Receitas com tilápia: 15 variedades para preparar no dia a dia

Se você é apaixonado por peixe, seja frito, assado ou cozido, com certeza, já saboreou a famosa tilápia!

Esse, que também é conhecido como Saint Peter, é um dos frutos do mar mais populares nas prateleiras de supermercado. É possível encontrá-los fresquinhos (o que é melhor ainda!) ou congelados. Mas se você é um aventureiro na cozinha pode adquirir a peça inteira e limpar em casa. Dessa forma, você fica livre para separar suas partes favoritas, porcionar a quantidade e ainda preparar um delicioso caldo de peixe.

Por ter essa acessibilidade toda e, não ser um alimento caro, os preparos também não nada difíceis. Além do bom grelhado é possível atribuir outras funções para ele, desde um prato suculento até um fast food de deixar os carnívoros com inveja.

O peixe também ganha muitos pontos em relação a saúde. É leve, rico em proteína e é o mais indicado para quem segue alguma dieta. Se você busca uma alimentação equilibrada, não deixe de ter esses filezinhos estocados em sua geladeira.

Um peixe bem escolhido é capaz de elevar qualquer prato. Então, confira as nossas ideias que a tilápia pode fazer em sua mesa:

1. Tilápia frita

Quem não curte uma isca de peixe? Realmente, são uma delícia! Essa é uma daquelas receitas que você vai repetir bastante em casa, pois são fáceis e demanda bem pouco tempo. O melhor de tudo é que dá para repetir a mesma receita com outras proteínas: frango, carne, camarão, por exemplo.

Como o nome já diz, leva como principal processo o empanamento. Para isso, vamos utilizar a farinha Panko, aquela oriental mais graúda. Se você não encontrar em sua cidade, fique tranquilo porque a receita conta com um preparo caseiro feito com pão de forma. Aliás, é muito simples de fazer e pode facilmente ser armazenado por algum tempo na despensa.

A preparação do peixe também não possui nenhuma dificuldade. O ideal é obter esse frutos do mar em filés, assim facilita na hora de cortar em fatias e te polpa um bom tempo da limpeza. No mais, é só temperar com sal, pimenta do reino e raspas de limão. Esse último ingrediente garante uma leva acidez e aquele frescor de verão, sabe?

A receita rende bem, mas não se engane: eles são tão deliciosos que é melhor preparar uma quantidade maior, pois não vai sobrar nadinha!

2. Tilápia assada

Tilápia no forno é um prato que costuma ser muito simples de ser preparado, não é verdade? Por conta disso, ele é bem vindo em refeições especiais como em dias que estamos morrendo de preguiça. E não tem frescura, pois costuma agradar todo mundo!

Apesar de possuir diversas maneiras de preparo, esse é especial e super farta. A combinação de sabores é tão gostosa que todos os ingredientes fazem a diferença. O pimentão verde levanta o prato, o suco de limão trazem o frescor, já as cebolas e os tomates permitem toda aquela suculência no resultado final.

Para fazer essa receita, basta dividir os preparos. É legal adicionar as batatas já cozidas, assim acelera o processo e os seus sabores se intensificam no forno. Depois é só deixar os filés de peixe curtirem bem na marinada com temperos.

O mais importante é cobrir bem a travessa com papel alumínio, já que é um cozimento no vapor. Só tome cuidado para não perfurar nenhum cantinho, pois o efeito não fica igual. A sugestão é ter paciência nessa etapa de montagem.

As cores ficam tão lindas que, convenhamos, o prato já é de comer com os olhos!

3. Ceviche de tilápia

Ceviche é um prato que sacia bem e é uma delícia para saborear em dias mais quentes. Ele é refrescante, gelado, apimentado e tem uma leve cara de cozido!

Existem três regras para fazer desse prato um sucesso na sua casa. O primeiro é que o peixe deve ser fresco, ou seja, nada daqueles congelados de mercado. O segundo é que você deve ter uma boa mão com o sal, a fim de encontrar o equilíbrio perfeito dos sabores. Por fim, não poderia faltar a acidez que é a característica principal desse prato.

Essa é uma comidinha que deve ser servido gelado. Por isso, o preparo é feito em banho maria invertido, ou seja, balde com gelo e água e em cima a tijela com a preparação. Além de manter tudo muito arejado, a textura fica de outro mundo!

Fica crocante por causa das tirinhas da cebola roxa e da delicadeza da pimenta dedo de moça. Sem contar, com a umidade proporcionada pelo limão e o coentro. Agora, a melhor sensação são os do peixes em cubos que chegam a derreter na boca de tão macio.

Enfim, é um prato que se come de olhos fechados, que chega a te levar para as nuvens!

4. Moqueca de tilápia

Moqueca é um prato raro de se preparar em casa, não é mesmo? Tem pessoas que não sabem por onde começar e outros que nunca acertam no tempero. Mas quando bem feito, não há quem segure nas garfadas! Essa daqui é quase impossível se segurar em apenas uma concha.

Ela tem como base os filés de tilápia, que cozinham rapidamente e ficam com uma textura macia, ideal para esse tipo de prato ensopado.

Leva ainda pimentões e tomates, que enriquecem o prato com texturas e nutrientes. E, é claro, podem ser substituídos por outros ingredientes, de acordo com o que tiver na geladeira ou o que preferir.

Por fim, não poderia faltar a personalidade do prato: leite de coco, azeite de dendê, coentro, alho e cebola. Além de combinar muito bem entre si, deixam a moqueca com um sabor muito especial.

É só servir com um arroz branco e se esbaldar nessa cremosidade toda!

5. Tilápia grelhada

Peixe grelhado é um acompanhamento certeiro para qualquer prato: saladas, massas, arroz com feijão, risotos, legumes grelhados e tudo mais! Apesar de aparentar ser um preparo fácil, existem muitos truques por trás para deixá-lo dourado e com um sabor indiscutível.

A primeira coisa que você deve lembrar é que o filé deve dispor da pele, pois protege e garante aquela crocância gostosa. Por isso, na hora de limpar certifique a sua cor e também esse pequeno detalhe.

Outro ponto importante é o tempero. Todos sabem que o limão casa muito bem com frutos do mar. A acidez da fruta ajuda a dar firmeza ao filé e harmoniza com o básico sal e pimenta. Se tiver o siciliano é melhor ainda!

O melhor truque de todos, com certeza, é a salpicada de farinha de trigo. Essa faz toda a diferença na hora de grelhar, porque permite uma leve casquinha e ainda engrossam o molho na parte final. Você pode utilizar a mesma frigideira para executar esse “plus” a mais para seu filé grelhado. Pega todo aquele sabor do fundo da panela e leva uma umidade para o prato. Perfeito, não é mesmo? Coloque em prática todos os truques da receita e arrase em sua próxima aventura com o filé de peixe!

6. Filé de tilápia ao molho

Quem curte esse mix entre salgado e doce em um prato só? Acredito que essa mistura leva equilíbrio, principalmente quando os elementos são harmônicos. Esse peixe com molho de maracujá fazem o casamento perfeito, tipo alma gêmea, entende?

O primeiro passo é a preparação do molho, que logo de cara, já pode separar a semente da polpa da fruta. Vai fazer uma diferença danada no prato. Os ingredientes para esse processo são manteiga, açúcar, água e creme de leite. É um preparo rápido, por isso fique de olho em sua panela para não passar do ponto!

Já o peixe pode ser temperado com o trio básico: sal, pimenta do reino e limão. Se quiser, deixe curtir por algumas horas para que o filé pegue todo o sabor do suco. Dessa forma, é só levar para a frigideira e esperar dourar dos dois lados.

Fica pronto em menos de trinta minutos e, por isso, também é uma comida que pode ser feita em dias mais corridos.

A dica é consumir com um pouco de arroz e fazer aquela bagunça gostosa no prato. Quem resiste, não é mesmo?

7. Bolinho de tilápia

Aproveite o dia que você quer dar uma “jacada” na alimentação e coloque essa friturinha no seu cardápio. O bolinho de tilápia é uma delicia e faz um sucesso em qualquer mesa, principalmente eles quentinhos e crocantes.

O preparo é feito em apenas uma panela, ou seja, tanto a massa e o recheio é uma coisa só. O primeiro passo é refogar, normalmente, os filés de peixe. Nesse processo, vá desfiando com ajuda de uma espatula. Para a massa em si, adicione o restante dos ingredientes até formar uma mistura homogênea.

A receita conta com uma lista simples: farinha de trigo, leite, noz moscada, sal, pimenta do reino, salsinha e ovo. Só espere esfriar bem e se for preciso leve ao congelador antes de moldar e fritar.

Esse bolinho frito é uma excelente opção de petisco. O resultado é um croquete macio por dentro e bem crocante por fora. Para acompanhar, aposte em um molho de sua preferência e manda a ver com a galera!

8. Filé de tilápia com crosta

Essa é uma das receitas de filé de tilápia que você se apaixona na hora. São saudáveis e o peixe fica saborosíssimo!

O segredo é deixar os filés reservados na marinada enquanto você prepara a sua bela crosta de ervas. Essa nada mas é que a farinha de rosca temperada. Você pode usar a sua criatividade e abusar do que tiver em sua horta. Mas para essa receita aqui, vão somente alho, azeite, cheiro verde e manjericão.

Feito isso, é só cobrir a parte superior dos filés com a “farofinha” pressionando com as mãos e colocá-los em assadeira bem untada com azeite. Essa casquinha fica crocante e ajuda a manter a umidade interna, o que fica muito bom!

Uma excelente maneira de incrementar seu almoço e jantar do dia a dia.

9. Tilápia gratinado

Quem não gosta de pratos gratinado, não é mesmo? O melhor é que essa receita conta com um gratinado de comer rezando! Além de um molho branco tradicional, também leva um mix de queijos que deixa aquela cremosidade ainda mais gostosa.

A preparação dos filés de tilápia não possuem muito segredo: limão, sal e pimenta do reino. Porém, a montagem é um pouco diferente e pra lá de criativa!

Você pode complementar essa “fornada” com batatas ou mandioquinhas. Esses carboidratos caem super bem com a proteína e deixam o prato super completo. Afinal, a batata é outro ingrediente que todo mundo adora!

Esse é daqueles pratos que saem do forno e vão direto para a mesa. A travessa chega a borbulhar e o nosso estômago também! Então, é só chamar a família inteira e saborear ele ainda quentinho.

10. Hambúrguer de tilápia

Se tem uma coisa que a gente adora é reaproveitar os restinhos de geladeira. Essa receita é perfeita para os filés de tilápia abandonados e que, ainda por cima, rende mais do que eles sozinhos. Sim, hambúrguer de peixe é o novo acompanhamento para seu pão!

A preparação é muita rápida e as etapas são semelhante a de um hambúrguer de carne. No caso, os peixes devem estar cortados em cubos para que tudo se ajeite no processador. A partir disso, é só adicionar aquele time de especiarias e temperos: cúrcuma em pó, coentro em pó, sal, raspas de limão, cebolinha e cebola picada.

A liga fica por conta do ovo e da farinha de rosca. Porém, esse processo deve ser feito na mão para observar a consistência dessa “massa” de peixe. Por fim, você pode grelhar ou assar. As duas formas garantem deliciosos hamburguinhos, só que em texturas diferentes. Para quem não come proteína animal, aqui é uma alternativa de não ficar de fora em uma próxima reunião estilo fast food!

11. Tilápia bem vestida

Cansado da simples tilápia grelhada? Aqui vai uma receita especial que vai dar outra cara para o seu peixe. Sabe o que é melhor? Os ingredientes são simples, daqueles que se não tem na geladeira, tem no mercadinho da rua.

O processo é semelhante à um peixe grelhado, porém com umas pitadas de gordelícias que a gente adora. Esse método consiste em adicionar tomates picados, rúcula e mussarela no cozimento. Só não esqueça de tampar, pois o objetivo é cozinhar esses ingredientes no vapor.

Se você é desses que não vive sem alho e cebola, pode adicionar na preparação também. A recomendação é fazer à parte para que sejam incrementados somente no empratamento.

Ela é tão bem vestida, que chega a arregalar os nossos olhos. Não deixe de preparar essa versão diferente e se derreter em meio as fatias de queijo!

12. Tilápia na airfryer

Esse eletrodoméstico se tornou o item indispensável em muitas cozinhas! Por isso, selecionamos uma receita de peixe grelhado que ultrapassa qualquer frigideira.

Assim como todo preparo na airfryer é fácil, essa daqui supera na praticidade. Principalmente, se os filés estiverem prontinhos para serem temperados. Porque aqui funciona mais ou menos assim!

Na receita o peixe é temperado com sal, pimenta do reino, alho, tomilho, raspas de limão e azeite. O truque é espalhar bem sobre a superfície e levar na airfryer por cinco minutos. Caso sinta a necessidade é só acionar mais alguns minutos no equipamento.
Essa receita é bem adaptável, tanto no tempo quanto na textura.

Então, se você quer saborear um acompanhamento em pouquíssimo tempo, não deixe de conferir essa receita e se deliciar com o resultado final!

13. Tilápia com Doritos

Atire a primeira pedra quem nunca sai da linha de vez em quando e se joga em um pacote de salgadinho?! Esse pode ser o cenário mais óbvio para esse tipo de “alimento”. Mas agora você pode incrementar seu filé de peixe com um empanamento com gostinho de infância!
Além, da etapa tradicional com farinha de trigo e ovos batidos, o Doritos vai fazer parte do empanamento do seu peixe. E olha, que essa casquinha forma o encontro perfeito com essa proteína. Chega a viciar, sabe?

Essa receita, com certeza, sai totalmente do comum. Nessa onda, o tempero ganha outro ingrediente chave para levantar o sabor: molho shoyu.

A combinação fica deliciosa e pra lá de crocante. Se você ficou curioso, não deixe de preparar essa versão com esse snack mais consumido pelo mundo!

14. Tilápia à Parmegiana

Como resistir a um prato à Parmegiana?! Pode ser com qualquer coisa, mas tudo que leva queijo e molho de tomate não tem como dar ruim!
Essa é uma opção diferente para fazer em casa e, principalmente, se tem um vegetariano na família ou um amigo que não curte muito carne vermelha.

O preparo é muito fácil e não tem nenhum truque que um amador da culinária não conheça. Afinal, esse prato tem como base a proteína empanada e frita, uma camada de molho de tomate e uma chuva intensa de queijo mussarela ralada.

Claro, que com ingredientes fresquinhos tudo fica mais gostoso. Por isso, um molho de tomate caseiro é essencial para não fazer feio na mesa. Você pode até utilizar os sachês prontos, desde que tempere e dê uma incrementada com suas ervas favoritas.

Bateu vontade aí? Já reserve essa receita e coloque como prioridade para o final de semana!

15. Tilápia empanada

Iniciamos a lista com a tilápia empanada e finalizamos com o mesmo. Só que agora, em uma versão mais saudável e na função recheio de sanduíche. Maravilhoso, não?

Como a proposta é deixar o peixe proporcional com as fatias de pão, os cortes devem ser medianos. Só se atente nesta etapa para não haver desperdícios, tente usar o filé por igual.

Sabe o que deixa essa receita ainda mais especial? É a farinha de mandioca flocada, tipo biju. Ficam aqueles pedacinhos maiores que quando assados formam uns torrados na superfície.

É tão gostoso que vale saborear estilo “nugget” com qualquer PF e sozinho com algum molho. Nem precisamos comentar que vale a pena testar, não é?

Depois de explorar todas essas opções com a tilápia, você não possui mais desculpas para não aproveitar esse peixe tão saboroso e nutritivo em sua cozinha. Escolha a sua preferida, faça um planejamento com os ingredientes e aproveite o resultado da melhor forma: mesa cheia & comida saudável!