Bolo de fubá: 33 receitas para deixar sua avó orgulhosa!

Bolo de fubá é um dos sabores que trazem muitas memórias afetivas na vida dos brasileiros, seja da festa junina da infância, do lanche da tarde na casa da avó, do cheiro da casa de mãe, da vitrine da padaria, do café da manhã do sítio e entre outros. Por conta disso, é um dos bolos queridinhos da turma, não há quem negue um pedacinho! E olha que nem precisa ser quentinho para ser o melhor do universo de bolos caseiros.

A graça dele é bem assim: simples, sem cobertura (opcional), cheio de sabor e perfeito para tomar com um cafezinho. Por isso, é indispensável ter uma receita em seu acervo de culinária. É o primeiro passo para quem está iniciando nesse mundo de confeitaria ou quem está começando a morar sozinho!

Publicidade

Claro, que além de saboroso, o bolo precisa ser fofinho, porque afinal, bolo duro é difícil de engolir. Então, compartilhamos aqui as nossas versões favoritas e, cheio de truques, para arrasar na sua cozinha:

1. Bolo de fubá cremoso

A versão mais queridinha desse universo do fubá, com certeza, é o cremoso! Por conta disso, é um bolo mais denso, ou seja, menos fofo. O segredinho é adicionar bastante leite e clara em neve no final. O resultado é aquela guloseima de comer rezando!

2. Bolo de fubá simples

A simplicidade dessa receita está no preparo! Afinal, é uma receita que não precisa de nenhum equipamento eletrodoméstico. Já que a sugestão é misturar os ingredientes, respeitando a ordem, em uma tijela e pronto!

3. Bolo de fubá com goiabada

Essa é uma combinação clássica para esse tipo de bolo. Os cubos de goiabada cascão são enfarinhadas e espalhadas sobre a massa já na forma. Para os fãs de cobertura também vão se encantar com a calda de goiabada cascão!

4. Bolo de fubá fofinho

Para preparar essa receita a dica é acrescentar clara em neve no final. A textura fica tão macia que se torna uma técnica coringa para qualquer preparação de bolo fofo. Esse é um clássico na casa das avós e um perfeito acompanhamento para o café da tarde!

5. Bolo de fubá no liquidificador

Essa receita, sem dúvida, é tão fácil e rápido que todos irão amar o resultado! Afinal, estamos falando de um preparo feito no liquidificador. Para isso, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, deixando apenas o fermento em pó para o final. Depois que o bolo estiver assado, é só passar o cafézinho e se deliciar à vontade!

6. Bolo de fubá com erva doce

Além de uma textura fofinha, esse bolo possui um sabor diferenciado de erva doce. Sua massa é feita no liquidificador e finalizada na mão. E para completar tem um acompanhamento pra lá de convidativo: compota de goiaba. Imperdível, não é verdade?

7. Bolo de fubá cremoso, simples e rápido

Essa é uma receita de bolo de última hora, sabe? A execução no liquidificador deixa o preparo mais simples e não tem muito segredo. A sugestão é acrescentar queijo parmesão ralado na massa, mas fique tranquilo para exclui-lo da receita, a textura continuará a mesma!

8. Bolo de fubá com laranja

Essa é uma receita para quem procura um bolo de fubá simples, mas aromatizado. Por conta disso, o preparo conta com um toque de suco de laranja na massa e canela na forma. Ficou curioso? Confira o passo o passo dessa receita!

9. Bolo de fubá cozido

Essa receita foge um pouco da tradicionalidade porque a massa é cozida antes de ir ao forno. Por isso, você precisa levar ao fogo o fubá, leite, açúcar e o óleo até engrossar em ponto de mingau. O bolo ainda leva coco ralado na massa e uma cobertura pra lá de saborosa com leite de coco.
Sim, e ainda fica super úmido e mesmo depois de um ou dois dias, o bolo continua fofinho e molhadinho!

10. Bolo de fubá com leite de coco

Esse é um bolo que fica super leve e macio devido a clara de neve e o creme de leite. Sua massa é feito primeiramente na batedeira e finalizada com os secos na mão. Para dar um gostinho especial, a sugestão é acrescentar leite de coco e erva doce à massa.

11. Bolo de fubá sem leite

Esta é uma receita sem glúten e lactose que vai satisfazer seu paladar para aqueles dias que você só quer um bolinho caseiro. E o melhor de tudo: feito inteiramente no liquidificador. Segue a lista de ingredientes: ovo, leite vegetal, óleo, fubá, polvilho, aveia em flocos, açúcar demerara, sal, goma xantana, canela e chia. Super nutritivo, concordam?

12. Bolo de fubá com coco ralado

Também é possível preparar um bolo de fubá molhadinho, que fica delicioso saborear gelado. O preparo é semelhante à toalha felpuda, só que aqui possuem fubá e coco ralado na massa. Essa receita sugere uma calda que o deixa ainda mais incrível!

13. Bolo de milho com fubá

Se a proposta é comida de fazenda, essa daqui acertou em cheio! A união do fubá e o milho não poderia dar melhor do que um bolo de pamonha. Textura incrível, sabor marcante e um preparo mega fácil. Não vai perder, hein!

14. Bolo de fubá com queijo

Esse é um bolo cremoso, equilibrado e super diferente! Para deixar essa receita com um sabor mineiro marcante, a dica é usar o queijo meia cura. Além dele, você também pode adicionar raspas de laranja e extrato de baunilha. O resultado é uma camada cremosa em meio a massa de bolo.

15. Bolo de fubá fofinho da vovó

Tudo que lembra casa de vó é um carinho no coração, certo? A sugestão é preparar a massa do bolo normalmente, com o auxilio do liquidificador. Alem do fubá, tem também uma mistura de sabores incrível: queijo minas e goiabada. Mas com direito a pedaços bem caprichados ao longo da massa, ou seja, sem economia nenhuma!

16. Bolo de fubá fofinho e úmido

Se você procura um bolo de fubá molhadinho e, ao mesmo tempo, macio, não deixe de conferir essa receita original do Nordeste. O preparo é feito no liquidificador e depois que a mistura estiver homogênea, basta acrescentar o fermento e misturar com um fouet. O segredinho é polvilhar um pouco de fubá na hora de untar, pois deixa um sabor especial no final.

17. Bolo de fubá sem ovo

Tá faltando ingrediente na sua receita? Essa daqui, por exemplo, é um bolo de fubá sem ovos e feito na batedeira! Você vai precisar de açúcar, leite, farinha de trigo, fubá, óleo e fermento em pó. A dica é adicionar um ingrediente por vez para não formar aquela bololô na vasilha do equipamento. O resultado é surpreendente: macio e mega saboroso!

18. Bolo de fubá sem farinha de trigo

Acredite se quiser, mas esse bolo possui apenas três ingredientes: ovos, fubá mimoso e açúcar. O segredinho é preparar as claras em neve com açúcar para fazer o papel do fermento e a farinha, ou seja, ele cresce mesmo! É um bolo pratico para quando a despensa está escassa, mas a vontade de comer um bolinho de fubá é grande. Não deixe de testar em sua casa!

19. Bolo de fubá com maizena

Para deixar o bolo ainda mais macio e leve basta substituir a farinha de trigo por amido de milho e adicionar claras em neve. Tá achando que é tudo? Mas é claro que não! Dá só uma olhada na cobertura de goiabada que vai por cima do bolo. Não vai perder, né?

20. Bolo de fubá vegano

Essa receita é um clássico da confeitaria e não poderia faltar a versão vegana, que não leva ovos nem leite de vaca. Os ingredientes para essa delicia são: farinha de trigo, fubá, açúcar, fermento em pó, bicarbonato de sódio, leite vegetal, óleo, vinagre e coco ralado. É um preparo rápido feito em um bowl e o resultado é um bolo bem fofo que até os não veganos vão amar!

21. Bolo de fubá com cenoura

Imagina mesclar dois clássicos em um bolo só? Não tem como dar ruim! Essa é uma receita que não leva farinha de trigo. Por conta disso, é uma massa que não contém glúten e também não possui lactose. Para dar a autenticidade de um bolo de cenoura a dica é fazer uma cobertura de chocolate com achocolatado, açúcar, manteiga e leite. O bolo fica bem úmido, macio e com um sabor inexplicável!

22. Bolo de fubá na batedeira

Essa é uma receita em que a massa é feita batedeira e fica com uma textura muito macia. Porém, para obter um bom resultado é preciso misturar os ingredientes na ordem que é apresentada na receita.Depois que a mistura estiver homogênea, basta acrescentar o fermento e sua massa estará pronta para assar.

23. Bolo de fubá molhadinho

Esse é uma versão para os amantes de doce, pois é um bolo de fubá com leite condensado! A massa não cresce muito, possui uma textura mais cremosa que lembra até um pudim. O truque é adicionar leite de coco fresco e leite condensado na preparação da massa. O bolo fica dividido em duas camadas: a debaixo mais fofinha e a de cima mais cremosa.

24. Bolo de fubá fit

Essa receita light é muito mais saudável do que uma tradicional, pois leva substituições bem interessantes. Nessa tarefa, temos o leite de coco, adoçante culinário, óleo de coco e um toque de chia como ingredientes chave.  Se engana quem pensa que um bolo sem glúten e sem lactose não pode ficar com uma textura macia!

25. Bolo de fubá fácil

Receitas preparadas no liquidificador são sempre mais fáceis. E essa versão aqui, não seria diferente!  E não é só isso: além do passo a passo desta delícia, você ainda vai aprender uma dica para deixar todos os seus bolos ainda mais macios e leves. Uma das vantagens que o torna simples é que utiliza ingredientes que normalmente temos em casa. Uma dica: polvilhe açúcar de confeiteiro com canela no final, fica uma delicia!

26. Bolo de fubá com iogurte

A textura desse bolo também fica leve e macia, devido ao toque suave do iogurte. Além dessa textura, o bolo conta com uma casca crocante na superfície por conta do açúcar e a canela. O preparo é feito no liquidificador, mas se não quiser ter o trabalho de sujar, vale preparar esta massa apenas misturando em uma tigela. Pode confiar, o bolo fica igualmente macio e com um sabor bem caseiro mesmo!

27. Bolo de fubá de microondas

Esse sim é um bolo prático de verdade, pois em cinco minutos o doce está prontinho para ser degustado! O melhor é que o preparo é feito na própria forma, que deve ser compatível com o microondas. O segredo é misturar os ingredientes secos e depois os molhados, um de cada vez. Mesmo com esse método, o bolo fica saboroso e com uma textura fofinha!

28. Bolo de fubá de caneca

Outra versão prática e rápida para aquele momento que a gente só quer comer um bolo caseiro no meio da tarde. Essa receita possui os mesmos ingredientes que o bolo tradicional, o que altera é a quantidade já que é para preparar o bolo para uma pessoa.

29. Bolo de fubá com queijo ralado

Bolo de fubá e queijo ralado foram feitos um para o outro! A massa é incrível e se divide em camadas, ou melhor, fica uma base de massa de bolo, no meio uma camada super cremosa que parece um pudim e em cima outra camada de bolo. É de dar água na boca!

Publicidade

30. Bolo de fubá com chocolate

Se você não consegue optar por um bolo de chocolate ou de fubá, não tem problema: prepare os dois! Com essa receita, é possível transformar o básico em uma deliciosa combinação, com dois sabores em um só bolo. Se quiser facilitar, pode utilizar o pacote de preparo para bolo. Só não pode esquecer de preparar aquela cobertura de chocolate de lambuzar os dedos, a tijela, o prato, o garfo e tudo mais!

31. Bolo de fubá com banana

Este bolo de fubá leva um pouco de banana na massa, o que faz com que fique um bolo de fubá fofinho e gostoso, mas não se preocupe, pois o sabor predominante é o de bolo de milho. O preparo é ainda melhor, pois é preciso apenas um garfo, uma vasilha e uma forma untada. Também pode ser aromatizado com erva-doce, que dá aquele sabor característico de bolo de fubá da vovó!

32. Bolo de fubá com requeijão

Você vai se surpreender com a cremosidade do centro e o gostinho suave do milho desse bolo de fubá. A preparação é tão rápida que o mais demorado é aguardar o bolo assar. As proporções é tamanho família, ou seja, perfeito para reunir todo mundo naquele café da tarde de final de semana!

33. Bolo de fubá sem glúten

Essa é uma receita livre de glúten, já que não é feita com farinha de trigo. E como a farinha de milho (fubá) é mais pesada, porém sustenta a maior parte desse bolo, é preciso adicionar mais açúcar e óleo na receita. Ele também é perfeito para comer entre as refeições e você pode congelar em porções para ir comendo ao longo dos dias.

Depois dessa série, acho que é impossível não dar um pulo na cozinha e conferir os ingredientes da despensa, não é mesmo?

Não perca tempo e já deixe esse mimo pronto para você para o café da manhã, o lanchinho da tarde, o assalto à cozinha na madrugada e em todos os outros momentos em que a formiguinha dentro de você chamar por açúcar!