Pão de alho: 6 receitas incríveis para você experimentar

O pão de alho se tornou uma opção de aperitivo muito amada pelos brasileiros, principalmente em ocasiões especiais, como almoços e churrasco.

Publicidade

Existem opções prontas e congeladas para comprar no mercado. No entanto, preparar o seu próprio pão de alho pode ser uma alternativa mais econômica e saudável para saborear.

Além disso, ao fazer esse prato de modo caseiro, você pode criar diversas combinações e usar os seus ingredientes favoritos para dar sabor e textura ao pão de alho.

Para te ajudar a fazer versões incríveis, separamos uma seleção de receitas de pão de alho fáceis, práticas e muito saborosas para surpreender a todos na hora da refeição!

Tem opção para todos os gostos, desde versões mais cremosas até mais sequinhas. Com isso, você poderá inovar sempre, se deliciar e receber muitos elogios.

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Receitas de Pão de Alho

Confira a seguir 6 receitas práticas e muito saborosas de pão de alho para servir, degustar e fazer a alegria de todos:

1. Pão de alho cremoso da Ana Maria Braga

Essa versão maravilhosamente cremosa e cheia de sabor é uma indicação da famosa cozinheira Ana Maria Braga.

Se você adora um pão de alho mais suculento, vai amar testar essa receita e servir em seus churrascos ou ocasiões especiais.

O elemento que dará a cremosidade ao prato é um preparado para sopa de cebola, que além de textura, também enriquecerá o sabor do seu pão de alho.

A receita também leva a maionese como ingrediente cremoso, o que dará equilíbrio para os temperos utilizados.

A base dessa receita será o pão francês, inclusive você pode aproveitar o pão amenhecido que tiver sobrado em sua casa, evitando desperdícios e criando algo delicioso.

A lista de ingredientes necessários para preparar essa receita inclui pão francês, maionese, margarina, alho picado, preparado para sopa de cebola, mussarela ralada a gosto, pimenta do reino e pimenta caiena a gosto.

Após conferir os ingredientes, é só verificar as medidas necessárias de acordo com o rendimento que você precisa.

Feito isso, é só avançar para o passo a passo do modo de preparo que é prático, fácil e rápido de ser feito.

O preparo é dividido entre cortar e preparar os pães, preparar a mistura de alho para rega-los e levar tudo ao forno para assar.

O tempo de forno é de cerca de 15 minutos, até que seu pão de alho fique douradinho e com aquela aparência de dar água na boca.

Aí é só servir como preferir, com acompanhamentos ou na hora do churrasco. O resultado é um pão crocante, saboroso e com uma cremosidade irresistível, vale a pena testar!

2. Pão de alho com queijo

Se você deseja uma versão mais incrementada de pão de alho, sem perder aquele sabor característico e simples, pode apostar nessa opção de pão de alho com queijo.

O queijo será responsável tanto pelo sabor quanto pela textura cremosa do seu prato, dando aquele efeito de “puxe” que a gente ama!

Essa alternativa é bem básica e leva poucos ingredientes, então você conseguirá ter um bom rendimento com economia e muito sabor.

Para preparar esse aperitivo, você precisará de ingredientes como maionese, manteiga sem sal em temperatura ambiente, alho sem casca, salsa picada, manjericão picado, queijo mussarela e queijo parmesão a gosto e azeite extra virgem.

Além disso, você precisará também escolher um tipo de pão, como francês, baguette, bisnaga ou até mesmo pão de leite.

Após conferir os ingredientes, verifique as medidas necessárias para cada um deles de acordo com o rendimento que você precisa.

Feito isso, siga para o passo indicado no modo de preparo. As etapas se dividem entre o preparo do pão e a mistura do molho, que é feita de forma bem prática com o auxílio de um liquidificador.

Após realizar a montagem de seu pão de alho, é só levar ao forno até que tudo esteja douradinho e atrativo.

Sirva como aperitivo, petisco, acompanhamento ou como desejar. O resultado é um pão de alho tradicional, muito saboroso, com a surpresa do queijo para agregar sabor e textura ao seu paladar. Vale a pena testar!

3. Pão de alho recheado

Essa versão é perfeita para quem quer surpreender com um aperitivo criativo, cheio de sabor e com uma aparência de dar água na boca.

A receita consiste em um pão de alho super bem temperado, com um recheio maravilhoso e equilibrado feito com queijos, presuntos e salames.

O legal dessa versão é que você pode adaptar o recheio de acordo com sua preferência e gosto, alterando as proteínas animais e os queijos.

Essa versão utiliza o pão de forma tipo bisnaguinha, que tende a ser mais doce, macio e maleável do que os demais, como o pão francês.

Com isso, você terá uma absorção maior dos temperos e uma textura mais cremosa e suave, com uma grande porção de recheio para surpreender o paladar de todos.

Publicidad

Para preparar essa delícia, além do pão, você precisará de ingredientes como alho, azeite extra virgem, manteiga em temperatura ambiente, sal, salsinha fresca bem picadinha, queijos, presuntos e salames de sua preferência.

Você também pode adicionar outros temperos como cheiro verde, manjericão ou orégano, para criar sabores diferentes e deliciosos.

Após conferir a lista e definir os itens, é só conferir as proporções e medidas necessárias para o rendimento desejado.

O modo de preparo é recheado de dicas e orientações para deixar tudo mais prático e fácil de preparar, é só seguir corretamente e em poucos minutos seu pão de alho recheado estará pronto para ir ao forno.

O tempo de forno é de cera de 10 minutinhos ou até derreter o queijo utilizado. No entanto, você também pode grelhar o pão na churrasqueira, caso esteja fazendo um churrasco.

O resultado é um pão maravilhoso, temperado, suculento e muito prático e rápido de preparar. Vale muito a pena testar e experimentar essa versão!

4. Pão de alho com linguiça

A linguiça também é um alimento que brilha muito no churrasco e nos pratos brasileiros, assim como o pão de alho.

Então, nada melhor do que unir essas duas maravilhas para criar um aperitivo cheio de sabor e com uma carinha irresistível.

Essa opção combina perfeitamente como acompanhamento na hora do churrasco, já que leva ingredientes presentes nesse tipo de evento.

A linguiça dará um sabor bem especial ao pão, ajudando a equilibrar os temperos e o sal e oferecendo uma textura mais robusta ao petisco.

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como linguiça sem a pele, queijo bola picadinho, alecrim picadinho, alho, requeijão, mussarela ralada, sopa de cebola e pães franceses.

A sopa de cebola e o requeijão agregarão cremosidade ao seu prato, além de sabor e aparência de dar água na boca.

Após selecionar os itens, é só conferir as medidas e adaptar de acordo com o rendimento que você deseja.

Feito isso, é só seguir para o passo a passo para mistura, montagem e preparo dos aperitivos.

Outro ponto interessante desse pão de alho é que ele é preparado na frigideira, com o recheio virado para baixo, para fritar a linguiça e selar os sabores.

O resultado é um pão de alho maravilhoso, suculento, cremoso e super saboroso. Vale muito a pena testar e experimentar!

5. Pão de alho com queijo e bacon

A união do queijo e do bacon tem sido muito utilizada em diversas receitas, com salgados, pizzas, massas diversas e lanches.

Essa receita une esse tipo de recheio popular ao pão de alho, que oferece um complemento delicioso e um resultado final espetacular.

O grande ponto dessa versão é que ela utiliza muito queijo, para dar cremosidade e aquele efeito elástico que derrete na boca que nós amamos!

A mistura de 3 queijos proporcionará um show de sabores ao seu paladar, perfeito para servir e surpreender a todos.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como cebolinha, alho, azeite, pimenta, sal, manteiga, pão italiano, bacon assado, queijo prato, queijo mussarela e queijo parmesão.

Calcule as medidas de acordo com o rendimento que você deseja para seu aperitivo e siga para o passo a passo indicado no modo de preparo.

A mistura do molho é feita com o auxílio de um liquidificador, para deixar o preparo mais prático e rápido.

Após pronto, o pão precisará ser montado na assadeira e coberto com papel alumínio para ser assado ao forno.

O tempo de forno é de cerca de 40 minutos, então em pouco tempo você já poderá estar saboreando essa delícia!

O resultado é um pão de alho lindo, cheio de sabor, cremoso e perfeito para diversas ocasiões. Vale muito a pena testar e experimentar!

6. Pão de alho com atum

Se você está procurando por uma versão diferente e criativa de petisco, essa receita de pão de alho com atum pode ser sua escolha ideal.

O uso do peixe na receita agregará sabor, textura e ainda enriquecerá a receita em seu valor nutricional.

Essa mistura inusitada é perfeita para quem gosta de testar novas receitas, experimentar novos sabores e surpreender os convidados.

O alho harmoniza muito bem com o atum, deixando seu pão mais especial e incrementado, com um toque sofisticado e ousado.

Para preparar essa receita, você precisará de ingredientes como pão italiano, manteiga com sal em temperatura ambiente, alhos amassados, queijo parmesão ralado, queijo prato ralado e atum em pedaços em óleo gomes da costa.

Após reunir os ingredientes, confira atentamente as medidas necessárias de cada um deles e altere de acordo com o rendimento que você deseja, mantendo sempre a proporção de cada um.

Desse modo, você conseguirá fazer uma quantidade menor ou maior, dependendo da quantidade de pessoas ou se você quer uma porção individual ou menor para saborear.

Feito isso, é só seguir para o passo a passo indicado no modo de preparo da receita, seguindo as orientações e dicas.

As etapas de preparo se dividem entre o corte dos pães e preparo da pasta de alho. A pasta deverá ser passado no pão para leva-lo para assar antes de adicionar o atum.

O tempo de forno é de cerca de 10 minutos, após isso você adicionará o peixe e finalizará conforme a sugestão.

Por fim, é só servir como preferir, decorando com ervas, temperos ou outros ingredientes de sua preferência.

O resultado é um pão de alho saboroso, suculento, cremoso e diferenciado, ideal para servir em momentos especiais e se deliciar com uma versão maravilhosa. Vale a pena testar!

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma versão de pão de alho que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed