Receitas de pudim de côco: 7 sugestões utilizando a fruta como base dessa sobremesa

Mesclar um doce tipicamente delicioso com uma fruta popular, não poderia resultar em uma sobremesa melhor do que o pudim de côco. Agora, se você também se encaixa no perfil que adora inovar, também pode utilizar esses truques culinários para encantar a sua família & amigos.

Publicidade

Essa fruta é tão nutritiva, que atualmente é extraído diversos produtos dele como o óleo, a farinha, leite em pó e a própria água de côco. Porém, para as nossas receitas iremos utilizar ele somente em duas formas: flocos e em leite. O ideal é preparar em casa, pegar ele in natura, cortar e ralar para que os pratos fiquem com o gosto real da fruta. Você também pode executar essa função em grande escala e congelar, porque é uma fruta muito bem vinda para o freezer.

A forma do pudim deve ser o tamanho tradicional com 20 centímetros de diâmetro. Agora se deseja dobrar a receita não nos responsabilizamos pelo resultado, o ideal é fazer em um outra forma para ter sucesso garantido.

Estão prontos para babar em mais uma seleção de perdição? Escolha a sua receita predileta e anote todas as dicas!

1. Pudim de côco

A primeira versão dessa lista não poderia ser outro a não ser a tradicional, também conhecido como pudim de leite de côco ou pudim de côco com leite condensado. Como o próprio nome menciona, eles são os ingredientes chave para essa receita.A primeira etapa para cozinhar qualquer pudim é preparar a calda de açúcar, feita em fogo alto até dar o ponto de caramelo. Depois é só unir o restante dos ingredientes da receita no liquidificador e em um piscar de olhos está pronto! Para a finalização não tem muito mistério: despeje tudo na forma e leve ao forno em banho maria.

Para um pudim de côco gelado é só manter na geladeira de um dia pro outro. Não tem nada mais gostoso que aquele doce bem refrescante para os dias mais quentes!

2. Pudim de côco queimado

Essa receita de pudim com côco queimado vai fazer você ficar louco para experimentar! E não pense que aqui vamos utilizar ele pronto como vende em pacote de supermercado. Nós gostamos de colocar a mão na massa e ter tudo fresquinho.

Para deixá-lo com aspecto dourado e com gostinho de tostado é necessário fazer uma espécie de geléia caseira com o côco ralado in natura. Você vai precisar derreter o açúcar e o côco ralado em uma panela e  mexa até virar ponto de caramelo. A cor fica linda e vai dar mais vivacidade ao seu pudim.

Respeite perfeitamente as medidas assim como o modo de preparo, pois em segundos a receita pode desandar e queimar.

Se pudim já é tudo de bom, com esse sabor, é a gloria! Faça em casa e tenha uma sobremesa divina.

3. Pudim de côco simples

Se você não despensa um doce e sempre deseja uma sobremesa após as refeições, você faz parte desse grupo: do pudim de côco fácil e sem forno. Não tem nada mais comum que deixar essa etapa para a última hora e o que resta é se virar nos 30, e aqui conseguimos até nos 15!

Bem fácil e prático você só vai precisar de: leite condensado, leite de côco, creme de leite, leite integral, água, côco ralado e o mais importante a gelatina incolor.

Com esse último ingrediente já deu pra entender o porquê de não ir ao forno. É somente na geladeira por 6 horas ou 30 minutos no congelador.

Essa receita é o verdadeiro pudim gelado e possui um gostinho de quero mais!

4. Pudim prestigio

Se tem uma forma de melhorar isso daqui é adicionando chocolate na receita. Você deve estar curioso para saber como fica essa mistura, pois babem essa perdição é feita em duas etapas.

Você basicamente vai precisar fazer duas receitas, mas garanto que vale muito à pena experimentar. O ingrediente para o pudim de chocolate são: leite condensado, chocolate em pó, leite, gelatina sem sabor e água. Já o de côco você pode seguir as orientações da versão anterior.

A montagem não tem regra, você escolha qual fica por baixo ou por cima. O importante é a fatia demonstrar claramente esse casamento de dois sabores. Enquanto, a primeira parte está no congelador você pode ir preparando a segunda etapa.

Essa sobremesa é de surpreender de tão diferente e saborosa. Não tenha receio em fazer, no primeiro instante pode parecer complicado, mas depois de observar atentamente o passo a passo fica mais fácil e aí ninguém te segura!

5. Pudim cocada cremosa

Se você é apaixonado por doce de festa junina, com certeza está no lugar certo! Essa sobremesa vai deixar qualquer guloseima caipira no chinelo.

O principal dessa receita é deixá-lo em uma textura de cocada, por isso dobre a quantidade de côco ralado em relação as receitas anteriores. Assim, quando morder sobram aqueles pedacinhos dos flocos na boca. Deu vontade só de ler, não é mesmo?

Como o título mesmo menciona, o pudim também tem um diferencial: cremosidade. E o segredo para deixar ele consistente é adicionar o creme de leite junto com o restante dos ingredientes no liqüidificador.

Na finalização, não pode faltar uma pitada de côco ralado para enfeitar e encher seu coração de amor!

6. Pudim de tapioca com côco

A tapioca é um ingrediente muito comum na geladeira dos brasileiros. E porque não mesclar esse elemento no doce que também representa muitíssimo bem o nosso país.

Não tem palavras para descrever o sabor que fica esse pudim, afinal uma calda a base de leite condensado chega a dar falta de ar antes mesmo de comer. Para isso, junte o leite de coco e o integral em uma panela até ferver. Esse líquido vai dar a liga para a mistura de tapioca com os outros itens.

Além disso, nesta receita não vai gelatina porque a própria tapioca faz o trabalho de endurecer a sobremesa. É só confiar no seu desempenho, que ele sai bem certinho.

O desfecho dessa tortura fica por conta das raspas de limão, que pode parecer estranho, mas a acidez equilibra qualquer doce.

7. Pudim de maria mole de côco

Se você acha que já viu todas as opções de pudim, esta é a nossa última seleção da lista! E vamos combinar que juntar pudim + maria mole não poderia resultar em um doce mais fofo e suculento que esse.

Essa receita utiliza: leite condensado, creme de leite, leite de coco, água fervente e 1 caixa de maria mole. Neste caso, a caixa de maria mole já vem gelatina no produto. Por conta disso, ela também entra no grupo de doces simples que não utiliza forno.

O interessante dessa receita é que ela não fica muito doce, mesmo com o leite condensado, a própria maria mole equilibra os sabores dando um resultado incrível. Se você possui um paladar mais discreto, não desperdice seu tempo e se jogue nesta receita!

Para quem possui a restrição à lactose, pode substituir esses ingredientes por produtos naturais. Hoje em dia existem diversas formas para ter uma alimentação mais saudável e menos calórica.

Ficou com água na boca?! Então teste e nos conte! O passo a passo das receitas são tão fáceis que mesmo não entendendo muito de cozinha você consegue prepará-lo tranquilamente. Muito melhor que sorvete de côco, beijinho e bolo gelado, esse sim é a melhor versão da fruta no assunto gulodice doce!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed