Como organizar uma festa do pijama perfeita8 min read

Ideias para começar a organizar uma festa incrível e não esquecer de nenhum detalhe!

As festas do pijama são ótimas opções para crianças ou jovens, principalmente de aniversário, que combinam comemoração, brincadeiras e um ambiente aconchegante com um número reduzido de convidados.

Publicidade

Enquanto uma festa de aniversário consegue chegar facilmente a 30, 50, 100 convidados num piscar de olhos, as festas do pijama se concentram no núcleo de amigos da aniversariante, e, em geral, não passam de 10 ou 15 convidadas.

E, independente do número de convidados, esse tipo de festa acaba deixando os pequenos muito felizes com todas as brincadeiras, as diversões e a possibilidade de trazer seus amigos para dormir na sua casa. Se você prefere uma festa divertida mas com proporções menores, esse formato pode ser o ideal.

Então apronte os convites, não esqueça dos travesseiros e dos pijamas! Nesse post vamos te dar dicas para organizar uma festa do pijama, sem esquecer de nenhum detalhe, desde o planejamento até as comidinhas e a decoração.

Vamos lá!

Na hora de planejar

1. Coloque tudo na ponta do lápis!

Coloque tudo na ponta do lápis

Ai está o segredo de qualquer organização bem feita: planejamento! Tire uma horinha ou duas para pensar no que você planeja fazer e como planeja fazer. Essa lista vai desde ideias para a decoração e comidas, uma lista de atividades (ah, vamos dar algumas ideias nos próximos itens!), referências de produtos, lojas onde você pode encontrá-los, preços, a lista de convidados, os telefones dos pais e outros. O importante é que esse primeiro passo seja um esboço da sua festa, para você não esquecer nenhum detalhe, evitando muita dor de cabeça.

2. Verifique a quantidade de crianças que você pode receber em casa

Crianças brincando na festa do pijama

Talvez esse seja o item mais importante da lista quando pensamos no planejamento de uma festa do pijama!

Entre chamar só os amigos mais próximos ou só os primos ou até mesmo todos os coleguinhas da escola, mantenha em mente duas perguntas: 1) Quantas crianças podem ser acomodadas confortavelmente no espaço da sua casa? e 2) Quantas crianças você consegue cuidar?

Mesmo que isso signifique reduzir ainda mais o número de convidados, você pode ter certeza que sua festa vai conseguir balancear a diversão com o conforto para as crianças.

3. Tenha sempre outro responsável para te ajudar

Principalmente no caso de uma festa do pijama para crianças, pensar na quantidade de energia que você irá gastar cuidando delas e propondo atividades é essencial. É sempre bom fazer um balanço da quantidade de convidados e da quantidade de tarefas que precisam ser cumpridas durante a festa: desde mediar jogos até a servir comida e verificar se todo mundo está limpo e pronto para ir para cama. No caso de ter muitos convidados ou de não ter experiência cuidando de um número maior de crianças, tenha certeza de que você vai ter apoio de pelo menos mais uma pessoa. Isso não só no momento da festa, mas desde o planejamento e organização! Assim vocês ficam em sintonia na hora das propostas, comidas e até mesmo as emergências.

4. Selecione o espaço principal da festa e demarque-o com a decoração

Decoração de festa

Uma boa dica para manter o controle da festa é a restrição dos cômodos da casa. O principal é decidir onde as crianças vão dormir — o quarto ou a sala são os mais indicados —e liberar espaço nesses cômodos, pois é importante que todas as crianças tenham seu espaço para se acomodarem confortavelmente.

Ah, outra dica valiosa: qualquer tipo de objeto frágil, como vasos, decoração de vidro ou porcelana, por exemplo, deve ser retirado do local para prevenir qualquer tipo de acidente.

Se você tiver colchão para todos, deixe tudo posicionado e com a roupa de cama feita antes da festa começar. Na falta de colchões de solteiro para cada uma, você pode preferir colocar um colchão de casal para todas dormirem juntas, se o número de convidadas for menor! Outra ideia é utilizar colchonetes, sacos de dormir, colchões infláveis, etc.

Além do espaço de dormir, pense no espaço onde serão feitas as atividades e brincadeiras: pode sim ser no mesmo local de dormir, mas dependendo das brincadeiras, os colchões precisarão ser colocados depois.

Esse espaço das atividades também pode ser o espaço da comida, se você oferecer um jantar completo ou mesmo se as opções forem mais voltadas para petiscos e guloseimas. Dessa forma, você consegue diminuir o número de cômodos, poupa correria e mais arrumações.

E para tornar essa restrição do espaço visível e bem demarcada para as crianças, use a decoração escolhida para a festa nos cômodos planejados! Nós já demos dicas de decoração de festa do pijama nesse post.

Ah, e para o banheiro, coloque a decoração também na porta, para que todo mundo saiba que, mesmo com a porta fechada, ele também faz parte da festa.

5. Crie uma lista de atividades e jogos

Menina pulando amarelinha

Para festas infantis, jogos e atividades são fundamentais para entreter as crianças e criar um ambiente divertido para todas! Uma dica é conversar com a aniversariante e formar uma programação com os jogos favoritos dela. Assim você pode já separar os itens que vão ser utilizados.

Para formar sua programação de uma forma coerente, divida as atividades em dois tipos: aquelas em que as crianças estão em constante movimento, como esconde-esconde, pega-pega, etc. e aquelas em que as crianças estão paradas.

Mas coloque atividades diferentes no fim da sua lista! Assim, se a programação for esgotada, você tem jogos novos para propor.

Para ajudar na sua lista, separamos algumas sugestões de atividades baseadas nessas duas categorias:

Para se divertir gastando energia:

No início da festa, onde as crianças estão mais animadas e com mais energia, é importante propor atividades com mais movimentos e que elas podem já ir jogando e adicionando integrantes a medida em que as convidadas chegam.

  • Dança das cadeiras;
  • Amarelinha;
  • Bambolê;
  • Esconde-esconde;
  • Caça ao tesouro;

Para diminuir o ritmo:

Aqui vale jogos de adivinhação, de tabuleiro, desenhos, filmes e séries animadas e outros que envolvam as crianças sentadas em roda ou num ritmo menos acelerado. Ótimos para o fim da noite, antes da hora de dormir.

  • Mímica;
  • Stop (adedanha);
  • Quem sou eu?;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Estação de colorir;
  • Filmes!

6. Comidinhas para passar a noite inteira

Comidinhas para passar a noite inteira

Em relação às refeições, geralmente as festas do pijama oferecem comidas mais leves, como sanduíches naturais, salgados assados, e até mesmo mais práticos, como pizza, esfihas e outros lanchinhos comprados prontos.

E, como essas comidas são mais rápidas, elas costumam ser servidas na sala ou no quarto, em mesas diferentes, improvisadas ou até mesmo em bandejas que podem ser retiradas facilmente.

Publicidade

Mas mesmo essas refeições mais diferentes devem ser colocadas na programação, junto com os jogos e atividades, para garantir que todas as crianças vão comer juntas.

Já os snacks e guloseimas podem ser oferecidos na hora dos jogos de tabuleiro e dos filmes, já para encerrar a noite.

Mas um café da manhã reforçado para recuperar toda a energia! Coloque no seu planejamento um café da manhã especial e tente acordar as crianças antes do horário estipulado com os pais para elas começarem o dia de uma forma especial. Aí vale brincar um pouco com a comida, fazer rostinhos de animais nas panquecas, decorar cupcakes e garrafinhas de leite!

7. Convites e lista de materiais

Convites e listas de materiais

Para finalizar o planejamento, o convite é o momento mais importante para trocar informações da sua festa com os pais  responsáveis e descobrir informações sobre as crianças também.

Eles podem ser comprados em lojas de artigos para festas ou até mesmo confeccionados por você mesma! Em programas de edição de imagens, você faz um e pode imprimir no tamanho, quantidade e no papel que quiser. A vantagem de fazer em casa é colocar mais detalhes sobre a festa e caprichar na escolha do tema.

Outras informações importantes para colocar no convite além do local e horário são alguns combinados com os pais, como trazer as crianças após o jantar se você for oferecer mais salgadinhos e guloseimas.

E não se esqueça de incluir uma lista com tudo o que as crianças precisarem levar, como por exemplo:

  • Pijamas;
  • Chinelo;
  • Escova de dente;
  • Escova de cabelo;
  • Travesseiro;
  • Uma troca de roupas para o dia seguinte;
  • Saco de dormir (se necessário);
  • Bichinhos de pelúcia ou algum brinquedo que elas dormem junto;

Ah, e não podemos esquecer as listinhas de precauções, como a lista de alergias e restrições alimentares dos seus convidados e até mesmo dos remédios, se alguém precisar tomar durante o período que vai passar na festa. Esse tipo de informação é importantíssima e é aconselhável que os pais das convidadas respondam com antecedência, para que você se prepare para qualquer tipo de situação antecipadamente.

Tudo pronto para a hora da festa!

Com essas dicas de planejamento, temos certeza que sua festa vai ser um sucesso e vai ser repetida diversas vezes, seja no aniversário dos seus pequenos até uma noite especial com as amigas durante as férias!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed