Bolo gelado: o vintage que virou moda. Veja 11 receitas

Existem comidinhas que nos trazem boas recordações da infância. Pode ser um sabor, um aroma, uma textura e até mesmo uma embalagem. E quando avistamos novamente, a escolha não tem erro, é aquele e pronto!

Quem aí não tem essa memória afetiva com os bolos gelados?! O papel alumínio embrulhado já revelava tudo o que tinha dentro. E o esquema é simples: tirou da geladeira, tem que comer na hora! Pois a graça dele está em sua cremosidade e a temperatura refrescante. Afinal, não é à toa que leva esse nome.

Publicidade

Uma vez ou outra ainda encontramos esse quitute à venda. Sempre com o seu sabor clássico de coco ralado, que por sinal é uma delícia e nós amamos!

Mas sair do comum e criar outros métodos de preparo é uma excelente oportunidade para dar um upgrade em seu acervo de receitas.

E não estamos falando em gourmetizar, mas sim de renovar o doce! Afinal, se essa iguaria faz sucesso até hoje porque não deixá-la com a cara de 2020?

1. Bolo gelado de chocolate

Se existe um bolo que faz a alegria da criançada e dos adultos é o bolo de brigadeiro. Não existe festa de aniversário sem esse docinho, não é verdade?Portanto, é uma deliciosa opção para servir os seus convidados de uma forma diferente e mais prática.

A massa do bolo não foge muito do que estamos acostumados a ver por aí. Mas há dois destaques interessante nesse preparo, como o uso do cacau e a essência de baunilha. Além de deixar o sabor do chocolate mais reforçado, contém menos açúcar comparado as outras alternativas, equilibrando o paladar com a cobertura.

Qualquer bolo gelado é mais úmido do que o habitual caseiro. Já que na geladeira não se corre o risco de deixá-lo ressecado. Por isso, a intenção é fazer uma calda bem líquida para jogar sobre o bolo ainda quente.

Nesse caso você pode utilizar os ingredientes tradicionais de um brigadeiro, como o leite condensado e o achocolato em pó, adicionando uma quantidade razoável também de leite.

O segredo é manter em fogo por pouco tempo, apenas para misturar, e não deixando em momento algum na consistência densa de docinho.

O bacana também é já deixar o bolo fatiado, assim a calda penetra bem mais em cada pedaço.

Dê aquela leve decorada com granulado ou raspas de chocolate. E deixe em geladeira antes de embrulhar.

Se existe o paraíso dos doces, com certeza, o bolo gelado de brigadeiro está entre os primeiros da fila!

2. Bolo gelado de coco

O  queridinho da turma também é conhecido como toalha felpuda. Podemos definir como um bolo de coco cremoso, molhadinho e gelado. Que é impossível resistir, não é mesmo?

O preparo da massa possui diversas dicas que a vale a pena acompanhar. E esses truques mágicos começa na temperatura dos ingredientes, passando pela forma de untar até o momento de misturar todas as partes.

Como o bolo é aquele branco comum, a calda é que vai dar personalidade e o gostinho de coco.

Aqui, você nem vai precisar levar ao fogo, vai no bowl mesmo. Misture o leite de coco, um leite de sua preferência (vegetal ou integral) e o leite condensado.

Para essa calda penetrar ainda mais no bolo, corte em fatias e faça furos com o garfo por todo a área.

O lado ruim dessa história é que você deve aguardar algumas horinhas na geladeira. Mas depois de pronto é só felicidade: jogue o coco ralado e desfrute sem culpa dessa delícia!

3. Bolo gelado de abacaxi 

Não tem combinação mais harmônica que abacaxi com coco. E esse bolo promete deixar todo mundo feliz depois de um almoço de domingo. Afinal, ele geladinho, refrescante e com um sabor suave é o mimo perfeito para finalizar o final de semana.

A receita é dividida em quatro etapas: massa do bolo, creme, doce de abacaxi e por fim a calda.

Na primeira etapa a dica é utilizar claras em neve no final do preparo. Dessa forma, a gente tem um bolo fofinho e macio!

O creme nada mais é que um recheio de baunilha preparado com amido de milho. O ideal é mante-lo sobre o plástico filme para não formar nenhuma casca enquanto desenvolve as próximas fases.

O doce de abacaxi não tem muito segredo. Com uma mistura da fruta picada e o açúcar na frigideira o resultado é uma aparência caramelizada e bem saborosa.

Para umedecer o bolo e dar aquele gostinho de coco é feito uma calda padrão de leite, leite condensado e leite de coco.

A montagem é livre, você pode cortar o bolo ao meio e rechear, como também sobrepor em camadas.

No final, fica tudo junto e misturado, mas com um único desejo de pedir bis!

4. Bolo de tapioca gelado

Mais uma receitinha de coco para encher o nosso estômago de alegria. Só que agora em uma versão surpreendente feito de tapioca e o melhor de tudo: não vai ao forno.

A goma de tapioca é a responsável pela consistência desse bolo, porque em contato com a geladeira a massa endurece e permite um formato mais rígido.

A cobertura é um caso a parte. O seu nome já diz tudo: 4 leites. Nesse caso, iremos utilizar o creme leite, leite de coco, leite em pó e o leite condensado.  Tortura boa, não?

O resultado é um doce cremoso, suculento e leve para qualquer tipo de ocasião. Vale a pena testar se você tem aquele restinho da goma em casa!

5. Bolo gelado de leite ninho

Qual o segredo para um lanche da tarde pleno?! Nós temos a resposta na ponta língua: bolo gelado de leite ninho.

Publicidade

Se você também suspirou com a gente e ficou com vontade, veja as dicas para essa receita que é infalível.

Diferente das outras, esse bolo não precisa molhar em calda nenhuma porque o próprio creme de leite em pó faz a função de não ressecá-la.

Para um bolo branco os ingredientes e o preparo são quase os mesmos. Um toque dali, um toque daqui fazem parte. Por isso, colocar a sua personalidade também é importante.

Na receita, por exemplo, a essência de baunilha garante um sabor especial. Mas você pode substituir por raspas de limão, laranja, um pouquinho de licor, uma outra essência e por aí vai.

Mas uma coisa que não pode faltar nesse bolo é a nossa estrela! Um creme robusto de leite ninho preparado no liquidificador em poucos minutos. E ainda de bônus, sobra o restinho na vasilha para comer de colher.

Para a montagem é essencial que tudo esteja gelado ou temperatura ambiente.

Sim e possui bastante cobertura: no meio, em cima e se quiser um extra à parte!

Se você é daqueles que curti um pedaço generoso de bolo cremoso em uma mão e uma xícara de café quentinho na outra, não deixe de preparar essa receita de bolo gelado!

6. Bolo prestígio gelado

Beijinho e chocolate são duas paixões por aqui! Por isso, nada melhor do que unir essas duas coisas gostosuras em uma única receita.

Além de ficarem super fofas e molhadinhas, sobremesa igual essa é perfeita para matar a nossa vontade imensa de comer um doce.

Publicidade

Não tem coisa melhor quando a receita já começa com liquidificador. E essa daqui, todo o preparo da massa do bolo é feito nesse maravilhoso equipamento. Logo, não tem mistério, bateu é só levar ao forno.

O preparo do beijinho é o popular que leva leite condensado, leite de coco, manteiga e coco ralado.

Já a calda de chocolate o preparo tem um toque diferente do amido milho. Que é pra realmente engrossar e ficar em um ponto quase de brigadeiro.

O final dessa história não poderia ser melhor: um bolo úmido com bastante coco, um recheio de lamber os dedos e uma cobertura de surpreender qualquer um.

E então, quem aí aceita um pedaço dessa maravilhosidade?

7. Bolo formigueiro gelado

Difícil encontrar alguém que não se entregue na primeira mordida de um bolo formigueiro. Ele é tão clichê nos cafés da tarde que a ideia é preparar de uma maneira muito mais gostosa!


O preparo permanece com a receita básica de um formigueiro, acrescentando os granulados e o fermento em pó somente no final.


Porém, a calda é uma base de leite condensado. Apenas para dar aquele leve adocicado. Então, se preferir diminua a quantidade de açúcar na massa para equilibrar os sabores.


Para finalizar, uma dica importante: corte em pedaços largos e embrulhe em papel alumínio para dar o visual retrô! Vale inclusive para festas de aniversario, que substituem os descartáveis e também como uma lembrança fofa para levar para casa.

8. Bolo gelado de laranja

Fugindo um pouco da nossa linha de chocolate e afins, essa daqui é a versão mais refrescante para quem deseja um bolo com a cara do verão.

A massa fica fofa por conta do amido de milho. Já o sabor é intensificado pelas raspas de laranja e um pouco do seu suco.
Diferente das outras, aqui a montagem do bolo é feita individualmente. Onde cada fatia é mergulhada sobre a calda e por fim banhada em coco ralado.

Por isso se atente para que os cortes fiquem uniformes e se precisar pegue ajuda de uma régua.

Bolinho de laranja vai bem em qualquer hora do dia, pode ser sobremesa, café da tarde,  da manhã, lanchinho da madrugada. Enfim, deixe o estoque preparado na geladeira porque momentos para degustar não irão faltar!

9. Bolo gelado de coco queimado

Realmente o bolo gelado fica maravilhoso de todas as formas. O de coco queimado então é ótimo para fugir do obvio. Vamos aprender?

O primeiro passo é bater bem as claras em neve para garantir aquela maciez de bolo felpudo. Por fim, é só acrescentar os ingredientes secos e partir para assar.

Como o coco queimado ralado não tem um sabor tão marcante é essencial adicionar esses grumos em quase todos os preparos. Com isso, ele é acrescentado na massa, na calda e também na finalização. É parar marcar presença mesmo!

Faça a montagem básica com a calda e leve em geladeira por bastante tempo.

Um segredo importante para esse tipo de bolo é que quanto mais tempo ele fica refrigerado, maior o seu sabor. A calda penetra com força na massa deixando a aparência quase seca, porém por dentro é uma surpresa só!

10. Bolo gelado de doce de leite

Pensa em um bolo com uma textura incrível, é esse aqui!

Primeiro que sobremesa que leva doce de leite não tem como ficar ruim. Mas esse supera qualquer sorvete, mousse, torta que existe com esse ingrediente delicioso.

O preparo da massa é feito no liquidificador e finalizado na mão. Portanto, misturamos os ingredientes molhados em um e os secos em um bowl. Assim você consegue controlar o ponto homogêneo e liso que ele precisa ficar.

A caldinha para umedecer o bolo não poderia ser melhor: doce de leite, creme de leite e leite. O equilíbrio fica perfeito e tira todo aquele excesso de açúcar no paladar.

A combinação fica ainda melhor com amendoim triturado em sua superfície. Caso for servir em papel alumínio, por exemplo, passe em todos lados para dar um acabamento bonito na fatia.

O resultado é um bolo macio e crocante, ao mesmo tempo, que a vale a pena guardar mais um pedaço para mais tarde!

11. Bolo gelado com casquinha de chocolate

Essa é a versão mais diferente dessa lista. Podemos dizer que é uma mescla de bombom com bolo. O resultado não poderia ser melhor!

A receita começa pela massa que segue uma linha de preparo mais simples.

E o melhor de tudo que mesmo banhado ele vem com com um recheio que agrada bastante gente: o delicioso beijinho.

Lembrando que em durante o passo a passo o bolo deve ser mantido gelado, ou seja, enquanto estiver executando as etapas permaneça ele quietinho na geladeira.

O segredo para dar o banho de chocolate derretido é deixá-lo por pelos algumas horas no congelador.

Você percebe que ao cortar as fatias ele está bem rígido e ajuda bastante a endurecer o chocolate.

Existem diversas maneiras para realizar essa imersão, uma delas é espetar o pedaço sobre um palito de churrasco e mergulhar sobre a calda.

Aposto que vai ser sucesso aí na sua casa, Aproveite essa dica e tenha um doce diferentão em sua geladeira!

Saiba que esse docinho é uma ótima saída para ganhar dinheiro ou ter uma renda extra. Afinal, são práticos para comer (o que todo mundo adora), duram mais (por ser conservado em geladeira) e agradam todo mundo em uma festa (nem que seja para guardar para comer depois).

Não poderíamos ir embora sem concluir que o bolo gelado é uma receita muito fácil e que todos deveriam tentar fazê-la um dia! É um preparo tão divertido que vira até hobby!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed