Receitas na panela de arroz: 15 opções com sinônimo de praticidade

Tanto se fala de equipamentos elétricos que chegou a vez de destacarmos a panela elétrica de arroz. Esse é um eletrodoméstico muito utilizado na culinária oriental, e que hoje faz parte da vida de muitos brasileiros. Afinal, tudo que facilita a nossa rotina é bem vindo, certo?

O sucesso é tanto que as marcas nacionais apostaram pra valer. Você pode encontrar diversos modelos, tamanhos e design. Mas o objetivo é sempre o mesmo: cozimento no vapor!

Publicidade

E ao contrário que a maioria pensa, esse equipamento pode ir muito além do que o simples arroz do dia a dia. É possível preparar refeições completas utilizando o acessório que vem junto à panela, a famosa “cestinha”. E olha que dá um show em muitos pratos por aí, hein!

Basta ter a receita certa, o modo de preparo na ponta da língua e ativar o botão cozinhar sem medo! Então, anote as nossas dicas e dê um show de culinária em sua cozinha. Pode deixar que esse segredinho fica entre a gente, tá bom?

1. Pudim na panela de arroz

Essa iguaria feito com leite condensado é uma das principais sobremesas brasileiras. A receita conta com apenas quatro ingredientes, não dá trabalho e para assar só basta ter uma panela elétrica de arroz.

As etapas são simples, já que a mistura é feita no liquidificador e a calda direto na boca do fogão. O truque é cobrir bem a forma com papel alumínio e acrescentar um pouco de água para o banho maria. E o melhor: trinta minutos e está pronto! Teste e nos conte!

2. Pudim de chocolate na panela de arroz

Aqui, a caldinha é substituída apenas por uma forma untada com margarina e açúcar. Afinal, essa versão lembra muito um brigadeirão com direito a granulados na decoração.

A preparação é exatamente igual à anterior, desde o liquidificador até o banho maria. O que difere é apenas a adição do chocolate em pó na receita. Você não vai ser louco de perder esse truque, hein!

3. Bolo na panela de arroz

Em busca de um bolo de cenoura fácil? Aprenda todos os truques para fazer essa delícia em sua casa! E olha, que ele fica super fofinho! O fubá garante um sabor ainda mais especial a este docinho.

Além disso, há a facilidade de bater todos os ingredientes no liquidificador e depois é só levar para assar na panela elétrica. A panela precisa ser untada com manteiga e você vai obter um bolo muito bonito e macio!

4. Fondue na panela de arroz

Mais uma receita que prova que esse equipamento é mega versátil. Sim, é inacreditável que dá para comer um fondue digno de restaurante, só que em casa.

Esse fondue de queijo possui apenas quatro ingredientes: leite, mistura para creme de queijo, um queijo de sua preferência e creme de leite. Basicamente é misturar tudo isso e deixar no modo aquecer da panela. Prepare os acompanhamentos e se delicie à vontade!

5. Macarrão na panela de arroz

A maior dificuldade dessa receita, com certeza, é cortar os ingredientes. E essa é bem caprichada: cebola, alho, linguiça, molho de tomate, azeite, requeijão, queijo parmesão, manteiga, água e macarrão parafuso.

Pela lista, já deu para notar que o macarrão promete ficar super cremoso. O diferencial é que o cozimento já vai com o molho, ou seja, depois de pronto é só consumir. O bom da panela de arroz é que não tem segredo, assim que a o molho secar é só deixar no modo aquecer e atacar!

6. Pipoca na panela de arroz

Pipoca é tudo de bom, não? A praticidade da receita é deixar a panela fazer esse snack por você! Adicione o óleo e o milho e coloque no modo cozinhar. Vale a pena conferir esse preparo, especialmente se você não gosta de perder nenhum minutinho do seu filme!

7. Arroz doce na panela de arroz

Se engana quem acha que a panela elétrica de arroz só permite preparar a opção salgada. O modo de preparo possui dois passos, o primeiro é aquele básico arroz branco e o segundo é temperar. Para isso, você vai adicionar leite condensado, leite, gemada e o leite de coco.

Nessa parte, pode cozinhar com a tampa aberta até chegar na consistência cremosa e salpicar canela em pó no final. O resultado é um arroz doce digno de festa junina!

8. Receita carne de panela

Essa é uma receita para se sentir um adulto empoderado que faz sua própria carne de panela, fugindo do terror da panela de pressão.

O segredo é caprichar nos condimentos: alho, sal, pimenta, cheiro verde, tempero sazon, gengibre, vinho branco e água. Assim, que temperar a paleta, é só acrescentar cebola, cenoura, batata e levar tudo para cozinhar. Depois, é só programar por alguns minutos e se deliciar. É uma dica perfeita para quem deseja aquela carne com sabor de casa de mãe!

9. Frango na panela de arroz

Que tal preparar um frango suculento e sem muita sujeira? Nessa receita você aprende exatamente isso, utilizando a função cozinhar da sua panela elétrica de arroz. É uma ótima opção para diversificar as funções do seu equipamento.

Mas o importante é deixar os pedaços marinando no limão, alho, cheiro verde, pimenta dedo de moça e gengibre em pó. Se deixar de um dia para outro fica ainda mais saboroso. Em torno de vinte minutos seu frango está pronto para ser degustado!

10. Strogonoff na panela de arroz

Esse já é um prato que não possui nenhuma dificuldade, não é mesmo? Agora, na panela elétrica de arroz dá até para preparar de olhos fechados. O resultado é idêntico ao estrogonofe tradicional, por isso não deixe de conferir essa versão.

A receita é feito em três etapas, mas todas muito rápida e fácil. A primeira, é só refogar o alho e a cebola. Depois, acrescentar o frango e os temperos à gosto e, por último, acrescentar o creme de leite. Uma sugestão é adicionar mostarda, catchup e colorau para dar ainda mais sabor e cor ao prato.

11. Sopa na panela de arroz

Outra opção de comida quentinha que troca a panela de pressão pela elétrica de arroz. Essa sopa é perfeita para utilizar as sobras de geladeira, deixando ela ainda mais reforçada.

Nesse caso, o preparo conta com purê de mandioquinha, feijão, arroz, brócolis, lingüiça, cebola, alho, tablete tempero e água.
Não há nada de complicado! Basta adicionar os ingredientes aos poucos e deixar cozinhar por um tempo. Nada mais gostoso que uma sopa quentinha feito em casa e com amor!

12. Arroz integral na panela de arroz

Se você segue uma alimentação equilibrada, também pode se aventurar em comidas saudáveis na panela elétrica. A grande vantagem é preparar o acompanhamento para ter uma refeição completa bem rapidinha. Então, se você está sem tempo, é só se aproveitar desta praticidade. Para executar esta receita, basta utilizar o vapor da panela enquanto prepara o arroz integral.

Coloque o arroz integral com água para cozinhar dentro da panela de arroz. Na cesta adicione a posta de salmão com a pele virado para baixo, os legumes e por último, os camarões. Tempere com azeite de oliva, raspas de limão, suco de limão, sal e pimenta do reino. Deixe por 10 minutos e pronto!

13. Pão de queijo na panela de arroz

Pão de queijo não tem hora e nem lugar, concordam? Portanto, essa receita é perfeita para aqueles dias que a vontade de comer esse salgado é grande. É um passo a passo fácil, rápido e prático.

E sabe o que é melhor? Contém apenas quatro ingredientes: queijo parmesão, creme de leite, polvilho (doce e azedo) e sal. Unte a panela e deixe assar por mais tempo se você gosta dele torradinho. O mais importante é se lembrar de virar para que doure dos dois lados. Se quiser dobre a quantidade para fazer um pão maior. Por aqui, já bateu vontade de testar!

14. Arroz com linguiça na panela de arroz

Nada mais gostoso que saborear um arroz diferente, cheio de sabor e que não precisa de nenhum acompanhamento. Esse, feito com pedaços de linguiça, traduz essas três características. Perfeito para aquele almoço rápido, não é?

Primeiro você faz um refogado e depois é só acrescentar o arroz. Sem grandes segredos, seu maior desafio é misturar todos os ingredientes e acertar nos temperos. E o time é reforçado: cebola, alho, pimentão, tomate, salsinha, cenoura, colorau e açafrão-da-terra. Não deixe de conferir essa opção apetitosa!

15. Receita biscoito de maizena

Já imaginou ter aquele biscoitinho amanteigado, tipo sequilho, feito na panela elétrica de arroz? É isso mesmo que essa receita mostra e comprova que dá super certo. Para isso, basta misturar bem os ingredientes, moldar e forrar com papel manteiga o fundo da panela. Muito prático, não?

Publicidade

E acredite, pois você utiliza apenas cinco ingredientes: amido de milho (maizena), manteiga, gemas, leite condensado e fermento em pó. A massa é tão versátil que você pode incrementar com o sabor que preferir como, canela, coco, baunilha, chocolate e entre outros. O resultado é um pote de biscoitos macios, perfeito para tomar com cafezinho!

Viu quanta coisa gostosa essa panela oferece?! Um cardápio completo de lanche à sobremesa para ninguém botar defeito, pelo contrário, vão ser só elogios. E se você também curte criar receitas incríveis com esse equipamento não deixe de compartilhar conosco a sua receita. Mas também não esqueça de testar a nossa seleção e nos contar!