Receitas de panela de pressão elétrica: 12 culinárias práticas que esse aparelho pode fazer

A panela de pressão pode ser o terror para a maioria das pessoas, mas com a ajuda de grandes marcas, criaram a versão mais revolucionária de todas: a elétrica.

Publicidade

Se antes você achava que não era capaz de fazer uma comidinha caseira como um feijão ou uma carne de panela, agora você tem esse poder em suas mãos. E não tem coisa melhor do que ouvir um elogio de um prato que você mesmo preparou.

Ela faz tanto sucesso que os criativos da culinária também prepararam receitas inacreditáveis com esse equipamento. E é isso que vamos explorar nesse momento, um universo da gastronomia que ronda em torno dessa maravilha.

Por isso, já plugue o seu utensílio na tomada e vá pré aquecendo porque agora só vai dar ela na cozinha!

1. Pão na panela de pressão elétrica

Pára tudo! Que com essa receita você vai passar do nível básico para o profissional em poucos minutos.

Basicamente utiliza-se os mesmos ingredientes que um pão sovado, como: farinha, ovo, fermento biológico, manteiga, açúcar e sal. É imprescindível que as medidas sejam seguidas adequadamente, já que você quer comer um pãozinho bem macio e saboroso.

O preparo da massa é bem simples, você pode fazer ela na mão, o que é muito mais gostoso, ou utilizar ajuda de uma batedeira e máquina de mão. O importante é sovar bem para que tudo fique bem misturado e homogêneo.

O processo de disposição dentro da panela tem um truque interessante para que ela forme um único pão. Esse é um passo essencial para que ele asse inteiramente por igual, por isso preste bastante atenção nas recomendações da receita.

Mas antes de colocá-lo para assar, dê uma pausa de descanso para você e para a massa. Uns 30 minutos com tampa fechada é o intervalo perfeito para ele crescer e deixar com uma aparência bem fofinha. Depois é só correr para o abraço e programar por mais 30 minutos em qualquer função de sua panela.

Já imaginou essa delícia em sua mesa, naquele café da tarde ou de manhã fazendo a alegria de sua casa?! É só pegar uma manteiguinha e ser feliz!

2. Bolo na panela de pressão elétrica

Agora imagina seu pão quentinho acompanhado de um bolo de chocolate na panela elétrica? Aí o lanche está completo!

Essa receita é bem prática, porque assim como a primeira, a panela age com a função de assar.
Com o preparo da massa utilizando os ingredientes citados na lista é só untar com manteiga e farinha, acrescentar papel de manteiga e despejar sobre o recipiente da panela elétrica. Neste caso, o sabor escolhido é o chocolate, mas vale para qualquer tipo de bolo.

E se você tem dúvida se aciona ou não a válvula de pressão, fique tranquilo, pois o resultado não interfere em nada.

Já preparou o seu brigadeiro? Separou os granulados? É só montar como de costume e se esbaldar nesse fenômeno chamado nega maluca.

3. Cozinhar milho na panela de pressão elétrica

Essa não é bem uma receita de panela de pressão elétrica, mas se substitui uma refeição ela pode ficar à vontade para entrar em nossa lista.

O milho cozido é paixão pode onde passa, seja na praia, na calçada ou em alguma porta de estabelecimento. Mas em casa, você já imaginou a sensação de comer ele bem fresquinho no conforto do seu sofá?

Para que essa receita dê certo escolha um milho fresco e de boa qualidade. Corte em pedaços menores, para que caiba na panela, e acrescente água até a marca limite do recipiente. Nesse caso, pode colocar um sobre o outro porque o cozimento fica uniforme para todas as peças de milho.

O tempo pode variar de 20 minutos até 1 hora, dependendo do modelo de sua panela. Estude bem seu equipamento para não fazer feio na segunda vez. Apesar que se tratando em comida, tempo é o que a gente mais tem!

4. Macarrão na panela de pressão elétrica

Sabe aquele almoço preguiçoso onde você só quer estalar os dedos e a comida estar pronta? A partir de agora, você pode parar de sonhar e tornar isso realidade! Com essa receita você vai ter um belo cardápio de domingo sem precisar passar horas na cozinha.

Para o preparo você vai precisar de ingredientes que costuma utilizar em suas receitas. Nessa daqui vão: carne moída, cebola, pimentão, abobrinha, alho, espinafre, molho de tomate pronto e a massa.
Tudo bem que a receita é de macarrão, mas aqui qualquer tipo de molho ou massa dá certo.

O truque é tampar bem com água para que a massa cozinhe bem. O resultado final desse prato é espetacular! O ponto fica na medida, o molho bem cremoso e o gosto dos temperos pegam pra valer.

É tão rápido que enquanto ele está na pressão, você pode organizar a cozinha para almoçar tranquilamente sem o terror de uma louça te esperando após a refeição.

5. Estrogonofe na panela de pressão elétrica

Se tem uma comida que brasileiro adora é o estrogonofe, seja ele de carne, frango, camarão, lingüiça, shitake… O que não falta é opção com essa comida, afinal quem não conhece a versão pizza de estrogonofe?
Se até isso inventaram porque não criar um preparo prático para essa receita. E foi isso que a gente descobriu, esse prato de origem russa feito em apenas 30 minutos.

Para essa receita você vai precisar de uma proteína animal ou vegetal, creme de leite, molho de tomate, catchup, cebola, alho e sal a gosto. Uma coisa importante é acrescentar o creme de leite no final, ou seja depois da pressão. Assim não corre o risco de talhar e estragar todo o restante dos passos.

O resto é o tradicional arroz branco e batata palha! Nada como uma bela refeição de shopping feito na sua cozinha.

6. Frango fácil na panela de pressão elétrica

Quem não gosta de uma comidinha com gostinho de mãe?! Com aquele tempero especial e com ares de uma refeição caipira.

Esse é um tipo de receita que qualquer pessoa consegue fazer, a única dificuldade é preparar o mise en place (corte dos legumes) porque o resto a panela faz tudo.

Para isso você vai precisar de peito e sobrecoxa de frango,  pimentão, tomate, cebola, alho e caldo de galinha. A salsinha e coentro finalizam o frango dando aquele aroma delicioso!

O cozimento desse frango é feito sem pressão, ou seja, não tem nem o trabalho de fazer aquele fumacê dentro da cozinha. E pasmem, 15 minutos e é só abrir a tampa para devorar.

Não perca a chance de fazer esse frango e surpreender sua família na próxima visita!

7. Costelinha ao barbecue na panela de pressão elétrica

Já imaginou ter aquela costelinha com molho barbecue de restaurante feito na sua casa? E ainda por cima, com o aspecto que demorou horas para fazer no forno. Pois é, agora você vai aprender a fazer esse famoso prato em uma única etapa e em bem menos tempo.

Para facilitar opte pelo molho barbecue pronto e de uma marca de confiança, pois o sabor dele fica bem predominante no prato.

Publicidad

Os ingredientes dessa receita são costelinha suína, molho barbecue, pimenta calabresa, alho, alecrim e sal. Comece grelhando a sua carne e vá aos poucos jogando o restante dos ingredientes. O molho é adicionado por último e deve estar totalmente envolvido para que o tempero pegue por completo.

Depois de pegar pressão por 1 hora é só deixar dar uma leve apurada para secar um pouco do líquido que sai no cozimento da costela.

A vontade é de sair correndo agora para comer esse prato. Mas que tal fazer um programa diferente e fazer uma cozinha terapia com essa receita?!

8. Pudim na panela de pressão elétrica 

Essa é uma receita de surpreender qualquer um, afinal panela de pressão e pudim não é tão popular quanto o famoso doce de leite nesse equipamento.

Com paciência para aprender esse novo método de preparo garantimos que o resultado é incrível!
Para isso utilize uma receita simples de pudim de leite condensado no liquidificador e prepare uma espécie de banho maria dentro do recipiente de sua panela de pressão elétrica.

O resultado desse pudim é idêntico ao tradicional e vai fazer você olhar para esse eletrodoméstico com outros olhos.

9. Feijoada na panela de pressão elétrica 

A feijoada é um prato que todo mundo gosta, o ingrediente mais querido do país misturado com as carnes mais gostosas não tem como ficar ruim.

Seu preparo é bem semelhante a de um feijão na panela de pressão elétrica, com o acréscimo dos seus embutidos favoritos.

O cheirinho de feijão é o aroma perfeito para seu final de semana. Então aproveite essa receita e já programa com a turma um belo almoço de domingo!

10. Risoto na panela de pressão elétrica 

O risoto vai bem em qualquer jantar mais especial. Afinal, o que não ficaria bom com o arroz arbóreo e suas infinitas combinações!

Se você gosta de receber pessoas em sua casa, e sempre aparece aquela visita inesperada de última hora, você pode surpreender seus convidados com essa receita.

A opção para essa receita foi de funghi secchi, e a que não tem erro, todo mundo gosta. Fique atento aos ingredientes e o tempo de pressão porque depois de pronto não tem como consertar a receita. Cada marca de panela de pressão elétrica tem um desempenho individual, veja como é a sua programação e siga corretamente.

Agora não tem mais desculpas que risoto dá trabalho ou precisa ficar horas mexendo na panela. Essa é a hora de você se mimar e também agradar seus visitantes!

11. Pão de queijo na panela de pressão elétrica 

Bateu aquela fome de madrugada ou uma vontade de um salgado de tardezinha? Essa receita vai fazer a panela de pressão elétrica superar os limites de tão rápido e fácil que é.

Você pode chamar essa receita de pão de queijo fácil ou pão de queijo sem forno, ou apelida com seu nome mesmo, porque ninguém vai desconfiar que foi feita em uma panela de pressão.

Acredite se quiser, mas para essa iguaria mineira você vai precisar de apenas 3 ingredientes. E a frase popular “mexeu tá pronto” se encaixa perfeitamente aqui!

Se você não aguenta esperar, vai agora fazer essa delícia, para seguir com a nossa última culinária da lista.

12. Sopa na panela de pressão elétrica

Um prato que não poderia faltar nessa seleção é a sopa. Ela salva qualquer pessoa nos dias mais frios ou no resfriado.

A receita ensina uma sopa simples de legumes onde utiliza apenas cenoura, batata e tomate. O refogado da carne, feito na abertura da receita, forma o fundo da panela que reforça o sabor por todo o caldo.

Se você é fã de sopa não perca a chance de dar mais uma função para sua panela de pressão elétrica.

Aproveite para esvaziar sua geladeira, pegue todos os legumes e experimente essa delícia!

Ufa, depois de tantas descobertas chegou a hora de pegar o avental e colocar as mãos e a panela elétrica para trabalhar. Afinal de contas, ela é tão inteligente que é só programar e deixar a pressão, que era um pesadelo, com ela mesmo!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed