Como organizar uma festa de noivado: dicas para não errar8 min read

Populares no Brasil, as festas de noivado tem crescido a cada dia: saiba como organizar uma

As festas de noivados não são tão populares aqui no Brasil, mas vêm crescendo cada vez mais e chamando a atenção de organizadores, decoradores e dos noivos em geral. É claro que se você já viu alguma comédia-romântica americana que envolve o tema casamento já sabe que as festas que antecedem a cerimônia que oficializa a união, incluíndo a festa de noivado estão bem presentes e podem ganhar vários estilos.

Publicidade

O noivado é aquele momento pré-casamento que com certeza merece uma comemoração à altura, mesmo que só uma reuniãozinha ou um almoço com familiares e amigos mais próximos do casal. Mas se você decidir por fazer algo maior, as possibilidades são infinitas e com tudo o que o casal tem direito.

É o tipo de festa que tudo o que o casal desejar é possível!

No post de hoje, vamos falar tudo sobre a organização de festas de noivados, sobre o porque fazer esse tipo de festa, com grandes ideias e sugestões para você se inspirar e montar a sua própria festa. Afinal, esse é um momento que deve ser comemorado também!

Vamos lá!

O momento ideal

Como organizar festa de noivado: o momento ideal

Organizar uma festa de noivado sempre começa com muitas dúvidas, mas vamos trazer algumas dicas para esclarecer qualquer questão que possa surgir na organização.

Afinal, fazer uma festa de noivado ou não? Pense nesse momento como uma forma de juntar familiares e amigos próximos para comemorar esse novo passo do casal antes do casamento.

É uma celebração especial e mais informal, para também ser utilizada para anunciar a data e outras questões envolvendo o casamento. A escolha das madrinhas e dos padrinhos, das daminhas de honra, por exemplo, pode ser feita durante a festa de noivado.

Ao mesmo tempo, essa pode ser uma festa somente para celebrar, sem nenhuma relação direta com a organização do casamento.

Por isso, o momento certo para fazer a festa pode variar, desde uma data imediata ao pedido de casamento (as comemorações pequenas permitem esse modelo à jato) ou quando os detalhes do casamento começam a ser acertados. O importante é que a festa de noivado não fique tão próxima da data do casamento, assim cada comemoração tem o seu momento especial, sem atrapalhar a outra.

Roteiro: sim ou não?

Como organizar festa de noivado: roteiro, sim ou não?

A questão do roteiro vai depender muito do tipo de festa que você quer. As festas mais tradicionais guardam alguns momentos para o anúncio formal do noivado (algumas até com um novo pedido feito pelo noivo), algumas palavras dos noivos e seus pais e o brinde.

Vale lembrar que esse não é um protocolo que deve ser seguido a risca, é sempre permitido modificações e até mesmo não seguir protocolo algum, se os noivos não desejarem

A festa de noivado é ideal para você deixar acontecer de uma forma mais orgânica e sem obrigações.

Festa grande ou uma pequena reunião?

Como organizar festa de noivado: festa grande ou pequena reunião

Lembre-se que a festa de noivado é um tipo de comemoração mais informal, sem a maior parte dos protocolos das festas de casamento, então é o momento perfeito para você usar sua criatividade e deixar tudo com a sua cara.

Por isso, a decisão de fazer uma festa grande ou pequena vêm do seu gosto e de outros fatores como o seu budget, o espaço disponível, a quantidade de convidados, e o que mais possa ser incluído na sua lista.

Outra dúvida frequente é o tipo de festa que pode ser feito. Por ser uma ocasião que não vai ser tão grande quanto o casamento, a maior parte dos noivos opta por espaços reduzidos para algum tipo de refeição, mas se você tiver uma lista de convidados maior a festa pode sim acontecer num salão com serviço de buffet, DJ ou banda e tudo mais.

Brunch, jantar, coquetel ou festa? Estilo de festa e cardápio apropriado

Como organizar festa de noivado: brunch, jantar, coquetel?

Separamos aqui alguns exemplos de formatos que podem ser utilizados na sua comemoração, eles são definidos essencialmente pelo número de convidados, mas também pelo momento do dia em que você planeja separar para a comemoração. Dê uma olhada!

Brunch: é um tipo de refeição que teve sua origem na Grã-Bretanha, que combina café-da-manhã (breakfast, em inglês) e o almoço (lunch), e o seu nome vem exatamente da junção das duas refeições. Geralmente é servido no final da manhã e antes do horário do almoço.

O interessante é que o Brunch é, essencialmente, uma refeição para ser feita de forma descontraída, para quem decidiu ficar um pouquinho a mais na cama e resolveu fazer um café-da-manhã mais reforçado.

Para uma comemoração mais íntima, como uma reunião com a família ou alguns amigos, o brunch com certeza garante um clima mais alegre e divertido. Além disso, por ser feito no final da manhã, garante o resto do dia livre: uma comemoração rápida e deliciosa!

Jantar: Aqui é uma opção também centrada na refeição, mas num clima mais formal. Tanto um jantar feito em casa para alguns convidados quanto uma visita num restaurante, esse tipo de comemoração tem um peso mais sério, especialmente para a família. Aqui vale investir num momento especial para o brinde e a sobremesa.

Coquetel: outro tipo de comemoração mais informal, mas para mais convidados. O coquetel é um estilo de festa rápida com bebidas refrescantes e sem uma refeição propriamente dita. O horário mais comum do coquetel é antes do jantar, geralmente começando às 18h.

A comida é essencialmente canapés, patês, frios e salgadinhos servidos em bandejas (numa mesa central ou com garçons andando pelo espaço) para os convidados se servirem em pratinhos ou com o auxílio de um guardanapo. A palavra-chave aqui é praticidade.

Festa: se você tiver uma quantidade maior de convidados, uma festa propriamente dita pode ser a ocasião certa para a sua festa de noivado. Pode ser feita no jardim de casa ou em um salão, de modo que os convidados fiquem livres para circular pelo ambiente.

Mesmo que seja uma festa mais informal, a festa garante um ambiente maior do que o coquetel, com mais opções de bebidas e petiscos e até um serviço de buffet para proporcionar um almoço ou jantar.

Esses quatro tipos de festa são só alguns dos mais utilizados nas festas de noivado. Você sempre pode utilizar sua criatividade para modificá-los e deixá-los mais com a sua cara!

Convidados

Como organizar festa de noivado: convites

A ideia geral da festa de noivado é que, independente do tamanho, ela seja uma festa mais descontraída e íntima do que a grande festa de casamento. Por isso, vale não chamar aqueles familiares e amigos mais distantes.

Publicidade

A parte da família que inclui os pais, avós e irmãos dos noivos já constitui um bom grupo para quem quer ter uma festa mais íntima e familiar. Para abrir mais o número, os melhores amigos dos dois também podem ser chamados (especialmente porque geralmente eles acabam sendo chamados para ser padrinhos e madrinhas).

Para uma festa com mais convidados, vale chamar outros membros da família e amigos. Mas é sempre preciso atenção, pois é muito fácil ver o numero de convidados chegar a níveis estrondosos! Para quem quer fazer uma festa em casa, mais de 20 convidados é insustentável e é geralmente quando os buffets são chamados para auxiliar.

Por isso, não se preocupe pelas pessoas que podem ficar de fora, a festa de casamento é o momento certo para chamar todo mundo e fazer uma super festa!

Convites

Como organizar festa de noivado: convites

Em questão de convites as ideias são variadas, desde aquelas que preferem um convite clássico impresso estilo save the date feito à mão, quem marca tudo por mensagem de texto por celular ou e-mail e quem só dá uma ligadinha.

Mas se lembre que, a festa de noivado é para ser feita de forma menos formal, então não precisa de convites super elaborados.

O tio de convite vai depender do estilo da festa e a quantidade de pessoas que você chamar. Dependendo do número, não dá para escrever para tudo mundo ou ligar, vale mais a pena mandar uma mensagem padronizada online!

Estilo de decoração para a festa

Como organizar festa de noivado: estilo da festa

A festa de noivado é muito pensada como um tipo de ensaio para o casamento. Por isso, é normal os noivos já começarem a testar a decoração e o estilo que vai ser utilizado.

Essa decoração vai ser orientado essencialmente pelo gosto e estilo de vida do casal. É claro que pode ser utilizado um estilo mais simples, mas como na decoração do casamento, existem alguns estilos que são tendências da moda e da decoração no momento. Alguns exemplos são o Boho Chic, inspirado num clima mais boêmio e o Country, para quem tem uma conexão com o clima fazenda.

Lembrancinhas

Como organizar festa de noivado: lembrancinhas

As lembrancinhas para festa de noivado são opcionais, mas altamente recomendadas! Elas mostram a preocupação dos noivos na organização de uma comemoração completa, com um mimo para os convidados.

Como essa não é uma ocasião grande, invista num tipo de lembrança mais singela. A atenção especial é sempre para as comidinhas, como amêndoas drageadas, bolinhos no estilo bem-casado, mas objetos úteis e que tenha a ver com o tema e os noivos também funcionam muito bem.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed