do óbvio. Seus convidados irão se agradar e o doce fará muito sucesso na sua mesa.

28. Brigadeiro de milho verde

Quer inovar em sua festa junina e animar a criançada? Aposte no brigadeiro de milho verde. É difícil encontrar alguém que não goste de brigadeiro, portanto, fique tranquilo que seus convidados irão gostar e aprovar.

29. Cuscuz de tapioca

Esse é um tipo de cuscuz, mas na versão doce que junta a tapioca entre os seus ingredientes. O cuscuz de tapioca não deixa a desejar a nenhuma das delícias que você vai servir na mesa de sua festa junina.

30. Rocambole de frango e mandioca

Para alimentar seus convidados e não deixá-los apenas beliscando petiscos, o rocambole de frango e mandioca é uma boa oportunidade para isso. Além de peito de frango e mandioca, você pode acrescentar o peito de peru para ficar ainda mais saboroso.

31. Pudim de mandioca

O pudim é um doce que quase todo brasileiro ama. Já a mandioca é um dos ingredientes mais usados na culinária de festa junina. Que tal unir os dois em uma mesma receita? O destaque vai para a calda que pode ser feita de melaço de cana e deixará o pudim irresistível.

32. Quiche de milho verde

A quiche é um prato bem servido em algumas festas. No caso da festa junina, você pode servir a quiche de milho verde. Ela precisa está mole no centro e firme nas laterais para ficar mais saborosa.

33. Torta de carne moída

Se você deseja servir para seus convidados algo além de doces e petiscos, experimente apresentar a torta de carne moída. Uma receita saborosa que vai deixar seus convidados com água na boca.

34. Torta de palmito glúten-free

Para aqueles que querem aproveitar a festa junina, mas sem deixar de lado a dieta, pode servir a torta de palmito glúten-free que é feita de biomassa de banana verde. Além de diferente, a receita é deliciosa.

35. Torta de amêndoa

Caso queira deixar a sua festa junina mais charmosa, aposte na torta de amêndoa. A aparência da torta já vai surpreender seus convidados e quando eles provarem vai ser sucesso total.

36. Brigadeiro de batata doce

Você pode usar outra opção de brigadeiro que pode ser feita com batata doce e com chocolate 70%. É um tipo de brigadeiro diferente, que atende muito bem aos seus convidados que estiverem em dieta, mas que não querem deixar de apreciar a sua festa junina.

37. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

O bolo de cenoura com cobertura de chocolate já é um queridinho para servir em lanches ou até em aniversários. Por que não servi-lo na sua festa junina? Seus convidados vão agradecer quando saboreá-lo.

38. Doce de abóbora

Se quiser incrementar o seu cardápio de doces, sirva o doce de abóbora para seus convidados. A receita é bem simples: abóbora, açúcar e cravo-da-índia. Prepare-se para receber muitos elogios na sua festa.

39. Minichurros

Quem nunca comeu churros nas festas juninas? Aproveite para servi-los em pequenas porções, os chamados minichurros de doce de leite. Seus convidados não vão resistir a tanta gostosura.

40. Paçoca de colher

O brigadeiro de colher é muito comum em grandes festas. Por que não inovar e apresentar para os seus convidados a paçoca de colher? Servidos em pequenas taças, esse doce vai chamar a atenção dos seus convidados.

Com essas opções de comidas de festa junina fica mais fácil escolher quais serão aquelas que você vai servir para os seus convidados e que será só sucesso. Tente variar o cardápio para proporcionar uma excelente experiência para todos.

Recent Posts

Café Dalgona: 10 maneiras de preparar a bebida coreana

O café com leite é uma das bebidas mais consumidas por brasileiros. Mas já imaginou saboreá-lo de uma forma diferente?…

7 de novembro de 2020

Bolo de Coca-Cola: 12 receitas incríveis com o sabor do refrigerante

Um bolinho caseiro sempre é bem vindo no lanche da tarde. Principalmente, se ele tiver um sabor familiar e um…

5 de novembro de 2020

10 receitas de bolo Souza Leão: a sobremesa mais antiga do Brasil

As receitas de bolo Souza Leão são genuinamente brasileiras e, segundo a história, tem mais de 100 anos e é…

21 de agosto de 2020

7 receitas de leite de soja para você tentar uma opção mais saudável

Você sabe como é feito o leite de soja? E onde encontrar leite de soja? As receitas de leite de…

19 de agosto de 2020

Receitas de vatapá: 7 opções incríveis para você experimentar em casa

As receitas de vatapá têm a cara do Brasil, não é mesmo? No entanto, a verdadeira origem desse prato ainda…

28 de julho de 2020

7 receitas de sambiquira para você experimentar e se apaixonar

As receitas de sambiquira de frango são feitas a partir da ponta do rabo da galinha. Por ser bem específico…

27 de julho de 2020