Receitas com alho poró: 20 ideias que vão do aperitivo à refeição completa

Procurar alternativas pro alho poró é uma aventura na gastronomia, concordam?! Geralmente, eles vão discretos no prato, com algumas rodelinhas e pronto! Mas o que não faltam são opções para dar à ele o papel de protagonista na comida como molhos, recheios, refogado, patê e tudo mais.

Seu sabor suave é ótimo para quem procura uma refeição leve e, ainda por cima, que seja vegetariana ou vegana. E o melhor: são super acessíveis e com um ótimo aproveitamento. As partes descartáveis, por exemplo, garante um belo caldo de legumes ou substituem a cebola, ou seja, zero desperdícios.

Publicidade

Para quem está sem ideias ou possui o legume por aí, selecionamos receitas deliciosas para preparar na sua casa. Para conferir mais detalhes de cada opção, basta clicar no nome da receita.

1. Quiche de alho poró

Se até na prisão dá para se deliciar com essa deliciosa quiche de milho e alho poró inspirada nas receitas de Red, de “Orange Is The New Black”, porque não saborear em sua casa?

Além do recheio delicioso que leva um refogado de alho poró e milho, essa quiche tem ainda uma cobertura saborosa que fica super bonita. O segredo está na base de ovos, nata e queijo cheddar que dão uma cor e um sabor a mais para a cobertura. A massa só leva farinha de trigo, manteiga gelada, ovo, água gelada e sal. Dica: sirva com as folhas de sálvia crocantes!

2. Risoto de alho poró

Essa receita mistura o sabor característico do alho poró (usar somente a parte branca) com o toque de frescor das raspas de limão. Ainda traz a sugestão de decorar o prato com o crispy do legume para dar o toque de crocância. A receita é bem detalhada e contem vários pulos do gato para preparar um risoto perfeito!

3. Penne com molho de alho poró

Essa é uma receitinha coringa para aqueles dias em que você quer saborear algo gostoso, mas que não exija muito tempo na cozinha. O molho fica por conta do creme de leite fresco, além do alho poró e cogumelos Paris. A massa escolhida para preparar esse prato foi o Penne, que combina muito tempo com a textura desse molho. Se você gosta de um macarrão cremoso, não deixe de experimentar essa receita!

4. Torta de alho poró

Nessa receita, a massa podre é utilizada apenas para cobrir o fundo e a lateral da assadeira, ou seja, é uma torta aberta onde é coberta com um creme de alho-poró. Para esse recheio cremoso é utilizado requeijão, leite e mussarela. Além disso, tomates cereja também entram em ação para incrementar o sabor do prato. Resultado: uma massa crocante e recheio suculento.

5. Sopa de alho poró

Essa sopa de origem francesa, também conhecida como Vychyssoise, possui um preparo fácil para quem está começando a se aventurar na gastronomia!

Cebola, alho poró, batatas, vinho branco, manteiga, creme de leite fresco, cebolinha, sal, pimenta branca e noz moscada são os ingredientes que você vai precisar para essa receita. A combinação de ingredientes é saborosa e a textura final é bem leve!

6. Creme de alho poró

Se você está procurando por uma refeição rápida e, ainda por cima, leve, que tal experimentar essa receita? A maionese é um ótimo ingrediente para preparar esse creme saboroso e nutritivo. Porém, o refogado de alho poró batido no liquidificador também ajudam a dar cremosidade ao prato. Não tem segredo e basta cinco ingrediente para ter uma prato quentinho no inverno!

7. Salada de alho poró

Para essa salada, o alho poró passa por uma marinada para amenizar o ardido e formar, com pepino e tomate, a salada mais refrescante e intensa do verão! O molho fica por conta do azeite, caldo de limão, sal e pimenta a gosto. E claro, folhas de coentro para finalizar! O truque é se atentar no corte dos ingredientes, pois fazem todo o diferencial na hora de comer.

8. Arroz com alho poró

Nesta receita, o arroz ganha a companhia da lentilha, do alho-poró e muitos outros complementos. A laranja confere uma dose de doçura e acidez na medida certa, e a castanha-do-pará traz uma crocância inesperada. E se você é da turma que não curte uva passa, ela pode ser retirada sem grande prejuízo. Afinal, o que realmente importante é deliciar com uma refeição rica em sabor e proteína!

9. Patê de alho poró

O básico que vai com tudo: torradinhas, pães, legumes, massas, carnes e tudo mais! Essa patê é ótimo para se ter em casa e é facílimo de fazer, pois o mixer faz o trabalho por você. Segue a lista de ingredientes: alho poró, azeite, sal marinho, queijo minas e creme de ricota. Um acompanhamento saudável, cheio de nutrientes e saboroso!

10. Alho poró refogado

Procurando um acompanhamento para sua carne ou peixe? Então não perca essa receita de alho poró refogado e, ao mesmo tempo, cremoso. Para isso, utiliza-se um pouco de nata ou creme de leite, um toque especial de vinho branco e noz moscada. Mas saiba que a utilização do vinho é opcional.

11. Frango com alho poró

Não tem nada melhor do que inovar aquele peito de frango do dia a dia, concordam? Essa é a proposta da receita dar uma cara nova para a proteína. Por isso, o preparo conta com um cozido de frango que tem como diferencial o sabor da laranja. O caldo nada mais é que o líquido de cozimento do tomate, cebola, cenoura e alho poró. O resultado é uma comida rica em sabor, nutrientes e suculência!

12. Suflê de alho poró

Suflê é uma ótima pedida para uma refeição mais descontraída, leve e saudável! Afinal, tem pouca gordura e é só levar ao forno. O segredinho para um bom suflê é acrescentar levemente a clara em neve no final. Porém, nessa versão também dispõe de um molho branco que deixa tudo mais cremoso!

13. Molho de alho poró

Você sabe o que é uma vinagrete francesa? Descubra nesta deliciosa receita vegetariana, como preparar esse molho que acompanha muito bem legumes e vegetais! A base é bater todos os ingredientes com o fouet: mostarda, cebola, cebola roxa, cebolete, vinagre, azeite, sal e pimenta. Já o alho poró cozido em panela de pressão entra somente na finalizacão.

14. Macarrão com alho poró

Macarrão é perfeito pra aquele dia corrido! Esse daqui não é diferente e ainda é muito bem temperado e é vegetariano, o que é sempre uma vantagem para evitar o consumo excessivo de carne. A sálvia dá um toque todo especial pra esse molho a base de creme de leite. Já o restante dos ingrediente é totalmente substituível, mas aqui utiliza o palmito, azeitona e ervilhas no preparo.

15. Carne moída com alho poró

Você acha que não dá para criar um canelone diferente? Conheça o alho porone. E, sim, esse nome é muito divertido! É um canelone low carb recheado com carne moída e queijo feta no molho de ervas. O preparo não é muito demorado e a apresentação fica super charmosa. Também é uma ótima alternativa para fugir do refogado básico do dia a dia, não é mesmo?

16. Torta de alho poró no liquidificador

A famosa torta de liquidificador que a maioria possui uma receita em um caderninho, ganha uma versão diferentona! Essa tem massa semi integral, farelo de aveia e recheio cremoso de alho poró. E ainda desfruta de um preparo simples e com poucos ingredientes.Vale a pena acrescentar à mesa em um almoço ou lanche da tarde. Veja, faça e comprove!

17. Omelete de alho poró

Se você é uma das pessoas que adora omeletes, vai curtir essa versão de alho poró. Afinal, não tem nada melhor que sair da rotina e inventar coisa nova na cozinha. Essa receita também leva creme de leite, queijo, ervas e ervas frescas. Pela lista, já deu para notar que cremosidade e sabor tem de sobra, certo?

18. Crispy de alho poró

É difícil encontrar alguém que não goste de um crocante na comida, não é mesmo? O ideal é utilizar somente a parte de fora do vegetal, pois é mais delicada e fácil de cortar em tiras finas. Para deixar o crocante incrível mergulhe em um banho de farinha de trigo e óleo bem quente!

19. Batatas assadas com alho poró

É impossível não gostar de batata. Batata é uma delícia, e nessa receita ela ganha algumas adições de vegetais muito interessantes: alho poró, cebola e couve manteiga. Seu tempero cai como uma luva nessa combinação, ele é refrescante, e ao mesmo tempo, ácida. E não precisa de mais nada, pois essa assadeira já é uma refeição completa!

20. Salmão com alho poró

Frutos do mar e alho poró harmonizam muito bem, pois são ingredientes leves e saborosos! Essa receita lembra um confit de salmão só que feito na frigideira. Por isso, o que não falta aqui é azeite e acréscimos como alho poró e cogumelos. E para deixar essa beldade ainda mais rica tem uma emulsão de limão fora de sério! Além de ficar um charme, o sabor vai conquistar todos que provarem a receita.

Realmente o alho poró ganhou seu espaço por aqui e esperamos que por aí ele também faça parte de suas façanhas na cozinha. Afinal, esse vegetal que é tão pouco utilizado, mas possui um gosto adocicado semelhante com o da cebola, pode resultar em pratos criativos e extremamente deliciosos!