Receitas com espinafre: 15 opções saborosas para acrescentar na sua alimentação

O espinafre tem um gostinho especial de infância! Afinal, quem não lembra do personagem de desenho Popeye ativando seus músculos pra jogo depois de devorar uma lata com o creme dessa hortaliça?!

Seu potencial de ferro é tão alto, que aqueles que possuem a ausência desse componente no organismo, é estimulado a comer bastante espinafre. E não ache que ele só é atrativo por isso! A sua fonte de cálcio e o poder antioxidante ajudam a prevenir doenças sérias como o câncer e a anemia.

O ideal é consumir ele cozido, pois a capacidade de energia chega a dobrar em contato ao fogo. Mas como aqui a gente adora comer, vale de tudo! Em saladas cruas, frescas no ovo mexido, quentinhas na sopa, batidas no liquidificador, tem opção que não acaba mais. E estão vivas&verdes te esperando por aqui!

Agora vamos falar de coisa boa que é comer saudavelmente e ainda por cima com pratos deliciosos (de babar igual cão observando a vitrine de padaria). Entre pro universo nutritivo desse vegetal e espalhe bastante energia por aí!

1. Creme de espinafre

Para diversificar um pouco as nossas receitas, a gente trouxe uma novidade nunca vista por aqui. Uma carne na brasa já é uma delícia, agora imaginem, um creme de espinafre nesse fogo altíssimo?! Fica com uma delícia bom! E com um sabor bem particular e pra lá de delicioso!

Além desse modo nada convencional, o interessante é que essa receita não utiliza creme de leite nenhum. Deixando o aspecto muito mais leve e combinando muitíssimo bem com qualquer tipo de carne ou massas.

Para essa receita você vai utilizar espinafres frescos e lavados, noz moscada, alecrim, cominho, alho, limão siciliano, queijo minas curado e sal a gosto.

Vendo esses ingredientes você deve estar imaginando “mas será que combina? ”. E nós respondemos com toda certeza do mundo: SIM! As especiarias e ervas são fundamentais para deixar esse creme de espinafre bem perfumado. Com isso, as etapas seguem em duas partes, onde a primeira é perfumar seus espinafres para depois seguir pro fogo.

Não tenha medo de colocar bastante espinafre na frigideira, pois é da natureza dele ir perdendo tamanho ao longo do cozimento.

E o segredo para dar cremosidade nessa creme de espinafre é a casca do queijo minas curado, que acredite se quiser, é infusionado na água.

Deu curiosidade para experimentar essa versão diferente? Então, ligue a sua churrasqueira e não perca a chance de fazer. Mas nada impede de você usar a do amiguinho também, garanto que a recompensa vai ser boa!

2. Suflê de espinafre

Depois de fazer o creme de espinafre, seguimos com as nossas receitas normais por aqui. Mas agora utilizando a sobra feita da receita anterior. É a típica culinária que reaproveita a comida de uma forma diferente e deliciosa.

O segredinho para um verdadeiro suflê é utilizar claras em neve na receita, por isso bata elas muito bem para deixar a massa aerada e fofinha. Faça isso seguindo as instruções corretamente para que a sua refeição não vire uma omelete de forno, já que esse não é o foco do momento.

Separe o restante dos ingredientes que são o queijo parmesão ralado na hora, farinha de rosca e um maço de espinafre fresco.
Quando você retira do forno a surpresa é uma só: uma nuvem verde com uma casca bem bronzeada. Não poderia ficar melhor, não é mesmo? Mas aqui pode sim! Coloque os espinafres frescos em cima do seu suflê ainda quente e observe o efeito deles murchando com o calor. É uma cena inesquecível!

Não fique apenas observando essa tentação na sua frente. Vá agora fazer esse suflê de espinafre porque ele merece ser aplaudido sentado e com todos na mesa saboreando!

3. Bolinho de espinafre

Ah, se tem um petisco que todo mundo gosta é o bolinho! Você pode colocar ele no meio da mesa que todos vão dar uma beliscadinha nele. E porque não preparar uma bolinho saudável? Sim, estamos falando da nossa estrela do momento. É tão gostoso que não dá mais vontade de parar!

Essa receita segue um preparo semelhante a de um bolinho de bacalhau, não tem empanamento e nem farinha. Coloque todos os ingredientes em um bowl e misture bem. Para fritar você vai precisar de ajuda de duas colheres, e não fique cismado com o formato dele, é pra ele ficar com essa forma rústica mesmo.

Coloque uma pimentinha ou um molho de sua preferência para acompanhar e não precisa de mais nada. Além, de um estômago desejando por eles!

4. Bolinho de espinafre assado

Se espinafre já é saudável, com essa receita, ele torna-se membro da família!

Essa é uma versão bem light de bolinho de espinafre que não tem a necessidade de um balde de óleo para fritar. Maravilhoso para um lanche da tarde ou pra fazer naqueles dias que a gente está morrendo de preguiça no sofá de casa. É muito fácil e ainda é impossível comer um só, ficamos no modo repeat de tão bom que é.

Em um bowl junte o espinafre picado, farinha de arroz, cebola, alho, pimenta do reino, ovos, azeite e uma pitada de sal. E o segredinho é adicionar o curry na receita. Ele promete dar cor e levantar o sabor do bolinho. Então não tem como deixar ele de fora!

Leve para assar em fogo médio por alguns minutinhos e pronto: quentinhos para se deliciar a tarde inteira no sofá!

Se você sentir que a quantidade rendeu muito você pode congelar também. Assim a qualquer hora do dia você tem esses bolinhos à sua disposição. Não tem coisa melhor do que comer saudável e ainda de forma simples e gostosa!

5. Espinafre refogado

Um refogado desses é um carinho pra nossa alma! Nessa versão, rica em temperos, o espinafre refogado é enriquecido com bastante alho, mas é o sal e a pimenta do reino quem dão o toque especial para deixar a sua cor, textura e sabor bem vivos!

Lembre que o ideal é não deixar ele muito tempo no fogo, no máximo 3 minutos, para que ele não amargue e prevalece somente o sabor do espinafre.

Essa receita é um ótimo acompanhamento para uma refeição básica do seu a dia a dia. Faça na sua casa e entre tenha sucesso entre todos de sua casa!

6. Torta de espinafre

Esta torta de espinafre com ricota é a perfeita combinação de sabor e leveza. E sem contar, que torta é o melhor exemplo de lanchinho que facilmente agrada.

A sua apresentação mais rústica deixa o preparo muito mais prático, já que não precisa ficar horas em função da montagem deixando tudo em seu devido lugar como igual as tradicionais. E é esse jeito diferente, que deixa ela ainda muito mais saborosa e gostosa de comer.

A base é aquela clássica massa podre feita com manteiga, farinha de trigo e água. E o recheio é o espinafre refogado e a ricota regada com parmesão ralado.

E vamos contar, que esse recheio de espinafre e ricota no topo aparentam até uma esfiha aberta. Mas quando você morde vem aquele sabor de massa de empadão que derrete na boca. Não tem como resistir, não é mesmo?

7. Risoto de espinafre

Vamos combinar que risoto é bom em qualquer almoço ou jantar. E ter o espinafre como ingrediente principal é uma alternativa de fugir dos sabores clássicos que estamos enjoados de ver.

O que mais favorece essa receita é o modo de preparo, pois não há necessidade de ficar acrescentando os ingredientes ao longo do cozimento.

Você inicia o preparo como a de um risoto tradicional com o refogado de cebola, alho, azeite e o arroz arbóreo. E vá acrescentando o caldo de legumes a cada secagem, até formar o ponto al dente do prato.

Finalize com manteiga, parmesão e o espinafre fresco. O calor do risoto faz com que o aroma dele solte por todo o arroz, deixando aquele gostinho bem especial no paladar.

O sabor do espinafre é bem marcante e somente ele no risoto realmente não precisa de mais nada. Por isso não pense que ele vá ficar sem graça, pois acredite, ele fica pra lá de saboroso!

8. Panqueca de espinafre

Panqueca é uma prato bem versátil para a refeição. Você pode rechear com o que quiser e gratinar com o molho que tiver!
Mas essa receita promete deixar a sua família surpresa com essa massa de panqueca verde. Principalmente se você tem criança em casa, elas nem vão perceber o gosto desse ingrediente em meio os outros que terão no prato.

A receita dessa massa de panqueca fit é simples e pra facilitar é feita no liquidificador. Bata a farinha de aveia, leite vegetal, ovos, sal e o espinafre por 3 minutos.

Coloque sobre a frigideira uma concha dessa massa e deixe que o próprio calor deixa no ponto correto de panqueca.
Elas ficam lindas e a cor é de apaixonar! Se existe amor a primeira vista por comida, aqui está um, e com certeza ela estará presente na sua também.

9. Omelete de espinafre

Essa receita é pra lá de fácil, que não tem como dizer que não sabe cozinhar! Se você é uma dessas pessoas, pode começar agora a se aventurar na cozinha, preparando essa omelete de espinafre.

Primeiro prepare um simples refogado de espinafre como ensinamos anteriormente. Nessa mesma frigideira, enquanto os espinafres estão quase prontos, jogue os ovos batidos e faça movimento suaves para misturar os ingredientes. Lembre-se de não mexer muito para que o ovo não se transforme em mexido, a preparação é semelhante a uma fritada.

Só aí já temos uma refeição bem deliciosa! Se quiser incrementar e deixá-la com mais sustança coloque fatias de queijo mussarela e coma sem culpa, porque fica uma delícia de bom!

Essa é uma opção para um jantar mais leve, sem abrir mão de uma comidinha salgada, e ainda sem muita gordura. O legal é que você pode variar os ingredientes da omelete, mas a forma de preparo é sempre a mesma, fácil, fácil.

10. Arroz com espinafre

Essa é o tipo de receita para aqueles que precisam adicionar o espinafre na alimentação mas não sabe como. E se tem um prato que agrada todo mundo é o tradicional arroz branco! E porque não adicionar ele junto do seu cozimento? É isso que vamos preparar agora!

Prepare um tempero simples de arroz com alho e cebola e adicione os espinafres picados. Quando estiverem bem amolecidos, jogue o arroz branco e a agua como de costume.

Esse acompanhamento com feijão em cima não tem como ser uma bomba de ferro para seu organismo. Então prepare e capriche nessa perfeição!

11. Macarrão com espinafre

Essa é uma receita, se é que podemos chama-la assim, não tem segredo algum e é super fácil de preparar. Apesar da simplicidade do preparo, o resultado que também devia ser simples nada tem.

Existem poucos macarrões que não sejam incríveis. Mas esse tem um sabor especial de comida caseira, sabe?

Tomates cerejas, espinafres, cebolas e alhos picados já seriam suficientes para incrementar esse macarrão. Mas se você curte uma acidez e uma cremosidade no prato, experimente adicionar suco de limão siciliano e cream cheese. Saiba que essa combinação é infalível!

Esse macarrão com espinafre é um privilegio à mesa! Ele pode fazer parte de uma bela refeição em família e não é preciso mais nada além dele.

12. Lasanha de espinafre

Lasanha é um prato que une a família! Não só pelo rendimento que ele proporciona, mas é aquela comida que deixa todo mundo feliz. E quem não quer pessoas que a gente ama feliz e ainda compartilhando uma refeição em volta de uma mesa?
Essa lasanha promete agradar (vegetarianos ou não) e ainda surpreender todos com essa combinação de cogumelos e espinafres!

O cogumelos entra com a função de molho para que a nossa massa de lasanha cozinhe. Por isso, é preparado uma base de molho cremoso com o refogado dessa proteína vegetal.

A montagem é livre, não possui uma sequência, mas lembrando que existirão 4 camadas: massa da lasanha, molho de cogumelos, espinafres frescos e queijo. Repita até forrar a sua assadeira e deixar ela bem recheadona para o pessoal devorar!

13. Salada de espinafre

Salada é uma ótima refeição! É leve, refrescante e preenche qualquer estômago. Tanto é que existem muitas pessoas que preferem almoçar ou jantar uma boa salada do que comer uma comida quente ou um lanchinho no lugar.

Mas para ter uma salada saborosa é preciso caprichar na separação das folhas, nos cortes dos ingredientes e elaborar um super molho.

Nesta receita, a base escolhida é as folhas de espinafres. Separe um a um e lave bem para que elas estejam bem higienizadas, afinal iremos consumi-las cruas.

Para acompanhar separe uma proteína bem reforçada podendo ser a copa lombo ou bacon e o restante como: ovo, nabo negro, cogumelos e cebola roxa. Siga as instruções da receita para mante-los bem frescos na hora de servir.

O mais saboroso a gente deixa para o final: o molho. Ele é o ponto chave dessa receita. Com seu toque de açúcar mascavo, sal, mostarda dijon, limão tahiti, laranja e azeite o paladar fica em êxtase!

Já vai tirando aquela travessa guardada a sete chaves do armário, porque uma linda louça faz toda a diferença. Aproveite e se refresque agora mesmo com essa refeição!

14. Nhoque de espinafre

Esta receita de nhoque de espinafre é sucesso garantido! Ele fica tão gostoso que nem precisa de molho, mas claro que com um molho cremoso tudo fica mais interessante. Então fique livre se quiser adicionar algum de sua preferência.

E o segredo para deixar ele bem saboroso? Utilizar pouquíssima farinha e muita batata.

A receita é separada em 2 etapas: o mix de vegetais e a massa de nhoque. Para preparar a massa você vai utilizar batatas cozidas, espinafres picados, gemas, farinha de trigo, sal e pimenta.

Já o acompanhamento é outra tortura a parte! Prepare um confinado de tomates cerejas, cebolas pequenas, dentes de alho e tomilhos. Acredite, mas as cebolas tenros, e os tomates, recalcados do forno, trazem uma mistura de doçura e uma gostosa acidez. E o aroma do tomilho junto valoriza ainda mais o sabor!

O resultado fica muito gostoso! Bom, nada como uma massa caseira, não é verdade?

15. Espinafre com ovo

Não basta você cozinhar bem, um ótimo cozinheiro também precisa sentir os ingredientes! É dessa forma que a gente percebe o sabor e como ele pode ser harmonizado. E em uma dessas experiências, percebemos que muitas vezes, deixamos os talos dos vegetais de lado, senão no lixo. Com isso, que tal aproveitar eles da melhor forma jogando em seus ovos mexidos?

Lave bem seus talos antes de começar a receita. Assim eles vão estar limpinhos para serem cortados em rodelas nem finas e pequenas.

Inicie essa receita de ovos mexidos com espinafre refogando os fatias do talo e quando estiverem no ponto, jogue a mistura de ovo e mexa até dar aquela liga do preparo tradicional.

Valorizar um simples ingrediente pode tornar o seu dia melhor! Aposto que os ovos mexidos do café da manhã não serão mais os mesmos sem esse truque culinário maravilhoso.

Se você ja era apaixonado por esse ingrediente, agora é casamento eterno com juras de amor! Deu vontade de experimentar alguma dessas delicias?! Não deixe de fazer para matar a sua curiosidade!