Receitas para jantar romântico: da entrada à sobremesa!

Surpreender quem a gente gosta é uma forma de demonstrar todo esse sentimento para o amado(a). Não tem coisa melhor do que fazer isso de um jeito diferente. Nada que envolva buquê de flores, restaurantes chiques, declarações de amor, uma curtida em foto ou um mimo material. Afinal, essas demonstrações são comuns e esperado por muitos no dia a dia.

Mas já pensou em presentear seu companheiro com um jantar feito por você mesmo?! Aqui não vale chamar ajuda da mãe, cozinheiro, amigo, vizinho e tudo mais. Porque comida feito com amor não tem como ficar ruim. E a gente tem certeza que esse tempero a mais no momento do preparo faz toda a diferença!

O mais legal disso tudo é harmonizar bem os ingredientes. Nada adianta preparar algo que você sabe bem, se a proposta não condiz com a ocasião. Portanto, é preciso que esse menu tenha uma coerência do começo até o final.

Um toque de pimenta sempre é bem vindo na relação. Então, porque não acrescentar essa especiaria na comida? Vem com a gente e coloque todos os seus conhecimentos de programas de culinária em ação!

1. Bruschetta

Dia dos namorados, friozinho e um vinho especial da adega é o cenário perfeito para abrir os trabalhos desse jantar! Por isso, nada melhor como saborear uma bruschetta acompanhada de um taça de tinto e uma boa companhia.

A vantagem é que essa entrada não suja muita louça, ou seja, uma tábua para cortar os ingredientes e uma frigideira são o suficiente para preparar esse mimo de cogumelo com presunto Parma.

É possível fazer variações de sabores? Sim, certamente! Mas essa daqui ganha ingredientes refinados para sair do habitual tomate e manjericão. É um sabor misterioso e com uma textura incrível!

2. Camembert com massa folhada

Se vocês são um casal apaixonado por queijos, esse aperitivo irá superar qualquer tábua de frios que existem por aí. Uma entrada charmosa e deliciosa: queijo camembert derretido em crosta de massa folhada.

O melhor de tudo? É que é super simples e fácil de preparar. Isso porque basta envolver o queijo na massa folhada e levar para assar.

O mais complicado que é a geleia de damasco pode facilmente ser substituída por mel ou uma geleia de pimenta. O toque adocicado faz toda a diferença nessa composição de sabores.

Seguindo a proposta da receita anterior, essa opção também não suja quase nada de pratos e panelas. A massa folhada deve ser utilizada pronta ou congelada, já o queijo é feito com a peça inteira, ou seja, zero trabalho!

Se não bastasse tudo isso ele ainda fica  saboroso, elegante e de impressionar qualquer um. Um tira gosto que é crocante por fora e cremoso por dentro, o doce contrasta com o queijo e derrete totalmente na boca!

3. Suflê de queijo

Suflê é uma dessas comidinhas fáceis de fazer. Porém, só precisa um pouco de atenção e dedicação no seu preparo. Mas depois da primeira experiência , você pega o jeito de todas as etapas.

A receita tradicional leva basicamente claras em neve adicionadas a um molho bechamel, feito com leite, manteiga e farinha. Dê um toque de sabor adicionando queijos, legumes ou alguma proteína.

A clara em neve é a alma do suflê, que deve ser extremamente bem batida. Ela garante suavidade, volume e estrutura do suflê, impedindo que desmonte ao sair do forno.

O clássico da cozinha francesa é a cara de um jantar romântico! O bacana é que ele pode ser entrada, prato principal, lanchinho. Enfim, mega versátil!

4. Frango com vinho

Nesse dia é muito importante ter um ótimo planejamento. Portanto, deixar a comida no esquema ajuda bastante na hora do jantar. Afinal, aproveitar o momento não quer dizer que devem passar horas na cozinha.

O bom dessa receita é que você pode preparar antes e levar ao forno minutos antes de servir. Por ser embrulhado em papel alumínio, é só manter o pacote na geladeira.

E olha, que não precisa ser nenhum expert na culinária para fazer esse filé de frango com vinho. Basta ter uma noção de temperos que harmonizam com esse tipo de proteína.

Em nossa receita as especiarias, por exemplo, foram fundamentais para levantar o sabor do frango. Fique à vontade para substituir por ervas, molhos ou condimentos desidratados.

O resultado é um frango úmido e bem temperado. Uma verdadeira delícia!

5. Macarrão com camarão

Tem receitas que é a cara do verão! Essa daqui além de ser totalmente refrescante tem um ar sofisticado devido aos camarões.

Pensa, no mix da delicadeza desse frutos do mar com a acidez do limão siciliano. É o encontro de sabores que faz qualquer refeição ficar especial!

A dica é apenas se atentar ao tempo de cozimento dos camarões. O ideal é que ele seja dourado rapidamente dos dois lados, evitando ficar borrachudos.

Um jantar romântico pede ingredientes mais requintados, não é verdade? O mais bacana dessa escolha é que não precisamos ficar horas preparando e temperando a tal proteína. Basta alguns segundinhos e está no ponto!

Investir em bons ingredientes sempre vale a pena! Ainda mais se tratando de um prato aromático, fresco e cremoso!

6. Entrecôte ao molho de vinho

Degustar uma taça de vinho é um alívio e tanto!

Agora, quando há uma harmonização da bebida com alimentos esse momento fica melhor ainda. A combinação de carne vermelha com vinho tinto é uma das escolhas que não tem erro!

Na receita a escolha foi o entrecôte, um dos cortes mais nobres do boi. Porém você pode utilizar um outro, talvez o que esteja mais fresco em seu açougue, desde que seja alto e bem saboroso.

Os medalhões, por exemplo, são macios e suculentos. E caem muito bem com molhos de sabor forte, complementando muito bem o prato.
Lembrando que para cada tipo de carne existe um vinho específico. Tanto no entrecôte ou filé mignon, o Merlot faz o papel fundamental no molho.

Essa receita serve ainda melhor em dias frios! É de aquecer a alma e mais ainda o coração!

7. Aligot

Para acompanhar uma deliciosa carne vermelha nada mais convidativo do que esse purê de batatas preparado com queijo. Assim é a base do prato, apenas batatas e dois queijos de sua preferência.

Pelos ingredientes percebemos que é um prato denso, com sabor forte e marcante. Embora também revele um caráter cremoso, sua principal característica é a elasticidade. Por isso, é importante manter essa consistência com ajuda de mais dois ingredientes: manteiga e leite.

O grande segredo do preparo do aligot é o fogo baixo e deixar o queijo derreter. Lembrando que a quantidade e a temperatura dos ingredientes são muito importantes. Portanto, siga todas as recomendações da receita para não fazer feio com seu amado!

A combinação entre batatas e queijos pode ir muito além das noites de inverno. Fica ótimo também com cogumelos grelhados, além de ser uma boa opção para os vegetarianos da rodada.

8. Risoto com carne

Risoto é um daqueles pratos que abraçam qualquer um!  E como o intuito aqui é celebrar o amor, nada melhor que uma comidinha comfy, de aconchego mesmo entende?

Das inúmeras receitas de risoto que você já viu, a base é quase a mesma. Mas como sabemos que para um jantar romântico existem outros detalhes para organizar, nada melhor que simplificar a função com a panela de pressão.

A diferença é que nessa versão os ingredientes devem estar todos bem picados. Dessa forma, os legumes se envolvem com a água de cozimento, resultando em um caldo natural de legumes. E sem contar o sabor que fica!

O tempo da pressão é o suficiente para grelhar os bifes. Mais prático e rápido que isso não tem!

Arrase na finalização com o queijo e faça um empratamento de restaurante! Vai ser amor por todos os lados!

9. Taça de morango

Chegou a hora da sobremesa e tudo o que a gente mais quer é finalizar em grande estilo.

Não tem doce mais clichê e gostoso que um brigadeiro, certo? Agora, incrementar com morangos e uma ganache de chocolate é quase uma explosão de amor! Aliás, essa fruta tem tudo haver com o tema!

Para deixar o visual mais chique, monte as camadas em uma taça pequena. Nesse caso, pode ser individual ou tamanho médio para compartilhar com seu companheiro.

Enfim, é aquele docinho fofo que deixa qualquer um apaixonado!

10. Doce Romeu e Julieta

Se vocês não são tão fãs de doce podem finalizar a noite com essa outra opção, que também é pra lá de romântica.

A combinação de queijo e goiabada é um clássico até puro, imagina em uma cheesecake desconstruído? É uma perdição a cada colherada!
Com três camadas que harmonizam entre si, o doce nada mais é que um mergulho em uma taça de amor!

Para fazer essa receita existem ingredientes que dão uma levantada a mais no sabor como a bolacha maizena e o vinho tinto.

Ficou curioso? É só conferir esse match que valem mais que qualquer personagem de filme!

Abra seu bloco de notas e anota todos os ingredientes para não esquecer nada. Afinal, esse jantar romântico exige planejamento e um checklist perfeito!

Para que todo o jantar seja realmente incrível, façam essa tarefa à dois! Enquanto um cozinha, o outro corta, e vice-versa. Isso também ajuda a criar um clima mais romântico, como a ocasião pede.