Receitas de bacalhau: 25 opções para fazer o ano todo!

Vamos combinar que o bacalhau é muito mais que Páscoa ou Natal, ele pode sim ser consumido o ano inteiro! Existem formas muito criativas de incorporar esse peixe salgado nas comidas, tem petiscos, pratos gratinado, tortas e até o toque abrasileirado que a gente adora dar!

A preparação dele requer um pouco de paciência. Afinal, é preciso de tempo para dessalgar e depois cozinhar. Porém, hoje existem as postas prontas para serem consumidas. O que te pular muitas etapas na maioria dos preparos. Mas se você já está acostumado com esse processo, siga em frente e manda a ver com essas receitas.

Chegou a hora de mostrar que o bacalhau não é nenhum peixe de sete cabeças. Tem pra todos os gostos e claro, os clássicos não poderiam faltar!

1. Bolinho de bacalhau

Essa é a receita original do bolinho português com batata e sem nenhuma farinha, apenas uma colher de amido de milho. Super sequinho e crocante é perfeito para qualquer ocasião, pois é facilmente congelado.

O preparo conta com muitas técnicas desde o momento de assar as batatas (sim, não são cozidas em água) até o preparo das lascas de bacalhau.

Os temperos é o que dão aquela levantada no sabor: cebola, alho, salsinha, limão, ervas e pimentas em grãos.

A dupla forma uma friturinha incrível, com o sabor mega acentuado do peixe!

2. Bacalhau à portuguesa

Cubos de bacalhau, batatas e tomates em rodelas, anéis de cebola, brócolis, azeitona e ovos cozidos fazem desse prato uma tradicional receita portuguesa. Essa combinação garante ao prato um ar bem Mediterrâneo, que conta com apenas três temperos: azeite, sal e pimenta do reino.

Durante o cozimento no forno, os ingredientes em camadas se misturam e formam uma suculência só!

3. Bacalhau à espanhola

Essa é uma versão de bacalhau português super fácil de fazer. É a típica receita de uma panela só, onde os ingredientes são distribuídos em camadas com bastante azeite.

Os clássicos que não podem faltar: batatas, cebolas, tomates, azeitona e lascas de bacalhau dessalgado e cozidos. Tudo isso vão soltar bastante água durante o cozimento, garantindo uma mistura de sabores incrível. Não tem como dar errado!

4. Bacalhau à Bras

Esse prato tem como base a mistura do ovo mexido com as lascas de bacalhau. Lembra até um pouco a nossa omelete, mas com toques portugueses.

A receita leva ainda bastante azeite, cebola, azeitonas, salsinha para temperar e batata palha na finalização. Ele deve ser servido úmido e ainda quentinho!

5. Bacalhau a Gomes de Sá

Esse sim é o verdadeiro bacalhau português, clássico como ele só e vem direto da região de Porto.

A receita conta com um refogado incrível antes de ir ao forno. O bacalhau, já dessalgado e cozido, é cortado em lascas e misturados junto com as cebolas douradas. Assim, como as batatas são cozidas e grelhadas nessa mesma frigideira. Fica aquela crosta tostada incrível, sabe?

Claro que não podem faltar os ovos cozidos, as azeitonas e um bom azeite nesse combo!

6. Bacalhau à Lagareiro

Esse é o prato que combina as postas de bacalhau com batatas calabresas ao murro. O cozimento é um pouco diferente, exige paciência mas o resultado fica incrível!

Durante o cozimento no forno, o bacalhau e as batatas são regados com o azeite do fundo da travessa. Assim, tem aquele choque que garante um peixe no ponto e batatas al dente.

7. Bacalhau Zé do Pipo

Para confeccionar este prato são indispensáveis três ingredientes principais: lascas de bacalhau cozidos em leite, maionese e purê de batata. Com estes você pode somar outros ingredientes para temperar, tais como: folha de louro, cebola, noz moscada, parmesão, pimenta do reino, sal e azeitonas pretas.

É um prato cremoso, assado e que lembra um pouco o nosso famoso escondidinho.

8. Bacalhau com natas

Essa é uma receita para quem ama molho branco! Porém aqui, vai o creme de leite fresco e requeijão no lugar do bechamel. O preparo da nata leva noz moscada, louro e pimenta à gosto. Essa mistura vai por cima dos cubos de batatas e das lascas de bacalhau refogados com alho e cebola.

Poucos minutos no forno e já podem devorar essa delicia!

9. Bacalhau com batatas

Esse prato impressiona qualquer convidado! Afinal, estamos falando de um preparo diferente que conta com muitas etapas e bastante azeite.

O bacalhau confitado leva as postas do peixe, azeite, óleo de girassol, alho, pimenta do reino e ervas frescas. A receita também conta com batatas grelhadas e um molho pra lá de especial.

O molho de pimentão vermelho é feito com creme de leite fresco, pimenta moída e sal. A mistura final é uma viagem a Portugal que vale a pena experimentar!

10. Bacalhau ao forno

Essa é uma das variações de bacalhau ao forno. Nessa receita, as postas do peixe e as rodelas de batatas são cozidas no leite antes de serem levadas ao forno.

O refogado de vinho branco com alho, cebola e pimentão verde complementam ainda mais essa fornada.

11. Bacalhau espiritual

Esse prato que é uma espécie de torta de forno leva só uma pequena quantidade do peixe, ou seja, uma receita super econômica que rende bastante.

O preparo conta com um purê de batata e cenoura misturado com um refogado caprichado das lascas de bacalhau. E antes de ir ao forno para gratinar, um banho de creme de leite e parmesão ralado.

12. Bacalhau gratinado

A receita leva lascas de bacalhau, batatas cozidas, vinho branco, tomilho, louro, nata, parmesão e pimenta do reino.

Para esse prato, você também utiliza a receita clássica de molho bechamel para cobrir o preparo de bacalhau com a batata cozida. Por cima, polvilhe com uma farofa de pão e queijo parmesão. O resultado é um recheio suculento e uma crosta mega crocante!

13. Bacalhoada

Esse é um prato tradicional que faz parte da Páscoa brasileira. O preparo é feito em duas etapas no forno, a primeira as batatas e depois o bacalhau.

O mix de pimentões, os dentes de alho, as cebolas e as azeitonas pretas trazem personalidade portuguesa ao peixe.

14. Torta de bacalhau

Esta receita é facílima de fazer , rende bem, tem um belo atalho (pule várias etapas usando bacalhau dessalgado, desfiado e congelado) e faz bonito na mesa!

O preparo nada mais é que um refogado do bacalhau bem temperado. Vale acrescentar camarões, palmito pupunha, tomates, azeitonas, cebola, alho, pimenta dedo de moca, limão, urucum, cebolinha e coentro.

No final é coberto com ovos batidos e levado ao forno.

15. Quiche de bacalhau

Essa preparação com três etapas. A primeira é o preparo da massa amanteigada que conta com farinha de trigo, manteiga gelada, gema, água e uma pitada de sal.

O recheio dessa quiche não poderia ser outro do que um delicioso refogado de bacalhau com alho, cebola, azeitonas, cheiro e verde. Para complementar não poderia faltar a cobertura tradicional que leve ovos e creme de leite.

Enfim, é uma ótima opção para fazer com aquele restinho e aparas do bacalhau!

16. Empadão de bacalhau

Empadão é um clássico na cozinha brasileira. Mas o de bacalhau é uma deliciosa alternativa para saborear o peixe de uma forma gostosa e econômica.

Para o recheio da torta, você precisa de lascas de bacalhau, pimenta, tomates, azeitonas, cheiro verde, cebola, água e farinha de trigo.

A massa, que chega a derreter no paladar, leva apenas ovos, margarina, farinha de trigo e creme de leite. A parte mais complicada é o preparo e a abertura da massa, mas vale à pena!

17. Suflê de bacalhau

Essa receita é para aqueles que não curtem complicações na cozinha. É fácil, rápido e com poucos ingredientes, ou seja, tudo muito simples!

Só é preciso de claras em neve, lascas de bacalhau  e queijo parmesão para finalizar. Da mesma forma que o preparo é delicado, o resultado final também não poderia ser outro: um prato leve de se sentir nas nuvens!

18. Lasanha de bacalhau

A combinação de duas gastronomias em um prato só: lasanha de bacalhau. Pode aparentar estranho, mas o sabor do peixe e o gratinado deixam esse prato irresistível!

A massa da lasanha e o molho branco bem leve equilibram perfeitamente com o salgado do bacalhau. Se fosse você não deixaria de experimentar essa iguaria italo-brasileira em casa!

19. Escondidinho de bacalhau

A variação desse prato é tão ampla, que o bacalhau não poderia ficar de fora!

O sabor, com certeza, fica por conta do peixe desfiado e refogado. O recheio fica super cremoso por causa do creme de leite fresco. Esse é coberto por um purê de batata e uma camada de queijo parmesão.

Leve ao forno para dar aquele gratinado bonito e bora servir!

20. Frigideira de bacalhau

Essa receita na frigideira é a versão baiana da omelete. A grande diferença é que ela leva leite de coco no preparo. A mistura dos ovos vai somente no final, antes de ser levado ao forno. O resultado é uma torta suculenta e bem recheada!

21. Brandade de bacalhau

O segredo dessa receita é trabalhar com as proporções corretas para se ter um bom creme. Nesse caso, o certo é misturar metade de purê de batata e outra do bacalhau. O peixe também deve ser bem perfumado, por isso é cozido em um leite com ervas aromáticas.

Outro detalhe importante é finalizar com uma boa crosta de parmesão ralado e farinha Panko. Uma comidinha aconchegante perfeita para devorar de colher!

22. Arroz de bacalhau

Esse é um prato básico de arroz de bacalhau que conta com a cremosidade do creme de leite e lascas de bacon frito.

Para deixar um sabor marcante no arroz você vai utilizar a água do cozimento do bacalhau na preparação dos grãos. Também leva alho, cebola e ervas frescas. Fica ainda mais completo se tiver um ovo frito como acompanhamento!

23. Risoto de bacalhau

Essa é uma receita para os amantes de risoto ou também para quem deseja sair do tradicional peixe no forno! O diferencial é que ao invés do vinho branco, vai um espumante bem gaseificado na evaporação.

O sabor fica ainda mais marcante com as lascas na panela desde o início do preparo. Assim, esses aromas vão incorporando durante o cozimento. Enfim, fica um risoto bem sofisticado e mega saboroso!

24. Salada de bacalhau

Essa é uma opção de saladas sem folhas, mas que dá um belo inovada na mesa de Páscoa.

A receita leva bacalhau desfiado, batatas cozidas, avocado e cebola roxa. O molho fica por conta de um vinagrete simplificado feito com azeite, vinagre, suco de limão, sal e pimenta do reino.

25. Moqueca de bacalhau

Mais uma preparo com um toque bem brasileiro. A receita é de uma moqueca clássica, na qual apenas o peixe branco é substituído pelo bacalhau. Esse deve ser dessalgado e cozido antes da preparação do prato.

Essa é uma ótima opção para o almoço de Páscoa, pois só um arroz branco e a refeição fica completa!

Veja qual receita melhor se encaixa à sua proposta, levando em conta as suas preferências e o número de pessoas dessa refeição. Mas se sobrar alguns resquícios do bacalhau, não tem problema: transforme em uma outra receita ou coloque para congelar para utilizar em sua próxima aventura!