Receitas com grão de bico: ideias nutritivas para incluir no dia a dia

Cozinhar o grão de bico é igual feijão, não é nenhum bicho de sete cabeças depois que aprende corretamente o passo a passo.

Publicidade

Apesar de apresentarem o mesmo potencial na culinária, já que são praticamente eles abrangem algumas características nutritivas diferentes. O grão de bico, por exemplo, é farto em amido e desprovido de água e gorduras, consequentemente, é ideal para quem está em uma dieta mais intensa.

Além de atender esse benefício no organismo, na gastronomia podemos ver por um outro lado, que é o que mais gostamos.

O primeiro é que ele pode ser utilizado de diversas formas, ele em grão cozido para o preparo de comidas saborosas e no grânulo crú como farinha para a preparação de massas e tortas. Podemos concluir que é um alimento versátil que não pode faltar na despensa de casa e principalmente em sua mesa ou quem sabe em seu sofá!

E por fim, vamos desvendar a equação do grão de bico. A forma correta de preparar é deixa-los de molho por pelo menos 12 horas. Depois é só levar para a pressão ou em fogo normal. Quando estiverem macios, já esta prontíssimo para seguir para a nossa próxima etapa que é escolher uma das receitas abaixo e colocar ele para brilhar ainda mais!

1. Salada de grão de bico

Esse prato é um clássico de Páscoa, não é verdade? E como sempre vem acompanhado do esplêndido bacalhau. Mas analisando o ponto econômico da receita você pode substituir facilmente pelo atum em lata.

Sem segredo, do que já foi desvendado, o preparo é mais simples que uma salada tradicional de folhas.

Com direito a um bom molho de maionese e complementos para dar cor e sabor, o resultado não poderia ser outro que um prato único para aqueles dias que desejamos uma refeição mais leve.

Se quiser elevar o grau desse prato, faça igual a receita, adicione os pimentões verde, amarelo e vermelho. Fica bonito e refresca os nossos olhos só de ver!

2. Hambúrguer de grão de bico

Leitores vegetarianos e amantes de uma ótima comida podem agradecer por essa invenção que muitos nem percebem a diferença com a versão tradicional.

Por se tratar de uma comida mais leve os ingredientes também segue essa mesma proposta. Para isso, separe a farinha de aveia, cebola, cúrcuma, cenoura ralada, cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto.
Faça um mix desses elementos e modele o hambúrguer do tamanho desejado. Porém, antes de fritar leve ao congelador por 30 minutos para deixa-los mais rígidos.

E para os sentem falta de uma proteína experimente adicionar frango desfiado na massa, só se atente com as proporções, porque aqui o plano é destacar o grão de bico.

Agora não há mais desculpa para fugir do programa fast food do dia. Chame os amigos e prepare um hambúrguer arrebatador de deixa-los surpreendidos!

3. Pasta de grão de bico

Chame do que quiser, patê de grão de bico ou homus de grão de bico, o resultado é tudo igual!

O preparo dessa receita é simples mas alguns detalhes fazem toda a diferença. E esses não podem faltar para acrescentar sabor a essa comidinha que pode ser servida logo que pronto ou mesmo gelada.

Os ingredientes são bem acessíveis, e o tahine que é o mais complicado de encontrar, também ganha uma receitinha caseira feito com gergelim branco e óleo de coco. Super saboroso e facílimo de fazer!

O truque para deixar o grão de bico saboroso é preparar uma água perfumada de cozimento, por isso separe o seu saquinho de legumes e coloque pra dentro da panela. Essa receita utiliza bem as especiarias, sente o time: cebola, cenoura, aparas do alho poro, alho, louro,tomilho, pimenta dedo de moça, pimenta do reino, pimenta jamaica, cravo, cardamomo, semente de coentro e semente de cominho.

Com um gostinho de gergelim no fundo, delicadamente suave e com textura super cremosa esse é o famoso homus. Ideal para saborear com um pão sírio fresquinho.

Aqui essa figurinha já tem passaporte livre e esperamos que ganhe mais adeptos por aí também. Não perca a chance de fazer essa entradinha em seu jantar!

4. Sopa de grão de bico

No inverno não precisa de mais nada do que um prato nutritivo e ainda rápido de preparar.
Para essa sopa é indispensável o uso da água de cozimento do grão de bico, então reserve que em breve ele vai volta a bilhar.

Faça um refogado gostoso com alho, cebola e lingüiça (pode ser toscana ou calabresa). Deixe pegarem bem o sabor até ficarem tostados e a linguiça crocante.

Com isso é só adicionar essa misturinha na panela de grão e bico e acrescentar o arroz crú. Assim ele cozinha, o refogado fixa bem no caldo e os grãos amolecem em meio a esse calor.

Sirva junto com cubos de bacon fritos e manda a ver nessa cumbuca quentinha e cheio de vitaminas para espantar qualquer resfriado!

5. Bolinho de grão de bico

Também conhecido como falafel, esses bolinhos de grão de bico prometem ser um ótimo aperitivo para quem é vegetariano e ama uma friturinha.

E não é porque ele é feito por essa leguminosa que não possui sabor ou não é bem temperado.

Em um processador misture seu grão de bico cozido com cebola roxa picada, salsinha, alho, suco de limão, cominho, sal, pimenta do reino, chá de pimenta vermelha em flocos e farinha de rosca.

Deixe na geladeira por alguns minutinhos e coloque para fritar em óleo bem quente.

Essa é uma ótima sugestão para iniciar os trabalhos de um jantar. E o melhor que também dá para fazer no forno, viu? Aproveite!

6. Empadão de grão de bico

Como brasileiro gosta de empadão, essa receita não poderia ficar de fora. Afinal, é uma opção que não tem erro, massa crocante e recheio cremoso é a combinação perfeita para um lanche da noite.

O diferente dessa receita é que a famosa massa podre é substituída por uma versão em que o grão de bico é o principal ingrediente. Para isso é necessário cozinhar e tirar as cascas com ajuda de uma toalha. Se atente a esse macete da receita, pois vai ajudar bastante nessa tarefa.

Com isso, misture os miolos do grão de bico junto com azeite, sal, tomilho e alho assado até obter uma massa homogênea e lisa.

Espere esfriar para colocar na forma, que pode ser em porções individuais ou em uma comum com fundo falso. Forre a massa no fundo e nas laterais e recheie com o sabor de sua preferência.Aqui, vale de tudo: frango, palmito, camarão, legumes, presunto e queijo e por aí vai. Deu para notar que essa massa serve como uma base para uma infinidade de recheios, não é verdade?

Publicidad

Por fim, cubra com o restante da massa e pincele com a gema para dar aquela queimadinha que todo empadão possui. Leve ao forno e pronto!

Essa torta de grão de bico rende bastante, então ligue para os amigos e chama todo mundo para deliciar essa maravilha com você!

7. Snack de grão de bico

Sabe um snack crocante, gostoso e saudável ao mesmo tempo? E ainda feito sem fritura sem aquele banho de óleo no fogão e no chão da cozinha? Prazer, esse é o salgadinho de grão de bico.

O interessante é que você pode dar o sabor que quiser: alho, cebola, açafrão com pimenta do reino, páprica picante e defumada, orégano, enfim fique livre para o seu favorito.

Porém, o ideal é que essas opções sejam em pó ou em folhas desidratadas para que fixem bem o tempero em seu grão.

Em um bowl é só misturar suavemente o grão de bico cozido, o tempero escolhido juntamente com azeite e levar pro forno.

O resultado é o acompanhamento perfeito para assistir uma TV, jogar papo fora com os amigos ou forrar seu estômago em meio a correria. Experimente porque é um vício só!

8. Macarrão de grão de bico

Tem aqueles dias que dá uma vontade de comer uma massa, mas sem pesar muito na consciência ou no estômago. Então, é essa versão aqui!

Esse molho cremoso de grão de bico é muito simples e mega rápido de fazer. Fica saboroso e combina com diversos tipos de massas: macarrão, lasanha, nhoque e até em tortas salgadas.

Para isso é só juntar os ingredientes como o grão de bico cozido, cenoura ralada, o leite vegetal, sal, alho, cebola em pó, cominho, páprica, pimenta do reino e vinagre de maçã em um liquidificador. Bata até perceber que está tudo dissolvido e bem homogêneo.

Finalize em fogo médio para esquentar o seu creme e adicione a massa de sua preferência.
Depois dessa receita o velho macarrão instantâneo vai tem que ficar na gaveta. Porque com essa molho em mãos não tem espaço nem para o delivery!

9. Nhoque de grão de bico

O nhoque é um prato tão importante que existe um dia especialmente para ele. Sim, todo dia 29 é o momento de apreciar um bom nhoque da fortuna.

E tudo bem se a versão tradicional é feita com batatas, mas dessa vez é hora de utilizar o grão de bico. Que como vimos nessa lista é bom frito, cozido ou assado.

A receita da massa é bem descomplicado, o que fica a seu critério complicar em relação ao molho ou acompanhamentos que irá servir.

Com os grãos cozidos faça um preparo simplificado de purê em um processador adicionando a manteiga na mistura.

Etapa feita é só acrescentar o restante dos ingredientes como o ovo e aos poucos a farinha de trigo até perceber o ponto que ela estiver mais densa e pronta para ser montada.

Leve em água fervente para cozinha-los e finalize em frigideira com um pouco de manteiga. Lembrando, que é só uma leve salteada!

O empratamento vai depender do seu acompanhamento, se for molho finalize em cima e se for alguma proteína deixa-a do lado.

Gostou? Então, prepare essa belo nhoque em seu próximo final do mês e lembre de fazer o ritual como manda. Boa sorte!

Se antes o grão de bico era visto como apenas um acompanhamento de datas festivas, a partir desse momento, existem diversos motivos para você pegar um saquinho na próxima ida ao supermercado. Aqui na redação, já estão todos abastecidos, não fique de fora você também!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed