Receitas com massa folhada: 11 opções para inovar da entrada à sobremesa

Poderia ser uma massa qualquer, mas essa tem um efeito especial em qualquer receita. Seu aspecto sequinho e, ao mesmo tempo, crocante deixam qualquer prato com ares sofisticados.

Preparar ela em casa exige bastante cuidado e também muita paciência. Por isso, indicamos comprar em formato congelado. O custo benefício é bem melhor e tem a garantia de sucesso na hora de preparar o prato. Afinal, ninguém merece uma massa folhada grossa e murcha, não é mesmo?

Por ser um item delicado é preciso saber trabalhar com ela. Uma faca especial e um cuidado atencioso é essencial para que as receitas dêem certo. Por isso, se atente também nos detalhes que fazem bastante diferença no preparo. Principalmente quando ela está crua que fica um grude dali, outro daqui.

A vantagem de ter essa massa em casa é que ela pode trazer uma versatilidade em seu cardápio. Os doces e sobremesas de última hora ficam com outra casa e saem do comum. E os salgados oferecem um tira gosto incrível até uma refeição farta para amigos e família.

Mais curinga que isso não existe! Ideias é o que não faltam, basta usar a sua criatividade ou mergulhar nessa lista de inspiração que preparamos para você.

1. Bife Wellington

O famoso filé mignon envolto na massa folhada é a sensação de muitos curiosos e apreciadores da gastronomia. Mas já imaginou planejar um jantar especial e apresentar esse prato para seus convidados? É sucesso na certa! Mas só cruze os dedinho para que dê tudo certo.

O preparo não é fácil. Por isso separe a receita em etapas para que fique prático na hora de cozinhar. Divida em: execução da carne, do molho e montagem. Siga essa ordem que não tem erro!

E por incrível que pareça, a montagem é a tarefa mais simples que todo o restante.

Um ponto muito importante é deixar todos os itens frios para que quando entre em contato com a massa folhada não vire uma bagunça só. Por causa disso, é um prato que exige tempo e também bastante cuidado.

A receita contempla muitos detalhes e nada pode ficar de fora. A escolha dos ingredientes, por exemplo, é importantíssimo. Apesar de conter produtos mais caros, sai bem mais em conta do que comer fora. Olha, que no final vale cada centavo. Afinal, investir em comida nunca é de mais!

Vale a pena se sentir chef por um dia e surpreender alguém com essa prato saboroso e mega refinado!

2. Queijo Brie na massa folhada

Tudo que envolve queijo fica bom! Agora, imagina ele quentinho e derretido praticamente puro? É um tour no paraíso!
Nesse tipo de apresentação, coberto na massa folhada, a melhor opção de queijo é o brie. Pois, esse tipo não é enjoativo e no forno ele se mantém no ponto certo para comer de colher.

O legal é dar um contraste no sabor com uma geleia doce, pode ser de pimenta ou de alguma fruta. Esse match é muito importante para deixar o prato completo.

Você pode colocar junto com a montagem ou servir à parte. A segunda opção é ideal para quando estiver em grupo, assim é possível cada um se servir com a quantidade que quiser. Agora, se o seu companheiro ama esse tipo de combinação, não tem nem o que pensar e já adiciona tudo de uma vez.

O bacana é servi-lo quentinho, logo que sai do forno. Quando corta é uma surpresa e tanto! Experimente que vai ser só amores.

3. Torta de massa folhada

Essa é uma versão bem diferentona da torta folhada. Aliás, essa receita é meio que a fusão de sopa e torta. Parece complicado, mas é bem fácil.
A massa folhada só cobre o creme como se fosse uma “tampa”. Ela leva um crocante gostoso para o prato porque é uma delicia pegar partes dela e mergulhar no creme de frango.

Para deixar a sopa mais cremosa é necessário preparar um roux. Esse é uma mistura de farinha, leite e manteiga. Podemos dizer que é o mesmo preparo de um molho branco.

Dá também para fazer a opção vegetariana. Nesse caso, substitua o frango por pedacinhos de outro vegetal.

Enfim, é totalmente personalizada. Você pode trocar o recheio de acordo com seu gosto pessoal.

Faça essa receita para aqueles dias frios, onde só uma sopa conforta os nossos corações!

4. Pizza de massa folhada

Pizza é uma das invenções mais gostosas do mundo! Mas a alternativa de massa folhada passa para outro patamar depois de experimentada. A massa crocante e o queijo puxa puxa são difíceis de resistir.

Porém, o essencial para essa receitar dar certo é seguir corretamente as instruções da montagem. Parece uma tarefa impossível, mas no decorrer do preparo você pega o jeitinho.

Para a pizza torcida você vai utilizar dois discos de massa folhada: uma por baixo e outra para cobrir. Vira uma espécie de torta. Só que como é separado por fatias o conceito muda completamente, deixando com esse visual de pizza.

Se inspire e crie o sabor que quiser, pode ser só queijo ou com a sobrinha de carne moída. Só lembre de assar bem a massa para que não fique crua.
É uma ideia muito interessante para servir em um encontro em casa ou para a criançada. Todos vão amar essa apresentação criativa!

5. Rolinhos de massa folhada

Criatividade é tudo na cozinha! Pois, deixam as comidinhas mais agradáveis e consequentemente mais gostosas. E esses rolinhos de morango prometem isso e muito mais!

O preparo é simples e tudo que você vai precisar é de uma massa folhada e um recheio bem cremoso. A escolha da vez foi o mousse de morango com base de cream cheese. Mas você pode inovar com outros sabores como um brigadeiro, um creme de confeiteiro, um mousse de chocolate, um creme de limão e por aí vai.

Siga as orientações da montagem pedidas na receita. Se você tiver o cilindro de metal melhor ainda. Caso não é só fazer o molde com papel alumínio.
Em poucos minutos é possível ter uma sobremesa (ou até mesmo servir como lanche da tarde) deliciosa e que vai ficar linda na sua mesa também.

6. Biscoitos folhados

Qualquer padaria que passamos, sempre encontramos esses salgadinhos assados na vitrine. E olha que é bem difícil resistir, não é mesmo? Mas agora você pode fazer um festival de biscoitos folhados em sua casa!

É fácil e serve tanto como aperitivo ou um lanche da tarde. Enfim, não importa o momento, e sim que essa receita merece ser feita e apreciada por todo mundo.

A montagem é bem simples. É apenas separar a massa folhada por fatias e rechear com o que quiser. Dá para substituir os embutidos por outra coisa que você goste mais, como um refogado de cogumelos ou um frango desfiado. O melhor é que eles ganham um toque final de alho torrado e ervas secas que os deixam de outro mundo.

Lembre que funciona semelhante à um pastel de massa folhada, por isso, cubra para depois enrolar.

É uma combinação deliciosa com o crocante, os pedacinhos de alho torrado e o formato que lembra rosquinhas. Não tem como se apaixonar!

7. Cachorro quente de massa folhada

Esse salgadinho brasileiro vai bem à qualquer hora do dia. Se duvidar, até no café da manhã quando se não tem pão, ovos, tapioca e tudo mais.
É uma receita prática que precisa de poucos ingredientes. Para facilitar ainda mais, hoje em dia podemos encontrar a massa folhada cortada em formatos pequenos, que é ideal para pastéis e esse folhado aqui.

O legal é complementar a salsicha com outros itens como queijo mussarela, molho de tomate e requeijão. Deixar com aspecto de cachorro quente, entende?
É bom também finalizar com um pouco de orégano e gergelim para dar um visual bonito na apresentação.

Se você procura um belisco rápido, não tenha duvidas que esse aqui ganha no sabor e na agilidade. Faça em casa e tenha elogios por toda a família!

8. Bolo de massa folhada

Imagina um bolo com massa folhada. Daqueles gigantes e deliciosos, com camadas de pão de ló, recheio de doce de leite e uma cobertura cremosa. Imaginou?! Esta maravilha pode ser feita por você.

O preparo exige muitas etapas, mas nada que fuja de um tradicional bolo. Faça uma massa bem fofinha, pode ser de baunilha ou de chocolate. Nesse caso, escolha uma receita que nunca te deixa na mão.

É muito importante que o recheio seja saboroso, pois ele que dará o toque no final de tudo. Por conta disso, opte por um doce de leite de boa qualidade ou utilize o método da lata de leite condensado na pressão. Esse último é a definição do bom, bonito e barato.

A massa folhada também merece uma atenção especial. Ela deve ser uniforme com os discos do bolo. Primeiro assa e depois corta, sabemos que com o calor ele tende a alterar o tamanho.

A montagem não tem muito segredo, só arrase na apresentação com as sobras das folhas. Essa crocância por fora é sensacional!

Vale à pena testar um bolo diferente em um próximo aniversário!

9. Apfel strudel

Essa nada mais é que uma torta de maçã só que de massa folhada. Tem um sabor forte da fruta e de outras especiarias. É o típico doce que acompanha muito bem um cafezinho nos dias frios, pois ela sozinha já é o maior sucesso!

Essa receita é bem famosa, tem diversos modos de preparar, montar e apresentar. Aqui, a gente faz uma versão implicada e que não deixa nada a desejar.
Ela é feita basicamente com massa folhada, recheada com maçãs cortadas em lâminas e polvilhado com açúcar em pó.

Para deixar esse recheio mais delicioso adicione uvas passas, açúcar refinado, nozes picadas e canela em pó. Fazem toda a diferença no sabor e equilibra no paladar.

Uma dica importante para a montagem é jogar um pouco de farinha de rosca para que o liquido das maçãs não entrem em contato direto com a massa folhada. Sem contar, que fica aquele crocante gostoso, sabe?

Embora o doce seja servido quentinho, pode ser degustado com chantilly. Nesse caso, é uma ótima opção de sobremesa. Ninguém vai resistir a essa torta de maçã cheirosa e quentinha!

10. Escondidinho de massa folhada

Esse não é qualquer escondidinho, não. Nesse a preparação é bem diferente, digamos que é uma torta desconstruída. O recheio é feito direto na assadeira e a massa folhada entra como uma “cobertura” do prato.

O recheio, propício para a Páscoa, tem sabores portugueses. Com isso, você pode fazer um refogado à seu gosto desde que tenha pimentões, cebola, alho, azeitonas, salsinha e bastante azeite extra virgem.

O bacalhau em lascas é o ingrediente principal da receita. Ele passa por uma preparação especial para que fique bem sequinho e desfiado. Acompanhe esse passo a passo na receita que é muito importante.

O final tem um truque bem interessante para que esse recheio não vire uma sopa dentro do forno. Mas é coisa rápida, que tenho certeza que conseguirá solucionar.

É tão gostosa que abre o leque para criar outros recheios, combinações e aromas. Mas essa daqui já está anotadinho para a Páscoa desse ano!

11. Folhado de frango à cordon bleu

Receitas de frango são sempre bem vindas em nosso dia a dia. Essa daqui é uma alternativa super gostosa para servir no almoço. O famoso frango à cordon bleu é o recheado de presunto e queijo que tradicionalmente são empanados e fritos. Mas aqui, ele vira um rocambole com massa folhada!

Inicie seu preparo temperando os filés: sal, pimenta do reino e sopa de cebola em pó (esse garante um gostinho especial). E depois bata bem para que fiquem bem finos para rechear e enrolar. Nessa tarefa, o plástico filme vai ajudar bastante.

Verifique o tamanho de sua massa folhada para que fique proporcional ao rolo de frango. Lembrando de pincelar a massa com um pouco de mostarda e enrolar corretamente como demonstra a receita.

Leve para o forno e prontinho: um prato sofisticado e fora do tradicional grelhado.

O melhor é que as sobras desses preparos podem ser reutilizadas para fazer um snack porque até purinha é gostosa.

A massa folhada é tão leve e fina que chega a derreter na boca. Vai bem com tudo, então é só escolher a sua receita favorita e ir para a cozinha!