Strogonoff de carne: 8 receitas maravilhosas para tentar em casa

O strogonoff é um prato coringa presente na casa de quase todos os brasileiros, de norte a sul, nos momentos especiais ou mesmo no dia-a-dia.

Publicidade

Apesar de ter origem na culinária russa, o prato se espalhou pelo mundo, se popularizando em países europeus, norte-americanos e também no Brasil, ganhando características muito específicas em cada canto.

É até possível dizer que o strogonoff se reinventou em cada um desses países.

Nesse artigo, destacaremos as variedades de strogonoff de carne que fizeram deste um dos pratos mais amados de todo o mundo.

Confira todas as receitas e escolha qual a sua preferida para cada ocasião!

Receitas de Strogonoff de Carne

Confira a seguir 8 receitas maravilhosas de strogonoff de carne para fazer, servir e se deliciar:

1. Strogonoff de carne fácil

Para quem já está acostumado a cozinhar os alimentos mais básicos, o strogonoff de carne não costuma ser considerado um prato muito difícil e essa é a receita perfeita para não perder muito tempo na cozinha e ainda conseguir um resultado realmente delicioso.

Essa é a versão mais característica dos lares brasileiros e costuma agradar tanto pela praticidade como pelo paladar.

Para preparar esse tradicional strogonoff de carne você vai precisar de uma porção de alcatra cortada em tiras, manteiga, cebola, mostarda, ketchup, pimenta-do-reino, tomate, cogumelos, creme de leite e sal.

Você pode acompanhar as medidas e seguir as orientações no link, é muito fácil de fazer! O tempo de preparo é de trinta minutos e a receita rende, em média, quatro porções.

Para acompanhar, vale apostar na boa e velha combinação de arroz branco e batatinha frita.

2. Strogonoff de carne Russo

Que tal surpreender seus convidados oferecendo a eles um suculento strogonoff de carne com uma receita original do país em que ele foi criado: a Rússia?

Com certeza todos ficarão de queixo caído e te pedirão para compartilhar esse segredo com eles.

Para impressionar ainda mais, você pode até contar um pouco sobre a história que inspirou este lendário prato.

Embora exista mais de uma versão para a criação desta iguaria, uma das mais populares é que ela foi preparada pela primeira vez por uma chef francês que trabalhava para a família do conde Pavel Stroganov (daí se teria se derivado o nome do prato).

Inicialmente, o strogonoff não levava ingredientes como cogumelos, tomate ou ketchup, em compensação, tinha um creme azedo chamado smetana.

Porém, logo os russos fizeram algumas adaptações, deixando o strogonoff de carne entre esta versão original e a que conhecemos hoje.

Para fazer a variante russa desta iguaria, você vai precisar dos seguintes ingredientes: uma caixinha de creme de leite, carne, cebola, cogumelos frescos, coalhada fresca, mostarda, sal, páprica, endro, manteiga e óleo.

Para preparar essa iguaria, você deve selecionar uma carne de boa qualidade, verificar as medidas exatas de cada ingrediente, conforme indica a receita.

Em uma frigideira larga, coloque a manteiga e o óleo e comece a refogar na sequência indicada. O preparo é rapidinho.

Para acompanhar, opte por servir com purê de batatas, assim como os russos.

3. Strogonoff de carne com conhaque

Se você faz parte do time que gosta que se arriscar um pouquinho mais na cozinha, que tal optar por esta versão de strogonoff de carne com conhaque flambado?

Não é nada tão difícil, mas aquele fogo subindo pela panela tem o seu charme, não é mesmo?

Além disso, o conhaque garante um gostinho peculiar ao prato que fica com um aroma todo especial.

Para preparar este prato que rende, em média, três porções, serão necessários os seguintes ingredientes: manteiga, filé mignon, sal, pimenta, cebola, alho, champignon, conhaque, purê de tomate (ou o molho de tomate de sua preferência), creme de leite e mostarda.

Confira as medidas dos ingredientes e siga atentamente os passos da receita. Por fim, monte seu prato acompanhado de batata palha e pão. Vai valer a pena testar!

4. Strogonoff de carne com vinho

Essa versão é ideal para servir em ocasiões especiais, quando você estiver disposto a gastar o seu vinho tinto seco para agradar as visitas ou mesmo para se dar ao luxo de comer uma boa refeição.

Mas o sabor que este ingrediente garante ao prato é de dar água na boca. Seu strogonoff de carne ficará realmente irresistível!

A diferença no preparo não é tão grande e os ingredientes também não variam muito, mas é preciso seguir direitinho o passo a passo para não errar.

Então vamos à lista do que você vai precisar para preparar esta delícia: alcatra, manteiga, champignon, cebola, tomate, alho, pimenta do reino, noz moscada, páprica picante, cominho, mostarda, ketchup, massa de tomate, farinha de trigo, sal, caldo de carne, vinho tinto seco, cheiro verde e creme de leite.

Dose os ingredientes conforme indicado na receita, em seguida comece a refogar a carne prestando atenção em cada dica apresentada no modo de preparo, pois ele contém vários detalhes que ajudam a garantir um molho mais gostoso e requintado.

Publicidad

Para finalizar, sirva como acompanhamento arroz branco, batata palha e torradinhas feitas na hora.

O tempo de preparo estimado é de 40 minutos e a receita rende seis maravilhosas porções.

5. Strogonoff de carne light

Se o seu objetivo é manter a forma sem deixar de comer bem, uma excelente opção é esse strogonoff de carne light.

Super fácil de fazer, ele fica delicioso e você ainda pode comer sem culpa nenhuma.

Para preparar esta receita você vai precisar de leite em pó, água quente, molho inglês, extrato de tomate, ketchup, amido de milho, requeijão, sal, óleo, alcatra sem gordura, sal, pimenta-do-reino, champignon e conhaque.

Comece separando os ingredientes nas proporções corretas.

Em seguida, bata no liquidificador o leite em pó com água quente até dissolver, depois, acrescente os demais elementos na sequência indicada até que tudo fique homogêneo – este passo é importante para que não se formem pelotas no seu strogonoff.

Continue seguindo o modo de preparo, que deve durar aproximadamente 40 minutos. O prato geralmente rende de quatro a seis porções.

Essa receita é bem fácil de fazer, fica deliciosa e você pode apreciar sem culpa!

6. Strogonoff de carne sem glúten e sem lactose

Quem tem restrições alimentares não precisa sofrer sem o amado strogonoff de carne, afinal, hoje em dia já existem opções para todos.

E esta é uma receita liberadíssima para quem não pode (ou não quer) consumir estes ingredientes em sua dieta.

Esta versão do strogonoff de carne leva ingredientes bem semelhantes às receitas mais conhecidas do prato, como: filé mignon, azeite de oliva, ketchup, mostarda, molho inglês, sal e pimenta do reino.

A diferença fica mesmo por conta do creme de soja que entra para substituir o tradicional creme de leite.

O modo de preparo dura cerca de 30 minutinhos e é bem simples.

Após terminar o passo a passo, você pode optar por servir com arroz branco e batata palha ou arroz integral e purê de batata – seja como for, será um sucesso!

7. Strogonoff de carne com iogurte

Com iogurte natural, essa versão de strogonoff de carne é muito mais leve, é chique e ainda por cima é deliciosa.

É excelente para dias mais quentes ou para quando você quer comer sem culpa. (Mas, nesse caso, não adianta encher o prato de batata palha, né?)

Para os ingredientes, separe manteiga, carne em tiras finas (filé mignon, contrafilé ou, alcatra), cebola, sal, pimenta-do-reino, conhaque, champignon, tomate, ketchup, mostarda e iogurte natural.

Com os ingredientes em mãos, veja as medidas certinho para não errar na dose e, então, siga o passo a passo descrito na receita.

Lembre-se que é importante flambar o conhaque até acabar a chama e incorporar o iogurte bem delicadamente, desta forma, seu strogonoff de carne com iogurte ficará divino.

Sirva com arroz e batata palha e delicie-se!

8. Strogonoff de carne low carb

A dieta Low Carb tem cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

Se você é um deles ou vai receber na sua casa alguém que está seguindo esta restrição alimentar, o strogonoff de carne low carb deve ser uma boa saída que poderá agradar tanto aqueles que aderem à dieta quanto os demais convidados.

Para isso, basta fazer apenas algumas pequenas alterações no prato.

Para preparar essa delícia, você irá precisar de filé mignon, azeite, cebola, ketchup artesanal ou molho de tomate caseiro, mostarda artesanal, champignon e creme de leite.

Vale observar que tanto o ketchup quanto a mostarda artesanais costumam ser encontrados em lojas de produtos naturais e também são vendidos pela internet.

O passo a passo é bem simples de ser seguido.

Para acompanhar não sirva arroz ou batata, pois são ingredientes que não são utilizados na low carb.

Caso queira um acompanhamento, prefira vegetais. Outra opção muito utilizada é um arroz feito de couve-flor: basta bate-la em um mixer e depois refogá-la com azeite, sal, cebola e alho.

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma versão de strogonoff de carne que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

 

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed