Receitas com banana: 12 formas para aproveitar as bananas maduras

O universo das frutas é bem amplo, mas se fosse para escolher o coringa nesse âmbito, esse seria a banana. Afinal de contas, ela vai com quase tudo! Sozinha já é o máximo, agora acompanhada, passa dos limites de gostosura. Como não amar uma banana amassada com canela, com granola ou com chocolate no café da manhã? É impossível resistir!

Publicidade

Por ser tão baratinha e de fácil acesso, principalmente em feiras de rua, é uma das frutas mais consumidas  por brasileiros. E vamos combinar, que assusta ao avistar aquela bancada cheio de bananas com uma variedade de tipos. Apesar disso, a escolha é pessoal, que vai desde o sabor até a função que cada uma oferece.

A outra vantagem é que ela é rica em vitaminas e potássio, principalmente, para pessoas que estão com alguma dieta e exige um bom funcionamento do organismo. E para quem segue essa linha, sabe que o estoque da fruta, nem sempre está bom para ingerir in natura. E aí, que podemos aproveitá-las para consumir de uma outra forma.

Vendo com esses olhos que há de comer, a ganância foi tanta, que descobrimos receitas tanto salgadas quanto doces que combinam com a banana. Mas tudo bem, se ela não for a sua fruta favorita, mas que a versatilidade desse fruto é vasta, isso é. Quer saber como? Confere aqui:

1. Doce de banana

Quem nunca olhou para uma receita e pensou “isso daqui não vai dar certo”. Mas calma, que no final super dá! Porque esse é um doce rápido de banana, com ingredientes simples e sem muita complicação.

Misture os três ingredientes que vão na receita e mexa sem parar em fogo alto até dar o ponto de geleia. Despeje em uma forma untada e deixe em geladeira por pelo menos 12 horas.

O resultado? É um doce meio bala, meio sobremesa! E fica ainda melhor quando montadas em quadradinhos e mergulhadas em açúcar cristal.

Enfim, é aquela gostosura perfeita para quando tem uma sobra de bananas e você está querendo um afago no estômago!

2. Torta de banana

Sabe uma torta com cara de café da manhã? É essa daqui! E olha, que você pode deixar ela prontinha para consumir por alguns dias quando acordar.

A base dessa torta é uma massa folhada, que atualmente é bem fácil ser encontrada em supermercado, o que deixa essa receita ainda mais fácil.

Para o recheio, nada mais que o combo de toda manhã: aveia, banana, açúcar mascavo, canela em pó, uvas passas, mel e granola. Umedeça com uma calda feita de ovo, leite e açúcar mascavo e leve ao forno para tostar.

Uau! A combinação das granolas (que dão um gostinho especial) com uma pitada de canela em pó formam o trio perfeito com a banana. Façam e voltem aqui para nos contar!

3. Panqueca de banana

Quem disse que uma banana nanica não faz um café da manhã estilo americano? A panqueca de banana é uma ótima opção para variar o tradicional pão com manteiga e também fica uma delícia servida com mel, iogurte, geleias ou frutas.

Essa receita é perfeita pra aproveitar aquela banana que está ali encostada. Sem falar que é super nutritiva: tem canela, ovos, fermento em pó e nada de farinha.

Frite em uma frigideira colocando uma parte da massa delicadamente para não espalhar por toda a superfície. Cozinhe até três porções por vez, deixando um espaço de respiro entre uma e outra. Vire as panquecas e deixe fritar o outro lado por mais alguns minutos.

Sirva com as opções que demos no início ou ela sozinha, afinal é uma comidinha fácil de fazer e gostosa de comer!

4. Farofa de banana

Tem um almoço com amigos em vista? Aproveite para preparar um acompanhamento com sabor adocicado que cria o contraste perfeito na mesa. Sim, a farofa de banana! Sem contar que é facílimo de fazer.

Para essa receita você vai utilizar as bananas da terra bem picadas, alho e cenoura. Mas se quiser incremente com outros ingredientes, afinal renovar é essencial!

O segredo é colocar bastante manteiga para deixar o prato bem úmido. E a farinha escolhida foi a Panko, já que estão no topo quando o assunto é crocância.

Essa dupla cheia de sabores, que funciona muito bem juntos, criam um fabuloso mix de texturas. Ideal para sair da rotina e deixar o dia a dia mais saboroso! Cuidado, pois ela não dura muito tempo no prato.

5. Cuca de banana

Quando se fala em cuca de banana, pensamos “tem que ser com a farofa”. E essa daqui, tem direito a tudo, um pouquinho de bolo, um pouquinho de torta, enfim, é um lanche único!

Os ingredientes são simples e o preparo é feito em duas etapas. A primeira é a farofa de canela e a segunda é a massa de bolo.
O segredinho para acertar esses dois preparos é também ajustar a temperatura da manteiga.

Na farofa utilize ela bem gelada para um resultado com aparência de uma areia úmida. E não se preocupe em deixar uma pasta lisa, pois quanto mais gruminhos de manteiga mais crocante a cuca fica.

Já para a preparação da massa do bolo segue a padronagem simples. O ponto pomada, quase ambiente, da manteiga facilita na mistura dos ingredientes.

Essa preparação vai um passo além: alterne os ingredientes líquidos e secos no momento de bater. Assim a massa de bolo fica homogêneo e bem lisa.

Para a montagem o segredo é não esconder a fruta sobre a cuca. Pode distribuir bastante, porque é elas que vão dar um gostinho especial!

Mas não se assuste! Seguindo direitinho todos os passos da receita, até quem não sabe fritar ovo consegue fazer.
O resultado é um verdadeiro trio: crocante por cima, macia por baixo e com o miolo que desmancha na boca.

6. Bolinho de chuva de banana

Bolinho de chuva é uma clássica comida de conforto: macio, quentinho e fácil de preparar! E olha que com bananas, fica um escândalo de bom!

Essa receita não foge muito da tradicional, onde as bananas são adicionadas somente no final do preparo da massa. Lembrando que devem estar bem picadinhas para que facilite no momento da fritura e, claro, que os bolinhos também fiquem bem recheados.

Por dentro, a banana macia. Por fora, uma casquinha crocante que quebra na boca. Na primeira mordida já dá para sacar  o encontro perfeito do recheio cremoso com a casquinha crocante salpicada de canela! Bolinho de chuva de banana é um lanche incrível, ainda mais se vier com uma turma para compartilhar!

7. Brigadeiro de banana

O doce você já conhece! Mas essa é uma versão que fazemos em um piscar de olhos. Afinal, são apenas quatro ingredientes que no fim das contas você vai ter um docinho charmoso e super saudável, livre das preocupações calóricas. Vamos combinar que brigadeiro é amor eterno!

Aqui, você vai precisar que as bananas estejam bem macias, por isso leve no microondas e amasse até virar uma pasta bem cremosa. Nessa receita elas cumprem o papel do leite condensado, por isso para dar esse sabor, adicione leite em pó junto com o cacau em pó e um pouco de aveia.

Publicidad

Deixe na geladeira por alguns minutos se quiser os brigadeiros com cara de docinho. Mas você pode preferir comer ele de colher. O importante é que ele fique em uma consistência boa para a sua proposta.

O resultado?  Melhor impossível! A cada mordida é um lambuzada à parte, uma coisa de louco!

8. Nhoque de banana da terra

A banana da terra é o máximo! E com toda certeza, é a melhor pedida para usá-las em pratos cozidos ou fritos. E aqui, ela virou nhoque de batata, perfeito para variar o cardápio sem o consumo exorbitante de carboidrato.

O preparo da banana é bem simples, você pode fazer no forno com papel alumínio ou em fogo com água fervente. Na receita foi utilizada a segunda opção, que é mais rápido e garante a consistência desejada.

Com elas macias e ainda quentes é só amassar com o garfo e preparar uma espécie de purê de banana da terra, até virar um creme pastoso e pegajoso.

Outro truque importante é deixar essa pasta bem gelada para que quando entrem em contato com a farinha fiquem firmes e resistentes até o momento de cortar em formatos de nhoque.

Lindos e pequenininhos é só fritar em uma frigideira com azeite e manteiga. Lembre de deixa-los em contato direto com a superfície da panela para que caramelizam bem, então, se for necessário faça essa etapa por partes.

Super nutritiva e prática, esse prato vale por uma refeição completa, e é pra lá de abrasileirado!

9. Chips de banana

Fazer chips de banana não é nenhum sacrifício quando se tem uma air fryer para te ajudar. Claro, que dependendo do tipo de banana, o resultado terá variações. Mas aqui, o único requisito é que elas estejam bem verdes, que é o ponto onde estão mais firmes.

Para deixar a fruta com cara de snack é preciso que elas sejam fatiadas bem fininhas. A partir disso, é só organizá-las para que não encoste uma na outra.

Lembrando que na air fryer as rodelas vão apenas desidratar, o que deixam o sabor mais neutro ou seja não fica tão doce quanto a fruta in natura.  Nesse caso, você pode temperar do jeito que quiser: com sal, ervas, azeita, açúcar ou canela. Fique livre para matar a sua vontade na hora!

O resultado é um salgadinho crocante, saboroso e saudável! Excelente pedida para saborear a qualquer hora do dia!

10. Banoffee de banana

Festa combina com sobremesa. Sobremesas combinam com doce de leite. Doce de leite combina com banana. Banana combina com torta. E essa torta vai fazer um sucesso danado  em qualquer encontro!

A primeira pitada para arrasar no preparo é usar banana-nanica, que é mais doce.

A segunda pitada é preparar a base da torta, feita com manteiga e bolacha, que tende a ser mais quebradiça por isso depois de assada leve ao congelador.

Para deixar essa torta turbinada, prepare 4 camadas de gostosuras composta por: chocolate derretido, creme de doce de leite, rodelas de banana e chantilly.

Para o creme de doce de leite opte por algum de boa qualidade (ou se preferir faça com o tradicional leite condensado na pressão), e misture com gema, leite e amido de milho.

Finalize com uma nuvem de chantilly feito com creme de leite fresco e está prontíssima para ser devorada!
A clássica torta banoffee é perfumada, cremosa, saborosa. Apenas prepare!

11. Banana crocante

Nesta versão doce, o crumble de origem inglesa ganha um toque a mais de mimimi: é feito com banana, sufflair e suco de laranja. Uma simplicidade que chega e ser um luxo!

Distribua suas rodelas de bananas, pedaços de chocolate e suco de laranja em uma assadeira untada. Para a farofa, feita com as mãos mesmo, junte: farinha de trigo, açúcar mascavo, aveia, sal, fermento e manteiga gelada.

Leve ao forno, sirva com uma bola de sorvete e descubra que seduzir pelo estômago vira piada de tão fácil!

12. Sorvete de banana

Esta é a mais gostosa maneira de não perder nenhum ingrediente que está sobrando em sua fruteira. Por isso, quando a banana começar a ameaçar passar, corte e congele. Já que, rodelas de banana congeladas são o único ingrediente deste sorvete.

Com elas congeladas bata no processador até dar o ponto cremoso. Até essa parte já fica uma delícia. Agora se você quer sentir o gosto realmente de chocolate, coloque cacau em pó ou achocolatado.

A clássica combinação de banana e chocolate compõe aqui uma criativa e saudável sobremesa. Tão fácil quanto saborosa, é uma receita ideal para quem não abre mão de uma sobremesa depois da refeição.

Se você compra às pencas, porque é gostosa, prática e, bom, tem preço de banana. Bem vindo ao time das bananas maduras! Escolha a sua receita preferida e comece agora mesmo a colocar essas ideias em prática.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed