Receitas com ovo: 11 opções deliciosas e fáceis de preparar

Não existe proteína mais popular que o ovo. É saudável, nutritivo, barato e sempre tem na geladeira!

Existe uma infinidade de receitas com esse ingrediente e elas são sempre bem vindas. Afinal, poucos sabem como aproveitar todo o potencial que esse alimento tem para oferecer na culinária.

Publicidade

O ovo é um alimento leve que harmoniza com diversos pratos e ainda é super fácil de trabalhar. Sem contar, que encontramos desde um ovo mexido no café da manhã até uma omelete no jantar. E se a fome for grande, pode acompanhar com pães, arroz, saladas, macarrão e outros itens que desejar. A variedade é extensa e ideias é o que não faltam por aqui!

Quer preparar um pão com ovo diferente? Ou, uma comidinha de boteco para acompanhar no seu happy hour? Que tal uma parmegiana? Enfim, o ovo é a estrela em todas essas receitas.

Para arrasar cada vez mais na cozinha fique atento nesses preparos espetaculares com o ovo:

1. Ovos com molho de tomate

Pensa em um molho que combina com tudo: com pãozinho, com alguma massa, como acompanhamento, com carne ou só com um arroz soltinho. Esse é famoso Shakshuka, ou melhor, ovos com molho de tomate.

O preparo é tão simples que se torna uma daquelas receitas preguiçosas do dia a dia. Além disso, não precisa ter nenhum dote na cozinha. Afinal, estamos falando de ingredientes básicos de geladeira, como: tomate pelado, alho, cebola e ovos.

A primeira etapa é fazer um refogado de sua preferência para temperar o molho. Se quiser levantar o sabor adicione um pouco de pimentão picado. O vermelho, por exemplo, é o mais leve e garante um visual bem discreto.

A ideia é cozinhar seus ovos em meio ao molho e o vapor. Por isso, não esqueça de tampar sua panela para que dê esse efeito de cozimento! E nada de ficar misturando muito, os ovos devem estar inteiros com a gema bem mole, entende?

O resultado é uma comida saborosa e completíssima. Os pedaços de tomate ainda ficam aparentes, o ovo reforça a refeição e o molho permite toda a suculência do prato!

2. Sanduíche de ovo

Sabe quando bate uma vontade de comer um sanduíche reforçado, com cara de chef? Não tenha dúvidas que o eggslut é a melhor opção!

Sua origem californiana chegou ao Brasil e pode ir direito para a sua cozinha! O preparo é rápido, os ingredientes são baratos e vale como uma refeição qualquer. É também uma ótima opção vegetariana, pois não vai nada de carne. O truque é transformar a nossa estrela como a proteína do prato.

O jeito é semelhante aos ovos mexidos, porém em fogo baixo. Eles devem ficar mole, tipo uma pasta. Por isso, mexa sem parar e se for preciso retire um pouco do calor e depois volte novamente.

Para deixar com a consistência desejada, do tipo puxa puxa, adicione bastante queijo mussarela ralado. O resultado é surpreendente!

Vale montar um hambúrguer caprichado com tudo o que tem direito ou fazer o famoso “pão com ovo”. Os dois caem como uma luva pro estômago, e claro, para o cardápio do dia a dia também!

3. Esfiha russa com ovo

Salgado de padaria é uma delícia! E melhor ainda quando dá para fazer em casa, não é mesmo?

Apesar de ser uma receita russa, a gente dá o nosso jeitinho brasileiro de se inspirar. Portanto, podemos definir como uma esfiha aberta com mix de queijos e ovo. Que no final, a gema faz toda a diferença!

A base do salgado é uma massa de esfiha tradicional. Por isso, você pode fazer a sua preferida ou fuçar alguma em seu acervo de receitas.

O recheio é um trio de queijos que chegam para abalar todas as estruturas desse quitute: queijo feta, meia cura e mussarela. O truque é fazer uma pasta com eles ralados e um pouco de leite integral.

Siga as instruções de montagem como se fosse uma esfiha canoa, lembrando de deixar umas bordas a mais. E quando estiver bem assado e o recheio borbulhando é só jogar uma gema no meio e deixar mais alguns minutinhos no forno.

Não tem sensação melhor do que mergulhar pedacinhos da massa na gema mole e o queijo derretido. Sirva quentinho e compartilhe com alguém bem especial!

4. Ovo poché

O terror de muitos cozinheiros é o tal do poché, que nada mais é que o cozimento em água. Mas calma que tem muitos truques ao redor de tudo isso.
Selecionamos uma técnica fácil que precisa apenas de três requisitos: panela alta, água quente e um ovo bem fresquinho. Com esse conjunto em mãos não tem como dar errado.

O ponto principal é a temperatura da água que deve estar em oitenta graus. Mas como nem todos tem um termômetro em casa é só visualizar o ponto de fervura. O estado correto é quando as bolhas pequenas estiverem no fundo da panela, ou seja, bem no início de fervura.

Geralmente o tempo de cozimento é de quatro minutos. O segredo é observar a aparência da clara. Se for preciso dê toques leves para sentir a consistência.
Tire delicadamente e é só servir com uma torradinha ou o acompanhamento que desejar. Com certeza, elogios não irão faltar!

5. Omelete

Dizem que todos sabem preparar uma omelete. Mas a omelete francesa, a verdadeira, é outra história. Existem técnicas para deixar ela suculenta e macia igual de restaurante.

O primeiro truque é adicionar um pouco de creme de leite fresco na mistura. Ele garante cremosidade e aquela consistência fofinha quando sai da frigideira.
O fogo não pode ser muito alto, do contrário ela torra por baixo e não é essa intenção. Por isso, mexa bastante no início e no ponto em que estiver cozinhando vá moldando. E nada de virar ou tampar. Deixe-a livre e apenas dê leve batidas se for preciso.

O resultado é uma omelete delicada no prato. No paladar, então, chega a derreter! Vale a pena testar essa versão em sua casa.

6. Pão recheado com ovo


Esse é o tipo de receita que dá tanta curiosidade, que a vontade é de sair correndo para o mercado mais próximo e comprar todos os ingredientes para testar em casa!

Apesar de ser uma lista com itens simples, o ideal é sempre ter um pão fresquinho. A receita é perfeita para fazer com os redondinhos, tipo italiano, mas nada impede de fazer com uma baguete também. Só é necessário ter uma habilidade na hora de cortar, para que forme essa ideia de “cumbuca”.

O recheio pode facilmente ser trocado por outros. Ao invés do bacon, experimente fazer a versão misto quente. E claro, a manteiga de alho dá o toque final no sabor e na textura!

A montagem não tem segredo, sem o miolo, basta adicionar o recheio de sua preferência e por fim o ovo ainda crú. Feche com o topo do seu pão e leve ao forno duas vezes. A primeira para assar e a outra para finalizar o cozimento do seu ovo.

Você pode comer do jeito que preferir! Ele sozinho não precisa de mais nada, porém com uma sopa quentinha é de aquecer qualquer coração gelado no inverno!

Publicidade


7. Refogado com ovos


Uma verdura, um ovo e não precisa de mais nada! Esse pode ser o acompanhamento mais simples do seu cardápio, porém não tem mais gostoso que apreciar um arroz com feijão nesse formato “caseiro”.

A receita é bem versátil! Você pode preparar com outros legumes ou verduras: abobrinha, escarola, agrião, chuchu, quiabo, talos de algum outro preparo e tudo que o seu estômago gostar. Aqui, por exemplo, foi utilizado a vagem em rodelas bem pequenas. É essencial que a verdura fique discreta, bem picadinha, para que seja uma mistura harmônica.

O bacana é temperar bem com bastante alho e cebola. Essa dupla faz qualquer comida levantar o sabor! Com isso, é só adicionar seus ovos e incorporar nesse fundo verde. É tão saboroso que até quem não gosta de vagem acaba se apaixonando!

É um prato super nutritivo e que vale muito a pena ter na mesa de casa. Não deixe de fazer a sua versão e nos contar, tudo bem?


8. Ovos à Parmegiana


Pratos que levam Parmegiana no nome não tem como ser ruim! Essa versão com ovos deixa a preparação muito mais prática e tudo isso em apenas uma frigideira. Não tem como ser melhor, não é?

Diferente do processo tradicional, aqui não tem a necessidade de empanamento e fritura. Muito pelo contrário, os ovos são fritos direto na panela. É só cozinhar eles sobre o vapor e esperar o ponto em que as claras estejam branquinhas.

A partir disso, adicione o molho de tomate e as fatias de queijo mussarela. Acrescente um pouquinho de orégano e espere tudo cozinhar, ou seja, até o molho começar a borbulhar.

É um acompanhamento perfeito para um arroz branco e batata palha. Melhor ainda: sem carne, sem frescura e sem trabalho nenhum!


9. Bolovo


O famoso hambúrguer recheado de ovo cozido é o clássico das comidas de boteco. E apesar de simples, a receita conta com alguns truques de cozinheiro.
Para essa versão tradicional, a base de carne moída deve estar muito bem temperada. Vale jogar seus condimentos favoritos, como também o alho e a cebola. Para deixar a consistência mais densa é só adicionar pedaços de pão amanhecido e um pouco de leite.

O ovo deve ser cozido entre seis à sete minutos na água em fervura branda até obter a gema cremosa e, em seguida, mergulhado em água gelada.
Após moldados, os bolinhos devem ser passados na farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. Lembre de verificar a temperatura do óleo. Se estiver muito quente pode queimar, assim como, no morno pode virar um bolo úmido e bem gorduroso.

Publicidade

Quem diria que um simples ovo poderia ser algo tão fantástico. Depois dessa dica as reuniões com amigos podem ser muito melhores no conforto de casa!


10. Pão de forma com ovo


Existem diversas formas de comer um pão com ovo, não é verdade? Mas essa daqui, superou na criatividade! Muda o aspecto de tudo e até mesmo do paladar. O efeito é tão lindo que dá até dó de destruir!

Para fazer essa torrada com ovo, você vai precisar de um molde para cortar seu pão de forma. Você pode fazer com um copo ou utilizar aquelas formas de biscoito, sabe? Existem vários formatos no mercado. A de coração, por exemplo, é a queridinha pelo público.

A partir disso, é só colocar sua fatia de pão sobre a frigideira com azeite e adicionar seu ovo nessa circunferência vazada. A ideia é parecida com ovo frito, só que bem mais diferente!

O simples fato de mudar a apresentação já muda um pouco a cara da comida. A próxima vez que for fazer um pão com ovo, lembre-se dessa alternativa aqui hein!


11. Nuvem de ovo


Que tal um ovo diferente? As vezes é legal se aventurar na cozinha, mesmo que demore um pouco a mais do que está acostumado. A primeira tentativa sempre é a mais complicada, mas depois flui até de olhos fechados.

Para obter o efeito “nuvem” você precisa bater as claras em neve. A preparação leva bacon, queijo parmesão ralado e orégano a gosto. Mas você pode substituir com o que tiver em sua geladeira: pedaços de presunto, salame, cebola picada, tomates, peito de peru e entre outros.

O melhor de tudo é que o preparo conta com apenas um ovo. Por isso, separe a gema da clara para fazer os procedimentos como manda a receita.
É importante saber que a preparação possui dois momentos no forno. O primeiro com a mistura da clara em neve com os acompanhamentos e o outro com a gema. O preparo total no forno é de pelo menos dez minutos.

O resultado nem precisamos falar, não é? Simplesmente de deixar nas nuvens! Super leve, saudável e chega a derreter no paladar!

Para preparar o seu ovo perfeito, primeiro é preciso saber como você gosta de saboreá-los. Gosta deles mais cremosos ou mais sequinhos? Com molho ou sem? Independente da sua resposta, há dicas para todos os gostos. O que não dá para perder é a oportunidade de fazer alguma dessas delícias em casa!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed