Receitas com cenoura: 12 ideias para saborear em diferentes momentos do dia

Dentre tantos vegetais, a cenoura é um que faz sucesso em qualquer mesa! Ele é acessível, possui uma cor pra lá de vibrante e garante uma pele saudável pro verão inteiro. Afinal, quem nunca se esbaldou em suco de laranja com cenoura nos dias de praia ou piscina?

O interessante é que ele não se restringe em apenas pratos salgados como os outros vegetais. É possível criar doces tão gostosos quanto o clássico bolo de cenoura. Nesse quesito, entra uma infinidade de opções para Páscoa, porque não existe símbolo mais significativo que ser colorido.

A variedade de cenouras também é extensa. A convencional é aquela que encontramos no mercado e feiras livres: formato de cone e cor alaranjada. Porém, existem as orgânicas com formatos e cores diferentes. Se você faz parte desse time, saiba que não é preciso tirar a casca como a comum que contém bastante agrotóxicos.

Se você é dessas pessoas que não gosta de comer legumes porque costuma achar sem graça o sabor ou tem alguém da família que abomina a cenoura, então nós temos as receitas certas para você, fique de olho e anote tudinho tá?

1. Suflê de cenoura

Suflê é o pretinho básico da culinária, ou seja, vai com tudo e com qualquer tipo de ocasião. Pode parecer complicado de preparar por conta das claras em neve, que são indispensáveis nesse prato. Mas, compensa o esforço! Observar a massa inflando no forno e depois derretendo no paladar é uma sensação maravilhosa!

Os vegetarianos vão amar essa versão feito com cenoura, que também vai bem como acompanhamento de praticamente qualquer carne. Por si só, ele é leve, saboroso e a cor chega a decorar a mesa.

A sua textura é bem cremosa por conta do molho bechamel, que contrasta com as lascas devidamente finas da cenoura. Nessa mistura, também leva as gemas e no final do procedimento as claras batidas que garantem um aerado incrível.

Só não esqueça de servir assim que sair do forno. Não há dúvidas que esse suflê de cenoura é ultra divino!

2. Farofa de cenoura

Os brasileiros são fissurados em uma farofa, concordam? Afinal, ele combina com qualquer prato e é um ótimo acompanhamento para o almoço de domingo, a famosa macarronada com frango assado (hum!).

Se tem uma coisa que somos mestres é preparar essa iguaria. Entre tantas farinhas e temperos, essa daqui é uma versão mais “light” feito com cenoura. Além de ser uma excelente forma para as crianças comerem esse vegetal, que apesar de aparentes ficam tão temperadinhas que nem vão rejeitar!

Para essa farofa você vai precisar de cenouras raladas, farinha de mandioca, cebola, manteiga, cheiro verde, sal e azeite. Lógico que você pode aproveitar o embalo e adicionar bacon, linguicinha, banana e tudo mais. Mas deixar ela bem básica também aproveita todos os sabores dos ingredientes principais.

O segredo é adicionar a farinha por último, pois ela entra apenas para dar uma liga nesse refogado. Não tem uma quantidade certa, é uma questão de feeling mesmo!

3. Purê de cenoura

Está buscando uma versão diferente de escondidinho? Não deixe de conferir esse purê de batata e cenoura que garante um sabor e uma cor incrível! O melhor de tudo é que requer poucos ingredientes e costuma ser muito simples de ser preparado.

Para fazer esse escondidinho, basta dividir os preparos. O primeiro é o recheio, que pode ser feito de diversas formas: frango, vegetais e até mesmo o clássico com carne moída. O segundo é o purê, onde os vegetais devem ser cozidos e espremidos para que seus sabores se intensificam.

Para dar cremosidade adicione o requeijão e a mussarela ralada. Fica diferente, mas muito delicioso também!

É um ótimo acompanhamento que cai bem tanto no escondidinho como no PF do dia a dia. E olha que costuma agradar à todos! Tem coisa melhor?

4. Patê de cenoura

Se você acha que patê só pode ser feito com maionese está muito enganado! Aqui ele tem ares árabes e cheios de nutrientes. Acaba sendo uma opção leve e claro, super saborosa. Esse homus além de colorido fica um pouco adocicado por conta das cenouras. Essas são fatiadas e assadas no forno para depois serem trituradas com grão de bico, sal, salsinha e tahine.

Pode ser consumido por sozinho ou com o acompanhamento de sua preferência. Uma ótima sugestão é servir com palitos de legumes, chips, pães, bolachas salgadas e até como guarnição de saladas e carnes. As opções são infinitas!

Ela é uma excelente alternativa para variar o tradicional patê de cenoura e também para quem busca reduzir o consumo de carnes.
O resultado é maravilhoso em sabor e textura, vale a pena testar!

5. Pão de cenoura

Tem cenoura dando bobeira por aí? Aproveite e faça uma pão fofinho e que de quebra não precisa de sovar, ou seja, rapidíssimo!
Os ingredientes são tão básicos que é provável que tenha em seu armário de mantimentos: cenoura, ovo, óleo, açúcar, fermento biológico seco, água morna, farinha de trigo e sal.

O preparo é outro detalhe simples da receita. Você não precisa ser nenhum mestre na cozinha para fazer. Digamos que é semelhante à um bolo de cenoura só que com alguns acréscimos.

A primeira etapa é executada no liquidificador e por fim, a mistura com a farinha de trigo na mão. Por isso, certifique-se que a cenoura esteja bem envolvida na massa para não haver resquícios, tudo bem?

A curiosidade de observar o líquido se transformando em pão é tanta, que os olhos não desgrudam da janela do forno. Mas a melhor parte é saboreá-lo dessa forma: quentinho com a manteiga derretendo!

6. Brigadeiro de cenoura

A gente sabe que não precisa ser Páscoa para devorar um brigadeiro (mesmo que feito de cenoura).

E não adianta olhar com cara estranha porque essa versão é incrivelmente deliciosa! O sabor da cenoura fica tão discreto que até as crianças vão amar esse vegetal a partir de hoje.

O procedimento de um brigadeiro é igual para todos. Porém aqui, as cenouras ganham uma pré preparação antes de serem levadas ao fogo.

Basta bater o leite condensado com as cenouras raladas até ficarem incorporadas por inteiro, ou seja, um creme bem liso e homogêneo.

A partir disso você pode acrescentar o que preferir. A receita adicionar três elementos diferentes: chocolate branco, coco ralado e corante alimentício. Esse último é opcional, caso deseje intensificar a cor do seu doce.

Se tiver crianças em casa pode chamá-las para modelar os docinhos. Podem ser redondinho, que é o tradicional, ou em cone para deixá-lo bem temático.

Só faça bastante, porque é quase impossível não devorar alguns em meio ao preparo!

7. Panqueca de cenoura

Essa é uma ótima opção para dar uma outra cara para as panquecas. Além de ficarem super bonitas, possui um leve adocicado que casa muito bem com qualquer recheio salgado.

O time de ingredientes para essa massa é pequeno. A primeira vista até aparenta sem graça, mas a ideia aqui é ousar com o restante dos acompanhamento como um bom molho, por exemplo.

No liquidificador bata o ovo, leite, sal, a margarina e a cenoura. Por último, acrescente, aos poucos, a farinha de trigo. Ela é que vai garantir a consistência da panqueca e claro, não pode ser densa demais.

A etapa para grelhar as panquecas é livre! Se você curte os discos mais finos pode adicionar uma concha em sua frigideira. Mas se preferir as panqueconas, estilo americana, basta adicionar um pouco a mais. São propostas diferentes, porém são boas do mesmo jeito!

8. Macarrão de cenoura

Se você é vegano ou amante de receitas saudáveis, não pode perder a chance de fazer esse espaguete de cenoura com molho Pesto.

Sabe o que é ainda melhor? Tanto o molho quanto a “massa” são feitos com um ingrediente. Sim, a nossa estrela alaranjada: a cenoura!
Para fazer esse combo completo é necessário que a cenoura tenha ramos. Assim, é possível preparar o nosso Pesto com essas folhas verdes.

Mas caso não tenha, fique à vontade para preparar apenas o espaguete e servir com um molho de sua preferência.

A receita utiliza ingredientes bem econômicos como alho, amendoim e azeite. Também é importante o auxílio de um mandolim para fatiar seu vegetal em fios. Mas nada como uma faca bem afiada para te ajudar nessa tarefa.

É um prato prático para o dia a dia que não dispensa sabor e criatividade!

9. Chips de cenoura

Vegetais no forno são uma delicia e mega saudáveis. Desta vez, a protagonista ganhou uma versão levemente crocante e caramelizada.

Essa receita de cenoura assada no forno precisa de poucos ingredientes: cenouras fatiadas em palitos, azeite, sal, pimenta do reino e farinha de milho. Mas você pode temperar com cúrcuma, páprica, pitada de cominho, noz moscada ou qualquer outro tempero seco que não queime no forno.

O resultado é um sabor adocicado e delicioso que combina com diversos pratos ou até mesmo sozinha. Você pode pingar algumas gotas de suco de limão por cima que o sabor cítrico combina perfeitamente com a doçura da cenoura.
Mas atenção, não adianta sobrepor os palitos de cenoura na assadeira para “render” mais. Além, de um tempo de forno maior, o resultado não é o mesmo!

Estes palitos de cenoura assada podem ser refrigerados por até 7 dias na geladeira e você pode ir comendo aos poucos. Na geladeira ela perde a crocância, mas o sabor continua maravilhoso!

10. Risoto de cenoura

A panela de pressão é uma grande aliada para os pratos do dia a dia. E quando se trata de risoto é unir o útil e o agradável em um prato só. Que por sinal, é uma comidinha inegável!

Esse risoto de cenoura é bem diferente por conta dos ingredientes e do método de preparo. No lugar da bebida alcoólica, por exemplo, vão o suco de laranja e um pouco de água. E ainda consta temperos que perfumam de uma forma bem especial: uma cebola cravejada com folha de louro e cravo. Essa especiaria é super potente, por isso um ou dois são o suficiente para levantar esse aroma.

O principal ingrediente da receita e que também vão levar cor e sabor é a cenoura. Essa deve ser ralada e proporcional com o restante dos ingredientes, afinal ela é a estrela do prato. Portanto pode caprichar na quantidade!

Assim como o modo tradicional, na hora de servir vale adicionar manteiga e queijo parmesão. Depois é só ser feliz nessa comida quentinha!

11. Cenoura glaceada

O que podemos fazer com algumas simples cenouras? Glaceá-las!

Essa técnica consiste em cobrir o ingrediente com liquido, que pode ser doce ou salgado, deixando-o liso e brilhante, ou seja, um cozimento com a força do vapor.

Na receita o molho que leva esse plus nas cenouras é um suco à base de laranja e limão. Essa mistura deixa o vegetal brilhante, vivas e cheias de sabor!

Quando começar a saltear, adicione esse citrico dentro da frigideira e tampe para iniciar o processo. Aguarde o suco reduzir para apurar e dar levar toda a acidez para as cenouras.

Assim que a cenoura estiver mais cozida, finalize com um pinguinho de manteiga e uma concha de suco. Só fique sempre de olho para não deixar o suco secar demais no fundo da panela e deixar as cenouras amargas.

Você pode servi-las al dente, assim não perde o que elas possuem de melhor: textura, sabor e às vezes a picância. Mas vai muito de sua preferência!

12. Torta de cenoura

Se o tradicional bolo tem cenoura e chocolate, porque não juntar esses dois em uma torta doce pra lá de diferentona?!

Esse doce que, além de folhada, conta com o vegetal caramelizado vai surpreender todos na época de Páscoa. Mas vai por nós: cai muito bem em qualquer ocasião independente da época!

O primeiro cuidado que você precisa ter é com o corte das cenouras. As rodelas devem ser um pouco grossas, já que murcham, e uniformes. Assim, como em fogo é preciso se atentar no espaçamento entre elas. Durante a caramelização vá acrescentando mais para que a superfície da frigideira fique totalmente preenchida.

Nessa processo, você vai precisar de muitas especiarias (não tenha medo!): noz moscada, pimenta do reino, pimenta Jamaica, tomilho e canela em pó.

Outro detalhe importante é escolher uma frigideira que possa ir do fogo direto para o forno, ou seja, um material resistente como o aço está de bom tamanho.

Procure deixar a massa folhada sempre gelada para facilitar na montagem. Dessa forma, não corre o risco de rachar ou desfazer o formato.
É uma receita que exige tempo. Por isso, escolhe um dia que esteja mais tranquilo para preparar com calma e seguir corretamente o passo a passo. As orientações são muito importantes e devem ser respeitadas para que resultado final seja agradável.

A dica de acompanhamento é uma ganache de chocolate feito com creme de leite fresco. Mas existem outras possibilidades que ficam harmônicas, basta ser criativo e seguir suas preferências.

É tanta cenoura, é tanto sabor que todos vão querer repetir mais um pedaço!

Viu como a cenoura esbanja graça por aí? Existem muitas receitas diferentes que é possível combinar com o seu cardápio! Fazer algo diferente também é sinônimo de satisfação, principalmente na sua mesa.

O melhor é que a cenoura é um ingrediente neutro, ou seja, tem um leve adocicado mas nada que roube o sabor do restante dos ingredientes.