Receitas de pão de mel: 10 preparos para se deliciar e faturar muito!

O cardápio de doces brasileiros é bem variado, certo? Mas se tem um quitute que faz a alegria de qualquer paladar é o pão de mel. Existe o biscoito, o bombom, as sobremesas e também o tradicional banhado em chocolate.

A mistura do mel com as especiarias chega a perfumar a cozinha na hora do preparo. É até difícil resistir as sobras da vasilha ou da assadeira, essas só deixam o gostinho de quero mais.

Publicidade

Por ser tão prático de preparar e, mais ainda, de carregar na bolsa, se tornou o queridinho de muita gente. Bateu vontade de comer um docinho? Manda a ver no pão de mel! Pensando por esse lado, também é uma ótima alternativa de mercado. Você pode se esbaldar na variedade de recheios, de tipos, de sabor ou de formatos para vender.

Apesar de ser um doce versátil ele também pode ganha opções especiais e saudáveis, como a low carb e até a vegana. Afinal, com os ingredientes certos tudo é possível por aqui!

Já reserve o seu avental de confeiteiro e coloque todos os utensílios para trabalhar agora mesmo.

1. Mini pão de mel

Não tem sensação melhor do que tomar um café expresso acompanhado de um tira gosto docinho! Pode ser um biscoito amanteigado, um pedaço de chocolate ou um mini pão de mel. Ele é perfeito para essa ocasião, pois fica na medida mesmo!

O preparo é simples, já que é só um aperitivo. Não precisa de muitos condimentos, além da canela e o cravo em pó. Muito prático, não é mesmo?

Para essa receita você vai precisar misturar os ingredientes secos, para seguir com os líquidos. Por isso, inicie com o açúcar demerara, a farinha de trigo e as especiarias. Somente no final, antes de ir ao forno, incorpore o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Para dar a liga acrescente o restante dos itens dessa receita: leite, creme de leite e mel. A cor e a textura lembram uma massa de bolo de chocolate, que chega a brilhar os nossos olhos!

Fique atento as quantidades porque a cobertura de chocolate blend pode alterar bastante o sabor do pão de mel. Afinal, o objetivo é equilibrar a intensidade de doce. Sem contar que a sua saúde também agradece!

O ideal é fazer o preparo um dia antes. Dessa forma, a massa chega a temperatura ambiente e fica perfeito para ser banhado. Nessa etapa, utilize o auxilio de um garfo ou uma espátula pequena.

Este quadradinho fica delicioso: crocante por fora e fofinho por dentro. E sim, é pra comer em uma bocada só!

2. Pão de mel no palito

Esse é a sensação nas festas de aniversário, na rodinha da criançada e também em qualquer café da tarde. Porque pão de mel é bem vindo até como sobremesa! Hum, ficou com vontade?

Apesar de ser definido como pirulito de pão de mel, o preparo não foge nada dos tradicionais. Primeiro a massa, segundo o recheio, terceiro a cobertura e por fim os canudos de papel colorido.

O segredinho para deixar a casa perfumada é criar uma infusão do leite com um time forte de especiarias: canela, cravo, noz moscada e mel. A vontade é de tomar ele puro de tão aromatizado que fica!

A partir disso, é só bater com restante dos ingredientes como os ovos, açúcar, óleo, chocolate em pó, sal, bicarbonato de sódio, farinha de trigo e fermento em pó.

O ideal é assar em forminhas redondas, assim já saem prontas para serem montadas. Porém, encha até a metade porque a massa tende a crescer.

Uma dica é achatar os bolinhos para que fiquem retos dos dois lados. Assim que esfriarem, recheie com um doce de leite mais consistente para que fique fácil de banhar no chocolate derretido. Só lembre de retirar o excesso para que fique a superfície fique lisa. Antes de endurecer essa casquinha, insira o palito no meio e arrume corretamente.

Sirva e aproveite cada mordida!

3. Pão de mel recheado

Sabe um pão de mel de fábrica? Daqueles de altíssima qualidade, com cobertura lisa, aparência maravilhosa e que parece que foi desenhada à mão. Nada mais é que a famoso pao de mel insuflado, e claro, com direito a recheio.

Para fazer a técnica de insuflar você vai precisar de uma forma simples de acetato, cobertura de chocolate, doce de leite e uma massa de pão de mel. Nesse caso, utilize a massa que você mais gosta ou busque a sua preferida aqui nessa lista.

O melhor de tudo é que com essa execução o preparo fica muito mais rápido. Por isso, é ideal ter todos esses itens prontos sobre a bancada: chocolate já derretido, bolo cortado e o recheio no saco de confeiteiro. Assim, a produção rende mais e a quantidade só aumenta.
Para conferir o jeito e o segredo desse procedimento não deixe de conferir o passo a passo da receita.

O resultado compensa toda a quantidade de chocolate a mais. Afinal, tem perda das rebarbas e vai bastante cobertura. Porém, economizamos no tempo e a aparência nem precisamos comentar. No fim, dá elas por elas, aproveite e faça em casa!

4. Pão de mel simples

Tem dias que a gente só quer comer um doce qualquer! Daqueles com preparo simples, que saem do forno e dá para comer de colher, sabe? Aqui está a melhor versão de pão de mel, seja para comer no sofá ou para vender.

Ele é tão prático que já sai do forno recheado. Porém, o doce de leite deve ser bem espesso para que sinta toda a textura na garfada. Aqui vale tanto para o doce de leite, como um creme de avelã e até um brigadeiro bem puxa puxa.

A receita de pão de mel é ainda mais atraente por ser feita no liquidificador. Você vai precisar de: ovos, mel, manteiga, leite, açúcar mascavo, chocolate em pó, farinha de trigo, cravo moído, canela em pó, raspas de limão, fermento em pó e bicarbonato de sódio.

Se você for vender opte por assar direto na embalagem de alumínio. Mas quem possui pavor a louça, também pode usufruir do descartável à vontade!

O melhor é tirar do forno e comer direto, bem quentinho mesmo! Mas se você é um formigueiro nato pode se esbaldar com uma cobertura de chocolate, vale uma ganache ou um brigadeirão de panela.

Fica macio e levemente úmido, perfeito para uma tarde em casa!

5. Pão de mel vegano

Toda receita vegana merece uma credibilidade maior por aqui. Afinal, substituir os ingredientes nem sempre fica com o sabor fiel do tradicional. Mas esse daqui, é quase imperceptível a diferença.

As adaptações são bem aceitas na receita. Ao invés da farinha de trigo, por exemplo, utilize a farinha de arroz e de amêndoas. Assim como o mel é substituído por melado, proveniente da cana de açúcar, mas que dá o mesmo efeito. Outros ingredientes de origem vegetal é o leite e o óleo de coco.

Mas a gente sabe que o que levanta o sabor de um pão de mel são a canela, o cravo e a noz moscada. Esses podem ser adicionados tranquilamente!

Se você quiser rechear se aventure em um doce de leite vegano ou faça apenas uma cobertura a base de chocolate picado vegano e óleo de coco. Uma caldinha faz toda a diferença, concordam?

Publicidade

Não tem desculpa para deixar de comer essa iguaria brasileira, faça em casa e devore sem culpa!

6. Pão de mel low carb

Outro tipo de receita que faz o maior sucesso são as low carb. Isso mesmo, agora você pode comer o seu pão de mel sem se preocupar com a quantidade de calorias.

O preparo da massa é feito em duas etapas. A primeira com os ingredientes secos e a outra com a infusão do leite.

Portanto, nesse primeiro momento misture a farinha de coco, o xilitol, o cacau em pó, a farinha de linhaça, o fermento e o bicarbonato de sódio.

Já em fogo médio é só levar o leite vegetal com a manteiga ghee e as especiarias. O objetivo é aromatizar essa calda para ser misturada com os elementos secos e o ovo.

Para o acabamento ficar completo é só fazer uma cobertura de chocolate meio amargo sem açúcar e lactose. Se for preciso adicione um pouquinho do óleo de coco.

Essa receita de pão de mel vai te conquistar! A massa fica macia, levemente úmida e super leve!

7. Bolo pão de mel

Bolo pão de mel ou bombom de pão de mel? Chamem como quiser, mas não deixem de fazer essa sobremesa deliciosa. Perfeito para comemorar o aniversário, uma data festiva ou presentear alguém especial!

As especiarias possuem um papel importante dentro dessa receita, deixando esse bolo cheio de sabor. Para completar não poderia faltar o recheio de doce de leite e a doçura da cobertura de chocolate meio amargo.

O segredo desse bolo está mesmo na montagem. Além do chocolate temperado, é indispensável o uso de uma forma de silicone. O material facilita a desenformar essa maravilha sem nenhum defeito.

Publicidade

É preciso repetir a etapa da cobertura três vezes. Dessa forma, você garante uma casca firme e com o aspecto de bombom mesmo.
Com esse passo finalizado e a superfície bem estruturada é só partir para o recheio: uma camada de bolo e outra de recheio. Não tem problema se ficar alguns vazios, porque no final tudo vira uma coisa só.

É uma tortura e tanto! Você pode comer as três partes em um só pedaço ou saborear um pouquinho dessa casca de chocolate à parte. É impossível não salivar com um doce desses!

8. Pavê de pão de mel

Não existe sobremesa mais gostosa que um pavê bem gelado, não acham? Agora, imagine ele em uma versão mega diferente. O sabor do famoso pão de mel em meio as camadas de creme, biscoito e chocolate. Aposto que ninguém vai resistir!

Essa receita conta com três preparos: a calda, o creme de doce de leite e a cobertura de chocolate.

O primeiro é uma mistura de mel, açúcar, água e especiarias. Ele fica perfeito para trazer todo o sabor para os biscoitos, sem contar que deixam a sobremesa super suculenta!

Os cremes não tem nenhum segredo. Você pode preparar com a mão mesmo e vai precisar de bastante creme de leite para amenizar o enjoativo do doce de leite e o chocolate puro. Esse último não pode faltar umas colheradas de mel.

Assim como toda montagem de pavê o truque é alternando os elementos. E também servir geladinho, seja em freezer ou geladeira.
Se você é fã de pão de mel não deixe de preparar essa receita aí. Fica uma loucura de bom!

9. Pão de mel de frigideira

Existem duas coisas que chamam atenção nessa receita. A primeira que é feita em frigideira e a segunda é que não vai nada de glúten. Ótimo para quem está de dieta mas que sente lá suas vontades.

A porção é tão pequena, que consequentemente, os ingredientes tem uma quantidade menor. Para esse pão de mel fit você vai bater no liquidificador o ovo, óleo de coco, mel, farinha de aveia, farinha de amêndoas, fécula de batata, cacau em pó, bicarbonato de sódio e cravo em pó.

Asse em frigideira, em fogo bem baixo, para que cozinhe lentamente. Para dar um suporte nesse processo utilize uma tampa, assim o vapor fica ainda mais concentrado.

Vale rechear com doce de leite ou comer ele assim puro e bem quentinho. Uma calda de chocolate também é muito bem vinda! Essa é bem fácil de preparar. Leve em fofo médio leite, chocolate em pó, açúcar demerara e um pouco manteiga. A quantidade vai depender de quanto você queira fazer.

Enfim, é uma receitinha rápida que quebra o galho a qualquer hora do dia. Não tem dificuldade nenhuma, muito pelo contrário, é uma facilidade e tanto!

10. Pão de mel de cenoura

Uma opção diferente que faz sucesso em todo lugar é esse pão de mel de bolo de cenoura. Se um já é bom, imagine juntar esse outro então! É uma explosão de gostosura que todos vão devorar em um instante!

Embora aparentemente seja igual a um pão de mel normal, essa versão leva a massa do tradicional bolo de cenoura com as especiarias do pão de mel. O toque de canela e mel, por exemplo, deixam tudo mais incrível!

O recheio para complementar esse tchan todo é de doce de leite. Mas a variedade é bem extensa, como: brigadeiro, trufa, nozes, leite ninho, prestígio, pasta de amendoim, creme de avelã e o que o seu estômago pedir!

Essa é uma alternativa inovadora para o doce, que pode ser servido em eventos ou até mesmo vendido, como forma de garantir uma renda extra. Não deixe de experimentar em casa!

Aposto que a vontade de devorar um pão de mel nesse momento só aumentou! E claro, que de vez em quando, ultrapassar o nível de doce não faz mal a ninguém. Escolha a sua receita preferida e desfrute desse universo das abelhas à vontade!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed