Como organizar chá de bebê: dicas tornar seu planejamento mais fácil10 min read

Dicas essenciais para quem vai começar a organização de um chá de bebê mas não sabe por onde começar

O chá de bebê é um momento de descontração e diversão para a mamãe e uma oportunidade das pessoas mais próximas e queridas fazerem parte desse momento gostoso que é montar o enxoval do bebê. Tanto o evento quanto os presentes devem ser simples e o ponto mais importante é compartilhar momentos e trocar carinho com a mamãe e esse novo e pequeno ser humano.

Publicidade

Abaixo separamos algumas dicas e passo a passo para deixar a organização do seu chá de bebê muito fácil e tranquila:

1. Quem deve organizar o chá de bebê?

Como organizar chá de bebê: mesa de chá de bebê decorada

Embora a etiqueta recomende que a anfitriã de um chá de bebê seja alguma familiar não tão próxima da mãe, não existem regras fixas e basicamente qualquer um pode ser anfitrião de um chá de bebê. Desde uma amiga próxima da mãe, familiares como as titias ou vovós do bebê e até mesmo os futuros papais. Isso porque as tradições foram mudando e hoje em dia é cada vez mais comum que mamãe e papai queiram se envolver no planejamento dessa celebração da chegada do bebê.

2. Qual a melhor época da gravidez para fazer o chá de bebê?

Como organizar chá de bebê: qual a melhor época?

Os chás de bebê são normalmente realizados de quatro a oito semanas antes do parto, assim a futura mamãe pode curtir o momento com calma e verificar se irá faltar algo até o nascimento do bebê.

Mas a data de realização do chá de bebê pode se estender até um ou dois meses depois da chegada do bebê, como forma de celebração do nascimento e também uma oportunidade para colegas do trabalho, amigos e familiares que não são tão próximos possam fazer sua primeira visita.  

De qualquer forma, antes de acertar a data é importante verificar o calendário com calma e checar se não haverá nenhum feriado ou outra data comemorativa importante, assim você garante que o maior número de convidados poderá aparecer.  

3. Quem incluir na lista de convidados?

Como organizar chá de bebê: lista de convidados

Por falar em convidados, a lista é uma das primeiras coisas que devem ser feitas durante a organização de um chá de bebê, pois assim o formato do evento poderá ser definido e escolhas importantes poderão ser feitas, como a do local entre outros detalhes principais .

Você pode se basear no tamanho da lista para escolher o espaço onde a festa será realizada ou vice-versa. Tudo irá depender do tamanho do budget, tipo de lugar escolhido e qual será a segmentação dos convidados. Isso porque é muito comum que a mamãe tenha mais que um chá de bebê: um com o pessoal do trabalho, um com a família ou com grupo de amigos.     

A escolha das pessoas também depende do formato desejado para o chá de bebê. Existem opções apenas com mulheres, outras que envolvem os maridos e filhos das convidadas, outros apenas com casais amigos do papai e da mamãe.

Algumas perguntas principais podem guiar as decisões nessa etapa, como por exemplo, “será um chá de bebê tradicional?”, “os amigos do papai estarão incluídos?”, “devo unir todos os grupos (trabalho, amigos e família) num evento só?”. Opções como churrasco, uma refeição ou apenas uma reunião normal entre os amigos do casal podem ser boas opções para quem quer fugir de uma organização mais tradicional.  

4. Chamando seus convidados para o chá de bebê

Como organizar chá de bebê: convite

Existem diversos modelos de convites disponíveis para você escolher: desde os pré-impressos em papelarias, os convites feitos à mão para festas com poucos convidados (para quem adora DIY e quer dar seu toque pessoal na organização), e também convites personalizados para imprimir em casa ou num serviço de impressões.

Já os convites digitais são uma opção super atual e prática para quem está organizando o chá, pois possuem muitos modelos editáveis disponíveis para você fazer as alterações necessárias e enviar para todos os convidados sem ter que se preocupar com impressão ou envio.

Além disso, sempre há o bom e velho telefonema, que pode ser feito para chás com número reduzido de convidados e dá um toque de carinho a mais, pois é super pessoal e personalizado.

No convite, além de informar sobre detalhes fundamentais para que os convidados possam vir para a festa (data, horário, local), podemos também fazer perguntinhas sobre restrições alimentares, indicações de presentinhos recomendados, entre outros.   

5. Lista de presentes

Como organizar chá de bebê: lista de presentes

A lista de presentes deve funcionar mais como uma indicação itens que serão mais úteis no dia a dia do bebê, e acordo com o que cada mamãe julgar melhor. Essa indicação pode ser feita de diversas maneiras, o importante é não deixar o convidado sufocado se sentindo “obrigado” a adquirir determinado item.

No geral os itens mais pedidos são aqueles baratinhos e fraldas. As fraldas

Cada item da lista de presentes, em muitos chás de bebê, é colocada num pequeno papelzinho anexado ao convite de papel. O bacana desse formato é que evita presentes repetidos e é bem objetivo, mas por outro lado ele é o que apresenta menos opções ao convidado.

Mas hoje além dos papeizinhos você pode também fazer uma lista em lojas especializadas, igual as listas de presente de casamento, e deixar seus convidados livres para comprar o que quiserem sem correr o risco de receber itens repetidos.   

Caso escolha colocar roupas na lista (papelzinho ou loja especializada), você pode também fazer indicações de tamanho de roupas de acordo com as estações do ano, por exemplo, 6 meses /outono, 9 meses/inverno e assim por diante. Afinal, sabendo que os bebês crescem muito rápido, alguns convidados compram roupinhas maiores (com ótimas intenções) que podem não ser usadas devido a temperatura e clima da estação.

6. Local e outros detalhes essenciais

Como organizar chá de bebê: local da comemoração

Seja em casa, no restaurante, escritório ou num destino como jardim, parque e SPA, cada local terá suas vantagens em relação ao formato de chá de bebê que se quer fazer.

Em casa devemos ter em mente que o espaço pode ser limitado e o elemento principal é o conforto. Seja na sala, no quintal ou área da churrasqueira o ideal é que poucas pessoas sejam recebidas para que haja espaço para circulação e brincadeiras.  

No restaurante, ao invés das brincadeiras, a comida vai acabar se tornando a atração principal. Embora pareça mais caro fechar com um restaurante, você irá economizar em tempo, decoração e aluguel de mesas e cadeiras. Além disso não ter que se preocupar em preparar as comidas ou contratar um buffet, pode ser uma mão na roda, principalmente se quem estiver organizando o chá forem os próprios papais.

No escritório ou ambiente de trabalho da mamãe, dispense a decoração (alguns balões já são suficientes para dar o clima festivo) e os jogos e foque nos petiscos. Normalmente o chá de bebê nesse espaço é algo que conta com o tempo limitado, como horários de almoço ou reunião pós-expediente, portanto o ideal é que seja uma reunião agradável e breve.

Agora se você escolher algum destino como parque, jardim, feirinha de artesanato ou qualquer outro espaço tanto o número de convidados quanto as atividades feitas podem ser diferentes e dispor de mais espaço para movimentação.  

Os dias mais populares para um chá de bebê são sábado e domingo a tarde, só devemos nos atentar para o calendário para nos certificarmos que os convidados poderão comparecer. Mesmo se o chá de bebê for antes ou depois do nascimento, é importante ter em mente que tanto uma gravidez quanto um bebê recém nascido demandam tempo e energia, portanto, nada de fazer uma festa que dura até o dia seguinte para deixar a mamãe exausta.

7. Definição do tema

Como organizar chá de bebê: definição do tema

Publicidade

O tema vai depender do gosto da mamãe, mas existem diversas possibilidades tanto para os que sabem o sexo do bebê quanto para aqueles que ainda não sabem. O mais interessante é que as possibilidades são infinitas e você pode adaptar diversos temas, fazer misturas e o que mais imaginar.

O chá pode ser focado em itens específicos para o bebê como, por exemplo, o chá de fralda, chá de roupinhas, chá para montar a biblioteca do bebê, entre outros. O tema também pode ser focado em pontos simples como uma cor, designs específicos ou mais elaborados como temas de personagens de desenhos animados, princesas/ príncipes, símbolos ligados ao universo dos bebês (cegonha, mamadeira, chupeta), animais.

8. Cardápio leve e descontraído

Como organizar chá de bebê: cardápio

No geral o cardápio do chá de bebê deverá ser algo bem simples e fácil de ser servido. Lanches de metro, petiscos leves e docinhos são os mais recomendados, mas se preferir tudo bem preparar uma refeição ou churrasco. Fique atento para as possíveis restrições alimentares dos convidados, como  alergias ou intolerâncias, e certifique-se de oferecer uma opção vegetariana se necessário. Todas essas informações podem ser conseguidas através do convite e dos lembretes via mensagem, assim a festa pode ser curtida sem nenhum inconveniente ou mal estar em relação às particularidades de cada um. Outro ponto importante para o cardápio do chá de bebê são as bebidas alcoólicas. Em primeiro lugar deve ser levado em conta como a mamãe se sente sobre serem servidas bebidas alcóolicas durante o evento. Caso ela concorde, está liberado, mas se não pode-se investir em sucos, drinks e coquetéis sem álcool para manter todos hidratados.

9. Jogos e brincadeiras

Como organizar chá de bebê: jogos e brincadeiras

Os jogos e brincadeiras durante o chá de bebê são uma maneira de integrar os convidados e fazer todos se divertirem juntos, sem nunca esquecer que o motivo da reunião é curtir um tempo com a futura mamãe e os cuidados com o bebê.

Na “adivinha quem é?” Fotos antigas da infância de cada um dos convidados são recolhidas com antecedência (antes da data ou durante a chegada no chá de bebê), misturadas e depois todos deverão juntos tentar adivinhar quem é o bebê fofinho da foto depois de adulto.

Uma brincadeira que costuma ser feita com fraldas é a “fralda de chocolate”, onde os convidados tem que adivinhar qual é o tipo de chocolate ou doce derretido que está sujando cada fralda.

Existe outra brincadeira muito divertida que pode ser feita com fraldas e outros itens pequenininhos de bebê. Ela consiste em embrulhar coisas como chupeta, sapatinho, entre outros para fazer os convidados adivinharem o que tem dentro da fralda.

Já que faz parte da tradição dos chás de bebê abrir os presentes antes dos convidados irem embora, podemos aproveitar o momento para fazer uma das brincadeiras mais divertidas: aquela que a mamãe adivinha os presentes recebidos antes de abrir os embrulhos. Assim o evento é encerrado num clima alegre e todos os convidados vão para casa sabendo se a mamãe gostou dos presentes.

10. Lembrancinhas

Como organizar chá de bebê: lembrancinhas

As lembrancinhas de um chá de bebê podem ser itens muito simples, que funcionam como uma demonstração de carinho e gratidão pelos convidados terem vindo. Mas devemos caprichar na apresentação, assim elas podem fazer parte da decoração antes de serem entregues.

Outras recomendações

Alguns manuais de etiqueta recomendam que a anfitriã, ou anfitrião, do evento receba todos os convidados na porta para que a sensação de boas-vindas venha desde o começo da festinha. O mesmo deve ocorrer na saída, todos os convidados devem ser levados até a porta para a despedida.

Outra recomendação é certificar-se de que a mamãe já estará no local para que todos os convidados possam cumprimentá-la no momento da chegada.  

 

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed