Como montar bolo de andar: 7 passos práticos para seguir

Saiba como montar um bolo de andar com um passo a passo detalhado

Se você trabalha com confeitaria ou conduz um negócio próprio de bolos e doces, em algum momento da sua vida já deu de cara com uma encomenda de bolo de andar. E acredito que tenha sentido um frio na barriga só de imaginar como deve ser complicado preparar um bolo desse tipo.

Publicidade

Pois saiba que montar um bolo com dois e até três andares é trabalhoso, mas não é impossível. Basta usar as técnicas e as ferramentas corretas aliadas ao sabor e o sucesso está garantido.

Esse tipo de bolo é muito usado em eventos grandiosos como cerimônias de casamento e festas de aniversário. E os noivos, homenageados e aniversariantes andam ousando cada vez mais nos pedidos ao encomendar bolos assimétricos, com diversos formatos, inclinados, descentralizados.

Sabores e recheios para bolo de andar

Bolo de andar

Os sabores mais utilizados para bolo de andar são baunilha e chocolate. São massas gostosas e que possuem consistência adequada para sustentas recheios cremosos e serem montados um sobre o outro com o acabamento de pasta americana.

De maneira geral, para casamentos a massa que mais combina com a decoração é a branca, ou seja, a de baunilha. Mas nada impede de os noivos pedirem uma massa de chocolate, nozes ou castanha.

Entre os recheios, o mais tradicional é o brigadeiro. Dependendo da ocasião ele pode ser mais elaborado, feito com chocolate belga ou algum ingrediente gourmet. A baba de moça também é um dos recheios mais utilizados, especialmente em massa de bolo branca. Ela mistura nozes, doce de leite, frutas secas e cai muito bem para cerimônias que acontecem de dia.

Recheios de nozes combinam com cremes brancos, damascos e frutas variadas, dão sofisticação ao bolo e caem muito bem em cerimônias que acontecem à noite.

O recheio de morango com chantilly também é um clássico, mas é preciso que o bolo seja mantido sob refrigeração ou o chantilly vai derreter e comprometer o visual. É uma opção refrescante que fica perfeito para cerimônias que acontecem no verão e à tarde.

O naked cake, ou numa tradução literal, o bolo nu, também é uma tendência. Ele nada mais é que um bolo sem cobertura onde o recheio e as camadas de massa ficam à mostra produzindo um efeito visual muito interessante.

Geralmente são feitos com massa de chocolate, recheio branco para dar contraste e frutas vermelhas tanto no recheio quanto na finalização, ou com massa branca, recheios diversos e frutas da estação finalizando a decoração.

Organização é tudo

Organização da cozinha para preparar bolo

Antes de começar a fazer o seu bolo de andar é preciso organizar a cozinha, ter todos os ingredientes e ferramentas necessárias à mão e definir uma sequência de trabalho para não se perder e errar na montagem.

As fases da elaboração de um bolo de andar são as seguintes:

  • Definir se o bolo será quadrado ou redondo;
  • Definir a quantidade de andares que ele vai ter (dois, três, quatro ou cinco);
  • Fazer a massa e assar todos os bolos necessários para a montagem final;
  • Preparar os recheios enquanto os bolos assados esfriam;
  • Cortar os bolos, umedecer com calda, rechear e prensar;
  • Deixar os bolos descansarem pelo menos 10 horas na geladeira antes de montar;
  • Fazer e aplicar a cobertura de ganache ou buttercream;
  • Cobrir cada bolo com pasta americana e decorar;
  • Encaixar cada andar em sua posição;

Tirando a última etapa da lista, todos os outros passos não são novidade para qualquer confeiteira ou pessoa que já está acostumada a trabalhar com produção de bolos para eventos.

Passo a passo de como montar um bolo de dois ou três andares

Preparando bolo em camadas

Você vai precisar de alguns materiais específicos para montar um bolo de andar:

  • Base para o bolo (pode ser de madeira ou vidro);
  • Bases de isopor no mesmo formato e diâmetro de cada andar;
  • Palitos de churrasco;
  • Suporte de plástico para bolo;
  • Faca com serra;
  1. Cada bolo deve ser recheado e confeitado já em cima da base de isopor no mesmo diâmetro da forma. Evite fazer as bases em casa, é melhor comprá-las prontas, pois elas já vêm cortadas no tamanho certo e não soltam bolinhas de isopor por aí.
  2. Para evitar que as bases rasguem na hora de cortar o bolo, cubra cada uma com papel alumínio e cole o papel com cola quente para que ele não saia do lugar.
  3. Coloque o bolo de maior diâmetro na base escolhida, ele será o primeiro andar, e insira o palito de churrasco bem no meio, ele vai ajudar a dar sustentação ao segundo e terceiro andares do bolo.
  4. Enfie os suportes para bolo no primeiro andar (use pelo menos 4) e corte com a faca de serra na altura exata do bolo. Os suportes vão segurar o peso dos andares de cima e evitam que o bolo base afunde. Cubra os suportes com ganache ou glacê real até que eles fiquem escondidos. A cobertura também vai ajudar a grudar o andar de cima no bolo de baixo.
  5. Coloque o segundo andar bem no centro do palito de churrasco fazendo com que ele perfure tanto a massa quanto o isopor da base. Coloque os suportes e os esconda, assim como você fez com o primeiro andar.
  6. Encaixe o terceiro andar no palito de churrasco e passe um alisador na pasta americana para tirar qualquer imperfeição ou marca deixada pelo manuseio.
  7. Agora é hora de decorar, colar as flores feitas de açúcar e tudo o que a sua imaginação mandar. Está pronto o seu bolo de dois ou três andares!

Viu como não é nenhuma missão impossível produzir um bolo de dois, três e até quatro andares com perfeição? Seguindo as dicas e o passo a passo que detalhamos no artigo de hoje os seus bolos vão arrasar em qualquer evento.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed