Como organizar guarda-roupa: 41 dicas práticas para manter tudo organizado

Acompanhe as melhores dicas para manter seu guarda-roupa sempre organizado e limpo

Manter o guarda-roupa organizado parece uma missão impossível não é mesmo? Afinal, é um espaço que utilizamos com frequência – e aqui entenda, todos os dias – e dificilmente conseguimos mantê-lo bonitinho como no dia em que fizemos a arrumação.

Publicidade

Ainda assim, existem algumas dicas práticas que vão ajudar a tornar a escolha de roupas do seu dia a dia mais rápida e também garantir que seu guarda-roupa permaneça em ordem por mais tempo.

Confira a seguir!

Como organizar guarda-roupa? 40 dicas super práticas!

Nós reunimos 40 dicas que você pode aplicar na sua casa e tornar a sua vida e seu guarda-roupa muito mais organizado e fácil de usar.

1. Antes de começar

  1. Tire um dia inteiro para fazer a limpeza e organização do seu guarda-roupa.
  2. Tire tudo de dentro do guarda-roupa. Nesse momento é interessante aproveitar sua cama para separar as peças.
  3. Separe as roupas que você quer manter, as que vão para doação e as que você ainda não decidiu o que fazer com elas.
  4. Separe também as roupas limpas das sujas. Mesmo que você tenha usado apenas uma vez e pretendia usar de novo, coloque a peça para lavar.
  5. Jogue fora roupas rasgadas e veja se é possível salvar aquelas que estão muito mofadas.
  6. Guarde as roupas para doação em sacolas ou em um grande saco e tire elas do quarto.
  7. Tire um tempo para analisar a pilha do “estou em dúvida”. Experimente as peças, coloque na frente do corpo e veja se realmente quer continuar com elas. Se sim, deixe junto as roupas que vão voltar para o guarda-roupa, se não coloque no saco para doação.
  8. Comece a separar as pilhas em sua própria cama: Roupas para o dia a dia, roupas para ocasiões especiais, casacos leves, casacos pesados, camisas e por aí vai.

2. Limpeza do guarda-roupa

  1. Depois de esvaziar o guarda-roupas, passe um aspirador em todos os espaços.
  2. Passe um pano molhado em água e sabão em todo o guarda-roupa para remover qualquer resto de sujeira que não tenha sido tirada com o aspirador.
  3. Se o guarda-roupas estiver mofado você pode também passar um pano com uma mistura de vinagre branco e água. Ajuda também a remover o cheiro de madeira velha.
  4. Deixe as portas e gavetas do armário abertas e espere secar. Se for um dia mais úmido e sem sol, passe um pano seco para ajudar na secagem, mas ainda assim mantenha as portas do guarda-roupa abertas por um tempo.
  5. Se o guarda-roupa não for fixo a parede, puxe-o para frente e limpe também atrás do móvel. Passe um aspirador e também o pano com água e sabão.
  6. Afaste o móvel da parede para evitar a umidade e o mofo. Se achar necessário coloque um produto anti-mofo dentro do guarda-roupa.

3. Organização do guarda-roupa

  1. Determine exatamente onde será o lugar de cada coisa. Assim você saberá onde encontrar quando precisar.
  2. Vestidos, saias, calças e jaquetas podem ficar pendurados em cabides. Escolha o tipo certo para não deixar as peças marcadas.
  3. Use anéis de latinhas para ganhar mais espaço no guarda roupa e pendure um cabide no outro. A dica é interessante para criar combinações. Camisas e saias, blusas e calças, por exemplo.
  4. Guarde roupas mais delicadas e que você não usa tanto dentro de sacos plásticos, assim você as protege do cheiro de guardado e as deixa em bom estado para quando precisar usar.
  5. Coloque as roupas da estação anterior no fundo do guarda-roupa e as da estação atual mais a frente, fáceis de pegar.
  6. Tenha um espaço para guardar os sapatos. De preferência deixe-os dentro de caixas com identificação, para deixar mais organizado.
  7. Separe as roupas por cor.
  8. Tenha gavetas específicas para cada coisa. Uma para roupas íntimas, uma para meias, uma para roupas de banho, uma para pijamas.
  9. Use separador dentro das gavetas, pois eles ajudam a deixar as peças, principalmente meias e roupas íntimas mais organizadas.
  10. Guarde as roupas de cama todas juntas e cuide para que estejam sempre em seus conjuntos. Você pode colocar tudo dentro do lençol ou de uma fronha.
  11. Separe as roupas de sair das roupas de usar em casa. Assim você sabe exatamente em que pilha deve procurar determinada peça.
  12. Aposte em gaveteiros de plástico. Eles são úteis para organizar outros objetos que você guarda dentro do armário, como cintos e acessórios para roupas.
  13. Cuide para manter tudo em ordem. A dica é sempre guardar as coisas em seu devido lugar e não ter a famosa cadeira de pilha de roupas da semana.
  14. Roupas que você não usa com frequência podem ser colocadas em prateleiras mais altas.
  15. Malas e bolsas de viagem podem ficar em cima do guarda-roupa.
  16. Guarde cobertas e edredons finos em forma de rolo. Essa dica também pode ser usada para as toalhas de banho.
  17. Se você não tem muito espaço no seu guarda-roupas, coloque as peças de outra estação dentro de caixas organizadoras.
  18. Tenha um cabide com ganchos para pendurar suas regatas e economizar espaço.
  19. Use ganchos na parede para as peças que você usa todos os dias. Assim evita ficar tirando e colocando no guarda-roupa e também evita a famosa pilha de roupas na cadeira.
  20. Coloque cobertores e edredons na parte mais alta do guarda-roupas. O mesmo é válido para as roupas de cama, que podem ficar na mesma prateleira.
  21. Dobre as meias em forma de rolo para ganhar mais espaço em sua gaveta. Guarde-as também em separadores para não perder os pares.
  22. Deixe lenços amarrados em um cabide para ter mais espaço.
  23. Use cabides para roupas que são difíceis de dobrar ou que se amassam facilmente. Camisas, vestidos, ternos e casacões de inverno são exemplos de roupas que podem ficar penduradas.
  24. Guarde as gravatas em formato de rolinho e dentro de uma gaveta. Use separadores de gaveta para evitar que elas se abram.
  25. Coloque toalhas de rosto e outros itens de banho dentro de cestos de vime.
  26. Pendure todos os cabides com os ganchos na mesma direção, o guarda-roupa ganha um toque mais organizado e fica bem mais fácil enxergar as peças ali penduradas.

Todas essas dicas podem ajudar você a ter um guarda-roupa organizado e muito mais funcional. Agora é mãos à obra e, lembre-se: mostre pra gente como ficou!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed