Como organizar festa de 15 anos: o guia completo da debutante

Conheça o guia completo da debutante antes de organizar uma festa de 15 anos: dicas essenciais

A festa de 15 anos é o sonho de muitas meninas — por toda a magia que é celebrar essa passagem importante da vida e pela sensação de ser o centro das atenções, como uma princesa ou uma artista famosa por um dia. Longe de ser limitada à tradicional festa de debutante, as festas de 15 anos atuais embarcam cada vez mais na tendência das festas temáticas e na personalização dos estilos, deixando tudo com a sua cara e o seu jeito.

Publicidade

Organizar uma festa de 15 anos pode ser uma tarefa cheia de itens e detalhes para cuidar. Todos os detalhes devem estar harmonizados: espaço, decoração, música e comida devem ser pensados em conjunto para proporcionar uma festa divertida e uma experiência inesquecível para todos.

Às vezes, fica até difícil escolher entre tantas opções, por isso é muito importante começar tudo com antecedência. Com planejamento e inspirações você pode deixar todos os detalhes da festa personalizados independentemente do tamanho do orçamento, seja contratando serviços para a organização ou fazendo uma festa DIY.

Como organizar uma festa de 15 anos: o guia completo da debutante

Para facilitar o seu planejamento, separamos os itens mais importantes para você não ter mais dúvidas em como organizar festa de 15 anos:

1. Orçamento

Orçamento

O orçamento pode definir muitas coisas na organização da sua festa, mas não necessariamente a beleza e riqueza de detalhes na execução. Por isso é importante definir, antes de mais nada, qual será o valor total a ser gasto com a festa. Existem versões para todos os gostos e bolsos, e a chave para conseguir realizar tudo é o planejamento.

2. Serviços de assessoria

Esses profissionais salvam muitas pessoas de apuros na organização da festa, principalmente aquelas pessoas que não tem muita disponibilidade de tempo, nem experiência em organização de eventos. Existem diferentes modalidades (e preços) para esse serviço que pode ir desde a festa completa, algumas tarefas específicas ou até mesmo uma assessoria apenas no dia da festa. Dentre as funções que podem ser executadas estão a preparação: tudo de acordo com os seus sonhos, apresentação de todas as opções possíveis e disponíveis, além de dicas sobre as principais tendências e o que está fora de moda. É o assessorista que irá revisar todos os serviços contratados e garantir que tudo seja executado perfeitamente para a festa dos sonhos.

3. Escolha do roteiro para festa de 15 anos

Pensar no roteiro e formato da festa pode facilitar muito a escolha do salão e de outros itens do grande dia. O estilo do cerimonial pode exigir um espaço maior ou menor, dependendo daquilo que for escolhido. As cerimônias mais tradicionais contam com ritos de passagem indispensáveis, como a:

  1. Entrada da debutante,
  2. Seguida pela entrada dos 15 casais,
  3. A tão esperada valsa com o príncipe, com o pai e familiares próximos,
  4. A valsa com os 15 casais, cada um representando um ano da vida da aniversariante
  5. A dança apagando as 15 velas
  6. Depois disso temos as homenagens e retrospectivas da debutante e sua família
  7. A hora do Parabéns
  8. Abertura da balada

Caso o tema da festa combine mais com um clima mais moderno e cheio de novidades, esses itens podem receber um toque especial da aniversariante ou até mesmo serem trocados para deixar a festa mais descontraída. Seja qual for a sua escolha de roteiro, tenha em mente a duração de cada etapa para não tornar o evento cansativo tanto para a aniversariante quanto para os convidados.

4. Definindo o cronograma

Planejamento é a palavra-chave para uma festa de 15 anos bem sucedida e o ideal é começar a definir e organizar os detalhes principais um ano antes do evento. Itens como a escolha da data e reserva do salão devem ser os primeiros a serem fechados, já o seu vestido de aniversariante e os vestidos das 15 meninas que irão dançar podem ser escolhidos e reservados entre os oito e 6 meses para a festa. Todos os serviços a serem contratados para a festa podem ser definidos por volta de cinco a quatro meses antes e os três últimos meses ficam para revisão de playlist e últimos detalhes como escolha da maquiagem e penteado, marcar um horário com o salão e etc.

5. Lista de convidados

A lista de convidados deve ser sempre focada em pessoas próximas de você, assim a festa fica muito mais divertida e garante um momento de celebração junto aos mais queridos e amados. Não deixe os amigos de lado para convidar familiares distantes ou pessoas que você não tem muita afinidade. Sempre verifique a capacidade do salão e pense que o número de convidados deve ser proporcional ao espaço: um lugar pequeno para muita gente é desconfortável, mas um lugar muito grande para poucos convidados pode dar a sensação de festa vazia e dispersa.

6. Marcando a data

Chegou a hora de olhar o calendário e verificar em qual dia da semana irá cair o seu aniversário, se existe algum feriado próximo ou data que atrapalhe os convidados. A partir dessa decisão você poderá procurar salões de festa, buffet e outros serviços como DJ, lembrancinhas, entre outros.

7. Escolha do espaço da festa

Pesquise bem e reserve o espaço com um ano de antecedência, assim você evita mudanças frustradas de planos. Você pode escolher desde salões com buffet, clube, chácara, ou espaço de algum amigo que comporte todos. Verifique se o tamanho do espaço é proporcional ao número de convidados e se existe espaço para realizar os passos da cerimônia como você imaginou. Não se esqueça da logística e verifique se existe estacionamento próximo e se o local é de fácil acesso.

8. Tema, estilo e decoração

As festas de 15 anos têm ganhado um toque especial a cada geração e hoje podem se adaptar à diversos temas e estilos. Além do tradicional estilo debutante, existem temas que remetem à lugares como Paris, Hollywood, Disney World, temas inspirados em filmes e séries, com apenas cores temáticas, festa princesa, rock’n roll, anos 60, festa havaiana ou o que mais você imaginar.

Veja também mais dicas de decoração para festa de 15 anos.

9. Convites

Depois de escolhidos o tema e estilo da festa, está na hora de elaborar e enviar um convite com todas as informações necessárias e com um modelo que combine com a decoração da festa. O envio pode ser feito dois meses antes, para que dê tempo de receber as respostas, mas não se esqueça de enviar lembretes para todos uma semana antes do evento.

Caso opte por um cerimonial com as 15 damas para dançar a valsa, o ideal é fazer o convite para os casais um pouco antes, cerca de 6 meses antes, para que dê tempo das meninas fazerem a primeira prova do vestido.

Escolha do cardápio

10. Comidinhas

Capriche no menu deixando tudo com a sua cara, priorizando comidinhas que você e os seus amigos gostam de comer. O ideal é o equilíbrio entre o sofisticado e os petiscos clássicos e mais populares nas festas de aniversário. Invista em comidas e docinhos simples que com certeza serão sucesso entre os convidados. A escolha do serviço de buffet deve ser feita com antecedência e deve acompanhar pré-degustação para definir qual irá agradar mais a todos.

11. Drinks especiais

Os serviços de bartending fazem muito sucesso entre os jovens e apresentam muitas opções de drinks deliciosos e sem álcool para que a festa seja curtida com responsabilidade. Pense em como organizar a distribuição das bebidas e a identificação dos adultos, caso haja a presença de bebidas alcoólicas. Uma dica é separar as áreas onde são servidos os drinks dos adultos e dos adolescentes.

Mais dicas de organização para festa de 15 anos

12. Vestido e figurino

Chegou a hora de escolher o vestido e agora fica a pergunta: Comprar, alugar ou mandar fazer? As três opções oferecem muita variedade e vestidos lindíssimos, mas devemos ter em mente que um vestido pode demorar até 6 meses para ser confeccionado, de acordo com o número de detalhes e complexidade, portanto o ideal é começar a escolher e encomendar por volta de 8 meses antes da festa. O vestido deve ser escolhido depois do tema da festa justamente porque deverá harmonizar com as cores e estilos empregados.

13. Atração especial

Uma forma de deixar os convidados entretidos é oferecer uma ou mais atrações especiais, que podem ir desde um setor dentro da festa como cabine de fotos, a aparição de um artista, caricaturistas, carrinho de sorvete, stand-up e o que mais sua imaginação mandar.

14. Registrando o grande dia

Certifique-se que os responsáveis pela fotografia e filmagem tenham experiência e bons trabalhos para mostrar. Você pode ainda aproveitar da tecnologia e utilizar também as fotos tiradas pelos convidados.

15. Música

Quando o assunto é música para a festa a contratação de um DJ é uma das opções mais utilizadas. Você pode sugerir suas músicas favoritas para entrarem na lista dele ou pode fazer você mesma a playlist da sua festa. Caso prefira selecionar suas músicas favoritas, existem diversas opções de organização da playlist para os grandes momentos: você pode fazer uma viagem ao passado musical, indo da infância até a adolescência. Uma outra opção bacana é contratar uma banda para tocar ao vivo, o clima de show vai deixar todos empolgadíssimos. Apenas certifique-se de conhecer bem o trabalho da banda antes da contratação para evitar decepções na hora da festa. A seleção das músicas deve ser feita com antecedência e exige muita dedicação, para garantir que tudo está perfeito não se esqueça de revisar a o que irá tocar um mês antes da festa.

16. Acerte no clima com a iluminação

Um outro ponto importante para o clima da festa é a iluminação. Além das luzes coloridas de balada, lembre-se também dos focos de luz e da intensidade nos momentos importantes como a sua chegada no salão, a primeira aparição com o vestido e a hora da valsa.

17. Detalhes para curtir ainda mais a festa

Aumente o envolvimento de todos através de detalhes como hashtags para que possam acompanhar as fotos e posts relacionados a festa nas redes sociais, acessórios divertidos para a pista de dança e também com um camarim como make e tinta neon para que todos possam fazer maquiagens divertidas ligadas nas últimas tendências.

18. Lembrancinhas

Esse vai ser único item material que irá ficar para os convidados depois da festa. Escolha algo que desperte as memórias dos melhores momentos do grande dia ou mesmo algo que faça-os lembrar de você. Existem opções para todos os gostos e bolsos, as lembrancinhas podem ir do mais simples ao mais elaborado, do DIY aos itens encomendados sob medida.

19. Checklist antes do evento

Faça uma lista com todos os detalhes que você planejou ao longo de todo esse tempo e verifique um a um nos dias que antecedem a festa, assim você evita imprevistos e garante que a noite será cheia de diversão e boas surpresas para todos.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed