Receitas para crianças: 18 preparos para embalar a tarde dos pequenos!

Férias escolares é uma maratona e tanto! Você não sabe mais o que planejar, as crianças correm pelos corredores de casa e ficam horas hipnotizados por um tela de celular, não é verdade?

Nesse caso, não tem nada melhor do que preparar uma oficina de culinária dentro de sua cozinha. Além de ensinar os pequenos cozinharem, já abate um bom tempo do dia. É uma experiência divertida e, ao mesmo tempo, saborosíssima.

Publicidade

Para os pais ou avós que pretendem ficar em casa com os filhos assistindo séries e/ou filmes é ainda melhor. Afinal, sempre bate a vontade desesperadora de comer algo incrível.

O ideal é planejar essa tarefa com calma. Analisar o que você tem em sua despensa e geladeira, separar a quantidade dos ingredientes e deixar tudo pronto para que a etapa de mão na massa seja por conta deles.

A gente sabe que não é qualquer preparo que entra nesse cardápio infantil. Utilizar o fogão, por exemplo, não é nada agradável para essa atividade. Existem receitas práticas e fáceis que são muito bem vindas para essa época onde as crianças estão em casa.

Reúna a garotada da família e escolham juntos a comidinha que mais lhe agradam. Só não vale brigar nessa hora, tudo bem?

1. Brigadeirão de caneca

A gente sabe o quanto as crianças amam brigadeiro. E brigadeirão é daqueles doces que agradam todo mundo de casa!

Esse é a versão de caneca com apenas seis ingredientes: leite, leite condensado, ovo, essência de baunilha, chocolate em pó e chocolate granulado para decorar. As porções são pequenas mas ideal para saborear depois do almoço.

O ideal é que os ingredientes sejam misturados nessa ordem. Dessa forma, o doce fica do jeito que tem que ser, ou seja, mega cremoso.

É só programar por dois minutos em seu microondas e surpresa: um “pudim” de chocolate incrível!

2. Bomba de bisnaguinha

Se esse pãozinho já é gostoso, imagine recheado com creme de avelã? Além de ficar bonito, fica pra lá de saboroso também!

A massa é tão fofinha que duvido que percebam a diferença da bomba de padaria. Sem contar, que não precisa ficar horas sovando a massa, o que já pula metade do processo.

O segredo é fritar a bisnaga para que fique um leve crocante por fora. Se achar perigoso, você pode colocar em uma fritadeira sem óleo ou assar por alguns minutinhos no forno.

O recheio tem infinitas possibilidades, desde a Nutella à uma geleia. O legal é ser criativo e usar os ingredientes que as crianças mais gostam.

A finalização deixe por conta dos pequenos, vale mergulhar em chocolate derretido e enfeitar com granulados.

Enfim, a receitinha é um charme e deixam as tardes muito mais divertidas do que sair para comer fora!

3. Muffin de presunto e queijo

Macio, fofinho e absurdamente delicioso! Esse é o lanchinho perfeito para fazer com as crianças e sair distribuindo para os vizinhos e todos de casa, já que rende bastante.

O ideal é separar e porcionar os ingredientes na bancada para que os pequenos só coloquem a mão na massa. Por isso, anote o que vão precisar: leite, óleo, ovo, iogurte, alho, farinha de trigo, sal, fermento em pó, bicarbonato em pó e salsinha.

O recheio de presunto e queijo, apesar de ser clichê, é super prático porque não requer nenhum preparo. É só incorporar na massa e está pronto para distribuir nas forminhas.

Não tem desculpas para deixar de preparar essa maravilha dos deuses! Afinal, nada como um muffin fresquinho e quentinho saindo do forno.

4. Nuggets caseiro

Volta e meia as crianças querem beliscar uma guloseima no jantar, não é mesmo? Logo pensamos em comidas empanadas, fritas ou assadas.

Os nuggets é uma dessas opções. Mas, sabemos que esses congelados de supermercado não são nada saudáveis. Por conta disso, nada mais criativo que preparar esses frangos empanados de uma forma caseira e com uma aula de culinária super produtiva.

A receita conta com ingredientes naturais como o frango moído, quinoa em flocos, farinha de aveia, alho poró e milho cozido. Para empanar é somente o ovo e o flocos de milho, que garantem um frango extremamente crocante.

É recomendável que asse no forno para se esbaldarem sem culpa pela fritura. Você só não pode deixar de inserir essa receita em sua lista de tarefas com as crianças!

5. Mac cheese de caneca

Essa é uma daquelas receitas para surpreender a criançada! Por ser um preparo duvidoso (sim, no microondas), deixam a curiosidade tomar conta da casa. De ficar observando o cozimento pela porta do equipamento, sabe?

O macarrão com queijo é o tradicional prato americano que não tem como as crianças negarem. Aposto que até os pais vão querer entrar nessa brincadeira também!

Os ingredientes são tão básicos que dá para fazer agora mesmo. Vocês vão precisar de macarrão de grão curto, água, leite e um mix queijos (cheddar&mussarela). A primeira etapa é apenas para cozinhar a massa. Assim a última é apenas para incorporar tudo e deixar a cremosidade tomar conta de sua caneca.

Acho que dispensa apresentações, não é mesmo? Todo mundo já ouviu falar e pelo menos ficou com vontade alguma vez vendo séries americanas.

6. Smores

Se tem uma coisa que a meninada adora é marshmallow e chocolate, concordam? Esse é um doce fofinho e gostoso para os dias frios embaixo da coberta assistindo desenho animado.

O smores é um espetinho tipicamente levado à fogueira. Mas como em casa, obviamente, fica difícil o jeito é preparar no forno convencional.

O preparo não possui perigo nenhum. A primeira etapa é derreter os pedaços de chocolate meio amargo no microondas. A segunda é distribuir, sobre essa camada, os marshmallows cortados pela metade e levar para o forno. Fica levemente tostado por fora e por dentro, chega a derreter!

A última e por fim a melhor hora, é mergulhar as bolachas de sua preferência nessa travessa bem chocolatuda.

Publicidade

7. Gelatina na laranja

Quer uma sobremesa fácil de fazer, com pouquíssimos ingredientes e que fica com uma aparência divertida? Gelatina na casca de laranja vai superar qualquer slime! Chama a criançada porque esse doce fica uma gracinha.

O truque é utilizar a casca da fruta como recipiente. Nesse caso, você pode preparar um suco ou retirar o miolo com uma colher. O melhor de tudo é que dessa forma você ensina a reutilizar esses “restos” que iam para o lixo para fazer uma apresentação diferente.

Aqui, a gelatina precisa ter uma consistência mais resistente. Por isso, se atente as proporções da receita e siga corretamente para que não elas não virem dentro da geladeira.

O resultado fica mais interessante quando as gelatinas são bem coloridas, como azul e vermelho.

8. Pipoca Arco Iris

Não existe programa melhor que reunir seus filhos para uma sessão cinema em casa. É uma atividade gostosa, econômica, reúne a família e com as plataformas de hoje em dia opções de filmes é o que não faltam.

Claro que para deixar essa programação ainda melhor, não pode faltar um balde de pipoca.

Acreditem se quiser, essa versão fica super colorida e crocantíssima. Em compensação, vai bastante açúcar e corante.

O preparo é feito individualmente, ou seja, uma para cada cor. Para deixar a receita mais saudável, utilize óleo de coco ao invés do óleo tradicional ou manteiga. No final, é legal misturarem tudo e se jogarem nesse balde de arco íris.

9. Bolo animal print

Esse bolo, com certeza, vai ser o maior sucesso em sua casa. O diferencial dele é essa aparência de onça que se forma em meio à massa.
O segredo para deixar essa pintas mescladas está na montagem no momento que vai para a forma. É essencial que você separe a massa em três partes: uma de baunilha, outra de chocolate mais escuro e por fim uma mais clara. É esse contraste que vai dar toda a graça para esse bolo.

Se você procura um bolo exclusivo e diferente para preparar com seus filhos, não deixe de conferir todo o passo a passo dessa receita e se surpreender com cada fatia. É uma surpresa e tanto!

Publicidade

10. Flor folhada de salsicha

Se você está procurando um salgadinho fácil e gostoso para fazer à tarde com as crianças, já separe a massa folhada do congelador.
Em poucos minutos é possível ter um lanchinho (ou até mesmo servir como aperitivo) delicioso e que vai ficar lindo para servir.

O segredo desse folhado é a montagem. Por isso, ajude as crianças a enrolarem e torcerem para que resultem nesse formato de flor. A graça dessa receita, com certeza, é deixar a comidinha com essa aparência mais infantil.

Esse enroladinho fica muito gostoso, com uma massa bem crocante por fora. Fica leve e o melhor de tudo é que não dá muito trabalho.

11. Biscoito de Sucrilhos

Nas férias não precisa de muita justificativa para unir o cereal do café da manhã com chocolate derretido. Principalmente quando se trata de uma farra na cozinha, onde o objetivo é colocar os pequenos para trabalhar.

Essa é uma receita que vale a pena ser feita! Vão deixá-los tão impressionados que vão preparar sempre. Sai da cara tradicional do Sucrilhos e garante um biscoito bem divertido no produto final.

Com a mistura incorporada é só moldar os biscoitos em um aro redonda e levar para gelar. Tenha paciência nessa hora, porque pode acontecer de escorrer um pouco para os lados.

É essencial que tenha esses confeitos para enfeitar e formar emojis criativos. Abuse do confete de chocolate, balas de gelatina, granulados e biscoitos. O importante é brincar com esses rostos à vontade, sem regras, sem mimi e muito menos justificativas.

12. Bolo de Nescau

Tá para nascer uma criança que não curte o famoso achocolatado batido. A bebida que é sucesso em qualquer lanche escolar se transforma em um bolo de chocolate de raspar tu-di-nho! É de lamber a panela e o resto da massa da vasilha. HUM!

Reunir as crianças para essa tarefa é super engraçado, faz sujeira pra tudo quanto é lado, mas o importante é comer bolo de chocolate e no final brincar com os amiguinhos!

A massa possui um sabor acentuado do Nescau, já que vai o achocolato em pó e o cereal em formato de bolinha. O bolo fica super fofo, bem úmido e com bastante chocolate. É bem simples de fazer também!

A cobertura é um show à parte: um brigadeiro cremoso com muitas colheres de Nescau. Nessa hora, as crianças vão querer devorar a panela. Por isso, deixe umas sobras na panela que está tudo certo.

Adicionem os restante das bolinhas para decorar o bolo e depois se preparem para provar o melhor bolo de Nescau!

13. Pizza de Brownie

Esse doce por si só já é uma delícia. Porém, apresentar de uma forma diferente, em formato de pizza, deixa a refeição muito mais gostosa.
O interessante desse preparo é deixar as crianças rechearem as fatias com os toppings que tiver pela bancada. O bom e velho brigadeiro não pode faltar! Assim como frutas, granulados e pedaços de chocolate fazem parte dessa brincadeira.

Se preferir deixe a massa de brownie pronta e previamente assada. Monte uma mesa bem bonita e deixe a criançada tomar conta dessa tarefa!

14. Taça suja

Essa receita que não exige nada de fogo, mas sim de habilidade artísticas, vai ser uma bagunça só. Porém, daquelas de lamber os dedos!
O truque é deixar tudo preparado sobre a bancada e colocar as crianças para criar um sorvete mega especial. Como o próprio nome menciona é uma taça coberta por brigadeiro, recheada com sorvete e decorada com tudo o que você tiver.

Na receita foi utilizado brigadeiro de chocolate, granulados coloridos, chantilly, tubos de chocolate e por fim um sorvete de massa com o sabor de sua preferência.

É uma loucura, nao é mesmo? Mas garanto que vai ser das boas! Aproveite um dia mais calmo por aí, pois exige paciência e um demanda um pouco mais tempo.

15. Sacolé/Geladinho

Se tem um doce que tem a cara da infância é esse geladinho feito no saco plástico. É uma guloseima que nunca sai de moda e pode ter o sabor que você quiser.

Como aqui envolve crianças, a nossa escolha foi o de chocolate. Sim, esse não tem erro e todo mundo gosta. Mas você pode aproveitar uma tarde inteira para criar a de morango, coco, creme de avelã, maracujá, leite em pó e tudo o que a sua criatividade permitir.
O preparo é muito simples e utiliza somente quatro ingredientes: leite condensado, leite, creme de leite e achocolatado em pó. É só bater tudo no liquidificador e distribuir nos sacos de sacolé.

A tortura é aguardar doze horas para se jogar nesse sorvete caseiro. Mas a gente sabe que esse esforço vale muito a pena, não é verdade?

16. Cookies

Essa é uma receita ótima pra você ter no seu repertório de férias escolares. Digamos, que é um clichê que sempre cai bem para essa época!
Essa massa de cookies é maravilhosa e super fácil. Dá pra fazer tantas versões desse biscoitinho que você vai se surpreender e vai ficar louco para testar outros sabores. Se não quiser a massa de bolo de baunilha substitua pelo de chocolate. Dá tão certo que ainda garante um aroma de bolo pela casa inteira.

O segredo realmente é o tempo de forno. É importante retirar do forno enquanto os cookies ainda estão crús, pra garantir o máximo de sabor e textura neles. A menos que prefiram um cookies mais duro e seco, tipo bolacha mesmo. O legal de fazer em casa é que dá pra deixar do jeitinho que vocês mais gostam!

Deixe reservados em um pote para degustarem durante a semana ou monte em saquinhos para presentear a família inteira. Afinal, tudo feito com amor precisa ser compartilhado!

17. Pão de queijo

Certas receitas são a cara de um momento em família. Principalmente quando rende tanto, que a solução é compartilhar com todos de casa. Esse é o tradicional pão de queijo! Assim como as crianças, os adultos adoram e não dispensam uma bolinha dessas quentinhas na sua frente.

A receita é muito fácil pois o preparo é feito no liquidificador. Dessa forma, permite que as crianças ajudem a preparar sem dificuldade nenhuma ou bagunça na cozinha.

Distribua a massa em uma forma de cupcake, porque a sua consistência é mais líquida que a tradicional que dá para enrolar.
Não tem programa mais gostoso que saborear uma fornada de pão de queijo feito em casa. Vale montar a mesa com os acompanhamento à altura: requeijão, doce de leite, frios, creme de avelã ou só uma manteiga.

18. Picolé de gelatina

Vamos combinar que não precisa ser verão para a molecada devorar um picolé, não é? Principalmente quando eles estão de férias e querem um doce bem cremoso!

A gelatina de frutas é uma ótima base para esses palitos refrescantes e a partir dela você pode variar nos sabores: limão, morango, uva, abacaxi, tutti frutti e entre tantos que existem. Ela congela muito bem sem ficar com aqueles cristais chatos que estragam toda a receita.

Essas porções individuais, feitos em copos pequenos descartáveis, fazem sucesso porque tanto adultos quanto crianças podem aproveitar. Por isso, não deixe de organizar essa fábrica de sorvete em sua casa. É uma animação e tanto!

Convide qualquer criança para realizar uma dessas receitas junto com você, porque vai ser uma festa só! Elas ficam super empolgadas com o ato de cozinhar e se divertem quando preparam alguma coisa na cozinha. Por vezes, acham tudo muito mágico!

Não hesite em fazer essa programação nas férias, no feriado ou em um tempo livre que estiver em casa com eles. A experiência é tão produtiva que eles até esquecem de outras brincadeiras e até o famoso tablet.