Receitas de macarrão: 12 preparos de dar água na boca

Molho de tomates frescos, cebola, um pouco de alho e mais nada. O macarrão é assim, vai do simples ao luxo com poucos ingredientes. São tantas combinações que dá para diversificar sempre na hora de colocar a mão na massa!

Por ter essa versatilidade de acompanhamentos e variedade de tipos é considerado um dos pratos mais consumidos por brasileiros. Difícil encontrar alguém que não curte, a não ser que tenha alguma restrição. Nessa, até os vegetarianos entram dentro: dá para fazer sem carne, apostar em legumes, apenas um molho básico e até refogadinho na manteiga.

Publicidade

Sem contar na vantagem que o macarrão, em geral, é super prático de fazer. É um prato único que não precisa de mais nada. Ele sozinho já dá uma boa saciada na fome.

Todo mundo tem uma receitinha em mente de macarrão, seja com seu molho favorito ou um especial cheio de truques e segredos. Porém, inspirações são sempre bem vindas e aqui estamos cheio delas. O básico que você está acostumado a comer pode ter uma outra “cara” e o chique da gastronomia se torna o BBB da vez (bom, bonito e barato).

Confira a deliciosidade de um prato de macarrão aqui:

1. Macarrão de panela de pressão

Qualquer comidinha em que o preparo é feito nesse tipo de panela é sinal de rapidez. E aqui o macarrão se transforma em um suculência só, daqueles bem cremoso feito em apenas cinco minutinhos.

A combinação do molho de tomate com o creme de leite equilibra totalmente o sabor, deixando toda a acidez da fruta ir embora.

A linguiça calabresa também ajuda a dar sustança para o prato. O refogado inicial garante um fundo de panela incrível, que em contato com os líquidos se envolvem por todo o restante dos ingredientes. Fica um mix no paladar que você não sabe se é da proteína, do tomate ou do creme de leite.

O resultado não poderia ser melhor: a massa solta todo o amido, o queijo chega para brilhar e o molho rosé nunca foi tão bem visto.
Ficou com vontade? Ou ao menos, curioso? Experimente essa versão também com outros itens como, sobras de carne, seleta de legumes, presunto, salsicha e tudo mais. Seja criativo e arrase!

2. Macarrão alho e óleo

Por aqui, ele é considerado o macarrão mais salvador de todos (até mais que o miojo). Ainda mais com os ingredientes simples de uma cozinha: sal, massa seca e alho. Perfeito, não é?

Mas como a gente curte um preparo digno de Masterchef, essa vem com um toque especial: uma couve desidratada mega crocante. Essa é bem simples de fazer, apenas um corte rústico e frigideira quente.

Para um bom macarrão alho e óleo, um bom azeite basta! Aqui, o alho em rodelas e os talos da salsinha ajudam a perfumar ainda mais essa gordura na frigideira. Só tome cuidado para não torrar muito, porque alho queimado estraga todo o sabor do prato.

Escolha seu tipo de espaguete favorito e mande a ver nessa mistura! Quanto mais tempo em fogo, maior o seu sabor.

Esse é um jeito de transformar um prato simples do dia a dia em algo sofisticado e delicioso. Bora fazer?

3. Macarrão com molho de limão

Espaguete ao limone, como dizem, é um prato famoso em muitos restaurantes chiques. Geralmente, a gente vê aquela cobertura cremosa regada a bastante creme de leite.

Porém aqui, tem uma versão complemente diferente. Essa é saborosíssima, fácil de fazer e com poucos ingredientes.

A base do prato, com toda a certeza, é a manteiga. E sim, tem que ser ela, nada de margarina ou outro óleo por aqui. No ponto certo, ela é aromatizada com suco de limão, um pouco do siciliano e do Tahiti. O lance é deixar emulsionar bem, por isso não tenha pressa e fogo baixo. Visualmente, no final, lembra até um caramelo.

Também é importante pescar a massa com um pouco da água do cozimento. A ideia é aproveitar o amido para estabilizar ainda mais o molho.

Finalize com bastante ervas frescas para perfumar o espaguete. E se gostar acrescente um ovo frito na refeição. O encontro da gema mole com o espaguete é uma coisa de outro mundo!

4. Macarrão com queijo

Se você é fã de filmes ou cultura americana, ao menos uma vez, já viu esse famoso prato também conhecido como “mac in cheese”. Sim, o macarrão cremoso mais desejado da internet!

Existem diversas maneiras de preparar. Alguns fazem o molho à parte e adicionam a massa depois, outros levam ao forno, alguns utilizam a água do cozimento. Enfim, são tantos que o original na verdade é feito com o cozimento da massa em leite integral e creme de leite fresco.
Você pode utilizar qualquer tipo de macarrão. O tradicional chamado de cotovelo ou elbow é a indicação da vez. O importante é ter esse furo no meio para que o molho fixe bem.

Quando estiverem al dente é só acrescentar o queijo Gruyere ralado na hora e umas folhas de tomilho. É um perfume daqui, um puxa puxa dali.

Só de pensar já dá água na boca, por isso testem e se deliciem fazendo em casa! E olha, que é muito fácil de fazer.

5. Macarrão com frango

Fricassê de frango é um prato popular com arroz e batata palha. Mas com macarrão é outra combinação que cai perfeitamente no cardápio de casa.

O preparo é simples, com direito a gratinado e tudo. A execução é a mesma, só que nessa versão tem o acréscimo do macarrão crú e o caldo de galinha. Esses cozinham junto com o preparo, pegando todo o sabor da proteína desfiada com o milho e da cremosidade do molho branco.

Depois de cozidos é só adicionar uma camada de mussarela e levar ao forno. A casquinha fica crocante e internamente aquela explosão de suculência. Vale à pena experimentar!

6. Macarrão Bifum

Esse macarrãozinho de arroz é tão leve que é bem vindo em qualquer ocasião. Nos dias frios, você pode fazer um Yakissoba simplificado e nos do dias quentes uma salada oriental bem refrescante. Por ter essa versatilidade é possível criar diversas receitas e combinações diferentes.

Aqui, por exemplo, ele virou um macarrão oriental a base de shoyu. Pedaços de frango grelhado com alguns vegetais frescos ajudam a dar mais credibilidade ao prato. O mais interessante é a facilidade de preparo, algumas mexidinhas e está pronto!

O bifum tem outras vantagens, não possui glúten, é saudável, natural e cozinha até em água fria. Você pode deixar de molho por algum tempo ou acelerar o processo com a água quente. Nesse caso, um minutinho ali e está no ponto para ser usado e abusado.

Tem dias que tudo o que a gente mais quer é uma comida diferente, um tempero novo ou uma textura nunca experimentada. Que tal variar o seu prato de macarrão com ares asiáticos?

7. Macarrão à Putanesca

Sabe quando a comida te leva para outro lugar e te faz viajar com apenas algumas garfadas?! Então, é esse macarrão aqui! Ele possui um sabor e uma rusticidade tão italiana, que é impossível não sentir essa sensação.

O molho tem uma presença intensa devido aos ingredientes fortes e sabores próprios. Tem tanta estrela no prato que cada um tem sua particularidade ali: a acidez das alcaparras, o frescor do manjericão, o salgado do aliche, a deliciosidade da azeitona. Tudo isso regado à um bom molho de tomate que permite sentir os pedacinhos do fruto em meio ao paladar.

Publicidade

Se você procura uma versão diferente de macarrão com molho de tomate, não deixe de adicionar alguns ingredientes a mais em seu preparo. Fica uma delícia e é um tour pela Itália bem econômico, não é?

8. Macarrão com sardinha

Ah esse enlatado tem o que falar! Super saboroso, barato e nem precisa ser expert no fogão para deixar com cara de restaurante.
Para dar um conforto maior no preparo e também na hora de comer, retire o espinho central do peixe. Dessa forma você pode mexer a sua frigideira à vontade, porque na receita não precisa ter medo de despedaçar os pedaços em conserva.

Por ser um molho mais “seco” o truque é usar bastante azeite e perfumá-lo bem: tomates, vinho branco, raspas de limão e um toque de sal e pimenta. O bacana é ver as sardinhas se desmancharem nessa mistura.

Por fim é só juntar a massa curta com o molho delicadamente e adicionar aos poucos a água do cozimento para deixar tudo mais fluído.
É um aroma que não tem como explicar, só fazendo mesmo!

9. Macarrão ninho

Esse é o tipo de receita que você olha e nem acredita que no final dá tudo certo!

Macarrão de forno é um prato perfeito para servir a família toda. Seu preparo é bem simples e gostoso! Além de ser muito versátil é sucesso na certa no almoço ou jantar.

O truque é acomodar os ninhos de macarrão ainda crú deixando um espaço de respiro entre eles para cozinhar. O legal é rechear o buraco seguindo a mesma ideia da receita ou variar com outros ingredientes e até um molho diferente.

É importante que o molho cubra um pouco mais da metade dos ninhos. Portanto, se o seu refratário for grande, talvez você precise dobrar a quantidade de molho. Não esqueça de colocar papel alumínio para que cozinhe internamente.

Macarrão recheado ficou muito mais divertido de fazer, não é verdade? Aproveite e teste esse preparo em casa!

10. Macarrão com linguiça

Estrogonofe é tudo de bom! Agora, de linguiça e na macarronada é uma novidade que pode fazer sucesso aí na sua casa.
Para essa receita você vai utilizar dois tipos de linguiça a Toscana e a Guanabara, essa última é a famosa defumada. Dê uma leve grelhada para formar um tostadinho tanto nelas como no fundo da panela.

Publicidade

Depois disso é só fatia-las e acrescentar o básico desse prato francês, mas sem muita frescura: creme de leite de caixinha, cogumelos em conserva, catchup e mostarda. Se você tem uma intimidade maior com o fogão, pode até flambar as rodelas de linguiça com cachaça. Fica um sabor diferenciado mas nada que tire o propósito da receita.

Molho feito é só jogar a sua massa cozida favorita e devorar com a turma!

Essa é uma ótima opção quando rola umas sobras do churrasco ou quando deseja economizar no valor final dos ingredientes.

11. Macarrão com creme de leite

O macarrão à parisiense é um clássico da cozinha brasileira com inspiração francesa. Sua principal característica é o molho bechamel que envolve a massa e o restante dos ingredientes.

Muito fácil de preparar e com ingredientes baratos, deixará qualquer refeição ainda mais gostosa.

Basicamente é feito com: o molho branco, presunto, ervilha e a massa (penne, espaguete, talharim, etc). É bastante comum acrescentar frango desfiado e creme de leite, se tiver em sua geladeira mais completo o prato fica.

E mesmo com a versão mais simples, não deixa nada a desejar. Deixe o congelado de lado, coloque a mão na massa e a receita em prática agora mesmo!

12. Macarrão com salsicha

Tradição é tradição! Mas macarrão com salsicha, versão cachorro quente, é uma loucura de bom! É uma ideia super diferente para quem tem crianças em casa ou até quando sobra aquele restinho do dia anterior, sabe?

O preparo é tão simples que é igual preparar um hot dog separado. O interessante mesmo é a apresentação e claro, o delicioso gratinado.
O refogado de salsicha não tem muito segredo. Aqui, você pode adicionar todos aqueles itens que a gente adora: milho, ervilha, cebola, tomate e entre outros. Pode caprichar bem!

O purê de batata é outro item que não pode faltar. Ele deve ficar em uma consistência mole, tipo creme, para que no forno forme uma camada torradinha e no prato se desmanche em meio à massa e ao molho de salsicha.

Pra você que não dava nada para esse macarrão, faça essa alternativa e se surpreenda!

O maravilhoso disso tudo é que os preparos além de fáceis, sempre se torna uma refeição completa! São tantas possibilidades e variações que receitas não faltam para preparar um delicioso prato de macarrão quando bater aquela vontade.

E como estamos sempre com fome, coloque sua água para ferver e aproveite para pescar os restinhos de sua geladeira!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed