Receitas de caldos: 30 preparações fáceis para fazer em casa

Você é do time que não importa a estação, mas sempre está disposto para saborear um caldo ou creme? Então, se prepare porque preparamos uma seleção de fazer a limpa na feira!

E se você não sabe a diferença entre caldo e creme, é muito simples. O caldo é o cozimento do(s) ingrediente(s) em água, e que por consequência, pode ser transformado em creme se batidos em mixer ou liquidificador. No final, o que importa é fazer o que a gente mais gosta: comer, lamber os dedos e encher o nosso estômago de alegria!

1. Caldo verde

Iniciando a lista com um clássico do inverno: caldo verde com linguiça portuguesa defumada. Essa é uma receita diferente, pois o caldo fica bem cremoso e bem perfumado. Portanto, você vai precisar de: azeite, cebola, bacon, alho, ervas frescas (bouquet garni), limão Tahiti, pimenta dedo de moça, sal, pimenta do reino e um toque de creme de leite fresco. E claro, que as batatas e a couve manteiga não podem faltar!

2. Caldo de mandioca

Esse que também é conhecido como caldo de aipim possui um sabor de casa de mãe! O preparo é bem simples, mas pede um pouco mais de tempo, já que é necessário colocar a mandioca na pressão e depois no liquidificador. O caldo é reforçado com pedaços de bacon, calabresa e cheiro verde, ou seja, completíssimo para o inverno!

3. Caldo de mandioca com costela

Esse é um outro prato que exige um pouco mais tempo, pois além da mandioca também é necessário colocar a costela bovina na pressão. Mas o resultado é incrível e compensa todo o trabalho! Você também pode chamar essa versão de caldo vaca atolada, que combina esses dois ingredientes em formato de aperitivo.

4. Caldo de mandioca com carne seca

Outra combinação imperdível com a mandioca é a carne seca. No caldo, ela vai refogada, desfiadinha e completa de sabor. Embora seja dividido em dois preparos, as etapas são bem simples e tudo feito na mesma panela o que deixa a receita bem fácil! Para quebrar a textura da mandioca amassada adicione creme de leite ou nata. Enfim, é de aquecer a alma e o coração!

5. Caldo de mocotó

Aprenda a fazer um delicioso caldo de mocotó que é muito fácil de preparar e faz um sucesso com nossos amigos nordestinos! Depois do mocotó cozido na pressão e batido no liquidificador é só caprichar no tempero. Nesse quesito, a receita usa e abusa desses condimentos, como a salsinha, cebolinha, cebola, alho, sal, açafrão da terra, páprica, pimenta do reino e cominho. Já deu para perceber que tem muito axé nessa comida, não é?

6. Caldo de abóbora

Essa é uma receita leve e quentinha que precisa apenas cozinhar a abóbora japonesa e depois bater no liquidificador. Para isso, é necessário deixar a nossa protagonista bem perfumada, concordam?

Adicione tudo o que tem direito e não tenha medo: cebola, canela em pó, noz moscada, gengibre ralado, anis, cardamomo, pimenta malagueta e salsinha. Você faz esse prato tão rápido, em menos de 20 minutos, e assim que estiver pronto é só se deliciar com o seu amor!

7. Caldo de mandioquinha

A mandioquinha, ou batata salsa, ou baroa, é perfeita pra caldos e tem um sabor único e marcante! Por conta disso, ela sozinha já dá um show em muitas sopas por aí. Além de ser nutritiva, o preparo é bem simples. Para dar cremosidade ao prato, a dica é usar creme de leite no final.

8. Caldo de mandioquinha com frango

Esse é um caldo que tem uma textura bem cremosa e é rico em carboidratos, já que é feito com mandioquinha e abóbora japonesa. Ainda conta com frango desfiado, requeijão e creme de leite. A graça dessa sopa é servir no pão italiano, ou seja, digno de restaurante. Não deixe de testar!

9. Caldo de ervilha

Essa sopa de ervilha vai conquistar até que nem gosta dessas bolinhas verdes! Sabe o que ela tem de tão especial assim? É super cremosa e os cubos de bacon bem fritinhos dão uma crocância incomparável. O tempero é igual do feijão, mas o preparo é feito na panela comum. Perfeito para dar uma outra cara para esse ingrediente que vai apenas em recheios, não é mesmo?

10. Caldo de frango

Existe coisa melhor do que uma sopa bem quentinha no inverno? Além do frango, para preparar essa receita você vai precisar de cenoura, macarrão, alho, cebola, gengibre e pimenta dedo de moça. Já deu para notar que ela é perfeita para combater qualquer resfriado, não é?

11. Caldo de legumes

Caldo de vegetais ou legumes é a base para gastronomia. Afinal, pode ser utilizado em diversas receitas, como: risoto, polenta, arrozes e etc. É super fácil de fazer, com cinco ingredientes e o melhor de tudo, você pode congelar e usar por muito tempo. A dica é cozinhar os legumes, tipo infusão, em uma panela e peneirar no final.

12. Caldo de sururu

Esse caldo tem ares tropicais e é a cara do Brasil, pois tem um time forte de temperos. Você vai precisar de limão, alho, cebola, tomate, pimenta, azeite de dendê, coentro, molho de pimenta e sal à gosto. Para engrossar o caldo são usadas batatas cozidas batidas e leite de coco. Eita caldo arretado!

13. Caldo de carne

O caldo de carne é outro elemento básico da cozinha que demora, mas que vale muito à pena tê-lo na geladeira! O importante é fazer uma fornada caprichada, apenas para dourar, antes de levar ao fogo. Esse é feito com ossos, que contem bastante tutano, extrato de tomate, cenouras e cebolas. No cozimento tem um toque de salsinha, tomilho e pimenta preta. Depois é só coar e ser feliz com seu caldo caseiro!

14. Caldo de peixe

Esse caldo é preparado com ossos de peixe. Para dar um sabor especial a sugestão é acrescentar a cebola, salsinha, alho, tomilho, louro e alho poro. Refogue tudo isso até dourar e adicione o vinho branco para perfumar ainda mais. Passe por um chinois (peneira) e está pronto mais um caldo para incrementar as suas receitas!

15. Caldo de batata

Esse caldo conta com um mix de salsicha e bacon que dá um diferencial danado! Para garantir cremosidade prepare um creme de vegetais com cebola, alho, cenoura e batata. O jeito mais fácil é preparar com o mixer, enquanto cozinha na panela, mas caso não tenha pode ser feito no liquidificador também. Finalize com pedaços da salsicha e aproveite!

16. Caldo de feijão

Aproveite o inverno para preparar uma receita com o ingrediente básico da mesa brasileira! Além de nutritivo, é um grão saboroso e que todo mundo tem em casa. Seu caldo é feito com o feijão preto cozido, extrato de tomate, temperos à gosto e  pedaços de bacon. Zero dificuldades, zero defeitos e zero reclamações!

17. Caldo de camarão

Um caldinho de camarão não é nada mal para uma noite fria! Por isso, separe o leite de coco, as cascas de camarão, extrato de tomate, tomate picado, batata, cebola e cheiro verde para preparar essa delícia em casa!

18. Caldo de milho

Esse é um clássico da cozinha mexicana que é simples e fácil de fazer. A receita leva poucos ingredientes e fica pronto em alguns minutos. Milho congelado, leite, vinho branco e temperos à gosto fazem o time desse caldo de milho que pode servir gelada ou quente.

19. Caldo de lentilha

A lentilha é um ingrediente rico em nutrientes e também é um ótimo aliado para comidinhas de bebê e também para os adultos. A dica para completar seu prato é acrescentar à receita abobrinha, cebola, alho poro, alho, louro. Refogue os grãos em tudo isso e depois deixe cozinhar lentamente até que o caldo engrosse.

20. Creme de palmito

Essa é uma ótima opção para quem procura caldos com sabores leves, pois entre os ingredientes está o nosso querido palmito. Para engrossar e dar cremosidade adicione batata e leite. Já os temperos ficam por conta de um refogado de cebola, tomate e alho. Acerte no sal e pimenta do reino e pronto!

21. Caldo de alho poro

Clássica na gastronomia francesa esse caldo leva o alho-poró como ingrediente principal que dá um sabor especial ao seu prato. A cremosidade fica por conta da batata e a crocância pelas fatias de bacon. Que delicia, né?

22. Caldo de frango com milho

Esse é um caldo extremamente cremoso! O sabor adocicado do milho combina muito bem com o frango desfiado. É só bater o milho com o líquido do cozimento do frango no liquidificador e levar ao fogo.  Fica a dica para quando bater aquela fominha antes de dormir nos dias mais frios do ano!

23. Caldo de cebola

Além da cebola caramelizada, esse caldo é feito com caldo de legumes, farinha de trigo, leite, queijo ralado e parmesão para gratinar. O preparo é bem simples e é servida no pão italiano cheio de alho.

24. Calda de cenoura

Essa é a receita de um caldo muito nutritivo, pois tem a cenoura como a protagonista do prato. Além disso, também possui o gengibre, que é um poderoso antioxidante. O preparo é um refogado do vegetal com cebola e alho e depois batido no liquidificador. A parte boa é que além de ser uma delícia e saudável, ela não pesa no estômago.

25. Caldo de batata doce

Esse caldo é termogênico porque contem dois ingredientes chaves: a pimenta caiena e o gengibre, que são conhecidos por serem termogênicos. A batata-doce é um alimentos super nutritivo para quem está em reeducação alimentar, pois contém muitas vitaminas e sais minerais. Além disso, a combinação desses ingredientes com os outros dão um sabor mais que especial à essa sopa!

26. Caldo de couve flor

A couve-flor é um ótimo ingrediente para quem busca um prato leve. A ideia aqui é preparar um caldo verde light, ou seja, no lugar da batata entra um creme de couve flor. Como essa receita é preparada em liquidificador e depois no fogo, ela fica pronta em poucos minutos.

27. Caldo de lagostim

Esse é caldo bem aromático, cheio de sabor e que, depois de pronto, é clarificado até se tornar uma sopa límpida e dourada. Seu aroma vem com muitos elementos fortes na cozinha: coentro, salsinha, verbena, cebolinha, limão siciliano, gengibre e pimenta de cheiro. É uma ótima forma de aproveitar todas as aparas do lagostim, ou seja, zero desperdício!

28. Caldo de queijo

O inverno está chegando e o que precisamos é de uma sopa de queijo. Sim, daquelas bem cremosa, puxa-puxa! É tão bom porque são ingredientes básicos que a gente tem em casa como, manteiga, farinha de trigo, leite, caldo de galinha, queijo, pimenta do reino e cebolinha.

29. Caldo de salsão

Inspirada na clássica Vichyssoise, feito com alho poro, esse prato também pode ser consumido quente ou frio. A substituição é bem obvia e o restante dos ingredientes não foge muito da receita tradicional como, a batata, o peito de frango, creme de leite fresco e outros temperos à gosto. Super econômico e mega saboroso!

30. Caldo de galinha

Diferente dos industrializados, esse caldo é mais nutritivo e saboroso. Nada mais é que o cozimento da peça inteira de frango com cenoura, salsão e cebola. Para perfumar o caldo adicione um maço de ervas, cravo da índia e pimenta do reino. Enfim, assim como o de legumes, esse também é um caldo pra vida inteira!

Sopas e caldos é aquela comida que te abraça e te conforta, concordam? Mesmo para quem procura uma refeição rápida ou uma alimentação mais leve, dá para abusar de diversas maneiras. É só escolher o protagonista da vez ou catar o que tem na geladeira e se inspirar em alguma dessas receitas!