Receitas com atum em lata: veja 11 ideias fáceis e saborosas

O atum é um dos alimentos mais nobres na lista das proteínas. Mas, com certeza, a versão enlatada é a mais conhecida e possui um valor super acessível.

Em épocas de crise e praticidade, elas são bem vindas na despensa! Por isso, é sempre bom tê-las em sua lista de supermercado. Assim, uma salada ou um macarrão se transforma em uma bela refeição em pouco tempo.

Publicidade

Dessa opção podemos encontrar variações: com óleo, natural, ralado, sólido, com molho de tomate e por aí vai. É tanta versatilidade que as possibilidades de uso também não ficam para trás.

Com certeza você conhece ou já comeu alguma comida com esse tipo de atum, nem que seja como recheio de pizza ou salgado de padaria. A sua textura, apesar de delicada, é fácil de ser trabalhada com qualquer tipo de preparação.

Saia da rotina com essas 11 opções que selecionamos por aqui:

1. Torta de atum

Sabe aquela receita “preguiçosa” que a gente precisa ter por perto? Seja no fim de semana, quando estamos sem grana para a pizza, dias corridos de home office ou então apenas para acompanhar uma salada no almoço? Torta de liquidificador é a salvadora da pátria!

Entre tantos recheios dessa comidinha mágica temos o atum em lata que deixa tudo ainda mais fácil! A proteína foi incrementada com milho, tomates picados, azeitonas e salsinha. Mas você pode substituir por outros de sua preferência, como palmito, cogumelos, embutidos, alho, cebola e tudo mais.

A farinha de arroz e o amido de milho na massa é um diferencial, que deixam essa torta zerada no glúten. O restante dos ingredientes que não podem faltar são os ovos, leite, manteiga, sal e fermento químico. É tanta simplicidade que basta adicionar tudo em seu eletrodoméstico e bater até obter uma massa lisa e mega cremosa.

Não é de hoje que essa massa faz sucesso por aqui, existem outras opções feita com farinha de trigo e bacalhau, por exemplo. Mas como o objetivo aqui é praticidade o atum em lata também caiu como uma luva nessa versão! Não deixe de experimentar, tá bom?

2. Macarrão com atum

Essa é uma outra forma econômica de celebrar o atum em lata, e muito saborosa também. Afinal, macarrão é um dos pratos mais consumidos por brasileiros. A preparação é rápida e perfeito para qualquer dia corrido em que não se tem muito tempo para cozinhar.

Além disso, é super versátil e existem inúmeras maneiras de preparar. Você pode fazer com qualquer tipo de massa de grano curto e variar nos ingredientes.

O que apresentamos hoje é uma versão gratinada que leva uma cobertura de queijo mussarela e orégano no final do preparo. Porém, pode ser consumida apenas com o molho de atum, que é chave para consumir com pães, biscoitos a base de sal e legumes salteados.

Esse molho tem como base os ingredientes básicos de geladeira: alho, cebola, tomate, creme de leite e salsinha. Fica muito bem temperada e é uma opção vegetariana, o que se torna um alívio para quem evita consumir o consumo de carne.

O colorau dá um toque especial para esse molho. Esse pó alaranjado garante uma cor incrível. Mas é claro que você pode exclui-lo da receita numa boa.

Algumas combinações caem tão bem que a gente deveria fazer mais vezes. Essa é a opção certeira para dias em que a fome é grande e o é tempo curto.

3.Folhado de atum

Essa é um comidinha que dá para fazer em um piscar de olhos. São poucos ingredientes, sendo que um deles deixa o preparo muito mais fácil. No fim das contas, você vai ter um salgado charmoso, que faz toda a diferença quando recebemos uma visita de última hora! Vamos combinar que massa folhada é amor eterno, não tem como ficar ruim.

Você pode fazer esses folhados abertos, com cara de tortinha aberta, sabe? Mas na receita é executado igual aos salgadinhos de padaria: fechados estilo envelope.

Como a proposta é utilizar o atum em lata, o recheio é pra lá de cremoso, uma coisa de louco! Para não deixar ele “sem graça, a ideia é fazer um refogado com cebola, molho de tomate e creme de leite. Mas vale incrementar com o que preferir: alho, milho, cenoura ralada, azeitonas, champignon e tudo o que a sua geladeira permitir. É um preparo simples que fica pronto em pouquíssimos minutos.

A massa folhada deixa tudo mais crocante. Fica tão gostoso, que a dica é fazer uma fornada farta com muitos pasteizinhos!

4. Pizza de atum

Essa é uma daquelas receitas perfeitas para um dia que desejamos uma comida que conforta, que abraça, sabe? A combinação da massa de pizza caseira + atum deveria se tornar uma iguaria brasileira de tão gostosa!

O molho de tomate pelado contrasta super bem com a texturas das cebolas e pimentões. Vale a pena investir nesse tipo de molho, pois tem um aspecto mais natural e garante resquícios dos pedacinhos, que ainda, permanecem al dente.

Essa massa também é outra que combina para qualquer hora. É só bater todos os ingredientes no liquidificador e levar para o forno. O resultado é tão surpreendente que lembra as pizzas americanas, onde a base é grossa e por dentro super macia.

Essa massa de pizza é demais, viu? Vale à pena ter em seu bloquinho de notas para quando bater a vontade, pois dá com tudo que tiver em sua geladeira!

5. Torta fria de atum

Esse que também é conhecido como bolo salgado de atum é uma ótima alternativa para reunir a turma, a família ou um lanche corporativo. Pode facilmente substituir uma refeição como o almoço ou jantar, porque é um sanduíche bem completo.

Como leva maionese a dica é comer bem fresquinho, ou seja, nada de conservar dias na geladeira.

O preparo é feito em camadas com pão de forma, cenoura ralada e patê de atum. Você pode levantar essa pasta com milho e salsinha. Além de promover uma cor, garante um sabor especial!

Para deixar com a aparência igual a de bolo, capriche na cobertura de maionese e substitua os granulados por batata palha. A cara do verão, não é mesmo?

Além de ser super prática, é legal porque você pode fazer com antecedência e manter na geladeira até o momento de servir. A certeza é uma: sucesso em qualquer mesa!

6. Arroz com atum

Refeições que levam arroz são sempre bem vindas. Quando bate a fome no almoço então, é tudo o que a gente mais deseja!

Essa é uma receita de arroz que pode comer quente ou fria. É uma opção bem prática para quando não se tem muito tempo ou para levar como marmita. Quebra um galho danado, viu!

Você pode fazer com a sobra do dia anterior ou fazer um arroz fresquinho. Nesse caso, não importa o tipo ou tempero. Faça o preparo que está acostumado no seu dia a dia, como alho&cebola, arroz integral ou sem nada.

Depois é só adicionar o atum em pedaços, tomates em cubos, grão de bico cozido e ervas frescas. A combinação, nada óbvia, fica mega saborosa. E é um prato que se come só, pois não precisa de mais nada.

Publicidade

Se quiser deixe armazenado em geladeira e consuma a hora que bater aquela fome.

7. Hambúrguer de atum

Está com vontade de comer um hambúrguer? Ou deixar o atum ralado com outra cara? Experimente fazer essa receita, com certeza, nunca foi tão rápido fazer um sanduíche estilo fast food.

Apesar de ser uma comida que combina super bem com uma porção de batata frita, o preparo segue um outro conceito. A proposta é um hambúrguer light, ou seja, sem nada de glúten.

Aqui, o único ingrediente que você vai utilizar é a aveia. Ela é que vai dar a consistência densa para moldar e não desmanchar por inteiro.

A sugestão é grelhar com um fio de azeite, como também é válido levá-lo para assar.

Uma receita simples, fácil, rápido e ainda por cima super saudável. Se tiver uma lata dando bandeira por aí, já sabe o que fazer, certo?

8. Quiche de atum

Essa é uma torta com jeito de quiche, só que ao invés da massa, vão batatas em sua base. Ela é super prática, pois combina com arroz, saladas, refogados de legumes e até sozinha mesmo.

Para o recheio você pode usar a sua criatividade e adicionar os ingredientes que quiser. Aqui utilizamos apenas os tomates picados e azeitonas. Mas é possível utilizar somente o atum em lata, ele é gostoso demais por si só!

Quanto a massa, é só misturar todos os ingredientes em uma vasilha. É uma massa cremosa e densa que conta com leite, creme de leite, ovos, margarina e farinha de trigo. Ela é tão versátil que dá para utilizar em outros preparos, aqui é apenas uma sugestão com a nossa estrela da rodada.

O resultado é uma torta de batatas com atum de arrancar suspiros!

Publicidade

9. Sanduíche de atum

E quando o sanduíche tem cara de salada de atum, chamamos de quê? De uma refeição completa, reforçada e pronta para aguentar mais algumas horinhas de pé!

Uma das junções que sempre dá certo é o atum, cebola roxa, tomate, ovos cozidos e folhas de alface. Fica ainda mais incrível quando regadas em uma generosa quantidade de azeite. Assim nasce a salada Niçoise. Mas se adicionar tudo isso em meio a um pão fresquinho, tipo Ciabatta, potencializa ainda mais a sua receita!

É muito importante investir em ingredientes coringas, por isso é sempre bom ter na geladeira uma lata de atum. Ela substitui qualquer proteína e está prontinha para ser consumida.

Se preferir servir apenas a salada, é só temperar com vinagre, sal e pimenta do reino. Para degustar o prato como lanche, basta um pãozinho e nada mais. Garanto que vai ser sucesso na sua cozinha!

10. Bolinho de atum

Sabe aquele acompanhamento gostoso, que é impossível comer um só? Parece super difícil de fazer mas é só impressão mesmo. Basta juntar todos os ingredientes e levar para frigideira.

Aqui, o bolinho não leva farinha de trigo mas sim batata amassada, que faz o papel da liga devido ao amido. Utilizando o purê como base é só agregar a lata de atum, milho verde, cebolinha fresca, ovo e farinha de rosca.

Você pode moldar no formato que preferir, aqui foi de mini hambúrguer e empanado na farinha de rosca.

O bom é que dá para montar de diversas maneiras. A batata, por exemplo, pode ser substituída pela doce ou mandioquinha. O atum também pode ser trocado até por aquele restinho de peixe que sobrou, sabe?

O resultado é sempre igual: crocante por fora, macio por dentro e muito saboroso!

Com uma dose de carinho você pode complementar seu empanado com algum molho. Ele vai com tudo, até sozinho serve como um belo petisco!

11. Berinjela recheada com atum

Comer legumes recheados é o melhor jeito de combinar ingredientes e deixar ele ainda mais completo. Principalmente para quem não curte saborear o legume sozinho ou apenas refogado.

A berinjela é uma das opções que todo mundo gosta com carne moída, não é mesmo? Mas como a nossa proposta é um prato vegetariano, a escolha é com o atum ralado. Fica uma delícia e combina ainda mais com as fatias de queijo fresco e pitadas de orégano.

Para fazer é muito simples, basta retirar o miolo e adicionar essa proteína sem medo!

Fica pronto super rápido e é um ótimo acompanhamento para os dias que a gente só quer comer algo gostoso e, ao mesmo tempo, saudável.

Depois dessa aula de culinária, já podemos oficializar o novo curinga do pedaço? E olha que esse é muito melhor que macarrão instantâneo e garante ômega três no organismo.

Por vir em conserva as receitas já avançam uma boa etapa. Então, não espere mais um segundo para adquirir a sua latinha e sair por aí esbanjando seu dom culinarista!