Receitas com sobras de arroz: 9 maneiras saborosas para reaproveitar

Por aqui amamos aprender receitas novas, testá-las e por fim prová-las para dar as nossas pitadinhas! Mas uma coisa que somos contra é o desperdício de comida.

Por conta disso, estamos sempre em busca de preparos que “reciclem” qualquer tipo de alimento que esteja dando bandeira na geladeira. E olha que sempre surge uma sobra, não é mesmo?

Publicidade

Isso acontece por diversos motivos. Às vezes não calha de comer tudo, acabamos enjoando, erramos na quantidade ou é aquela ânsia de deixar a embalagem vazia.

Enfim, se existe uma comidinha que tem presença garantida na casa do brasileiro é o arroz. Ele é o acompanhamento coringa para qualquer refeição. Por isso, muita gente não vive sem a companhia dele.

Mas a gente sabe que ficar requentando esse tipo de alimento não é nada saudável, pois há bastante perda de nutrientes nesse processo. Então porque não utilizar ele de uma outra forma? Ou melhor dizendo, com um sabor diferente?

Vocês sabem que colocar a mão na massa é com a gente mesmo! Já você não vai ficar dando sopa igual a sua sobra de arroz na geladeira, não é? Arregace as mangas e vamos cozinhar!

1. Arroz de forno

Tem dias que a nossa criatividade está em outro lugar menos na cozinha! Mas a gente deu um jeitinho gostoso para te salvar quando isso acontece. Principalmente, quando estamos com aquela preguicinha e tudo que a gente menos quer é pensar.

Esse prato tem exatamente essa cara!

Sabe quando tem um monte de tupperware na geladeira? Então, o esquema é juntar tudo e levar ao forno!

Você pode utilizar o que tiver, desde que a combinação fique harmônica. Não precisa ser necessariamente somente com as sobras. Mas também pode adicionar outros complementos como: uma lata de milho, ervilhas, presunto, tomates picados, salsicha, cenoura e entre outros.

A suculência do prato não poderia faltar, certo? Por isso, um molho cremoso é a escolha ideal para agradar todo mundo. E deixa aquele aspecto de “risoto” que fica uma delícia!

Portanto, capriche nessa base e manda a ver no seu arroz gratinado.

Não deixem de fazer esse prato, viu?! E olha, que o queijo no final faz toda a diferença no resultado!

2. Bolinho de arroz

As vezes ficamos no piloto automático fazendo as mesmas receitas por dias. E quando sobra o clássico arroz e feijão, a primeira coisa que imaginamos é fazer “uma misturinha” e está tudo certo.

Porém, não é essa a nossa proposta do dia!

Descobrimos esse bolinho que ganha de dez a zero para qualquer outro. Sem contar que é um salgadinho bem brasileiro para você servir. Afinal, quem não curte essa dupla que está em nossa mesa quase todos os dias?

O preparo é rápido e simples. Você só vai precisar de um processador para formar uma liga entre os dois.

Nesse caso, quanto mais tempero melhor o sabor. Tudo bem que a sobra já está temperada, mas pode acrescentar outras coisas como ervas, linguicinha, condimentos, pimentas. Não há limites para incrementar seu bolinho!

Além de reaproveitar esses dois alimentos, é uma ótima opção para petisco no final de semana. Se quiser, pode congelá-lo e frite quanto for consumir.

Ótimo para você começar agora mesmo e comer mais tarde. Vale a pena experimentar!

3. Arroz doce

O arroz doce é aquela guloseima que não pode faltar na festa junina. Mas independente da época, vamos combinar que é um doce gostoso e super fácil de fazer.

Nessa opção caramelizada o arroz deve estar neutro, sem tempero nenhum. O caramelo da receita nada mais é que o clássico de pudim feito somente com açúcar. E para deixar essa mistura ainda mais encorpada adicione também o creme de leite.

Fica bem cremoso e você pode incluir a tradicional canela, que dá todo um tchan na hora se servir.
Esse doce, com certeza, deixa muita sobremesa no chinelo. Então, aproveite essa versão diferente e arrase com o pessoal de casa.

4. Arroz biro biro

Tá com vontade de fazer uma comidinha rápida e gostosa? Essa receita de arroz é a nossa sugestão para esses dias preguiçosos. Fica perfeito também para acompanhar o seu churrasco.

O preparo rende uma porção bem generosa. E para dar um up nesse prato faça a limpa na geladeira com os outros ingredientes que estão sobrando. Porém, o essencial que pede a receita você deve providenciar caso não tenha disponível.
Para um verdadeiro biro biro não pode faltar: bacon, ovos e batata palha. O resto é apenas complemento. Afinal, cada uma dá seu toque de personalidade na receita!

O resultado é um arroz soltinho, robusto e mega saboroso. Dá tranquilamente para comer ele sozinho, acompanhado por um extra de batata palha.

5. Arroz a Piamontese

Não tem PF melhor que um arroz cremoso e uma proteína bem saborosa. Para isso basta ter um restinho de arroz para o prato ficar perfeito!

Esse modo de preparo também é uma forma de dar uma sofisticada no arroz do dia a dia.

O melhor de tudo é que essa receita utiliza ingredientes simples, que com certeza, você tem na geladeira. A base principal é o creme de leite e o queijo parmesão. Mas você pode incrementar com presunto em cubos, champignon, ervilhas e manteiga.

Ao invés de um risoto, por exemplo, prepare algo mais rápido e com ingredientes de fácil acesso.

Ele fica cremoso, com sabor suave de queijo e perfeito para compartilhar com alguma carne cheia de molho. O mix é incrível, o molho envolve o arroz e uma magia acontece diante dos seus olhos e estômago. Uma alegria, sabe?

6. Nhoque de arroz

O nhoque é um prato clássico para o almoço. Todo mundo gosta, sai satisfeito e super feliz!

Publicidade

Como o costume é saboreá-lo uma vez ao mês, no dia 29, resolvemos trazer uma versão diferente. Para você pode ser até melhor, pois reutiliza o que já tem e economiza na compra da semana.

Nessa massa de nhoque a troca é simples: a batata pelo arroz. Por isso é importante que no primeiro instante o preparo seja feito em liquidificador, assim garante que os grãos estejam bem moídos.

Na finalização acrescente a farinha de trigo até o ponto de molde e faça o processo de cozimento.

O resultado é surpreendente! Uma massa leve, saborosa e que derrete na boca.

7. Torta de arroz

Torta de liquidificador não tem mistério. É aquela aposta certa para a refeição que precisa ser mais reforçada como o almoço ou jantar.

E para deixar a receita ainda melhor, precisamos só do restinho de arroz e um recheio também de geladeira. Fácil, não?
O preparo é muito coerente e bem rápido. Você pode fazer com o recheio que preferir. Na receita foi feito com frango desfiado, requeijão e legumes. Ficou beeem robusta!

A melhor parte fica por conta da massa de arroz. É uma surpresa e tanto ver a consistência que fica! Uma batida rápida com arroz, leite, amido de milho, óleo, ovos e fermento em pó faz milagre aqui.

Enfim é uma dica para aproveitar aquele arroz velho que a gente não aguenta mais! Quem aí já está curioso para testar?

8. Bolacha de arroz

O snack é bom em qualquer hora do dia. Não é à toa que tem gente que carrega na bolsa a fim de manter um petisco sempre em mãos quando a fome bater.

Esse salgadinho de arroz promete concorrer com os famosos do supermercado. Não tem nada melhor que um mimo feito por nós, não é mesmo?

Publicidade

O primeiro passo é triturar bem o arroz para formar uma espécie de pasta com textura pegajosa. A partir disso, é só esticá-lo sobre o plástico filme e temperar ao seu gosto.

A receita combina ingredientes como a páprica, pimenta, queijo cheddar e sementes de linhaça. É um sabor interessante que vale à pena provar!

9. Pizza de arroz

Você é daqueles que possui um dia oficial da pizza? Se sim, aproveite essa versão econômica. Caso contrário é uma ótima maneira para aprender algo novo.

A massa da pizza de arroz é bem semelhante daquelas estilo pan, mais grossinha, sabe? Então, não tem como dizer que ela é uma pizza sem graça. E olha, que a borda deixa ainda mais semelhante de tão crocante e macia que fica!

O processo é dividido em duas partes, mas bem vapt vupt! Porém prepare suas mãos para serem trabalhadas sem medo. Uma dica importante é que se você tiver um arroz bem cozido o resultado fica melhor ainda. Porque o negócio aqui é apertar bem os grãos para soltar o amido até se transformar em uma mistura homogênea.

Para ajudar a dar essa liga você acrescenta os ovos e mais alguns temperos como o sal, a pimenta e a cebolinha.
Depois de formatar em circulo é só levar ao forno e dar uma leve aquecida.

Prepare um recheio especial e sirva ela bem quentinha!

O bacana é que todas essas receitas são adaptáveis para qualquer tipo de arroz: integral, com grãos, oriental e até o arbóreo. São aquele tipo de comidinhas que abraçam a gente e sai do habitual arroz branco. Depois nos conte a sua experiência através dos comentários ou manda um alô via redes sociais.