Festa de noivado: saiba como organizar neste guia completo

A festa de noivado é o momento de compartilhar com as pessoas que você ama, a decisão do futuro do casal. É um momento mais íntimo, mas cheio de encanto e beleza. Confira com a gente como organizar esse grande evento.

Publicidade

O que é festa de noivado?

Noivado

O noivado é uma comemoração que tinha caído em desuso por conta das grandes festas de casamento. Atualmente, o evento voltou a fazer parte do calendário de celebrações que antecedem uma cerimônia de casamento.

Seguindo uma tradição, o noivado é o momento em que o casal comunica a sua família da decisão que tiveram em casar. Portanto, não é um evento obrigatório, mas alguns noivos sentem a necessidade de compartilhar essa felicidade com familiares e amigos.

A festa é o marco inicial de um período cheio de experiências que os noivos vão viver daí para frente. A partir dele é que será feito todo o planejamento do momento mais inesquecível da vida do casal.

Como organizar uma festa de noivado?

É fundamental que a cerimônia de noivado aconteça bem antes do casamento. O período ideal é de 12 a 6 meses antes para que você tenha tempo para planejar com tranquilidade tanto o noivado como o casamento.

O tipo de festa escolhida dependerá do estilo e orçamento dos noivos. Existem casais que preferem fazer algo mais íntimo para família e amigos e outros que querem realizar uma festa tão grande quanto o casamento.

Como toda comemoração, você precisa seguir algumas orientações para fazer uma festa de noivado organizada, mesmo que seja simples. Veja como planejar corretamente cada detalhe do seu noivado.

Defina o orçamento

Orçamento de noivado

Saber quanto o casal tem disponível para investir em uma festa de noivado é um dos pontos principais a ser decidido. O orçamento será o pontapé inicial para decidir qual será o tipo de evento, a decoração ideal, quantas pessoas serão convidadas, entre outras situações.

Se o casal deseja fazer uma festa diferente em que não precise se gastar tanto, pode optar pelo DIY que nada mais é do que colocar a mão na massa. Existem várias ideias na internet que ajudam a aguçar a criatividade para isso.

Reserve o local

A escolha do local dependerá do tipo de festa que os noivos vão promover e do número de convidados. Se o objetivo é apenas reunir a família e amigos mais próximos, pode-se reservar um restaurante ou fazer um jantar na casa de um dos noivos, proporcionando um momento mais íntimo.

Agora se a intenção é compartilhar esse momento com mais pessoas, é interessante ver a possibilidade de usar o salão de festas do condomínio ou um espaço especializado para isso.

Escolha os convites

Convite de festa de noivado

Seguindo para os modelos de convites, você pode escolher algo mais simples e descolado. O ideal é fazer algo criativo que diferencie o momento. Capriche nos detalhes e coloque um toque da personalidade do casal.

Se o orçamento estiver apertado, o convite impresso pode se transformar em um convite digital, mais informal e prático. Você pode até enviá-lo via whatsapp ou e-mail com um mês de antecedência, para deixar seus convidados preparados para o evento.

Quem convidar para a festa de noivado?

Lista de convidados festa de noivado

Antes de escolher o tipo de convite é necessário fazer uma lista de convidados para o noivado. Como o evento é mais simples que o casamento, prefira reduzir o número de pessoas, escolhendo apenas os familiares e amigos mais próximos. Porém, lembre-se que os convidados do noivado precisam ser convidados também para o casamento.

Na maioria das festas de noivado, os convidados são os pais dos noivos, os irmãos e seus respectivos cônjuges ou namorados (a). Além desses, pode-se convidar os amigos mais próximos e outros familiares.

Quais os tipos de presentes para festa de noivado?

Presente para festa de noivado

Neste tipo de evento não deve ser exigido presentes dos convidados, mas é muito simpático recebê-los, visto que houve investimento por parte dos noivos para realizar a comemoração, sendo de bom tom os convidados levarem uma lembrança como forma de agradecimento do convite.

É muito delicado fazer uma lista para a festa do noivado como as que são disponibilizadas no casamento. Portanto, o ideal é deixar seus convidados mais à vontade para levar qualquer item do enxoval como um vaso, toalhas, buquê de flores ou qualquer mimo que seja entregue com muito carinho.

Quais as dicas de decoração ou temas para festa de noivado?

A decoração é a parte da festa que precisa ter o toque especial dos noivos. Como o evento é algo bem mais simples do que a cerimônia de casamento, não precisa fazer uma decoração luxuosa, mas algo que seja surpreendente para todos.

Alguns casais preferem seguir a linha do casamento e fazer algo que esteja relacionado ao tema da festa de casamento com a intenção de deixar os convidados empolgados para o que está por vir.

Porém, isso não deve ser encarado como uma regra, deixando o casal bem à vontade para escolher o que lhe convir. O interessante seria investir em algo diferente em que pudesse usar muita criatividade. Quem sabe o resultado pode surpreender e servir de inspiração para fazer a decoração do casamento?

Veja algumas ideias de decoração para a sua festa de noivado.

Decoração de festa de noivado rústica

Decoração de festa de noivado rústica

Uma das mais escolhidas para a festa de noivado é a decoração rústica por ser algo mais simples que permite curtir com toda a família. O evento pode ser feito em um sítio, fazenda ou um restaurante temático próprio para esse tipo de comemoração.

Geralmente, a festa é festa no período do dia para dar destaque aos itens decorativos e proporcionar um clima mais descontraído para o momento. A decoração deve ser carregada em flores, coloridas ou em tons neutros e folhagens.

Os móveis decorativos costumam ser amadeirados, em alguns casos até em estilo vintage que está em alta no momento. Você pode apostar em alguns elementos como a Fairy Lights. Elas são aquelas luzinhas parecidas com as de natal.

Outro elemento interessante é o letreiro luminoso com as iniciais dos noivos que dá um destaque na decoração. Na mesa de bolo, o naked cake com docinhos rústicos podem fazer toda a diferença.

Decoração de festa de noivado romântica

Decoração de festa de noivado romântica

Para as noivas românticas, nada melhor do que investir em uma decoração com a sua cara, cheia de corações, passarinhos apaixonados e muitas fotos do casal. É um estilo que dá para usar a criatividade e usar diferentes temas.

O local escolhido pode ser aquele restaurante preferido do casal, um sítio da família, salões ou qualquer lugar da preferência dos noivos. O mais importante é decidir por um lugar que comporte a quantidade de convidados, sem precisar ficar desconfortável, já que o evento é para poucas pessoas.

Para decorar use e abuse de flores, principalmente, as rosas vermelhas para representar todo o amor do casal e proporcionar muita delicadeza para o ambiente. Alguns elementos de cristais e vidros podem fazer toda a diferença para o lugar.

Decoração de festa de noivado tradicional

Decoração de festa de noivado tradicional

A decoração tradicional é sempre uma grande opção para as noivas clássicas que preferem algo mais clean, sem muitas novidades. A cor predominante da festa deve ser o branco com detalhes dourados e prateados para dar um tom mais glamouroso ao momento.

Esse tipo de decoração pede que o evento seja à noite, servindo um jantar bem tradicional, com cardápios caprichados e extremamente requintados. Para dar um toque mais leve, podem ser usadas flores brancas.

O que servir em uma festa de noivado?

Cardápio de festa de noivado

Dependendo do estilo escolhido para a festa, não será necessário gastar muito com o que será servido. As comidinhas rápidas como os finger foods e os petiscos servidos em coquetéis são excelentes dicas para uma comemoração mais animada e sem muita sofisticação.

Caso o evento exija um jantar na linha tradicional ou um almoço, opte por alimentos fáceis de fazer e práticos na hora de servir. Portanto, capriche no cardápio com comidas que combinem com o estilo dos noivos e ofereça o melhor para os seus convidados.

O que vestir em uma festa de noivado?

Como todo evento que envolve casamento, sempre há dúvidas sobre o que vestir. Na dúvida, pode escolher algo mais descontraído, sem muita sofisticação. Porém, se a festa for algo mais formal, deve-se optar por roupas mais sóbrias. Veja como escolher a roupa adequada para a festa de noivado.

Para a noiva

Noiva: o que vestir na festa de noivado

A noiva deve vestir algo que combine com o estilo da festa. Porém, não existem regras e nem restrições sobre o que vestir. Apenas tenha cuidado com extravagâncias ou muito brilho porque o evento não pede este tipo de vestimenta.

Quanto ao comprimento do vestido, você pode escolher tanto longo quanto curto. Antes de escolher, observe como será o lugar da festa, já que sítios e fazendas ou os eventos que são realizados durante o dia pedem um traje mais simples, mas sem perder a elegância.

Outra dúvida das noivas é se existe a obrigatoriedade de vestir branco em uma festa de noivado. Mais uma vez, isso não pode ser encarado como regra e fica a critério da noiva. Muitas preferem o tom nude ou rosé para dar um toque mais clean. Porém, pode-se optar por cores mais fortes, principalmente se tiverem combinado com o tema da festa, mas sem exageros.

Para o cabelo, maquiagem e acessórios, o ideal é escolher algo que complemente com o visual da noiva, sem precisar exagerar em sombras brilhosas e batons que chamem muita atenção. Nessa hora, menos é mais!

Para o noivo

Noivo: o que vestir na festa de noivado

Para os noivos a escolha do que vestir se torna mais fácil. Mas é preciso lembrar que o visual deve combinar com o da noiva. Por isso, não se esqueçam de conversar sobre todos esses detalhes com antecedência para combinar as cores e modelos.

Se a festa for mais tradicional, é importante optar por um visual clássico. Dê preferência a uma calça e camisa social. Se for algo mais descontraído, pode usar uma roupa mais leve, mas evite camisetas e bermuda.

Agora que você já sabe como organizar a festa de noivado, siga as nossas dicas, escolha o melhor lugar para fazer o evento, decida pela decoração que mais combina com os noivos e reúna as pessoas mais especiais para esse momento.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed