Ovo de Páscoa de Colher: 8 receitas criativas para inovar esse ano!

A Páscoa é uma época muito boa mesmo! Além de reunir toda a família, nos sentimos livres para devorar qualquer tipo de chocolate, não é verdade?
Mal termina o Carnaval e já estamos imaginando quais ovos de Páscoa comer ou melhor, qual será o recheio de chocolate da vez. Sim, esse tipo de ovo já é um dos favoritos pelos formigueiros. Dá pra comer em qualquer lugar, até mesmo trabalhando. Uma colherada aqui, outra ali e reserva para os próximos rounds!

Se você é desses que curte colocar a mão na massa, não se preocupe porque ideias é que não faltam por aqui. Selecionamos opções dignos de confeitarias que dá tranquilamente para fazer no conforto de casa.

Publicidade

Mas antes de sair derretendo o chocolate, saiba que é importante escolher o tipo e também fazer a temperagem. Esse processo garante que o ovo não fique esquisito, mas sim com uma casca brilhante e resistente. Depois desse processo é só aproveitar essas receitas maravilhosas e se esbaldar nessas ideias de recheio, de casca, de sobremesa, de formato e tudo mais!

1. Ovo de Páscoa de bolo de cenoura

Ovo de Páscoa e bolo combinam? E nós respondemos, com toda a certeza, que sim! Não só combinam como são alma gêmea para essa ocasião. Afinal, a cenoura tem tudo haver com a imagem do coelho de Páscoa. Por isso, não poderia ser a melhor opção para essa lista!

Apesar das etapas serem fáceis, o tempo pode ser o seu maior inimigo. Pois quando trabalhamos com chocolate e montagem, isso até em bombons, é necessário um intervalo de geladeira e resfriamento.

Em nosso caso, todos os produtos devem estar gelados para que a casca do ovo não derreta. Isso conta tanto para o bolo de cenoura como para a ganache de chocolate.

A massa não tem segredo! É utilizado os ingredientes básicos, só que em menor quantidade. Mas se por acaso quiser dobrar ou triplicar a receita fique à vontade. Aqui, por exemplo, as medidas são para uma unidade. Se atente também ao tamanho de sua forma, tomando cuidado com as proporções.
Para deixar esse “mimo” ainda melhor: uma ganache/calda/cobertura/tentação de chocolate. A indicação do meio amargo é exatamente para equilibrar o sabor com o restante dos itens. Não fica um doce enjoativo, entende?

Você pode escolher fazer sua casca ao leite em casa ou adquirir uma pronta. Fique tranquilo que pode ser o ovo mais simples que já dá todo o efeito por aqui!

A partir disso, é só montar! Uns pedaços de bolo de cenoura, um pouquinho de chocolate, uma chuva de granulado, até completar o topo. O negócio é se jogar nessa apresentação para que fique a sua cara!

É de salivar, não? As nossas colheres já estão saltitante, loucas para devorar!

2. Ovo de Páscoa com brigadeiro de cenoura

Mais uma versão com o nosso ingrediente da vez. Só que agora com o doce favorito de muitos brasileiros: o brigadeiro. Esse todo mundo sabe fazer e adora comer de colher, não é verdade?

A receita conta com um método simplificado de como fazer o ovo de chocolate em casa. O melhor de tudo é que não precisa ser nenhum expert na cozinha ou ter aqueles utensílios mega profissionais. O segredo é derreter o chocolate de trinta em trinta segundos, mexendo sempre nesse intervalo. A temperatura também é importante, ele deve chegar até trinta graus. Para saber esse ponto é só seguir a recomendação da receita, que é um teste de contato super fácil.

O diferencial também está no molde escolhido. Além da forma de acetato, é essencial um suporte de silicone. Esse facilita bastante e não deixa aquela sujeirada toda em sua cozinha. Você pode se aventurar na parte da decoração misturando outro chocolate para desenhar linhas, pingos e tudo mais.
O brigadeiro de cenoura é uma aposta nova nesse universo dos doces. Como a proposta é comer de colher adicione um pouco de creme de leite na receita. A cenoura ralada entra somente no final e garante uma cor maravilhosa no produto final.

Quer surpreender com um recheio diferente? Não deixe de fazer essa opção fora da caixinha!

3. Ovo de Páscoa palha italiana

Esse doce é uma febre em qualquer evento e não há quem negue um pedacinho. Afinal, brigadeiro de chocolate com bolacha maisena fazem a dupla perfeita para deixar o tradicional com outra cara!

Aqui a versão do brigadeiro é um pouco diferente. Como é um doce de colher ele deve ser mais cremoso, por isso é ideal que tenha uma base com creme de leite. Você pode adicionar o chocolate em barra e também o em pó para deixar o gosto bem acentuado.

A casca do ovo é feito com chocolate fracionado, típico de cobertura, que é muito mais fácil de lidar e não precisa ser temperado. Então, se você procura um jeito mais rápido e sem muito mimimi essa é a melhor opção.

Para deixar o visual da palha italiana ainda mais visível não poderia faltar o açúcar de confeiteiro. Ele vai coberto na casca formando uma camada fina por fora, apenas como enfeite do seu ovo.

Na montagem é só se atentar as camadas. O biscoito pode ser quebrado ou triturado. Esse último, por exemplo, garante uma uniformidade melhor e deixa a crocância mais discreta. Só lembre de finalizar a última camada com o creme de brigadeiro para que fique um visual bonito e um clima de suspense na primeira colherada.

Se você quer presentear alguém de forma certeira, opte pelo ovo de palha italiana. É de derreter qualquer coração!

4. Ovo pote de colher

Quer surpreender nessa Páscoa? Experimente essa opção onde o próprio ovo serve como pote para colocar o recheio que você quiser. O nosso é um creme de morango delicioso.

Dá um pouquinho de trabalho, afinal estamos falando de um ovo totalmente artesanal. Mas é simplesmente lindo para presentear quem você mais ama!
A primeira etapa é preparar o recheio. Como é um ovo mais “frágil”, o creme deve ser um pouco mais denso. Por isso, um brigadeiro tradicional não é o suficiente. A adição da gelatina de morango deixa um sabor especial e dá toda a consistência desejada. Sabe aquele docinho chamado bicho de pé? É esse daqui, só que em uma versão personalizada.

Se você tiver uma casca de chocolate pronta melhor ainda. Se não é só seguir as orientações da receita e ser a nova confeiteira do pedaço!

A montagem requer paciência e bastante cuidado. Fique de olho em tudo: na temperatura, nos utensílios e no local de preparo. Para dar o efeito de tampa, basta esquentar uma boa faca de chefe e cortar o topo do seu ovo. Com isso é só unir as duas partes com ajuda do restante do chocolate derretido. Esse funciona como uma cola em todo o preparo e decoração.

Agora, é só partir para a apresentação. Vale colocar granulados na borda, uma base de bombom, uma cama de amendoim e etc. Seja criativo e coloque toda a sua personalidade nessa hora!

De restante é só rechear e ser feliz com essa tendência feito por você mesmo! E olha, que nem precisa ser Páscoa para devorar, hein?

5. Ovo de Páscoa de pudim

Nada mais criativo que um ovo de Páscoa com cara de sobremesa. E não é qualquer doce não, estamos falando do pudim de leite condensado. Aqui, são quatro camadas de pura delícia: uma fartura de pudim, outra de pão de ló, um toque de cremosidade e por fim uma calda de caramelo de derreter na boca.

Para facilitar o preparo é indicado fazer a receita do pudim um dia antes. Afinal, ele precisa de um tempo de forno e outro de descanso na geladeira. Como estamos falando de montagem, não tem necessidade de seguir o passo a passo de um pudim tradicional, pode tranquilamente assar em uma forma quadrada e sem o caramelo. Porém, deixe essa calda açucarada reservada para a apresentação final.

O pão de ló é o mesmo procedimento. A receita é reduzida e não tem nada de diferente do que estamos acostumado: ovo, farinha de trigo, açúcar, fermento e leite.

O toque de cremosidade, com certeza, fica por conta da mistura da sobremesa principal com o creme de leite. No fim das contas, vira uma espécie de creme ou pasta que dá super para comer sozinho de colher.

A casca de chocolate branco é a harmonia perfeita para a proposta. Com isso, é só partir para a montagem em camadas. Um pouco de cada preparo e pronto! A dica é adicionar a calda apenas na hora que for comer ou se for o caso entregar um pote à parte.

Quando você acha que não poderia ficar melhor, vai lá e tem uma versão incrível de ovo de Páscoa, não é mesmo? Não deixe de experimentar!

Publicidade

6. Ovo de Páscoa vegano

O mercado vegano está super em alta e a gente não poderia ficar de fora dessa! Principalmente quando se trata de alternativas relacionados ao chocolate. O melhor é que esse é um ovo gostoso, perfeito e sem ingredientes caros.

O primeiro de tudo é substituir os ingredientes de origem animal por vegetais. A dica é pensar em recheios que não necessitam de leite em sua composição, como por exemplo, um brigadeiro.

A combinação da ganache de chocolate meio amargo, caramelo salgado e nuts não tem o que dizer. Até os não adeptos por esse estilo de vida irão pirar nessa opção!

O caramelo vegano é um doce barato para fazer e fica delicioso. Para o preparo você vai utilizar: açúcar cristal, óleo de coco, leite vegetal de coco e um toque de sal. A cor fica tão bonita que combina muito bem com o fundo negro da casca de chocolate meio amargo.

Para facilitar o preparo do recheio utilize o chocolate meio amargo. No mercado existem opções de chocolates veganos sim, porém sabemos que o valor nem sempre é acessível. O meio amargo, por exemplo, é econômico e a maioria não contém traços de leite. Nesse caso é só derreter e misturar com o restante do leite de coco. Fica a ganache mais bonita de sua vida!

O que deixa o recheio ainda melhor é o elemento crocante. As granolas garantem um ar mais rústico e mega saboroso. Claro, que a escolha também é muito importante. Por ser a finalização do nosso ovo, opte por uma de boa qualidade, daqueles bem pedaçudas mesmo.

Já deu água na boca aí? Então vem preparar essa maravilha vegana!

7. Ovo de Páscoa recheado

Pense em um ovo que tem tudo de mais gostoso no mundo dos doces. Pensou? Enfim, acho que nada chega à altura dessa versão com ninho e nutella. São intervalos de suspiro por cada camada que não tem como dar umas colheradas em meio a preparação.

Os recheios desse ovo de Páscoa nada mais é que um brigadeiro de leite em pó e o outro de creme de avelã. Por isso, serão duas preparações que todo mundo sabe como funciona e não tem nenhum truque em especial.

Se você quiser pode preparar a sua casca de chocolate com as dicas da receita. Nesse caso, o método utilizado foi o da temperagem de 2/3 do chocolate derretido em uma vasilha com água gelada.

Publicidade

A finalização é outro caso de amor! Você pode enfeitar com o seu chocolate favorito, com granulados, com pedaços de biscoito, com bombons, com alguma fruta e entre outros.

Tem como resistir a tanta coisa boa junto? Se você quer surpreender alguém com um presente chocolatudo, essa é a receita certa!

8. Ovo com casca de cookie

Esse é um ovo completamente diferente de tudo o que comentamos aqui. A ideia é fazer uma casca de cookie, ou seja, uma superfície crocante para adicionar o recheio.

O primeiro passo é fazer a nossa casca de cookie. Na mão mesmo misture manteiga, ovos, baunilha, açúcar mascavo, açúcar refinado, farinha de trigo e fermento para bolo. Assim que der o ponto de molde é só acrescentar as gotas de chocolate. O ideal é deixar resfriar por uns dez minutos na geladeira. A massa fica mais firme e consequentemente mais fácil para modelar.

Também é indispensável uma forma de alumínio em formato de ovo. Afinal, como vai ao forno é necessário pensar no método para assar. Um truque para deixar a sua casca uniforme é acrescentar um peso, que pode ser feito com feijão. No final, guarde esses grãos para uma futura receita.

Assim que pronto é só criar um recheio que te agrade! Vale um creme de avelã, um brigadeiro, uma ganache e até um creme de confeiteiro.

É um ovo que dá para comer de tudo quanto é jeito. Começar pelo recheio e terminar com as bordinhas do cookie ou em uma mordida só para sentir toda a textura no paladar.

Quem aí ficou curioso para provar o resultado dessa combinação?

O ovo de Páscoa de colher é um sucesso! Afinal, une a deliciosa casquinha com um recheio super cremoso e cheio de sabor. Você pode juntar sua paixão por um chocolate ou sobremesa favorita em um doce totalmente temático!

Escolha a receita que mais chamou a sua atenção e coloque em prática que o sucesso será de lamber os dedos, a colher, as sobras da embalagem. Enfim, é sucesso na certa!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed