Receitas com pão de forma: 9 jeitos para elaborar uma deliciosa refeição.

O pão de forma é sucesso no café da manhã de muitos brasileiros. Não é à toa que os supermercados possuem uma ala especialmente para eles. E olha que ali tem pra todos os gostos: os tradicionais, integrais, com grãos, os mais robustos, os sem casca e os com sabores.

Publicidade

Por isso, não tem desculpa pra não ter um pacote desse em casa. Afinal, facilita bastante para quem não abre mão de comer alguma coisinha logo cedo.

A sua validade é outro ponto positivo, pois dura dias. Nada como uma vida sem preocupações, sem precisar ficar indo na padaria todos os dias. Deixe esse programa para o final de semana e desfrute com calma de todas aquelas delícias.

Além de ser mais prático, esse derivado de pão vai tão bem quanto o francês. Ele pode ser quentinho, recheado, tostado, só com uma manteiguinha… está sempre quebrando um galho com o que tem na geladeira.

Mas se você acha que ele vive só de sanduíches, está muito enganado. Podemos encontrar ele em diversas receitas que contempla desde um prato principal até em um salgadinho frito. Quer saber como? Fique ligado em essa lista de babar:

1. Torta de pão de forma

Essa é uma torta super fácil, que tem cara de jantar ou lanche rápido.

Você pode escolher o recheio que quiser, geralmente é o que tem na geladeira. Na receita o escolhido foi calabresa acebolada, o que deixa bem convidativo para um lanche da noite.

Tire o paladar seco da refeição com um molho branco tradicional e um de tomate, que pode ser o de caixinha caso prefira um preparo mais rápido.

E é na montagem que entra o pão de forma, o que poupa o trabalho com a massa. E a técnica para preparar as fatias é bem simples, você só vai precisar de um rolo de massa e retirar a borda. Porque aqui, ela tem que ficar com uma espessura fina, com cara de torta sabe?

Intercale as camadas seguindo a ordem de sua preferência, desde que finalize com bastante queijo.

Também pode ser chamada de lasanha de pão de forma. Nesse caso, utilize os ingredientes tradicionais da receita como um molho bolonhesa, bechamel, presunto e queijo.

Saiu do forno é só servir bem quentinho para aproveitar os ingredientes na sua melhor forma: derretido e gratinado!

2. Pizza de pão de forma

Tem dias que o jantar pede algo mais preguiçoso, não é mesmo? O mais comum  é pedir uma pizza e pronto!

Mas aqui, ensinamos uma versão de pizza bem interessante e que ainda te economiza alguns trocados.

Você vai precisar de: pão de forma, presunto, queijo, orégano, manteiga e rodelas de tomate. Ingredientes fáceis que fazem parte do dia a dia de qualquer brasileiro. E mesmo que não faça, são baratinhos e rende bastante.

Passe a manteiga sobre o pão e deixe-os virado para baixo na frigideira. Assim forma aquela crosta crocante e úmida em contato com o calor.

Finalize com o restante dos ingredientes, seguindo uma coerência, e tampe para que vapor faça o trabalho de esquentar as suas fatias recheadas.

O resultado é um lanche com gostinho de pizza e muito mais prático. Se você for fazer em grande quantidade, utilize o mesmo método só que em assadeira e esquentado no forno.

Promete mil elogios sem a necessidade de ser um mestre na cozinha. Vale a pena testar!

3. Cachorro quente de forno com pão de forma

Essa receita promete simplificar aquela bagunça na hora de servir o cachorro quente. É um prato único onde cada um pega a sua fatia sem precisar ficar montando. Ótimo, não é verdade?

O primeiro passo é escaldar as salsichas para retirar todas as impurezas. Assim, é só corta-las ao meio ou em fatias.

O pão de forma deve ser moldado para que ele fique mais compacto e não chupe com o molho. Por isso, que na hora é só algumas colheres para dar uma leve umedecida.

Prepare um delicioso purê de batata e tenha em mãos requeijão, molho de tomate, queijo mussarela e a crocante batata palha.
Monte em camadas, iniciando com o pão e finalizando com o queijo mussarela. Assim que assar, acrescente a batata palha e se jogue nesse hot dog de travessa.

Um lanche perfeito para a garotada ou para uma família! Apostamos que todos vão gostar!

4. Bolo salgado de pão de forma

O clássico que todo mundo devora em festas. Sim, essa torta de maionese é tão gostosa que ninguém despensa, até mesmo se avistar na vitrine de supermercado.

A receita é tão fácil que a parte mais complicada é preparar o recheio. A receita indica a de frango desfiado com creme de milho, que é combinação harmônica com o restante dos ingredientes.

Além desse recheio, complemente o bolo com purê de batata e maionese. E na montagem você pode alternar de sua forma. Se você não tem muita experiência nessa etapa, siga as orientações da receita que explicam corretamente o passo a passo.
O ideal é montar um dia antes de servir. Para que fique firme na hora de decorar e cortar. Por isso, armazene em geladeira do preparo até o momento de colocar a mesa.

Se você quer uma refeição refrescante, turbinada e saborosa essa é a melhor opção da lista. Aproveite e faça em um próximo encontro em família ou amigos.

5. Lanche de forno com pão de forma

Sim, pão de forma também pode preparar uma refeição internacional. E essa merece aplausos de tão saborosa!

Esse sanduíche nada mais é que um misto quente com toques refinados. E sabe qual é esse plus a mais?! Um delicioso banho de molho branco e um ovo frito com gema mole para ver essa tortura se misturar a tantos ingredientes gostosos.

Prepare um sanduíche de presunto, queijo, mostarda dijon e molho branco. Leve pra grelhar na manteiga até dar aquele barulhinho da frigideira pegando na superfície do pão.

Até aí já está uma delícia, não é mesmo? Mas pra melhorar, jogue o restante do molho bechamel sobre o sanduíche e leve para gratinar.

Publicidad

Nesse meio tempo é só preparar seu ovo e colocar sobre essa delícia depois de pronto. Cada etapa é uma tortura mas que vale à espera por esse final feliz!

6. Enroladinho de salsicha

Mais uma receita em que a salsicha é a estrela do prato. Porém aqui, em uma versão que lembra o enroladinho frito, aqueles vistos em festas de aniversário e lanchonetes.

No lugar da massa de batata é utilizada o pão de forma. Existe uma preparação simples para as fatias, como a remoção da casca e passado em rolo.

Enrole as salsichas inteiras sobre o pão de forma e faça o processo de empanamento. Nessa receita foi utilizada uma mistura de ovo, leite e orégano. Para então passar na farinha de rosca.

Frite e sirva como preferir: ele puro ou com algum molho tipo catchup ou maionese.

Ótima ideia, não? Se quiser troque o embutido por um enrolado de presunto e queijo. Ambos ficam uma delícia!

7. Rocambole com pão de forma

O melhor rocambole passando pela sua tela agora mesmo!

Não podemos dizer que essa receita é fácil, mas se você tiver paciência e habilidade tudo sai sobre controle.
Dessa vez iremos ignorar o recheio porque aqui vale de tudo doce, salgado, meio a meio, resto de refogado, legumes e etc. Coloque o que você estiver com vontade.

O principal mesmo é preparar a sua base de pão de forma que vai dar o efeito de rocambole. Para isso estenda um plástico filme sobre a bancada e posicione as fatias uma ao lado da outra. Passe o rolo de massa sobre esse plano e depois é só rechear.
Para o fechamento, enrole com calma, tomando cuidado para não deixar nada escapar.

Você se apaixona só pela apresentação, fica muito bonito! Porém, é uma perdição desde o primeiro pedaço. Surpreenda o pessoal de casa com essa receita!

8. Quiche de pão de forma

Essa é a receita da quiche mais fácil que você vai ver na vida.

E esse salgado pede um sabor bem clássico, a deliciosa Lorraine. Com isso, você vai precisar de: queijo gruyére, bacon frito em cubos, ovos, creme de leite fresco, cebolinha francesa, sal e noz moscada a gosto.

O bacana que você pode escolher pelo pão de forma que mais agrada seu paladar. Se quer algo mais leve opte pelo integral, por exemplo. Mas independente do tipo é essencial cortar em círculo.

Coloque a fatia sobre a forma de muffin ou cupcake e por cima acrescente o recheio.

Uns minutinhos no forno são o suficiente para deixar a superfície crocante e o recheio cozido.

Se ficou com alguma dúvida fique de olho na receita e siga as recomendações pedidas. O que você não pode deixar de fazer é colocar essa receita em sua lista de afazeres!

9. Rabanada

Tem dias que dá uma vontade de comer um prato típico de uma determinada época. Como por exemplo a rabanada.

E aqui te ensinamos uma versão simplificada feita com pão de forma e recheada com o que tem de melhor, creme de avelã.

Para o preparo sair como o esperado deixe a sua pasta de avelã na geladeira, assim ela se mantém firme até o momento da “fritura”.

Com isso, monte em formato de sanduíche com as duas fatias de pão de forma e um pouco de Nutella.

Para formar a casquinha crocante mergulhe em uma mistura feita de leite e raspas de limão, que garante um perfume maravilhoso. Passe pelo ovo e grelhe em uma frigideira bem quente com manteiga.

Se quiser você pode fritar, mas fazendo da forma igual a receita ela fica com um aspecto muito mais leve.

Eu não sei vocês, mas qualquer coisa com esse creme fica bom! E um docinho sempre é bem vindo para deixar o nosso dia mais feliz!

A paixão por esse pão aumentou por aí?! Estamos loucos para experimentar várias receitas dessa lista. E o melhor de tudo, que dá até uma graça para aquele pão estendido na despensa.

Então, pratique essas receitas para os dias que você quer comer alguma coisa diferente, até mesmo para sair da rotina.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed