Receitas de café da manhã: 15 ideias para sair do comum

Não tem nada melhor que começar o dia com um café da manhã de encher o nosso coração de alegria!
Os especialistas na área de nutrição comentam que é uma das refeições mais importantes entre todas. Já que pular essa etapa desregula todo o nosso metabolismo, consequentemente, afetando a nossa saúde.
Por isso, aqui vale de tudo: um cafezinho com pão, uma fruta, uma vitamina, um salgado, um iogurte com granola e entre outros.

Publicidade

Mas sair da rotina e preparar algo diferente também é uma forma de dar um outro “start” para as próximas 24 horas que estão por vir. Não estamos falando daquele café de manhã de padaria ou de hotel, mas sim de receitas simples e fáceis de executar que valem cada minuto de sua manhã.

Porém, por um outro lado, muitos abdicam de uma alimentação logo cedo devido a falta de tempo e de costume. Deixando esse momento apenas para o final de semana.

Analisando essas situações preparamos um menu que abrange os mais variados gostos, ou seja, tem café da manhã pra todo mundo sim!

Fique aqui conosco e saia da rotina agora mesmo.

1. Café da manhã americano

O interessante da gastronomia é que ela pode te levar para qualquer lugar do mundo, pelo simples ato de comer. Esse, “american breakfast”, faz você se sentir assim ou até mesmo naqueles filmes vintage da década de 60.

A receita é uma versão simplificada da original, mas sacia muito bem a vontade. Afinal, para quem precisa correr com essa refeição também é uma ótima opção.

O famoso prato americano conta com fatias de bacon, ovos cozidos, torradas e um café coado bem quentinho.

Pela preparação ser cronometrada e as etapas otimizadas, em menos de 15 minutos você tem um estiloso café da manhã em sua mesa. Seguindo o passo a passo corretamente já na primeira tentativa você pega o jeito. Porque enquanto seus ovos estão em fogo, você grelha o bacon e o pão, por exemplo.

Ficou com vontade? Então, aprenda agora mesmo a como preparar um café americano e tenha uma manhã “fora da caixa”.

2. Fornada de mini misto quente

Quem possui crianças ou muitos membros em casa, sabe o quanto é difícil preparar essa refeição para todo mundo. Por isso, selecionamos essa receita que garante matar a fome de todos em uma único prato.

São ingredientes básicos de todo café da manhã: pão bisnaguinha, frios, embutidos e manteiga. Nesse caso, você pode rechear e complementar com o que preferir. O misto quente, por exemplo, se encaixa muito bem nessa proposta.

O segredo para esse preparo está apenas na montagem. É como se fosse preparar vários sanduíches de uma única vez, em uma leva só. Você pode escolher a quantidade de pão para o resultado final dessa “fornada”.

Um preparo simples que em pouquíssimos minutos se tem um prato quentinho na mesa. Deu vontade de fazer, não é mesmo?

3. Misto quente de pão de queijo

Que tal misturar duas coisas gostosas em um único preparo? Ainda por cima, utilizando a sua sanduicheira. Não tem como ser melhor!

Se você não conhece essa versão, fique aqui, pois ela irá mudar o seu conceito de café da manhã.

Prepare uma massa descomplicada de pão de queijo, utilizando ingredientes como ovo, requeijão, polvilho doce e uma pitada de sal.

Com essa base é só acrescentar o queijo e o presunto e mexer bem até espalhar esses ingredientes. Você pode também adicionar outras coisas: salame, mortadela, só queijo ou deixar ele puro mesmo.

Se quiser coloque em forminhas pequenas e leve ao forno, mas na sanduicheira fica tudo mais fácil, não é verdade? Ainda mais de manhã em que precisamos dar conta de outras coisas.

No estalar de dedos, seu sanduíche prontinho para ser devorado!

4. Pãozinho de tapioca 

Tapioca recheada é muito bom! Mas o pão de tapioca é algo inexplicável, que lembra até o nosso pão de queijo.
Aqui, o preparo leva um pouco mais de tempo, em cerca de quarenta minutos. Porém, nos intervalos de forno e grelha você consegue fazer outras coisas.

A etapa mais importante é tostar a goma de tapioca. Ela fica com uma aparência de casca, que facilmente pode ser quebrada com as mãos.

A ideia é substituir a farinha de trigo de um pão tradicional por essa de tapioca, que fica um pouco mais macia e fácil de moldar. O padrão é um formato achatado, já que também vai em sanduicheira. O recheio fica por sua conta ou o que tiver na geladeira.

São os discos mais bonitos que irão sair de sua grelha! Crocantes por fora, recheadíssimos por dentro e com um sabor de padaria. Nem dá para creditar que esse pãozinho foi feito em casa!

5. Bagel low carb

Mais uma receita de pão que entra para os adeptos da culinária low carb.

O bacana é que você pode deixar até três dias na geladeira e esquenta-lo no microondas. Ajuda bastante a planejar a sua semana e fazer essa receita com calma, pois ela toma uma pouco mais de tempo.

Mesmo a preparação do bagel sendo rápida, que nos conforta por não tem que esperar a massa descansar, modelar é que requer mais cuidado.

Para dar uma levantada no sabor faça um tempero utilizando gergelim, orégano, sal, cebola e alho desidratado. Você vai colocar tanto em baixo quanto em cima. Eles também dão uma textura bem interessante para seu bagel!

Por aqui não vemos a hora de experimentar. E vocês?

6. Overnight Oats

Para quem não conhece essa é uma espécie de salada de frutas só que em uma versão turbinada.

Ela também pode ser chamada de café da manhã no pote. Perfeito para a nossa proposta, não é mesmo?

O preparo é feito em camadas com aveia, iogurte e frutas. Mas você pode adaptar com o seu gosto, acrescentando e substituindo os ingredientes.

Publicidad

O mais legal é que a montagem deve ser feito a noite para ser degustada no café da manhã. Assim os ingredientes amolecem e ganham mais sabor.

Na receita a mistura escolhida foi leite desnatado, chia, aveia, mix de frutas e por cima castanhas.

Enfim, é uma opção prática, saudável e que pode muito bem ser inovada. Para quem curte brincar com combinações essa é uma bela pedida para a primeira refeição.

7. Crepioca

Apesar de ser um prato clássico, muitos não sabem como preparar. E trouxemos uma versão um pouco diferente, que você pode facilmente inovar.

Acredite mas para a famosa crepioca você só vai precisar de ovo e tapioca. No caso, a receita também leva um punhado de chia. Se tiver um outro ingrediente, como pedaços de queijo, também é muito bem vindo.

Cozinhe como se fosse um crepe, lembrando de grelhar dos dois lados.

O recheio é livre, pode ser ovos mexidos como está na receita ou qualquer outro.

É um opção para sair da rotina, ou seja, fugir da tapioca comum e o pão. Vale a pena experimentar!

8. Smoothie

Essa bebida é maravilhosa: gelada, nutritiva e mata a nossa fome.

O bom dessa receita é que você pode deixar os ingredientes pré preparados e toda manhã finalizar no liquidificador.
O smoothie é conhecido pela sua consistência mais densa, e aqui, iremos utilizar a banana congelada para essa função.
O sabor você escolhe e para facilitar deixe comprado aquelas polpas congeladas de fruta.

Na hora acrescente também um pouco de suco de laranja e quando for degustar adicione um toque crocante com a granola.
É a pedida ideal para o verão em que podemos sair de casa tomando o café da manhã no meio do caminho para o trabalho.

9. Muffin inglês

Outra receitinha que nos faz se sentir em outro lugar: o famoso muffin inglês.
Eles são perfeitos e fáceis de preparar, pois não vão ao forno e sim na frigideira.

Como exige um intervalo de descanso da massa, a dica é fazer no fim de semana para degusta-los bem fresquinhos.
A massa não foge muito do que conhecemos: farinha de trigo, sal, fermento, óleo e leite.

Para um toque mais gostoso, corte ao meio e toste em sua sanduicheira. Você pode acompanhar de apenas uma manteiguinha ou algo mais elaborado como ovos, presunto, queijo, bacon e etc. Se você é do time que não dispensa algo mais doce opte põe geleias e pastas de amendoim ou avelã.

10. Panqueca de iogurte

Não tem motivação mais gostosa que começar o dia preparando panquecas. O aroma é incrível e o sabor então, nem se fale!
O iogurte na receita garante mais maciez para a massa, deixando elas bem fofinhas.

Um macete importante no preparo é utilizar a manteiga derretida só que morna, assim não corre o risco de cozinhar o restante da mistura e garante um ponto melhor para que fique homogênea e lisa.

O toque final, com certeza, fica por conta das raspas de laranja. É uma mistura refrescante com o doce, que em cada mordida dá vontade de comer mais.

Coloque uma música pra tocar e comece o dia com o pé direito!

11. Omelete de caneca

Existem pessoas que não dispensam um ovo ou uma omelete logo de manhã. Se você é um deles, aproveite para aprender essa versão que vai a te ajudar a ganhar tempo.

O preparo desse prato acompanha os mesmos ingredientes que você costuma a utilizar. Adicione o que desejar: queijo, presunto, tomates picados, cebola, requeijão, salsicha e por aí vai.

O ideal é colocar um ingrediente por vez, misturando sempre para que o seu ovo pegue em tudo.

A grande surpresa que ao invés de fritar, a ideia é juntar tudo em uma caneca e levar ao microondas.

O resultado é bem semelhante ao modo tradicional, só que de uma jeito mais rápido. Então, para aqueles dias corridos não pule a refeição e prepare seu café da manhã com esse método incrível!

12. Muffin misto quente

Sabe aquele pão de forma próximo a vencer em seu armário? Tire agora mesmo e dê uma outra cara para ele!
Nada mal começar o dia com delicioso muffin quentinho e ainda bem recheado.

A preparação é bem simples, mas nada que uma olhada na receita tire todas as suas dúvidas.

Os ingredientes também são os básicos que tem no armário: pães, presunto, queijo, creme de leite e ovo.

O bacana é que você pode fazer com outros recheios, deixando a sua refeição saborosa e ao mesmo tempo diferente.  Ótimo para fugir da rotina!

13. Lanche de frigideira

Tem dias que o café da manhã pede algo mais turbinado, até para aguentar todas as tarefas que estão por vir. Mas também essa é uma alternativa para quando não tem pão em casa, porque nem sempre lembramos dele.

Mas aposto, que os ingredientes para essa massa estão presentes em sua dispensa. Para a receita você vai precisar de: ovo, farinha de trigo, margarina, leite, sal e fermento químico.

A montagem é feito na própria frigideira, por isso uma camada da massa, outra de recheio e finalize com o restante do conteúdo.
Tampe para que o próprio vapor cozinhe por dentro e com muito cuidado vire para grelhar do outro lado.

Saboroso é a definição perfeita para esse lanche! Não deixe de fazer em sua casa!

14. Ovo mexido cremoso

Se você sonha com um café da manhã de hotel, trouxemos uma parte dele aqui.
Sim, os famosos ovos mexidos!

O segredinho é utilizar bastante manteiga, ao invés do óleo, para fritar seus ovos. Quando estiverem bem macios adicione o creme de leite e o requeijão. Lembrando que a intenção é mexer sempre para manter os gomos do ovo separados.

Para um toque especial adicione presunto e queijo mussarela picado. Porém, se preferir ele sozinho já fica incrível!

Seu café da manhã não será mais o mesmo, não é verdade? Aposte nessa versão e fica aqui o nosso segredinho!

15. Banana com manteiga de amendoim

Se você não abre mão de um doce logo cedo, essa receita é feita para você.

A manteiga de amendoim caseira é super fácil e precisa literalmente apenas desses grãos torrados. A única coisa que precisa para esse momento é deixá-los processando por alguns minutos, por isso tenha paciência  porque vai dar certo!

Nada melhor que combinar essa pasta com uma fruta popular, que já falamos bastante por aqui, a banana.

Faça a montagem como manda a receita e leve ao freezer para dar uma leve refrescada. Enquanto isso prepare sua calda de chocolate com cacau em pó, calda de agave e óleo de coco. Finalize com algum mix de castanhas ou aveia e coma esse doce sem culpa!

É possível sim ter um café da manhã saudável, basta utilizar os ingredientes corretos! Façam em casa e aproveite esse momento.
Tem dias que sair da cama já é um desafio e preparar um café da manhã parece uma missão impossível. Mas a sua primeira refeição do dia não precisa ser assim! Elaboramos essa lista exatamente para solucionar os seus problemas.

E claro, que não há necessidade de limitar essas receitas apenas para o período matutino. É possível comer em outros momentos do dia, como um lanche da tarde. Atualize seu cardápio e tenha deliciosas surpresas!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed