13 receitas incríveis de cobertura para bolo

O ramo de venda de bolos tem crescido muito atualmente, sendo uma excelente fonte de renda para muitas pessoas que estão buscando ganhar um dinheirinho a mais.

Publicidade

Algumas pessoas começam um negócio pequeno em casa, somente para elevar a renda, e descobrem uma grande paixão pelo mundo da confeitaria, adotando a prática como profissão.

Seja para preparar receitas para ocasiões especiais ou para fazer sucesso com vendas, receitas diferenciadas e de qualidade são essenciais para se destacar e agradar o paladar do público.

Por isso, preparamos algumas receitas incríveis de cobertura para bolo que darão um toque especial para suas receitas.

Para aqueles momentos em que você quer criar novas combinações e está sem ideias, basta seguir as inspirações que vamos indicar para você.

Além disso, separamos também algumas versões veganas para que você possa alcançar ainda mais pessoas com suas receitas. Ou até mesmo fazer para que você, que segue esse estilo de vida, possa se deliciar.

Continue a leitura e confira!

Receitas de cobertura para bolo

Cobertura para bolo

Confira a seguir 13 receitas especiais de cobertura para bolo que farão total diferença em suas criações:

1. Cobertura branca para bolo

Essa versão de cobertura branca para bolo é a cara da tradicionalidade em relação a bolos para festas.

Aquela cobertura aveludada que deixa qualquer bolo mais elegante, e faz uma base perfeita para outras decorações e cores por cima.

Por isso, vale muito a pena ter essa receita guardada na manga, tanto para utilizar como base para decorações criativas, quanto para fazer misturas diferentes ou sempre ter como finalizar qualquer bolo.

Para preparar essa versão básica e simples, você precisará de poucos ingredientes, são eles a manteiga sem sal, claras, açúcar de confeiteiro e extrato de baunilha para agregar sabor para a cobertura.

Se você já tem uma experiência na cozinha, ainda pode adicionar outros elementos para agregar sabor ou coloração para essa mesma base de cobertura. Tudo depende de seu gosto, objetivo e criatividade.

A receita é bem explicada no passo a passo, contanto com fotos para deixar tudo ainda mais simples e claro.

Seguindo corretamente os procedimentos, sua cobertura ficará cremosa, acetinada e deliciosa, finalizando qualquer bolo com elegância e sucesso.

2. Cobertura de pasta americana caseira

A pasta americana é uma cobertura bem famosa por deixar os bolos mais estilosos, colaborando em criações estéticas especiais, como desenhos e formas específicas.

A pasta pode ser feita de diversas cores, deixando o bolo com uma finalização bem lisa e uniforme.

O aspecto dessa cobertura não é mole como uma calda, tem uma textura mais pastosa, com a semelhança de uma massinha. Por isso, é muito utilizado em bolos artísticos e bem elaborados esteticamente.

Para preparar essa versão caseira, você precisará de ingredientes como água, glucose de milho, gelatina em pó sem sabor e incolor, açúcar de confeiteiro e gordura vegetal hidrogenada.

O passo a passo é supersimples e rápido, e em alguns minutos sua pasta já estará pronta. A receita original resultará em uma passa branca, mas você pode customizar com corantes que preferir.

Esse tipo de acabamento dará um toque bem diferenciado aos seus bolos, de forma prática e eficiente. Vale a pena testar!

3. Cobertura de chocolate para bolo de cenoura

Um dos elementos principais do bolo de cenoura com certeza é a sua cobertura de chocolate, que atrai até mesmo o público que não gosta do vegetal em si.

Saber fazer uma cobertura deliciosa com gostinho caseiro e tradicional, deixará suas receitas de bolo de cenoura ainda mais atrativas e especiais.

Seja para versões de bolo trufado, vulcão ou tradicional, essa cobertura agregará sabor e finalizará seu bolo com chave de ouro.

Para preparar essa receita, você precisará de manteiga ou margarina, chocolate em pó, açúcar e leite.

Os ingredientes são bem simples e baratinhos, o que torna a receita super prática e econômica.

O modo de preparo é bem simples e você pode seguir a indicação explicada na receita para que nada saia errado.

O resultado é uma cobertura durinha, brilhante e espelhada, cheia de sabor e muito linda. Usar essa versão deixará sua receita ainda mais irresistível!

4. Cobertura de chantilly de café

O café é um ingredientes chave que combina e harmoniza com diversos outros sabores, sendo o destaque ou o equilíbrio em muitas receitas.

Essa versão de chantilly de café é ideal para acompanhar bolos com combinações diferentes, sem ser exatamente sabor café.

Seja para combinar com chocolate, baunilha ou qualquer outro ingrediente, essa cobertura é excelente para deixar o resultado final ainda mais especial.

Publicidade

Além disso, ela ajuda a compor uma decoração elegante e irresistível para suas receitas.

Para preparar essa cobertura deliciosa e cheia de aroma, você precisará de creme de leite fresco, açúcar, café solúvel, baunilha e confeitos para finalizar.

A receita ainda sugere a substituição do creme de leite fresco por uma mistura de chantilly já pronta, tudo dependerá de seu gosto e de quanta praticidade você deseja no preparo.

O modo de preparo é super simples, e você pode conferir com fotos na receita indicada.

Por fim, basta finalizar a decoração como preferir, usando confeitos ou até mesmo grãos de café, caso se encaixe na receita e você queira destacar ainda mais o ingrediente.

5. Cobertura espelhada para bolos

Uma das tendências no mundo da confeitaria atualmente tem disso as coberturas espelhadas, que deixam o bolo com uma cara irresistível.

Esse estilo de cobertura é tão lindo e moderno, que muitas pessoas ficam com vontade mas com dó de estragar tudo ao comer.

Essas receitas tem feito sucesso pela internet, sendo excelentes para atrair clientes e vendas, ou surpreender as pessoas em uma festa ou evento especial.

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como gelatina em pó, água, gucose, açúcar, chocolate branco derretido, leite condensado e corante em pó lipossolúvel com a cor que você desejar.

Os ingredientes são simples, mas o segredo para preparar essa cobertura incrível está em sua preparação.

Por isso, não deixe de seguir corretamente o passo a passo e as dicas da receita, para que seu bolo espelhado faça muito sucesso não só na aparência, mas no sabor e na textura!

Você ainda pode finalizar com frutas ou outros elementos por cima, para deixar o bolo personalizado e maravilhoso.

6. Brigadeiro gourmet para cobertura

O brigadeiro gourmet também é um grande sucesso tanto em sua versão isolada quanto como complemento de outras receitas doces, como o bolo.

Nessa versão, ele é usado como uma cobertura incrível e deliciosa, com uma textura cremosa que possibilita a feitura de desenhos e decoração.

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como leite condensado moça, creme de leite, margarina, chocolate em pó 50% cacau e chocolate ao leite.

O modo de preparo é simples e seguindo corretamente não há como sua cobertura dar errado.

Você ainda pode adicionar confeitos de sua preferência, assim como aplicar a cobertura com espátula ou com bicos para criar texturas e desenhos diferentes.

O resultado é um cobertura com um sabor intenso de chocolate, que deixará qualquer bolo especialmente delicioso. Vale a pena testar!

7. Cobertura de calda de morangos

As frutas são ótimas opções para equilibrar os sabores doces do universo da confeitaria, sendo muito apreciadas nas receitas de bolos, sejam em calda ou em sua forma original.

O morango é uma das opções mais queridas, pois possui um sabor mais azedinho e característico, que faz com que a harmonização dos diferentes gostos misturados seja muito agradável ao paladar.

Nessa receita, você aprenderá a fazer uma calda doce mas equilibrada de morangos, que dará muito sabor e uma aparência irresistível em seus bolos.

Você ainda pode combinar essa cobertura com sabores diferentes de bolo, não necessariamente somente bolo de morango.

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como morangos, açúcar, água e suco de limão.

Os ingredientes são bem básicos, fáceis de encontrar e baratinhos, o que ajuda ainda mais a tornar sua receita econômica e fácil.

O preparo também é super simples, e em cerca de 30 minutos sua cobertura estará prontinha para regar seus bolos e deixá-los ainda mais lindos.

Essa é uma boa opção para momentos em que você quer apresentar algo diferente mas está sem muitas ideias.

Ou até mesmo para criar novas combinações de massa, recheio e cobertura.

8. Cobertura vegana de ganache de chocolate e coco

Para o público vegano, encontrar receitas de bolo completamente de acordo com suas ideologias pode não ser uma tarefa fácil.

Isso porque algumas pessoas até se preocupam em não utilizar ingredientes de origem animal na massa, mas se esquecem de fazer o mesmo com a cobertura e o recheio.

Por isso, essa versão é ótima tanto para se deliciar, quanto para servir ou vender e alcançar essas pessoas específicas, aumentando sua projeção de ganhos e vendas.

Para preparar essa cobertura vegana, você precisará de leite de coco, chocolate meio amargo, essência de baunilha e xarope de bordo.

A receita tem um preparo super simples eainda conta com fotos do passo a passo, para facilitar ainda mais a reprodução em sua casa.

Basta seguir as orientações e sua cobertura vegana de chocolate com coco estará pronta para deixar seus bolos ainda mais incríveis e irresistíveis!

9. Cobertura de ganache de maracujá

O maracujá é uma fruta cheia de frescor e com um aroma inigualável, que agrega muito sabor para qualquer receita.

Além disso, a fruta é ótima para harmonizar e equilibrar sabores, sendo fácil de misturar com outros ingredientes.

Você pode utilizar essa cobertura para criar combinações originais, e escolher sabores de massa e de recheio diferentes.

Ou até mesmo fazer um bolo completamente de maracujá, que será muito refrescante e com sabores intensos e marcantes.

Para preparar essa cobertura, você precisará apenas de chocolate branco picado, creme de leite sem soro e suco natural de maracujá.

Os ingredientes são bem práticos e simples, e o preparo também é super rápido. A receita indica o uso do micro-ondas e da batedeira no preparo, o que deixa tudo mais simples.

Com isso, basta seguir os procedimentos indicados e em poucos minutos sua cobertura de ganache de maracujá estará pronta!

10. Cobertura de amêndoas

Se você procura por uma cobertura leve e com sabores bem delicados, para combinar bem com qualquer sabor de massa ou recheio, essa versão pode ser ideal para você.

As amêndoas são o ingrediente chave dessa cobertura, sendo excelentes para harmonizar com outros ingredientes e deixar tudo bem equilibrado e suave.

Para preparar essa versão, os ingredientes necessários são cream cheese, amêndoas inteiras, farinha de amêndoa, canela em pó, açúcar de confeiteiro e essência de baunilha.

O passo a passo é bem explicado na receita, além de conter fotos para que não haja dúvidas nos procedimentos.

Por isso, basta seguir a receita original corretamente e sua cobertura incrível de amêndoas ficará com sabor e textura maravilhosos.

Além disso, você ainda pode adicionar outros elementos para decorar e agregar mais elegância aos seus bolos.

Uma dica é utilizar amêndoas laminadas para dar um toque chique e crocante ao bolo. Mas vale usar sua criatividade nessa hora!

11. Cobertura de ganache de morango

Diferentemente da cobertura de calda de morango citada anteriormente na lista, essa versão ganache é bem mais cremosa e pastosa, mantendo um sabor marcante de morangos e uma cor linda para seu bolo.

Essa versão também é ótima para equilibrar sabores, disfarçando os ingredientes muito doces e deixando tudo perfeitamente harmonizado.

Para preparar essa ganache, você precisará de ingredientes como morangos frescos, manteiga sem sal, açúcar de confeiteiro e essência de baunilha ou de morango.

Se você desejar um sabor mais marcante de morango, o ideal é optar pela essência de morango. Já para deixar o sabor mais leve, a essência de baunilha é a melhor opção.

O modo de preparo é simples e você pode conferir em fotos para facilitar a reprodução de cada procedimento.

O resultado final é um creme ganache delicioso e bem consistente, com uma cor rosa linda e pedaços do morango bem sutis espalhados na massa.

Além da cobertura, você pode utilizar outros ingredientes ou confeitos para decorar e deixar tudo ainda mais irresistível.

Uma sugestão da receita é utilizar morangos como decoração, você pode fazer desenhos como flores, colocar em pedaços ou inteiros, como sua imaginação mandar.

12. Cobertura ButterCream de Nutella

A cobertura de buttercream é bem utilizada e querida pelos profissionais no mundo da confeitaria.

Essa cobertura é super cremosa e texturizada, cheia de sabor e perfeita para cobrir bolos e ajudar como base na decoração.

A nutella também é um dos ingredientes mais populares da atualidade a serem utilizados nas receitas de doces e sobremesas.

Essa junção de buttercream de nutella é uma escolha perfeita para agradar os paladares e conquistar clientes, se for o caso.

Para preparar essa receita, você precisará de ingredientes como manteiga amolecida, cream cheese, açúcar de confeiteiro, leite, Nutella e essência de baunilha.

O modo de preparo é bem simples mas deve ser feito corretamente, para que tudo saia perfeito, tanto em sabor quanto em textura.

O resultado é um creme de manteiga sabor nutella que deixará seu bolo aindam ais delicioso e lindo.

Você ainda pode acrescentar outros elementos para decoração, como confeitos ou frutas, para deixar a aparência ainda mais irresistível e especial.

Essa cobertura é ideal para receitas de diversos sabores, ou para potencializar bolos de nutella, com massa e recheio também com esse ingrediente.

Mas nada impede que você crie novas combinações, basta usar sua criatividade.

13. Cobertura vegana de chocolate sem lactose

É sempre bom ter alternativas diferenciadas para realizar receitas para um público específico.

Nessa versão de cobertura vegana, tanto pessoas com restrições a lactose quanto pessoas que não ingerem ingredientes com origem animal poderão desfrutar e se deliciar.

Para preparar essa versão, os ingredientes necessários são água, açúcar mascavo ou de coco, chocolate em pó e óleo de coco.

A receita ainda dá uma alternativa feita com manteiga ghee, porém é importante ressaltar que essa versão será somente sem lactose, mas não será vegana! Por isso, atenção!

Com os ingredientes em mãos, basta seguir o passo a passo indicado na receita para que sua cobertura fique deliciosa e com a textura correta.

O resultado é uma cobertura com cor bem forte de chocolate, com uma textura mais liquida porém cremosa, cheia de sabor e liberada para o público vegano (na versão com óleo de coco), e com restrições ou alergia a lactose.

Essa cobertura pode ser utilizada com qualquer sabor de massa e combinada com qualquer recheio, ou até mesmo em versões de bolo vulcão. Só será preciso fazer uma quantidade maior de cobertura para dar o efeito certo.

Lembre-se sempre de combinar a cobertura com a massa ideal, se a ideia é alcançar o público vegano, fique atento para escolher uma massa e recheio que sigam essas restrições específicas.

E se você gostou dessas opções, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar seus resultados e experiências.

E não se esqueça também de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed