Chá de casa nova: conheça dicas para organizar o seu open house

Enfim, você recebeu a sua nova casa e quer iniciar uma vida a dois ou até aproveitar a oportunidade para sair da casa dos seus pais e ter uma vida totalmente independente. Mas é preciso organizar os itens essenciais para qualquer lar. Para isso, o ideal é fazer um chá de casa nova.

Publicidade

O evento tem como objetivo apresentar o seu cantinho para os amigos e familiares e receber presentes úteis para ele. Se você não tem noção por onde começar a organizar esse momento, reunimos as informações mais importantes nesse guia que vão ajudá-lo a realizar o seu chá de casa nova. Acompanha com a gente!

O que é o chá de casa nova?

O chá de casa nova é um evento que, geralmente, é organizado pelas madrinhas, amigas ou familiares da noiva. É muito parecido com o chá de panela ou chá bar. Porém, ele deve ser realizado após o casamento.

Atualmente, o chá de casa nova pode ser realizado por qualquer casal, estando casado ou não, que apenas decidiram morar juntos. Até mesmo os solteiros que resolveu ir morar sozinho e não tem nada no novo lar.

É um excelente momento para reunir os amigos e a família para apresentar o seu novo lar e, de quebra, equipar a sua casa com artigos que você tanto precisa. São esses presentes que precisam constar em uma lista prévia para os seus convidados.

O ideal é que o evento seja realizado na nova casa, já que a intenção é apresentá-la para os seus convidados. Por isso, o imóvel precisa estar preparado para recebê-los. Se o espaço for pequeno, você pode optar em fazer no salão de festa do condomínio ou em até um restaurante apropriado para isso.

Como elaborar o convite do chá de casa nova?

Convites

Você não precisa gastar muito na hora de fazer o chá de casa nova. Porém, investir nos detalhes, fará toda a diferença. Portanto, abuse da criatividade na hora de fazer o convite do evento.

Procure se inspirar em itens que são utilizados na hora da mudança. Use caixas, paleta de cores, mapas e tantas outras ideias. O importante é que seus convidados entendam que se trata de um chá de casa nova.

Você pode buscar modelos na internet e colocar textos com humor, já que o momento não exige formalidades e dependendo da quantidade de convidados, você pode entregá-los pessoalmente ou usar o whatsapp.

Não esqueça que antes de enviar o convite, você precisa ter a lista preparada com os itens para o chá de casa nova para entregar junto, visto que esse é o presente que você vai receber dos convidados.

Coloque as informações básicas sobre a sua festa nele, como:

  • Data
  • Horário
  • Endereço – Pode até acompanhar um mapinha para ninguém se perder
  • Lista de Presentes (opcional)

Quem convidar para o chá de casa nova?

Amigos durante o chá de casa nova

Ao elaborar a lista de convidados, precisa se atentar a quantidade de pessoas que você pode receber. Se o evento for em um apartamento pequeno, não dá para convidar muita gente. Prefira chamar os amigos mais próximos e a família.

Agora se você quer realmente convidar muita gente, pense em realizá-lo em um salão de festas. Mas, não poderá deixar de fora a visita a sua casa, já que esse é o maior objetivo do chá: apresentar o seu lar.

Pense nos seus amigos mais próximos e nos familiares. Se mesmo assim, a lista ainda continuar grande, vá eliminando por afinidade, uma vez que os seus amigos ainda terão outras oportunidades para conhecer a sua casa.

O que servir no chá de casa nova?

O cardápio de um chá de casa nova pode ser bem variado e isso pode sofrer alterações conforme a quantidade de convidados, o estilo e o horário do evento. Você pode servir desde um jantar mais formal até um coquetel bem informal.

Algumas pessoas gostam de fazer festas temáticas. Se esse for o seu objetivo, pode usar como tema a noite da pizza, festa mexicana, sushi bar, boteco dos noivos, entre outros. O importante é deixar os convidados muito a vontade.

Veja algumas opções do que pode ser servido em chá de casa nova de acordo com o estilo da festa:

Brunch

Brunch no chá de casa nova

Boa opção para chás de casa nova com familiares ou para pessoas mais diurnas, já que o brunch tem como vantagem ocupar a faixa de horário entre o café da manhã e o almoço, podendo se estender até mais tarde.

É um café da manhã reforçado que acaba funcionando como almoço sem que você precise, de fato, pensar em entrada, prato principal e sobremesa. Entre as sugestões do que servir estão pão de queijo, tortas, bolos, pães e frios, ovos mexidos, entre outros.

Almoço

Almoço de chá de casa nova

É uma refeição em que as pessoas normalmente esperam comer algo mais substancioso, como um churrasco ou pratos de comida mesmo, o que a torna a opção ideal para quem gosta e se sente à vontade de cozinhar para os amigos.

Funciona melhor para quem tem cozinha americana ou com pratos que podem ser preparados antes e, depois, que só precisam ir para o forno. Assim, os anfitriões ficam livres para interagir com os convidados.

Chá da tarde

Chá da tarde

Como o brunch, ele tem a facilidade de não precisar ser uma refeição completa, podendo ser composto por várias coisas compradas na sua padaria favorita, como pães de queijo, salgadinhos, tortas e bolos. Receitas caseiras também podem entrar na roda e são super bem-vindas.

Coquetel

Coquetel para o chá de casa nova

Outra ideia prática e bem divertida é o coquetel que pode ser feito no fim da tarde ou à noite. É a opção mais adequada para quem não tem muito espaço, mas quer chamar mais gente, já que no coquetel, as pessoas ficam circulando e mais gente pode ficar em pé.

A comida, claro, tem que ser igualmente prática, para comer com as mãos, como torradinhas com patês, minisanduíches, antepastos ou algo que possa ser servido de maneira criativa, como em um copinho com colher. E não se esqueça das bebidas, incluindo opções alcoólicas.

Jantar

Jantar entre amigos no chá de casa nova

Uma das melhores coisas de servir um jantar é que ele pode ser feito em um horário extremamente versátil. Você pode tanto preparar alguma especialidade culinária para os amigos quanto fazer algo bem mais informal, como pizzas, hambúrgueres ou mesmo jantares temáticos, como mexicano, árabe, japonês, etc. Vai depender do espaço, do orçamento e do estilo de vocês.

Como fazer a lista do chá de casa nova?

Elaborar lista

A lista de presentes do chá de casa nova deve ser diferente de uma lista de presentes de casamento. Por isso, não envolve objetos mais significativos como eletrodomésticos mais caros. A preferência é por utensílios práticos da casa.

Você pode incluir pequenos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos de baixo custo, além de enxoval e itens de decoração. Não se esqueça de colocar os itens baratinhos como os artigos de cozinha: peneira, açucareiro e abridor de garrafas.

Artigos mais sofisticados também podem constar na lista como jogo de fondue e de tapetes. Pode também colocar produtos que você precisa para o banheiro como porta-sabonete, lixeira, entre outros.

O mais importante é pensar em tudo o que você precisa na cozinha. Vai eliminando os objetos mais caros e deixe aqueles mais acessíveis. Seja consciente com o que os seus convidados podem dar de presente.

Você pode deixar a lista disponível para todos os convidados e deixar que eles escolham o que levar. Assim eles terão a possibilidade de escolher aquilo que cabe no bolso deles e, quem sabe, até presentear com mais de um item.

Não deixe de informar as cores da decoração da sua cozinha, banheiro e quarto. Se preferir, você pode sugerir itens com cores neutras como branco, preto ou transparente para destoar da decoração da sua casa.

Quais itens devem constar na lista do chá de casa nova?

Veja quais itens são interessantes para colocar na lista do chá de casa nova.

Cozinha

  1. Aparelho de fondue
  2. Abridor de garrafas
  3. Abridor de latas
  4. Açucareiro
  5. Afiador de facas
  6. Assadeira antiaderente
  7. Bacia de inox
  8. Bacia de plástico
  9. Batedeira
  10. Batedor de ovos
  11. Boleira
  12. Bowls
  13. Centrífuga de salada
  14. Cesta para pão
  15. Coadores de chá, leite e sucos
  16. Colheres de silicone
  17. Colher de medidas
  18. Colheres para servir
  19. Colher de sorvete
  20. Concha e escumadeira
  21. Cortador de pizza
  22. Escorredor de arroz
  23. Escorredor de macarrão
  24. Espátula para bolo
  25. Espremedor de alho
  26. Espremedor de batata
  27. Espremedor de frutas
  28. Faca de pão
  29. Facas diversas
  30. Faquinha de patê
  31. Fatiador de queijo
  32. Forma para bolo
  33. Forma para gelo
  34. Forma para pizza
  35. Forma para pudim
  36. Forminhas para empada
  37. Frigideira pequena
  38. Funil
  39. Garrafa térmica
  40. Grill
  41. Jarra para água
  42. Jarra para suco
  43. Jogo de saleiro, pimenteiro e paliteiro
  44. Jogos americanos
  45. Jogo porta-copos
  46. Leiteira
  47. Liquidificador
  48. Lixeira para cozinha
  49. Luvas de silicone
  50. Manteigueira
  51. Mix
  52. Panos de prato
  53. Pá para bolo
  54. Pegador de massa
  55. Peneiras para culinária
  56. Petisqueira
  57. Pinça para culinária
  58. Pipoqueira para micro-ondas
  59. Pirex
  60. Potes herméticos
  61. Potes para micro-ondas
  62. Potes multiuso
  63. Potes para mantimentos
  64. Porta-condimentos
  65. Porta-guardanapos
  66. Queijeira
  67. Ralador
  68. Rodinho de pia
  69. Rolo de massa
  70. Saca-rolha
  71. Sanduicheira
  72. Suporte para filtro de café
  73. Suporte para detergente
  74. Tábua para cortar alimentos
  75. Tábua para frios
  76. Taças
  77. Talheres para salada
  78. Tesoura comum
  79. Xícaras de medidas

Área de serviço

  1. Baldes de plástico
  2. Cabides
  3. Capacho
  4. Escova para vaso sanitário
  5. Flanelas de limpeza
  6. Lixeira para banheiro
  7. Pá de lixo
  8. Panos de chão
  9. Prendedores de roupa
  10. Protetor para tábua de passar
  11. Tapete antiderrapante
  12. Enxoval
  13. Avental
  14. Cobertor
  15. Fronhas
  16. Jogo de cama
  17. Pano de prato
  18. Pegador de panelas
  19. Protetores de travesseiro
  20. Tapete para banheiro
  21. Toalha de mesa
  22. Toalha de mesa plastificada
  23. Toalha de banho
  24. Toalha de rosto

Decoração

  1. Abajur
  2. Almofadas
  3. Castiçais
  4. Espelhos
  5. Luminárias
  6. Porta-retratos
  7. Puff
  8. Quadros
  9. Revisteiro
  10. Tapetes
  11. Vasos

Com esse guia que organizamos sobre chá de casa nova, você não terá mais dificuldades em organizar o seu. Aproveite a oportunidade para confraternizar com os seus amigos e familiares e deixar a sua casinha mais completa.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed