Descubra como tirar mofo de roupa com truques práticos

Descobrir uma mancha de mofo é desanimador. A primeira coisa que passa pela cabeça é “perdi minha roupa”. Mas, calma, tem solução. Para isso que escrevemos esse post, para te dar muitas dicas de como tirar o mofo da roupa.

Publicidade

O mofo, ou bolor, é um tipo de fungo que se aproveita de ambientes úmidos, escuros e abafados para se reproduzir. Eles possuem um odor característico que prejudica, especialmente, quem sofre de rinite alérgica e, no contato com a pele, também pode causar alergia. Por isso, muito mais do que cuidar da aparência das suas roupas, aprender como remover e evitar o surgimento do mofo é fundamental para sua saúde.

O que você precisa saber antes de lavar a roupa mofada

Há quanto tempo a mancha está na roupa? Essa pergunta é importante para determinar o quão difícil será retirá-la. Manchas recentes, de poucas semanas, são removidas mais facilmente e não causam prejuízos a peça.

Já as manchas de mofo mais antigas são mais difíceis de serem retiradas, pois, geralmente, já impregnaram no tecido. E, nesse caso, optar por removê-las pode acabar danificando sua roupa, pois o processo desgastará excessivamente o tecido. Nessas situações o mais aconselhável é tingir a peça, ao menos, assim, você não a perde.

Preste atenção na coloração da mancha para ter uma ideia de quando a mancha apareceu. Manchas violetas, pretas ou esverdeadas são mais antigas do que aquelas esbranquiçadas.

O tipo de tecido também interfere no grau de dificuldade de remoção da mancha. Os tecidos de fibras naturais como algodão, linho, rami, juta, lã e seda, são mais difíceis de remover manchas de mofo, em compensação os tecidos de fibras sintéticas como poliéster, poliamida e acrílico, tendem a liberar a mancha mais facilmente.

Dicas de lavagem para remover o mofo da roupa

Etiqueta de roupa

Para todas as dicas abaixo é importante ressaltar que roupas coloridas merecem uma atenção e um cuidado maior, já que tendem a desbotar e manchar com o uso de alguns produtos.

Também é importante verificar a etiqueta da roupa antes da lavagem. Ali estão todas as informações do que pode ou não pode ser feito com a peça.

Para começar, vamos falar da água sanitária:

Como tirar mancha de mofo com água sanitária ou alvejante

Como tirar mofo de roupa com alvejante / água sanitária

Aposto que você pensou em tirar a mancha de mofo com água sanitária ou alvejante. Esse é o tira manchas número um. Tanto a água sanitária comum quanto o alvejante (com ou sem cloro) retiram facilmente manchas de mofo recentes.

Atente-se apenas para não usar água sanitária em roupas coloridas, nesse caso utilize um alvejante sem cloro, a base de perborato de sódio. O único “porém” desse produto é que sua ação é mais lenta e, possivelmente, você deverá repetir a lavagem algumas vezes antes da mancha ser removida por completo.

Já para tecidos brancos, anote duas sugestões de receita para tirar o mofo:

Água sanitária com açúcar para roupas delicadas

  • 1 xicara de açúcar
  • 1 litro de água sanitária

Coloque a peça de molho nessa mistura por mais ou menos 30 minutos. Depois, lave normalmente.

Água Sanitária com água para tecidos mais resistentes

  • 100 ml de água sanitária
  • 5 litros de água

Mergulhe a roupa nessa mistura e deixe-a por, aproximadamente, 20 minutos. Depois, lave normalmente.

Água Sanitária com removedor de sujeira pesada para manchas resistentes

  • 5 colheres de sopa de água sanitária
  • 2 colheres de sopa de removedor de sujeira pesada (limpa fogão ou limpa azulejo)

Misture os ingredientes e aplique sobre a peça. Aguarde alguns minutos e esfregue suavemente a peça para ajudar na remoção.

Como tirar mancha de mofo com vinagre branco

O vinagre é o ingrediente preferido das receitas caseiras de limpeza. Com ele é possível limpar e tirar odores de diferentes materiais, inclusive manchas de mofo nas roupas. O vinagre mata os esporos do bolor e impede que eles continuem se proliferando.

Sendo assim, também é muito indicado para limpar armários e guarda-roupas eliminando completamente o mofo do ambiente. O odor forte e desagradável do mofo também é facilmente removido com o vinagre.

Uma vantagem do vinagre na remoção de manchas é que ele não danifica o tecido, podendo ser utilizado inclusive em roupas coloridas e roupas de couro. Confira algumas receitas caseiras para retirar manchas de mofo:

Vinagre com água para roupas escuras e coloridas

  • 1 xícara de vinagre branco
  • 1 litro de água
  • Deixe a roupa de molho nessa mistura por 20 minutos. Em seguida, lave com sabão como de costume.

Vinagre no pano úmido para manchas de mofo em casacos de couro, bolsas e sapatos

Embeba um pano com vinagre branco e passe nas peças que apresentarem manchas. Ao final, retire o excesso de vinagre com um pano úmido

Como tirar mancha de mofo com limão

O limão é considerado um alvejante natural e, portanto, pode (e deve) ser utilizado para remover manchas de mofo, com a vantagem de poder ser usado em roupas brancas e coloridas. As peças de poliéster e algodão são as que mais se beneficiam dessa técnica. Já em peças mais delicadas, o limão pode causar danos nas fibras.

O limão também é muito indicado para retirar odor de mofo das peças. 

Suco de limão e sol para roupas brancas e coloridas

Derrame o suco de um limão diretamente na mancha de mofo. Em seguida, deixe-a no sol por algumas horas. Depois, é só lavá-la normalmente.

Publicidade

Como tirar manchas de mofo com bicarbonato

Bicarbonato para remover manchas de mofo

O bicarbonato de sódio é outro grande aliado da limpeza. Unido ao vinagre, você tem uma dupla poderosa. Ele pode ser utilizado para manchas pequenas, que cobrem apenas um ponto específico da roupa, sem a necessidade de mergulhá-la por completo na mistura. O bicarbonato age soltando as manchas das fibras do tecido. O produto também não causa danos à peça. A receita é simples:

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de vinagre;

Faça uma pastinha e aplique diretamente sobre a mancha em movimentos circulares. Deixe agir por alguns minutos e, depois, lave a peça normalmente.

Como tirar manchas de mofo com bórax

O bórax, ou borato de sódio, é encontrado em pó ou na versão líquida, alguns tipos de sabão em pó já vêm com esse ingrediente na fórmula. É possível utilizar todos eles para remover as manchas de mofo. Confira a receita:

  • ½ xícara de bórax;
  • 1 litro de água quente;

Deixe de molho por algumas horas e, depois, dê sequência a lavagem normal.

Como evitar as manchas de mofo nas roupas

Mais importante do que saber tratar as manchas de mofo é saber como evitar que elas apareçam. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter o mofo longe das suas peças:

  • Sempre que possível, coloque as peças que você quase não usa para tomar sol. Os fungos não resistem à luz solar e morrem quando expostos;
  • Não guarde roupas úmidas no armário, nem as que já foram usadas. O mínimo de umidade já é suficiente para criar pontos de bolor nas peças;
  • Lave e estenda suas roupas preferencialmente sob o sol. O hábito de deixar as roupas dentro da máquina por muito tempo contribui para o aparecimento de mofo. Por isso, lave e já as estenda no varal;
  • Sapatos e roupas que são pouco utilizados devem ser guardados dentro de sacos plásticos ou de TNT para protegê-los do bolor;
  • Ao fim do inverno, lave cobertores, edredons e casacos mais pesados. Deixe-os secar bem ao sol e depois embale-os em sacos plásticos;
  • Procure deixar o guarda-roupa ventilar ao menos duas vezes por semana;
  • Caso o guarda-roupa também esteja mofado, faça uma limpeza geral. Retire todas as peças, limpe gavetas e prateleiras, deixe ventilar por algumas horas e só depois volte a guardar as peças. Se alguma roupa estiver mofada coloque-a para lavar, mas, em hipótese alguma, ponha-a de volta no armário;
  • Roupas de academia, trajes de banho e toalhas devem ser colocadas para secar antes de irem para o cesto de roupas sujas;
  • Evite encostar o guarda-roupa na parede. Assim você permite a ventilação e inibe a proliferação de fungos no armário

Com dicas e receitas na mão, agora é só cuidar das suas peças e protegê-las para que elas fiquem bonitas e conservadas por mais tempo.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed