Receitas com mel: 10 combinações diferentes para saborear

Bem vindo ao universo do mel: docinho e cheio de sabor! Um ingrediente secreto para muitas receitas e que traz diversos benefícios para o organismo. Ele é tão poderoso, que inventaram um doce especialmente para ele: o clássico pão de mel.

Ele puro também já é um sucesso! Basta uma torradinha ou uma salada de frutas para garantir um delicioso café da manhã. Porém, quando se trata de receitas doces ele também pode funcionar como adoçante natural. Ele é uma ótima opção para substituir o açúcar industrializado que vai em sobremesas, massas de bolos e até nos chás.

Em coberturas, por exemplo, é utilizado para dar brilho, deixando-as com uma aparência ainda mais bonita.

No entanto, essa não é sua única funcionalidade. Saiba que ele não sobrevive apenas em doces. Existem muitos preparos que podem realçar a comida, levando um sabor especial que promete uma combinação agradável com pratos salgados.

Pensando nisso, selecionamos receitas com mel para todo mundo aproveitar o máximo desse alimento tão maravilhoso:

1. Bruschetta com mel

O contraste do doce com o salgado é uma técnica muito utilizada na culinária. Existem combinações que, por muito vezes, precisam ser testadas. Obviamente que vão de preferências e paladares, porém os clássicos sempre agradam à todos.

Um deles é o queijo com mel. A mistura dos dois dentro da boca chega a ser um sonho! E dos bons, viu?

Geralmente, os queijos mais sofisticados são os que dão certo para esse tipo de preparação. O brie, por exemplo, é uma opção que cai como uma luva com a geleia de frutas. Mas como aqui procuramos trazer versões diferentes, selecionamos essa de bacon, ricota e mel.

Vamos combinar, que os pedacinhos do bacon frito criam toda a crocância que esse couvert precisa. Apesar de o pão seguir nessa mesma linha, crocante por fora e macio por dentro, a sua função mesmo é de sustentar o aperitivo.

O ideal é optar por pães resistentes como o francês ou italiano. A superfície externa, quando tostadas, fazem toda a diferença no final!
A montagem é bem simples: fatia do pão, pedaços de ricota, cubos de bacon fritos e uma chuva de mel.

Fica super saboroso e certeza que vai ser sucesso por aí!

2. Bolo de mel

Existem bolos que não precisam de definições, certo? Mas esse daqui, foge completamente dos tradicionais massudos que sempre preparamos. Pode até ser chamado de torta de mel, palha italiana de mel, mil folhas de mel. Enfim, a certeza é que ele fica muito gostoso e que as abelhinhas arrasaram nessa versão.

Esse preparo requer muitas etapas, algumas repetitivas e outras mais práticas, mas nada que a torne difícil.

A massa que é super fina conta com ingredientes básicos e muito mel. Mas a farinha de trigo é uma que faz a diferença, pois além da liga deixa a consistência mais densa que o normal. Lembra até a de biscoito, sabe?

E como o ditado diz mão na massa é agora que você queima todas as calorias desse bolo. Molde por oito vezes os discos e leve-os, sem pressa, para o forno.

Para o recheio, feito em batedeira, você vai precisar de: cream cheese, mascarporne ou soja, açúcar refinado e mel.

A partir disso, é só montar! As camadas de bolo e recheio são tantas que o que não vai faltar nesse doce é o sabor de mel. Mas essa é a graça do bolo, ele bem altão e, ao mesmo tempo, leve!

3. Bolo de maçã

Se tem um ingrediente que combina com maçã e canela é o mel. No café da manhã, por exemplo, vira até uma forma diferente de saborear a fruta.

A massa de bolo saborizada com essência de baunilha e mel é a base para incorporar os pedaços de maçã, as nozes e uvas passas. Esse trio é outro que combina super bem juntos e arrasam em qualquer barra de cereal e granolas por aí.

O melhor é que eles não derretem durante o cozimento no forno. Ficam macios e pedaçudos por toda a massa. São garfadas que sempre roubam um pouquinho de cada elemento, fazendo jus ao nome do bolo.

Tá mas e o restante de mel? Ele também entra como cobertura do bolo. Pode ser algo simples, mas que complementa ainda mais o sabor. Sabe quando falta açúcar e você quer fugir do chocolate, leite condensado e tudo mais? Ele contribui para a finalização do doce!

A superfície brilhante e a textura pegajosa chegam a arregalar qualquer olho! Também, com uma vista dessas quem resiste?

4. Pão australiano

Eu não sei você, mas aqui somos loucos por esse pão preto mega saboroso! A vontade é sempre de comer ele inteiro, concordam? Mas agora você pode ter uma fábrica de pão australiano para saborear à vontade!

Apesar de muitas etapas de fermentação (para a massa crescer), o preparo é muito simples.

A primeira etapa é aguardar a ativação do fermento biológico. Esse é feito com uma mistura de água morna e açúcar mascavo.

O restante dos ingredientes são os que vão formar o pão australiano, como: manteiga derretida, mel, cacau em pó, sal e farinha de trigo.
Só tome cuidado com a quantidade de farinha para que a massa não fique densa demais. Portanto, o ideal é acrescenta-la aos poucos.

Antes de levar para assar, deixe as baguetes descansarem por mais alguns minutinhos. E se quiser pode polvilhar com fubá e fazer alguns rasgos na superfície.

Aposto que ninguém aí de casa vão resistir à essa fornada. E olha que uma manteiguinha já basta para tornar a tarde muito mais feliz!

5. Filé de porco ao molho shoyu e mel

Existe um grande receio em relação à carne suína, mas estando bem cozido não tem problema algum. Por ser uma proteína mais seca, o truque é sempre acompanha-la de um delicioso molho.

A escolha da vez foi uma combinação diferente, que assim como o filé de porco, cai muito bem com outras carnes e peixes. A mistura de molho de soja, mel, alho, licor, raspas e suco de laranja e um pouco de pimenta preta moída fazem parte dessa especialidade. O cítrico da fruta faz toda a diferença no sabor, por isso vale substituir por limão.

Além de molho, ele também vai funcionar como o líquido da marinada. É tão aromático que durante o cozimento chega a perfumar toda a casa!

A finalização é um complemento dessa primeira etapa. Após assado, filtre apenas o molho e em uma panela, adicione manteiga e farinha de trigo para fazer um roux (rápido, coisa de 2min). Adicione-o ao molho aos poucos, mexendo sempre para não empelotar até engrossar.
Sirva o prato com a decoração que preferir (folhas, ervas, laranja) e disponha o molho reduzido em um pote à parte. Alias, é uma ótima opção para um jantar especial

6. Molho de mostarda e mel

Essa é daquelas receitas que com certeza vale a pena fazer em casa. É super versátil, pois combina com frango, carnes vermelhas e até em sanduíches.

A verdade é que preparar um molho é algo que requer um paladar exigente, pois existem algumas combinações que nem sempre dão certo!
A primeira dica, é fazer uma harmonia dos ingredientes, tanto na quantidade quanto no sabor. Geralmente, as especiarias e um toque de acidez garante um frescor que muda tudo!

Para esse molho, que é popular em qualquer rede de fast food, conta com a mistura de mostarda e mel. Mas a base é muito mais que isso, é preciso adequar com outros condimentos para que ele fique coerente com o acompanhamento à servir.

O preparo é bem simples, apenas misturar tudo e está pronto. Portanto, você vai precisar de: maionese, mostarda, mel, vinagre e pimenta do reino. Só tome cuidado com as proporções porque é o que mais importa para se ter um bom molho.

Essa receita faz o maior sucesso. É docinho e tem um sabor intenso. Faz em casa e nos conte como ficou!

7. Frango com mel

Sabe aquele frango clássico do dia a dia que sempre tem a mesma cara e o mesmo sabor?! Prepare um molho especial e está tudo certo!
Aqui, não chega a ser um molho à parte, já que ele faz parte de toda a cocção do prato. A mistura do mel com o suco de laranja dão todo o sabor que no final resulta em um leve agridoce na boca.

O segredo é cozinhar com calma, pegando todo o fundo da panela e caramelizando aos poucos até que eles ficam douradinhos por fora.
A laranja garante uma acidez incrível e o mel promove um caramelo na medida! Cá entre nós, essa asinha de frango é de lamber os dedos!

8. Biscoito de mel

Café da tarde sempre pede um acompanhamento mais leve, como um biscoitinho. E se ele for fit como esse, não vai ter dieta que sustente esse snack durante os lanchinhos. Vale para o lanche escolar das crianças também, hein!

O mel entra para adoçar a massa de biscoito, pois o sabor mesmo ficar por conta das bananas amassadas. A farinha que você vai utilizar é a de aveia que vai tanto em pó como em flocos para dar mais charme ao cookie.

Para completar esse combo não poderia faltar um toque de canela. Esse condimento pode ser excluído de sua receita, por isso é totalmente à gosto.

Na verdade, eles são a perfeitos para qualquer hora do dia. Por isso, a dica é deixá-los em um pote para degustar a hora que quiser!

9. Brigadeiro de pão de mel

Ah, que doce perfeito! Brigadeiro é atração em qualquer lugar. Em festas ou em frente ao sofá lá está o companheiro de sempre.
Porém, tem dias que a gente quer comer algo diferente, que saia do tradicional chocolate ou dos bombons da despensa. Por isso, prepare as especiarias que esse é o brigadeiro de pão de mel!

Ele já começa diferente, pois ao invés do leite condensado a base é feita com doce de leite. Você pode estar pensando que é tudo “farinha do mesmo saco”, mas garanto que já pula muitos minutos em torno do fogão.

A consistência densa do doce de leite ajuda a acelerar o processo. Em fogo baixo, é só acrescentar o restante dos ingredientes: chocolate amargo picado, gengibre em pó, canela, pimenta do reino e o mel. Você pode se aventurar em outros condimentos como o chá de anis, noz moscada, cravo em pó e entre outros.

Para deixá-lo com cara de pão de mel, basta torrar finas fatias de bolo de chocolate, vale até aqueles prontos, e fazer uma espécie de farofa.

O crocante do chocolate com a suculência do brigadeiro é uma coisa de outro mundo. Se você acha que conhece tudo dessa iguaria brasileira e nunca tinha visto esse sabor, faça e experimente essa versão que é pra lá de saborosa!

10. Barra de cereal com mel

Ter um lanchinho desses por perto é sempre bom quanto bate uma vontade de comer um doce sem sair da dieta. Faze-los em casa é quase uma terapia! E de tão fácil vai se transformar em um coringa para se ter na prateleira da cozinha.

Em uma frigideira cozinhe as bananas no mel até soltar da panela. Adicione a farinha de aveia e outros complementos como: gergelim, passas, amendoim e outros cereais à gosto.

Aguarde gelar por algumas horas e se delicie com esses quadrados mega saborosos. Você pode mergulhar um dos lados da barrinha em chocolate derretido.

É uma receita obrigatório para se ter grudado na porta da geladeira. Super fácil e prática para se fazer em qualquer intervalo livre!
O doce da abelha é extremamente versátil na gastronomia. Quando misturados com outros ingredientes é ainda melhor, pois seu sabor é ainda mais potencializado. Por isso, não deixe ele de fora em sua próxima compra no mercado e aproveite para se aventurar em alguma dessas receitas!