Receitas com calabresa: 16 maneiras para quem gosta de inovar

A calabresa é um tipo de ingrediente chave na cozinha! Ela vai bem sozinha, apenas grelhada, e também em preparos mais elaborados como em recheios. Aliás, é onde são mais utilizadas!

A sua versatilidade não pára por aí. É possível incrementar as receitas salgadas utilizando como tempero. Afinal, a sua gordura é rica em sabor e deixa um fundo de panela incrível!

Publicidade

Para você ver como ela é especial, basta analisar as receitas abaixo e se deliciar com alguma delas:

1. Torta de calabresa

Essa é uma receita simples, onde a massa é feito no liquidificador e o recheio com um delicioso refogado. A combinação da calabresa com ervilha, milho, tomate e requeijão é simplesmente irresistível. Já a massa é muito leve e harmoniza com qualquer tipo de recheio. O resultado é uma torta cremosa e muito bem servida!

2. Calabresa acebolada

Flambar a linguiça calabresa é uma sugestão para deixá-la mais saborosa sem ter muito trabalho. Essa versão também é acebolada, caramelizada e apimentada. Um contraste incrível de sabor e também de ingredientes que leva molho inglês, açúcar mascavo, pimenta calabresa e um shot de whisky. Um aperitivo clássico de um jeito fácil e rápido!

3. Macarrão com calabresa

Essa é uma receita tradicional de macarrão com molho de tomate, ou seja, o básico que não tem erro! O preparo conta com os seguintes ingredientes: macarrão espaguete, calabresa, molho de tomate, azeitona, cebola picada, azeite e cheiro verde. Sem dúvida a combinação de tomate com calabresa é ótimo para inovar o bolonhesa de carne moída.

4. Macarrão de panela de pressão com calabresa

Com um molho parecido com o de strogonoff, esse prato é de dar água na boca! Para essa receita você precisa de bacon, calabresa, alho, cebola, pimentão, páprica, milho, polpa de tomate, azeitona, requeijão, creme de leite, cheiro verde, presunto, queijo, agua e macarrão parafuso. Apesar da lista longa de ingredientes, o resultado vai fazer sucesso na hora de servir. Mas sabe o que é melhor? O preparo pode ser feito na panela de pressão!

5. Escondidinho de calabresa

Essa é uma boa pedida para quem curte o sabor adocicado da mandioca. O purê também é incrementado com batata, leite e manteiga. Já o recheio fica por conta da calabresa moída refogada. Para uma crosta crocante: uma chuva de queijo ralado.

6. Arroz com calabresa

O arroz de forno com calabresa é um prato completo! Ótimo para fazer no dia a dia por ser simples e prático. O complemento é bem caprichado: tomate, bacon, milho, ervilha, cenoura, cebola, presunto e queijo. Leve ao forno apenas para gratinar e pronto!

7. Pizza de calabresa

Essa pizza é bem diferentona para preparar em casa. A massa é a grande estrela da receita porque sai da tradicional assada e segue uma linha mais americana que é frita. Os ingredientes são bem ousados: farinha de trigo, cachaça, azeite, açúcar, fermento biológico, sal e água morna. O recheio é o clássico calabresa com queijo, que não poderia ser melhor para o colocar em prática no final de semana!

8. Pão com calabresa

A calabresa já é um ingrediente potente e quando incrementada fica melhor ainda. O recheio desse pão é pra lá de saboroso e conta com um refogado de cebola, tomate, alho e sal. Também ganha um aliado poderoso na massa: presunto e queijo. Para quem quer se aventurar no universo da panificação pode se jogar sem medo com tanta praticidade!

9. Risoto de calabresa

Risoto na panela de pressão?! O título da receita pode até parecer estranho, mas é isso mesmo! É um risoto super fácil que utiliza alho poro, salsão, cenoura e folhas de manjericão para incrementar o sabor. Aposte nessa receita que com certeza vai salvar o seu almoço!

10. Farofa de calabresa

Essa receita de farofa é bem completa, pois leva bacon, calabresa, pimenta, alho, ovos cozidos, cebola, cheiro verde e pimenta calabresa. Você pode utilizar a farinha de sua preferência. O resultado é uma farofa mais úmida devido as gorduras dos embutidos e da manteiga. Enfim, perfeita para acompanhar qualquer prato!

11. Pastel de calabresa

Essa é a melhor opção para transformar a massa de pastel em um lanche dos bons! Recheie com calabresa picadinha, tomate, queijo mussarela e orégano. O melhor de tudo é que são assados, ou seja, é só pincelar com gema e levar ao forno. Aposto que todo mundo de casa se encantarão com essa versão!

12. Lentilha com calabresa

Bacon e calabresa são dois ingredientes adicionais para combinar com a suavidade da lentilha. Nessa receita, a lentilha deve ficar de molho por doze horas em uma mistura de água com vinagre. Depois é só acrescentar com o restante dos ingredientes (refogado) e temperar bem! Apesar que com essa mistura, com certeza, não irá faltar sabor!

13. Lasanha de calabresa

Essa é a típica receita “almoço em família”! Ideal para deixar a carne moída de lado e apostar nesse molho de calabresa. Para dar um gostinho ainda mais especial, a lasanha também  ganha camadas de molho bechamel. Vale a pena testar na sua cozinha!

14. Croquete de calabresa

Esse delicioso petisco que pode ser frito, assado no forno ou até na air fryer vai deixar todo mundo com água na boca! Você pode acompanhar com o molho de limão delicioso que consta na receita. O preparo é uma mistura de molho branco com a calabresa moída, só que nesse caso a mistura vai pra geladeira até dar consistência para moldar. São perfeitos para acompanhar uma roda de petiscos!

15. Creme de calabresa

Esse caldo é perfeito para esquentar o corpo (e o estômago) nos dias frios! A receita mistura tudo o que tem de melhor: batata, calabresa, alho porto, queijo parmesão e requeijão, Para complementar, utilize um pão italiano para servir e acompanhar essa delícia.

16. Pão de queijo com calabresa

Será que tem como deixar um pão de queijo mais gostoso? Claro que tem! Com pedaços bem pequenos de calabresa em meio a massa e ainda recheados de requeijão. Essa iguaria é a perfeição em comida! Experimente adicionar esses ingredientes em seu próximo preparo de pão de queijo porque o sucesso está garantido.
Depois desse cardápio, já deu para notar a capacidade que a linguiça calabresa possui, não é verdade? Um sabor marcante que vai bem com tudo! E olha que não precisa de muito trabalho para deixar qualquer comidinha deliciosa!